Linux num LG

Mensagens especificas sobre portáteis Toshiba ou LG

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux num LG

Mensagempor Nasp » Sexta Mai 26, 2006 17:50

Viva,
adquiri recentemente um LG P1, e estou com intensões de me lançar no mundo do Linux...

Alguém tem?
Como se porta?
Notam alguma incompatibilidade?

Abraços
PIV 3.0Ghz 512DDR GeForce FX5200
Nasp
Novato
Novato

Registado: Sexta Out 22, 2004 15:38

Mensagempor Kooljitsu » Sábado Mai 27, 2006 1:44

Para te iniciares no mundo do linux, a distribuição que te aconselho vivamente é o SUSE Linux 10.0.
A instalação é consideravelmente fácil, o sistema é robusto, prático, fiável e mais importante que tudo ambientas-te com alguma facilidade.
Kooljitsu
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 12, 2004 18:18

Mensagempor mmiranda » Sábado Mai 27, 2006 2:26

Nasp,

a questao do linux e' "complicada"...e' como perguntar pra alguem qual cor voce prefere... :D

Em geral, para quem esta' comecando, sugere-se Mandriva, Suse, Fedora (antigo Red Hat) e Ubuntu...ja' para os mais experientes, tem o Gentoo e o Slackware...isto falando somente das distribuicoes maiores...fora estas, tem mais de 100 alternativas, pra todos os gostos...desculpa se deixei alguma de fora...

A melhor sugestao e' fazer um "test drive" de umas duas ou tres em um PC mais antigo, que pode usar somente pra isto e que nao teria problema se precisasse formatar tudo e comecar de novo...depois que escolher, faca a instalacao no seu portatil...

Quanto `as duvidas, incluindo qual distribuicao escolher, sugiro:
http://www.linuxquestions.org/

Cumprimentos.
mmiranda
Novato
Novato

Registado: Segunda Mai 01, 2006 3:26

Mensagempor Nasp » Sábado Mai 27, 2006 12:45

Obrigado pelas ideias e pelo esclarecimento.

Contudo, ainda nao me responderam à "compatibilidade" do linux com o dual core!!

Abraços
PIV 3.0Ghz 512DDR GeForce FX5200
Nasp
Novato
Novato

Registado: Sexta Out 22, 2004 15:38

Mensagempor strobe » Sábado Mai 27, 2006 13:24

Também estou numa de instalar Linux no meu portátil (um Toshiba A100-158). O Core Duo deve ser suportado. Mas na minha 1ra tentativa, com Ubuntu Release Candidate lançado há dias, o segundo core pareceu-me que não foi reconhecido. Certamente fui nabice minha, mas ainda preciso de perder mais tempo nisso.
strobe
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Nov 04, 2003 14:17

Mensagempor mmiranda » Sábado Mai 27, 2006 14:19

Como disse, uma rapida busca em

http://www.linuxquestions.org/

seria suficiente pra voce ver que sim, o linux e' compativel com os core duo. Apesar de que a maioria das discussoes se referem a problemas com drivers pra componentes especificos (wireless, som, bluetooth, etc) em maquinas que tem core duos, e nao `a compatibilidade com os core duo propriamente ditos...

Por isto seria uma boa ideia pegar uma lista dos componentes que voce tem no P1 (fabricante/modelo) e procurar saber da compatibilidade... no forum acima, tem uma parte chamada:

Hardware Compatibility List (HCL) - http://www.linuxquestions.org/hcl/

e' um bom lugar pra verificar antes de escolher qual distribuicao pode ter os drivers especificos pros seus componententes...

Nao tenho certeza absoluta, mas o caso de core duos deve ser similar ao dos multi-processadores (e.g., servidores Opteron)...voce precisa instalar o SMP-kernel para que ambos processadores sejam reconhecidos (foi este que voce usou, strobe?)...

Cumprimentos.
mmiranda
Novato
Novato

Registado: Segunda Mai 01, 2006 3:26

Mensagempor strobe » Sábado Mai 27, 2006 17:28

Na minha segunda tentativa já consegui por os dois "cores" a funcionar. Bastou substituir o kernel genérico original por um mais específico com suporte para multiprocessamento.

Por falar em sites com informação pertinente: o site http://tuxmobil.org dedica-se exclusivamente aos problemas relacionados com instalar Linux portáteis, PDAs e telemóveis. Tem lá uma lista de casos de "sucesso". No entanto, o LG P1 não aparece e do Toshiba A100 há uma referência mas pouco esclarecedora.
strobe
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Nov 04, 2003 14:17

Mensagempor gore » Quarta Jun 28, 2006 19:08

tenho um p1 e pessoalmente nao recomendo mesmo nada a por linux de inicio comecei por instalar fedora core5,fedora 4,caixa magica10,ubunto nao a ultima versao e todas elas sem qualquer sucesso no fim da instalaçao nem arrancava la consegui com o mandriva 2006 e com bastantes problemas com a grafica agora funciona sem som wireless,e placa de rede o bt la vai funcionando....

tenho andado a tentar instalar driveres mas ta dificil de alguem souber uma maneira façil agradeco a dica...
gore
Novato
Novato

Registado: Quinta Jun 15, 2006 11:17

Mensagempor Nwik » Quarta Jun 28, 2006 23:56

gore Escreveu:tenho um p1 e pessoalmente nao recomendo mesmo nada a por linux de inicio comecei por instalar fedora core5,fedora 4,caixa magica10,ubunto nao a ultima versao e todas elas sem qualquer sucesso no fim da instalaçao nem arrancava la consegui com o mandriva 2006 e com bastantes problemas com a grafica agora funciona sem som wireless,e placa de rede o bt la vai funcionando....

tenho andado a tentar instalar driveres mas ta dificil de alguem souber uma maneira façil agradeco a dica...

Tenho um S1 e o Fedora Core 5 instalou sem grandes probs.
O unico senao é q ainda tenho algum hardware por instalar(placa de rede, wireless, bluetooth e a grafica ta a usar um driver genérico);
Nwik
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 22, 2005 19:28

Mensagempor AMSRocha » Quinta Jun 29, 2006 0:47

tenho um p1 e pessoalmente nao recomendo mesmo nada a por linux

Dás um animo ao pessoal que quer instalar o linux colega, lol com o Suse 10.1 secalhar n tinhas metade desses problemas...FIca bem
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor gore » Quinta Jun 29, 2006 22:38

Nwik Escreveu:
gore Escreveu:tenho um p1 e pessoalmente nao recomendo mesmo nada a por linux de inicio comecei por instalar fedora core5,fedora 4,caixa magica10,ubunto nao a ultima versao e todas elas sem qualquer sucesso no fim da instalaçao nem arrancava la consegui com o mandriva 2006 e com bastantes problemas com a grafica agora funciona sem som wireless,e placa de rede o bt la vai funcionando....

O unico senao é q ainda tenho algum hardware por instalar(placa de rede, wireless, bluetooth e a grafica ta a usar um driver genérico);

o unico senao!!!axas pouco isso e o principal para se poder tar de uma maneira estavel num SO o meu problema e mesmo esse nao ter esses driveres instalados e é dificil arranja-los
gore
Novato
Novato

Registado: Quinta Jun 15, 2006 11:17

Mensagempor rastiff » Segunda Set 11, 2006 4:51

alguem tem um LG Lw65 com linux e me pode dizer se têm som nas colunas no portatil? é que eu andei uma semana à volta disso com configuraçoes e a testar com distribuiçoes diferentes, desde ubuntus, knoppix, etc, e só consigo som na porra dos headphones.. :S
Desktop: AMD Duron 1GHz, Asus A7A266-E, 1GB DDR 266MHz, Seagate 250Gb 16MB cache 7200rpm IDE, Asus V9560 (Fx5600 128mb), SB Audigy, Logitech X-530, Pioneer dvr-109, e mais umas tretas..
Monitor: HP w2207
Laptop: LW65-P4XP
rastiff
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 04, 2005 20:15

Mensagempor ToniSilva » Sexta Out 06, 2006 22:30

Nwik Escreveu:

Tb tenho um S1 e instalei o FC5 sem problemas, mas este ao arrancar encrava a meio.
Tenho k fazer algo devido a ser um DUAL CORE???

Agradeço resposta rapida...
Abraço
ToniSilva
Novato
Novato

Registado: Sexta Out 06, 2006 22:23

Mensagempor Mordenkainen » Sexta Out 06, 2006 22:54

Qual é a vantagem de ter Linux num notebook? :?
Mordenkainen
Novato
Novato

Registado: Segunda Jun 27, 2005 0:30

Mensagempor AMSRocha » Sábado Out 07, 2006 15:04

Qual é a vantagem de ter Linux num notebook?

Para mim as vantagens são as seguintes:

-Mais perfomance do que no windows (de longe);
-menos crashes (erros azuis nem ve-los pk n tens);
-Mais segurança;
-menos preocupação com spyware e adware pk n existe para linux;
-antivirus (n uso) poucos virus existe para linux;
-mais conhecimento a nivel como funciona as coisas num sistema operativo;
-mais rapido se usares a consola do linux (é de ficar de boca aberta)
-é free e open-source

mais n me lembro mas deve haver mais lol

Fica bem
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Próximo

Voltar para Portáteis Toshiba e LG

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes