SATA e redes informáticas

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

SATA e redes informáticas

Mensagempor __Miguel_ » Quarta Jun 14, 2006 8:34

Olá, pessoal. Ultimamente ando com uma dúvida acerca das ligações Serial-ATA. Antes que critiquem por o post estar no sítio errado, deixem-me dizer que foi propositado. Isto porque a minha dúvida prende-se exactamente com o querer saber se a tecnologia S-ATA, em especial a conhecida como e-SATA (que, basicamente, é um conhector SATA no exterior da caixa...) não poderá ser utilizada como uma ligação de rede ponto a ponto...

Confesso que não conheço o standard. Mas a forma como foi apresentado, o tipo de ligações e tudo o mais pôs-me a pensar... O que aconteceria se se ligasse uma porta SATA de um PC a uma porta SATA de outro PC? Estouraria logo ou, com o software adequado, seria possível criar ligações em rede do mais rápido que já se viu?

Anyway, é só uma pergunta que já tenho há algum tempo. Tem o seu quê de absurdo, mas como fico inquieto até saber a resposta...

Qualquer informação, agradeço já.

Cumps

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor r3pek » Quarta Jun 14, 2006 11:23

nao é possivel..... ;) se fizesses tal coisa irias fazer muito mal às motherboards. é a mesma coisa que ligares 2 portas sata da tua motherboard.... simplesmente nao foram feitos para servirem de rede.... mas sim de bus the transferencia de dados para disco, e as ligações electricas foram todas feitas a pensar nisso.
Gentoo Developer
(kernel/amd64/mobile-phone)
r3pek
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 03, 2004 13:22

Mensagempor __Miguel_ » Quarta Jun 14, 2006 12:41

É uma pena. pode ter limites de distância bastante curtos (um metro, se bem me lembra) mas seria excelente para transmissão de quantidades estrondosas de informação a curta distância. Pouco útil para clientes domésticos (dependendo, claro está, da pressa... lol) mas interessante para aqueles servidores blade, que estão todos metidos em áreas minúsculas...

Oh, well... Não se pode ter tudo. Tks anyway.

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor LuisFilipe » Quarta Jun 14, 2006 13:09

Mas tens a Ethernet GigaBit que fica pouco aquém dos 1,5 Gb ou 3 Gb do SATA.

Isto avança de dia para dia...

http://en.wikipedia.org/wiki/Gigabit_Ethernet
http://en.wikipedia.org/wiki/10_Gigabit_Ethernet

Pronto já não é necessário ligar dois cabos SATA, é só uns €€€ e lá vão 10Gbit /s. :lol: :lol:

Claro que o SATA está ali tão ao pé que até chateia :roll:
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor __Miguel_ » Quarta Jun 14, 2006 13:48

LuisFilipe Escreveu:Mas tens a Ethernet GigaBit que fica pouco aquém dos 1,5 Gb ou 3 Gb do SATA.

Isto avança de dia para dia...

http://en.wikipedia.org/wiki/Gigabit_Ethernet
http://en.wikipedia.org/wiki/10_Gigabit_Ethernet

Pronto já não é necessário ligar dois cabos SATA, é só uns €€€ e lá vão 10Gbit /s. :lol: :lol:

Claro que o SATA está ali tão ao pé que até chateia :roll:

Isso até é verdade, as redes Gigabit já são uma realidade, e cada vez mais o são; e as 10Gb também já se vai ouvindo falar delas.

Só não concordo com o que dizes do "estar perto" em termos de velocidade uma rede Gigabit de uma ligação SATA... Sinceramente, não sei qual é o máximo de velocidade que se consegue atingir com SATA. No entanto, vamos admitir um número +- realista de 60-70% da velocidade máxima teórica (se estiver errado, avisem-me).

Assim, comparando os dois tipos de ligação, Ethernet e SATA, temos que:

Ethernet 100Mbps = máximo prático de 80Mbps, com sorte e numa rede sem muito lixo, se não anda mais pelos 60-70%;
Ethernet 1Gbps = máximo prático de 600-700Mbps, 60-70% da largura de banda, provavelmente menos, já que as colisões de pacotes em Ethernet são tanto mais frequentes quanto maior a velocidade da linha
SATA I = máximo prático de 900-1005 Mbps, atendendo às previsões apontadas antes
SATA II = máximo prático de 1800-2010Mbps, pela mesma ordem de razões.

Já se vê que, mesmo sendo extremamente pessimista e admitindo uma velocidade máxima em SATA II de 1500Mbps, é o dobro da praticável em Gigabit...

É preciso não esquecer também que o hardware 10Gb é muito raro e caro, ao contrário do SATA e Ethernet normal, que conseguem aparecer juntos em motherboards a custar bem menos de €100...

SATA seria "matar dois coelhos de uma cajadada": rápido e muito barato. Mas como infelizmente não foi feito para esse tipo de ligações, não vale sequer a pena pensar nisso.

Até aparecer alguma coisa desse género, só agregando o sinal de várias placas Gigabit (presumindo, claro, que alguém consegue ter 600Mbps de dados para transferir... O limite da minha ligação está em 250-300Mbps por causa dos discos rígidos e processador, que não dão mais... lol). Já agora, falando nisso, alguém sabe se se pode dispensar um switch de Layer 3 quando se usa o Windows para agregar o sinal de várias placas de rede (quando se seleccionam duas ou mais ligações de rede e se faz "bridge" entre elas)?

Vou adorar é ver PCs a conseguirem entupir redes 10Gb... Espero ainda cá estar para ver essa barbaridade... Hehehe.

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor LuisFilipe » Quarta Jun 14, 2006 16:51

__Miguel_ Escreveu:Só não concordo com o que dizes do "estar perto" em termos de velocidade uma rede Gigabit de uma ligação SATA...

Está tão perto (as portas S-ATA mesmo a 3 palmos da tua pessoa) que até chateia ter uma coisa ali e não puder usar.
Enquanto que a Ethernet Gigabit está bem longe (na loja) presumo que a tua MB ainda não a tem.

__Miguel_ Escreveu:SATA seria "matar dois coelhos de uma cajadada": rápido e muito barato. Mas como infelizmente não foi feito para esse tipo de ligações, não vale sequer a pena pensar nisso.
Acho que vale sempre a pena pensar nas coisas.
Só assim se pode eventualmente equacionar por em prática.

Só acho curto o metro de tamanho máximo do cabo sata.
Mas as especificações do IDE são até 41 cm e existem cabos até 90 cm
(e funcionam não confundir com Tabela de Ficheiros Principal danificada...)
Será que o Sata dá para esticar até 2m ?
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor __Miguel_ » Quarta Jun 14, 2006 17:34

Ups, my bad... Percebi que te referias a velocidade, e não a distância.

Para ter rede "Full-Gigabit" só me falta mesmo um Switch Gigabit (€55, os mais baratos, e só de 5 portas... :S), de resto já tenho toda a rede preparada para isso. O meu router é Gigabit, e o meu desktop e portátil já têm placas Gigabit. E quer o router quer o desktop têm ligações SATA (o router é um PC com o Windows Server 2003). Também daí passar-me um bocado ao lado a questão da distância... :P

Não sei se dará para esticar para 2m... Aliás, nem sei se o máximo é 1m... Acho que os cabos SATA mais compridos que já vi à venda tinham 75cm, não sei qual será o máximo. Claro que se poderá aumentar para lá das especificações, mas não sei até que ponto a atenuação não será muito prejudicial...

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes