Não podia deixar de participar neste tópico. Depois de andar MUITO tempo atrás de software para gerir os consumos de energia de portáteis, e de experimentar um batalhão deles (Power4Gear da Asus, que vinha com o portátil - um A6Va -, um clone do Power4Gear; o SpeedSwitch XP; e sei lá mais o quê), por acaso dei de caras com o CHC.
Foi a melhor coisa que fiz, instalar o dito cujo programa. Com os tweaks todos que consigo fazer ao sistema - utilitário da gráfica, CHC e gestão do brilho do LCD - ganhei aproximadamente uma hora de autonomia, o que corresponde a um aumento de 33%
Tenho a sorte de o meu portátil aguentar voltagens de CPU muito próximas dos .7v na velocidade mínima sem crashar, mesmo a utilizar a bateria, pelo que a temperatura também desceu radicalmente (raramente chega aos 46º em trabalho ligeiro, e mesmo assim é preciso estar em cima de superfícies estranhas, tipo camas ou pernas, que não dissipam bem o calor). Ah! Para as pessoas preocupadas com alterar as voltagens do CPU... Os Pentium M (vulgo "Centrino") são construídos para poderem alterar dinamicamente a voltagem de funcionamento entre um valor mínimo e um valor máximo. Ora, o CHC faz exactamente isso, apenas baixa os valores de referência. O maior problema é se o CPU não aguentar voltagens demasiado baixas, altura em que "pendura" e é preciso desligar o PC e voltar a ligar para voltar ao normal. Perigoso seria aumentar as voltagens acima do recomendado - aí o "pendurar" pode passar a significar "queimar"
Fora isso, o que posso dizer mais? Que tem uma quantidade enorme de opções de monitorização (temperatura, carga, voltagens, estado do disco, etc, etc). E que também pode gerir o disco rígido, quanto à acústica e ao "spin-down".
Juntando a isto o facto de não ter "paragens cerebrais" como tem o Power4Gear da Asus - nunca vi programa a crashar tantas vezes nem a fazer bloquear tantas vezes o sistema como ele -, foi depressa que o passei a usar exclusivamente no meu portátil.
Em falta está, a meu ver, embora não sinta muito o problema graças às minhas configurações, a função de controlar a fan (só com portáteis da Samsung, ao que parece...). E a possibilidade de activar e desactivar o PowerPlay da gráfica "on-demand", bem como a gestão de energia que o PowerPlay faz.
Recomendo vivamente.
Cumps a tod@s.
Miguel