P2P (Recomendações)

Todo o outro tipo de software: edição video, edição gráfica, etc

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Subversiveagent » Sexta Mar 24, 2006 12:25

"Phenomenal Multi-Network Support
Shareaza can connect to up to 4 separate Peer-to-Peer networks, providing access to hundreds of thousands of diverse users, all from one single program. You can download/upload from these networks: EDonkey2000, Gnutella, BitTorrent and Gnutella2 (G2)"
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor Azarael » Sexta Mar 24, 2006 15:54

Subversiveagent Escreveu:"Phenomenal Multi-Network Support
Shareaza can connect to up to 4 separate Peer-to-Peer networks, providing access to hundreds of thousands of diverse users, all from one single program. You can download/upload from these networks: EDonkey2000, Gnutella, BitTorrent and Gnutella2 (G2)"

Mas o programa à excepção da rede Gnutella e G2 sucka no resto. Só vale mesmo a pena usar o shareaza para a rede G2, mais nada.

Recomendo um "Pesquisar". Já há muito sobre isto.

PS: Basicamente depende do que queres sacar, dos teus consumos, etc.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Fusyon » Terça Mar 28, 2006 14:11

Tens a rede ed2k, cujo cliente que aconselho é o eMule, usei durante muito tempo, mais que um ano o Shareaza e não se compara, tens torrents, talvez a opção mais equilibrada, e tens as news.

Nos newsgroups é onde atinjo as melhores velocidades, em dias que o vento sopra a favor chega aos 300+, ou seja, toda a largura de banda.

P.S. Os newsgroups não são propriamente um P2P.
One repeated hit in time is annoying. Two is a beat. Add three or four more and you have the design of most minimal dance music out there today.
Fusyon
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Nov 20, 2005 17:38

Mensagempor Subversiveagent » Terça Mar 28, 2006 14:24

Fusyon Escreveu:Tens a rede ed2k, cujo cliente que aconselho é o eMule, usei durante muito tempo, mais que um ano o Shareaza e não se compara, tens torrents, talvez a opção mais equilibrada, e tens as news.

Nos newsgroups é onde atinjo as melhores velocidades, em dias que o vento sopra a favor chega aos 300+, ou seja, toda a largura de banda.

O Sharezaa usa a 3d2k e tb tem torrents.. agora, eu vejo é 400 fontes e fico com o ficheiro em "pending"... Estou a partilhar uns quantos GB, agora não me vão obrigar a fazer upload de listas ou criar torrents ou raio que o parta... O P2P é suposto ser simples, não cirurgia ao cérebro :!:

Explica-me como funcionam os newsgroups, é via FTP? Nunca investiguei muito a comunidade/lógica newsgroup/FTP
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Fusyon » Terça Mar 28, 2006 14:51

Subversiveagent Escreveu:
Fusyon Escreveu:Tens a rede ed2k, cujo cliente que aconselho é o eMule, usei durante muito tempo, mais que um ano o Shareaza e não se compara, tens torrents, talvez a opção mais equilibrada, e tens as news.

O Sharezaa usa a 3d2k e tb tem torrents.. agora, eu vejo é 400 fontes e fico com o ficheiro em "pending"... Estou a partilhar uns quantos GB, agora não me vão obrigar a fazer upload de listas ou criar torrents ou raio que o parta... O P2P é suposto ser simples, não cirurgia ao cérebro :!:

Explica-me como funcionam os newsgroups, é via FTP? Nunca investiguei muito a comunidade/lógica newsgroup/FTP

O forte do Shareaza é a rede Gnutella, por exemplo a nível de ed2k tinha, não sei se esta política se mantém, prioridade reduzida, penso que 1/2, face aos outros clientes específicos.
Shareaza como cliente de bittorrent? Não obrigado. Com clientes como o utorrent, stando-alone, 200kb e raremente ocupa mais de 4 Mb na memória, penso que não há necessidade de se usar o Shareaza.

A quereres usar mesmo a rede Gnutella mais vale o Limewire.

Um P2P com rede própria e velocidades decentes é o Ares, peca é pela falta de conteúdo.

As newsgroups originalmente funcionavam, e funcionam, como os fóruns que hoje conhecemos.
A este nível funcionam de uma maneira muito simples, existe um ficheiro divido em x partes, .rar, devido ao limite por ficheiro que existe. Com um programa específico, GrabI, newsbim, etc..., que "lê" as news e a partir daí sacas os ficheiros que queres. Mais simples era difícil.
E depois funciona tudo como nos outros locais, ed2k, torrents, etc..., existe alguma organização com equipas de postagem e por aí fora.
Já houve melhores tempos a nível nacional...
One repeated hit in time is annoying. Two is a beat. Add three or four more and you have the design of most minimal dance music out there today.
Fusyon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Subversiveagent » Terça Mar 28, 2006 14:58

Toda a gente me diz bem do Utorrent... ok, mais uma tentativa então.
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Fusyon » Quarta Mar 29, 2006 21:33

Subversiveagent Escreveu:Toda a gente me diz bem do Utorrent... ok, mais uma tentativa então.

É porque é mesmo muito bom.

Passar de quase 100MB de RAM com o Azureus para 4MB com o uTorrent é no mínimo surpreendente.
Fusyon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Mar 30, 2006 10:49

Continuando a odisseia P2P... novo problema.

Embora tenha montes de largura de banda, o DC++ saca-me coisas a velocidades muito reduzidas, pelo que suspeito que a netcabo anda a fazer traffic shaping.

A solução que me ocorreu: sacar de mais lados.

No limite, posso estar a utilizar a rede DC++, o Shareaza (gnutella, e2k, limewire) e as Torrents. Os uploads é que sofrem, mas como estou a dar tudo o que tenho à mesma só que para mais lados... não me parece excessivamente injusto.

Agora o problema é os router, as firewalls e os ports. Aparentemente preciso de fazer port forwarding para ter velocidades minimamente decentes. E para fazê-lo, tenho de utilizar um port para tal.

O que não é problema, se estiver só com um P2P ligado. Mas, se tenho dois, competem ambos pelo mesmo port (apesar de já ter configurado mais outro port e ter definido ports diferentes no Shareaza e no DC++), pelo que me estão a estragar o arranjinho... sugestões?
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Azarael » Quinta Mar 30, 2006 13:30

No limite, posso estar a utilizar a rede DC++, o Shareaza (gnutella, e2k, limewire) e as Torrents. Os uploads é que sofrem, mas como estou a dar tudo o que tenho à mesma só que para mais lados... não me parece excessivamente injusto.

Pá, isso é leeching.

Sugestões

A minha sugestão é usares um de cada x. No máximo um p2p nacional + o shareaza quando queres tirar ficheiros pequenos.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Mar 30, 2006 14:56

Azarael Escreveu:

Pá, isso é leeching.

Sugestões

A minha sugestão é usares um de cada x. No máximo um p2p nacional + o shareaza quando queres tirar ficheiros pequenos.

Leeching é relativo... não estou a limitar a minha largura de banda ou a não partilhar os ficheiros que tenho, apenas estou a partilhar por mais utilizadores (em vários clients, diga-se). Por essa lógica não podia estar em 5 hubs ao mesmo tempo no DC++ :?
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Fusyon » Quinta Mar 30, 2006 15:23

Para se ter velocidades decentes convém usar-se um P2P de cada vez. Principalmente por causa do upload, que nos casos das redes que funcionam num sistema de créditos é bastante importante.
Fusyon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Mar 30, 2006 15:34

Pois, mas no Shareaza vejo absolutamente nickles em termos de créditos. Portanto não sei se tenho um valor automático de crédito ou não. Só sei que aquilo tb saca lento, mas ao menos estou a sacar lento de 2 lados, em vez de só um :?
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Fusyon » Quinta Mar 30, 2006 17:30

Subversiveagent Escreveu:Pois, mas no Shareaza vejo absolutamente nickles em termos de créditos. Portanto não sei se tenho um valor automático de crédito ou não. Só sei que aquilo tb saca lento, mas ao menos estou a sacar lento de 2 lados, em vez de só um :?

Os créditos não são propriamente visíveis, são um valor quase abstracto associado ao teu "ID".
Fusyon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Mar 30, 2006 17:56

Na realidade a ideia que eu tenho é que a minha largura de banda não está a ser aproveitada nem nos downloads nem nos uploads. O que me irrita nos P2P é que somos beneficiados pela quantidade de tempo que estamos online, não pela quantidade de ficheiros que disponibilizamos ou pela quantidade de informação que enviamos :?
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Fusyon » Quinta Mar 30, 2006 21:35

Subversiveagent Escreveu:Na realidade a ideia que eu tenho é que a minha largura de banda não está a ser aproveitada nem nos downloads nem nos uploads. O que me irrita nos P2P é que somos beneficiados pela quantidade de tempo que estamos online, não pela quantidade de ficheiros que disponibilizamos ou pela quantidade de informação que enviamos :?

É assim:
Em torrents penso que não exista nenhum sistema de prioridades a não ser as limitações do próprio tracker.
Nas news é pegar e sacar.
Na rede ed2k existem dois (três) factores que formam os teus créditos, o teu ratio, a quantidade de uploads realizada e os ficheiros que tens na partilha. Não interessa ter 1000 items na partilha se são coisas que importam a pouca gente, mas se por outro lado tiveres ficheiros "raros", e procurados obviamente, pode fazer toda a diferença.
Ou seja, mais importante que a quantidade da partilha é a sua qualidade.
Fusyon
Aprendiz
Aprendiz

AnteriorPróximo

Voltar para Outro Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes