O meu irmão teve um problema semelhante de corrupção de ficheiros numa caixa externa há uns tempos atrás. Foi com um Samsung de 20GB, mas pode ser que seja a mesma coisa.
No caso dele, o problema devia-se ao facto de o disco não ter nenhum jumper. Teoricamente, isso devia dar para ele funcionar como Master, mas como se vê a caixa não gostou disso. Confirma que tens o disco configurado como Master, e com jumper, antes de o ligares.
Fora isso, convém ter atenção ao sistema de ficheiros usado. Como são 120GB, não é fácil fugir ao NTFS, que não gosta de estar em media removível (ou seja, hardware que possa ser desligado com o PC em funcionamento). Por isso, para minimizar esse problema, confirma que o disco esteja configurado para "remoção rápida" (no gestor de dispositivos, propriedades do disco externo, aba "políticas" (acho eu que é essa a tradução)).
Depois disto tudo, formata o disco (por via das dúvidas) e já deves deixar de ter problemas de corrupção de dados. No entanto, ainda assim, convém não fazer "hot-plug" do disco sem antes correr o "remover hardware com segurança", porque o NTFS às vezes fica "em suspenso" mesmo com o disco sem actividade.
Como última sujestão, tenta verificar bem todas as ligações, quer internas quer externas, sobretudo a que liga a caixa à alimentação eléctrica. Às vezes parece que está bem ligado e não está.
Btw, a minha caixa externa tem uma característica "curiosa" que não sei se é normal e que gostava de saber opiniões. É que a dita caixa (da conhecidíssima marca Match

) deixa passar corrente (bastante, por sinal) entre a ligação à tomada eléctrica e a USB, ao ponto de fazer faísca quando toca em qualquer coisa metálica... Sujestões?
Cumps.
Miguel
[Edit] Ups, não tinha visto que tinhas tentado com outro disco... Se era de 20GB, formataste em NTFS ou FAT32? Se foi em FAT32 isso pode ter ajudado, porque o FAT32 é mais resistente ao "liga e desliga" de discos externos (se virem, as "pen-disks" são todas formatadas em FAT ou FAT32...). Tenta os passos que eu indiquei, pode ser que algum deles ajude. Se não der, tenta instalar o disco normalmente, como unidade interna, a ver se a corrupção se mantém (depois de um format e de copiar para lá coisas novas, claro). Pode ser pura incompatibilidade entre o hardware (caso raro, mas ainda assim...). [/Edit]