andyrock Escreveu:Tive a brincar mais com isto e dificilmente a CPU sobe aos 40%... O normal é 15% a brincar com as janelas e no maximo uns 30% quando essas janelas tem qualquer coisa a mexer tipo animações etc. O efeito das janelas a serem arrastadas da uma ideia muito interessante do GUI, o que faz que quando se volta ao windows a rigidez do ambiente pareça "forçada".
Outra coisa... Mesmo com alguma aplicação a comer CPU ao maximo o ambiente é fluido e agradavel de utilizar. A GPU deve fazer o trabalho quase todo

Quem tiver uma Geforce tem obrigação formal de brincar com o LiveCD

Não toca o disco rigido, não ha que preocupar. Quem tiver uma ATI pode experimentar mas sem garantias.
Bem... eu nem sou grande fã de eyecandy... normalmente!
Experimentei o LiveCD do Kororaa --->
http://kororaa.org/ <---
e posso dizer, sinceramente, que fiquei completamente deslumbrado, muito a sério.
É um mundo novo, completamente. Só mesmo experimentando é que percebem. Em termos de recursos, lá fui eu fazer os meus testezinhos, nada de especial, mas o suficiente para dizer que, mesmo com aqueles "efeitos especiais" todos (alguns herdados do Mac OS X, mas num patamar muito à frente), o consumo de recursos é mais ou menos desta ordem:
Ou seja... menos do que o Windows XP. E que nem se tente entrar em comparações. Ainda por cima, estava a correr dum LiveCD que carrega bastante informação para a RAM para o ambiente ser mais fluido. Em plena utilização do "Cubo" rotativo, em termos de RAM, com os plugins todos activados (default do Kororaa), ocupa um total de 160 MB, num sistema com 512MB de RAM. Os picos da CPU chegam aos 50%, num AMD Athlon XP 3200+, mas eu realço o seguinte: sem um único soluço. O normal em utilização dos vários plugins do XGL é mesmo à volta dos 12-15%.
Com uma nVidia de gama tão baixa que praticamente já nem se vende (uma Geforce FX 5200), o ambiente é extremamente fluido como o andyrock mencionou. Sem soluços, nada.
Se o discurso do andyrock parecia entusiástico... tem toda a justificação. Windows Vista... eat your hat.
Só para dar uma ideia dos efeitos, vou transcrever aqui alguns shortcuts do XGL em aplicação neste LiveCD demo do Kororaa:
Switch windows = Alt + Tab
Arrange and View All Windows = F12 turns on or off; clicking a window will zoom it to the front
Switch desktops on cube = Ctrl + Alt + Left/Right Arrow
Switch desktops on cube - with active window following = Ctrl + Shift + Alt + Left/Right Arrow
Rotate cube manually = Ctrl + Alt + left-click
Make window translucent/opaque = currently only possible with the "transset" utility
Zoom-in once = Super-key right-click
Zoom-in manually = Super-key + wheel mouse up
Zoom-out manually = Super-key + wheel mouse down
Move window = Alt + left-click
Snap Move window (will stick to borders) = Ctrl + Alt + left-click
Resize window = Alt + right-click
Nota: super key é a tecla com o logo do Windows (irónico, certo?)
Ok, alguns deles são comuns ao Windows e ao Mac OS X, mas a implementação aqui... é brutal.
Já somos 2 no lobby pró-XGL
E não é só eye-candy... alguns destes plugins podem ser úteis. O uso do F12 para dispor as janelas abertas todas no ecrã ao mesmo tempo e escolher aquela que se quer usar foi herdada do Mac OS X (acho que em OS X é F10, se não me engano, para o mesmo efeito), e dá MUITO jeito mesmo. O "Cubo" é mesmo pela pinta da coisa.
É como tudo: os olhos aqui também comem. Continuo a não me ver a utilizar os plugins no dia-a-dia (tirando esse do F12 que acho genial), o Alt-Tab só tem uma implementação ligeiramente diferente... mas perante notícias que dão o Windows Vista como um SO para specs com as quais muitos nem sonham ainda... acho que é a melhor oportunidade possível para o Linux se impor definitivamente. E para quem dizia que o Vista, apesar de tudo, ia sempre ter melhor aspecto... think again