Isso até é verdade, as redes Gigabit já são uma realidade, e cada vez mais o são; e as 10Gb também já se vai ouvindo falar delas.
Só não concordo com o que dizes do "estar perto" em termos de velocidade uma rede Gigabit de uma ligação SATA... Sinceramente, não sei qual é o máximo de velocidade que se consegue atingir com SATA. No entanto, vamos admitir um número +- realista de 60-70% da velocidade máxima teórica (se estiver errado, avisem-me).
Assim, comparando os dois tipos de ligação, Ethernet e SATA, temos que:
Ethernet 100Mbps = máximo prático de 80Mbps, com sorte e numa rede sem muito lixo, se não anda mais pelos 60-70%;
Ethernet 1Gbps = máximo prático de 600-700Mbps, 60-70% da largura de banda, provavelmente menos, já que as colisões de pacotes em Ethernet são tanto mais frequentes quanto maior a velocidade da linha
SATA I = máximo prático de 900-1005 Mbps, atendendo às previsões apontadas antes
SATA II = máximo prático de 1800-2010Mbps, pela mesma ordem de razões.
Já se vê que, mesmo sendo extremamente pessimista e admitindo uma velocidade máxima em SATA II de 1500Mbps, é o dobro da praticável em Gigabit...
É preciso não esquecer também que o hardware 10Gb é muito raro e caro, ao contrário do SATA e Ethernet normal, que conseguem aparecer juntos em motherboards a custar bem menos de €100...
SATA seria "matar dois coelhos de uma cajadada": rápido e muito barato. Mas como infelizmente não foi feito para esse tipo de ligações, não vale sequer a pena pensar nisso.
Até aparecer alguma coisa desse género, só agregando o sinal de várias placas Gigabit (presumindo, claro, que alguém consegue ter 600Mbps de dados para transferir... O limite da minha ligação está em 250-300Mbps por causa dos discos rígidos e processador, que não dão mais... lol). Já agora, falando nisso, alguém sabe se se pode dispensar um switch de Layer 3 quando se usa o Windows para agregar o sinal de várias placas de rede (quando se seleccionam duas ou mais ligações de rede e se faz "bridge" entre elas)?
Vou adorar é ver PCs a conseguirem entupir redes 10Gb... Espero ainda cá estar para ver essa barbaridade... Hehehe.
Cumps.
Miguel