Montar disco externo usb2.0

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Montar disco externo usb2.0

Mensagempor transatlantic » Terça Jun 06, 2006 14:47

Eu tenho um disco interno Seagate 120Gb e quero transformá-lo num disco externo. Para isso pretende comprar uma daquelas caixas para o efeito. Quero que depois ligue ao computador por usb2.0! Uma das minhas dúvidas é: qual é a diferença entre discos de 2.5" e 3.5"? E como posso saber que tipo é o meu disco?

Já agora... que tipo de caixam recomendam??

Obrigado :D
transatlantic
Novato
Novato

Registado: Terça Jun 06, 2006 14:41

Mensagempor Fresh_fruit » Terça Jun 06, 2006 15:04

Em termos muito Gerais ,

Os discos de 2.5 polegas sao os que normalmente encontras nos Portateis . sao finos , trabalham a menos rotação e teem capacidades mais baixas .
Imagem

Os discos de 3.5 Polegadas sao os que encontras habitualmente nos computadores de secretaria , teem mais capacidade e rotação logo sao mais rapidos (estou a falar em termos gerais , há as suas exepções).
Imagem

Penso que seja um Disco destes que tu tens .

O que vais precisar é um Kit para Disco de 3.5 Polegadas , que encontras em qualquer loja de informatica . recomendo Conceptronic , mas basicamente é tudo a mesma coisa .
Algo deste genero

Imagem
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor bikemag » Terça Jun 06, 2006 16:38

Acho que as Conceptronics são mesmo as melhorinhas.. Também não há muito por onde escolher...
Mas o fruta fresca ja disse tudo - excelente post. :)
bikemag
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 06, 2005 17:51

Mensagempor transatlantic » Terça Jun 06, 2006 18:34

Já percebi que o meu disco é de 3.5"... e eu que pensava ser de 2.5"! Muito obrigado... Vou procurar por essa marca! Se tiver algum problema eu dou uma apitadela :mrgreen:
transatlantic
Novato
Novato

Mensagempor R3volution » Terça Jun 06, 2006 19:19

Isso é tudo a mesma coisa, vejam as caixas e marcas a ver se não é tudo igual, realmente a única que deve fugir à regra é a conceptronic, mas tb é mais cara, eu comprei uma techsolo por 28€ e ta a funcionar...
Imagem
R3volution
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jun 04, 2005 16:16

Mensagempor transatlantic » Sexta Jun 16, 2006 15:16

Boas...

Acabei por comprar a Caixa Grab'n'Go 3,5" Hard Disk USB to Serial ATA / IDE da Conceptronic.

Instalei-lhe um disco interno Seagate Ultra ATA Barracuda 7200 RPM 120Gb...

Tudo funcionava bem até que detectei um problema, ligado ao disco e não à caixa!

O meu disco está a corromper os ficheiros. Descobri quando copiei músicas em mp3 do disco interno do meu portátil para o disco externo (interna na caixa).

Quando meto as músicas a "tocar", surge algum ruído em certas partes fazendo lembrar que houve uma paragem por não conseguir ler bem do disco, ou por essa leitura ser lenta.

Mas tal não devia acontecer.. pois apesar da ligação ser USB2.0, devia conseguir ler na perfeição, certo?!

Depois copiei o ficheiro do disco externo para o interno e abri a mesma música do interno.. resultado: a música apresentava os mesmos "crashes"...

Concluo assim que o meu disco interno transformado em externo está a corromper os ficheiros. Concordam?!

Se tal está acontecer, há maneira de resolver tal problema?! (Nota: eu formatei o disco após instalação como disco externo, e só depois fiz as transferência de que falei!)...

Já estou a pensar em ter de comprar um novo disco interno e meter este fora..

Por favor ajudem! É urgente!
transatlantic
Novato
Novato

Mensagempor R3volution » Sexta Jun 16, 2006 15:26

Formataste o disco como externo, como assim?

Eu formatei o disco num pc normal e depois montei-o na caixa e funciona na perfeição até hoje...
Imagem
R3volution
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor transatlantic » Sexta Jun 16, 2006 15:33

Eu instalei-o na caixa e depois, já como disco externo, formatei-o. Só depois é que copiei as músicas do interno para o externo e tive os problemas que referi.

Mas o problema está mesmo no disco. Acabei de instalar um disco antigo que aqui tinha de 20Gb na caixa.. copiei as mesmas músicas e já ouço na perfeição!!

É possivel que o facto de o disco corromper os ficheiros seja resolvido por software? Ou devo mandá-lo mesmo pra lixeira? É que são 120Gb mandados ao ar...
transatlantic
Novato
Novato

Mensagempor R3volution » Sexta Jun 16, 2006 16:02

Se o disco for novo, trocas, senão, formata num pc por cabo ide, a ver se fica bom...
Imagem
R3volution
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor __Miguel_ » Sexta Jun 16, 2006 21:37

O meu irmão teve um problema semelhante de corrupção de ficheiros numa caixa externa há uns tempos atrás. Foi com um Samsung de 20GB, mas pode ser que seja a mesma coisa.

No caso dele, o problema devia-se ao facto de o disco não ter nenhum jumper. Teoricamente, isso devia dar para ele funcionar como Master, mas como se vê a caixa não gostou disso. Confirma que tens o disco configurado como Master, e com jumper, antes de o ligares.

Fora isso, convém ter atenção ao sistema de ficheiros usado. Como são 120GB, não é fácil fugir ao NTFS, que não gosta de estar em media removível (ou seja, hardware que possa ser desligado com o PC em funcionamento). Por isso, para minimizar esse problema, confirma que o disco esteja configurado para "remoção rápida" (no gestor de dispositivos, propriedades do disco externo, aba "políticas" (acho eu que é essa a tradução)).

Depois disto tudo, formata o disco (por via das dúvidas) e já deves deixar de ter problemas de corrupção de dados. No entanto, ainda assim, convém não fazer "hot-plug" do disco sem antes correr o "remover hardware com segurança", porque o NTFS às vezes fica "em suspenso" mesmo com o disco sem actividade.

Como última sujestão, tenta verificar bem todas as ligações, quer internas quer externas, sobretudo a que liga a caixa à alimentação eléctrica. Às vezes parece que está bem ligado e não está.

Btw, a minha caixa externa tem uma característica "curiosa" que não sei se é normal e que gostava de saber opiniões. É que a dita caixa (da conhecidíssima marca Match :P) deixa passar corrente (bastante, por sinal) entre a ligação à tomada eléctrica e a USB, ao ponto de fazer faísca quando toca em qualquer coisa metálica... Sujestões?

Cumps.

Miguel

[Edit] Ups, não tinha visto que tinhas tentado com outro disco... Se era de 20GB, formataste em NTFS ou FAT32? Se foi em FAT32 isso pode ter ajudado, porque o FAT32 é mais resistente ao "liga e desliga" de discos externos (se virem, as "pen-disks" são todas formatadas em FAT ou FAT32...). Tenta os passos que eu indiquei, pode ser que algum deles ajude. Se não der, tenta instalar o disco normalmente, como unidade interna, a ver se a corrupção se mantém (depois de um format e de copiar para lá coisas novas, claro). Pode ser pura incompatibilidade entre o hardware (caso raro, mas ainda assim...). [/Edit]
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor transatlantic » Sábado Jun 17, 2006 16:06

Pensava que o disco estava estragado, mas afinal não!!

Fiz o que me recomendaste: meti um jumper no disco tornando-o Master (estava sem nenhum jumper pois eu usava anteriormente o disco como Slave no PC de secretaria!)...

RESULTADO: está a funcionar na perfeição! Muito obrigado! Nem sei como te agradecer :D
transatlantic
Novato
Novato

Mensagempor __Miguel_ » Sábado Jun 17, 2006 16:17

O disco nunca estaria estragado. Se estava a funcionar bem quando o retiraste do PC, não havia razão para ter "estourado". A corrupção de dados é algo que pode acontecer a qualquer altura, por uma variedade enorme de razões (a mais comum das quais é o overclock do bus onde o disco está a correr, bem como falhas de energia), e que apenas implicam uma formatação do disco. Só em casos muito raros é que deriva de problemas no disco, mas aí os bad sectors já estariam a ditar o destino do disco...

Como o sintoma era o mesmo que o do meu irmão, calculei que pudesse ser a mesma causa. É que os controladores IDE externos são um bocado "broncos" e só reconhecem um disco - o Master - e pôr um slave a trabalhar como master é no mínimo complicado. Já é um milagre o disco ser reconhecido.

Anyway, ainda bem que pude ajudar. Não precisas de agradecer, é para isso que aqui estamos. Agora ajudei-te eu, nunca se sabe se não me poderás ajudar depois. E, mesmo que não possas, gosto de ajudar as pessoas.

Fiquem bem.

Cumps
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes