Portatil velho a precisar de OS

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Portatil velho a precisar de OS

Mensagempor zemsantos » Quinta Jun 15, 2006 0:57

Bom, tenho um portátil velhinho mas considero estar em bom estado!

O sistema operativo de origem é o WinME que dispensa apresentações :roll: era dificil aqueles tipos terem feito pior.

O meu problema é que este OS tá quase a dar o berro, só erros e bugs e vai ter que levar com uma instalação nova em cima, estamos a falar de um:

celeron 650mhz
Ati Mobility-C 4Mb
128mb ram
disco 6GB.

Queria por linux neste bixo, mas há alguma versão que sequer arranque com um pc tão fraquinho como este????
Macbook 2.0GHz (Aluminio)
zemsantos
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mai 04, 2006 17:56

Mensagempor Gak » Quinta Jun 15, 2006 1:12

Claro que há...

Não sou pro em Linux mas lá me vou safando...

Tu dás-te bem?

Consegues compilar um kernel?

Se sim, mete mãos à obra e faz aí uma coisa à maneira desse portátil...

Senão, de acordo com as tuas capacidades escolhe uma distro com o máximo de costumizações possíveis...
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Nov 13, 2004 11:27

Mensagempor DinhaBoy » Quinta Jun 15, 2006 1:27

Para quem apenas foi utilizador de Windows e quer experimentar uma distro de Linux, ouvir falar logo de "compilar kernel" é um bocado complicado Gak... Creio que é o caso do Ze.

Experimenta em primeiro lugar, uma distro LiveCD (basta colocar o PC a arrancar pelo CD; não necessita de instalação) como por exemplo o Kurumin. Um Linux básico, simples, e fácil de utilizar.

Se gostares e quiseres instalar um Linux 'a sério', Ubunto ou Fedora são boas opções.
DinhaBoy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Dez 02, 2004 11:45

Mensagempor zemsantos » Quinta Jun 15, 2006 13:49

Eu tenho o Suse no meu pc "bom", e vou usando, mas considero que não percebo nada de linux, pelo configurar uma kernel está fora de questão :roll:

Já mandei o winME à vida, mas não estou a conseguir instalar o Ubuntu, o gajo até começa a carregar as cenas todas, mas depois encrava (já por duas vezes).

Vamos lá ver se isto melhora... :wink:
zemsantos
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Onyros » Quinta Jun 15, 2006 14:04

Para essas specs eu recomendo:

- VectorLinux (provavelmente ainda é a distro mais rápida das não compiladas de raiz - como Gentoo por exemplo - saiu um novo LiveCD excelente há relativamente pouco tempo)
- ArchLinux (mais difícil de instalar e configurar, mas um mimo de distro, rapidíssima, com actualizações constantes, às vezes várias vezes ao dia)

Ou então uma das mais minimalistas, mas óptimas para o hardware em questão:
- PuppyLinux 2.0, tens duas versões: uma com o SeaMonkey e outra com o Opera (aconselho a versão com o Opera, que vem com a última beta da excelente versão 9)
- FeatherLinux (infelizmente não é actualizada há algum tempo, mas continua a ser uma excelente opção para um computador mais antigo)

Destas todas, provavelmente a mais recomendável seja mesmo VectorLinux. Não é só uma opinião pessoal, porque até admito que é a minha distro favorita, mas é mesmo uma excelente distro para usares esse hardware sem dares conta de que estás num computador mais antigo.

E por muito que eu goste (e use) Ubuntu, não é recomendável para essas specs. Nem sequer Xubuntu, que é a versão mais minimalista de Ubuntu. Muito menos Fedora. São distros demasiado pesadas para esse portátil.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor zemsantos » Quinta Jun 15, 2006 15:25

Já tou a sacar o VectorLinux :lol: tenho o ubuntu a instalar há pelo menos 1h30 e ainda nem um menu aparece looool.

Depois deixo aqui as novidades, desde já muito obrigado 8)
zemsantos
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor zemsantos » Quinta Jun 15, 2006 18:19

OK, instalei o VectorLinux, foi limpinho, só deu um pequeno problema pq saltei a instalação do LILO, e como é obvio o gajo não arrancava :oops:

O meu unico problema é mesmo o ecrã ser 800*600, o fim dos menus não aparece :evil: e também ainda não consegui configurar a placa wireless e a placa de rede USB, mas com tempo vamos lá :lol:

Agradeço imenso a ajuda 8)
zemsantos
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Onyros » Sexta Jun 16, 2006 0:00

zemsantos Escreveu:OK, instalei o VectorLinux, foi limpinho, só deu um pequeno problema pq saltei a instalação do LILO, e como é obvio o gajo não arrancava :oops:

O meu unico problema é mesmo o ecrã ser 800*600, o fim dos menus não aparece :evil: e também ainda não consegui configurar a placa wireless e a placa de rede USB, mas com tempo vamos lá :lol:

Agradeço imenso a ajuda 8)
Hehehe, sem LILO ele nem reconhecia a instalação ;)

Não consegues reduzir a resolução para 800x600? Talvez tenhas que editar o ficheiro de configuração do display, se precisares de ajuda, apita. De qualquer forma, ninguém melhor do que o pessoal dos fóruns de VectorLinux para te aconselhar nisso ;)

Pessoal com hardware mais antigo é o que não falta por lá, e eles costumam acertar sempre na mosca.

Boa sorte com o resto da instalação, vais ver que ficas com um portátil velho como novo :)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor zemsantos » Sexta Jun 16, 2006 1:26

Bem, o ecrã só dá mesmo 800+600 ou inferior... mas pus-me aqui a mexer nas configs e consegui diminuir o tamanho das barras todas e já tenho esse problema resolvido.

A placa de rede USB nem sei bem como foi, mas também já está a bombar, a placa wireless é que nem com nada... os gajos até têm as drives na página deles http://www.ralinktech.com/supp-1.htm, agora conseguir instalar é outra coisa :evil: também andei pelos foruns à procura de ajuda sobre isto mas ainda estou de mãos antadas, e infelizmente não tenho muito tempo para estas coisas agora por causa dos exames...

Mas é pena, porque a placa não é para usar em mais nada, e portateis novos vêm todos com centrino...
:?
zemsantos
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor zemsantos » Sábado Jun 17, 2006 12:28

Pois é consigo instalar a placa wireless nem com nada :(

Isto porque ele pede o "path to kernel" e eu não sei onde fica a kernel, podem-me dar uma ajudinha? :o

Também reparei que ele não detecta automaticamente a placa, e ela já encravava às vezes em winME, estou na duvida se não estará avariada :cry:
zemsantos
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante