Linux

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux

Mensagempor FilTs » Quarta Jun 14, 2006 22:41

Boas pessoal.

O Linux tem alguma versão gratuita? Se tiver onde posso arranjar?
Estou a pensar explorar esse SO (esta na altura ... :) )
C2D E6400 Cooled by Thermaltake Blue ORB II||Gigabyte P35-DS3||Geforce 7600 GT 256MB DDR3 XXX Edition||Team Elite DDR2 2x1GB PC6400||Seagate Barracuda 250+120Gb
FilTs
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Out 23, 2005 15:48

Re: Linux

Mensagempor Onyros » Quarta Jun 14, 2006 22:51

FilTs Escreveu:Boas pessoal.

O Linux tem alguma versão gratuita? Se tiver onde posso arranjar?
Estou a pensar explorar esse SO (esta na altura ... :) )
A pergunta tinha mais lógica se fosse algo do género: "Linux tem alguma versão paga?".

A esmagadora maioria das distros de Linux são gratuitas. Normalmente, o que se paga é pelo apoio técnico, e neste caso estamos a falar num contexto empresarial.

Depois tens distros que são pagas. Normalmente são más, tipo o Linspire.

E depois tens um rol de grandes distros de Linux, todas free:

- Debian (repositórios gigantescos, uma comunidade incrível se bem que um bocado arrogante)
- Gentoo (esta é. indubitavelmente, a distro para quem quer sujar as mãos, compila-se TUDO)
- Slackware (a mãe das distros de Linux)
- Fedora Core (antigo Red Hat)
- Mandriva (antigo Mandrake)
- SUSE (que também tem uma versão "paga", mas há a versão da comunidade, OpenSUSE)
- PCLinuxOS
- E Ubuntu, que é a que uso actualmente, e que cada vez mais se apresenta como uma boa alternativa ao Windows XP. Aliás, se tenho ainda Dual Boot com Windows XP é por alguns programas ainda não terem um equivalente que me permita substituí-lo a 100%, mas já passo 90% do tempo em Linux, e 10% do tempo em Windows.

A mais noob-friendly talvez seja PCLinuxOS, a que eu recomendo pessoalmente, é mesmo Ubuntu.

Qualquer uma destas é gratuita, podes sacar as ISO's nos respectivos sites. No caso de Ubuntu até podes mandar vir os CD's de borla, através do serviço ShipIT.

Para teres uma perspectiva sempre actualizada das distros de Linux, e até para conheceres melhor e saberes o que podes esperar de cada uma, aconselho ----> http://www.distrowatch.com
Editado pela última vez por Onyros em Quarta Jun 14, 2006 23:01, num total de 1 vez.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor FilTs » Quarta Jun 14, 2006 23:00

Então achas que o melhor é o Ubuntu ne? Ha algum problema de compatibilidade com o meu pc actual? (sig)
Posso intala-lo como se instala o XP ne?
C2D E6400 Cooled by Thermaltake Blue ORB II||Gigabyte P35-DS3||Geforce 7600 GT 256MB DDR3 XXX Edition||Team Elite DDR2 2x1GB PC6400||Seagate Barracuda 250+120Gb
FilTs
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Onyros » Quarta Jun 14, 2006 23:08

FilTs Escreveu:Então achas que o melhor é o Ubuntu ne? Ha algum problema de compatibilidade com o meu pc actual? (sig)
Posso intala-lo como se instala o XP ne?
A única coisa que pode ser mais problemática é mesmo a placa gráfica, mas estamos aí para ajudar se for preciso.

Nada como sacares o LiveCD de Linux, experimentares para ver se tudo funciona e depois tens a opção de instalar. A maravilha disto tudo é que enquanto estás a instalar através do LiveCD podes estar a usar a net, Firefox e chat (GAIM, que suporta MSN, Jabber, Yahoo Messenger, ICQ, AIM), logo se tiveres dúvidas, podes ir perguntando ;)

Dá uma olhada por http://www.ubuntuforums.org
A comunidade é excelente, muito compreensiva, nada de RTFM's (Read The Fucking Manual), e ajudam em tudo o que podem.

O instalador do LiveCD até tem um particionador de disco para criar as partições necessárias, só tens que escolher o espaço que fica dedicado ao Windows, e ele depois usa o espaço restante para instalar Ubuntu (atenção nesse passo porque pode ser enganador).

Sobre a ATi, é problemática, mas não é impossível de instalar. Aliás, seguindo os passos de um tutorial que eu tenho por aqui, é bastante simples, até. Depois se tiveres problemas, "apita" ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor SkylineGTR » Quinta Jun 15, 2006 1:59

Onyros Escreveu:Sobre a ATi, é problemática, mas não é impossível de instalar. Aliás, seguindo os passos de um tutorial que eu tenho por aqui, é bastante simples, até. Depois se tiveres problemas, "apita" ;)

Tenha uma Radeon Mobilty no portátil e a instalação da driver até é bem simples seguindo um bom tutorial, mas julgo que o Ubuntu Dapper Drake já traz as drivers da ATi...
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor FilTs » Quinta Jun 15, 2006 10:59

Eu estou a sacar isto: ubuntu-6.06-desktop-i386 so tem 697MB é isto?
Isso do LiveCd é o ke e saco onde?

Cumps
FilTs
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Onyros » Quinta Jun 15, 2006 12:57

FilTs Escreveu:Eu estou a sacar isto: ubuntu-6.06-desktop-i386 so tem 697MB é isto?
Isso do LiveCd é o ke e saco onde?

Cumps
É esse mesmo, o Desktop CD é o LiveCD, que tem um instalador gráfico (Ubiquity), simplicíssimo, basta seguires as instruções.

SkylineGTR, em algumas gráficas é problemático, por exemplo na minha (X700), tive que instalar os drivers fglrx (proprietários da ATi), porque os incluídos na distro ainda não suportavam a X700.

Aliás, para ter uma aceleração 3D razoável, até convém instalar os fglrx, se bem que para Linux nVidia rula completamente, e a ATi ainda está a apanhar o comboio.

Agora um grande offtopic: se tens aceleração 3D... experimenta isto

http://www.emhsoft.net/ttrooper/ ---> Versão Linux

http://www.asahi-net.or.jp/~cs8k-cyu/windows/tt_e.html ---> Versão Windows

É pura e simplesmente alucinante, o jogo está genial. Bom para um coffee break de levantar os cabelos. Hás-de experimentar em Extreme hehehe, é brutalíssimo.

Uma mistura entre o Wipeout com excesso de cafeína e o Tempest com gráficos vectoriais (ainda mais) marados.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor FilTs » Quinta Jun 15, 2006 14:28

Boas

Epa como é que instalao aquilo?
A pasta tem isto:
Imagem

Vou onde?

Tenho que passar isto pa cd ou não?
FilTs
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Onyros » Quinta Jun 15, 2006 14:38

FilTs Escreveu:Boas

Epa como é que instalao aquilo?
A pasta tem isto:
Imagem

Vou onde?

Tenho que passar isto pa cd ou não?
Tens que gravar o .ISO para CD, é fácil com o Nero, por exemplo ;)

Depois é só arrancar com o CD na drive (se tiveres a ordem de arranque na BIOS com o CD primeiro, claro).
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor FilTs » Quinta Jun 15, 2006 14:48

mas ali não tenho nada a dizer ISO.

O jogo que puseste ai é bue rapido lool dei 11000Kmh Cheguei so ao nivel 7 em extreme. o jogo farta uma beka
FilTs
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Onyros » Quinta Jun 15, 2006 14:56

FilTs Escreveu:mas ali não tenho nada a dizer ISO.

O jogo que puseste ai é bue rapido lool dei 11000Kmh Cheguei so ao nivel 7 em extreme. o jogo farta uma beka
O ficheiro que sacaste

ubuntu-6.06-desktop-i386.ISO

É esse que tens que abrir com o Nero, e gravar ;)

(Acho que a opção é Open Image ou qualquer coisa do género)

O jogo é para intervalos de 5 minutos, só! Não estou a ver alguém com cabeça para jogar isso mais do que 5 minutos seguidos, deve ser de dar em maluco :P
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor l2k » Quinta Jun 15, 2006 14:58

O ficheiro que sacaste do site era um "*.iso" .

Tu deves ter descompactado o "*.iso" com o winrar.... :roll:

Tens de gravar esse iso que sacaste num CD com o Nero (por ex.) e arrancares pelo CD (no boot, da mesma forma que fazes para instalar o Windows).

Atenção, que vais precisar de duas partições: uma root (/) e uma swap.

Cumps.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor Onyros » Quinta Jun 15, 2006 15:02

l2k Escreveu:

O ficheiro que sacaste do site era um "*.iso" .

Tu deves ter descompactado o "*.iso" com o winrar.... :roll:

Tens de gravar esse iso que sacaste num CD com o Nero (por ex.) e arrancares pelo CD (no boot, da mesma forma que fazes para instalar o Windows).

Atenção, que vais precisar de duas partições: uma root (/) e uma swap.

Cumps.
O particionador do instalador de Ubuntu cria as duas partições, ele só tem que dizer o espaço que quer que o Windows continue a usar, mai'nada ;)

Atenção, convém é que desfragmentes a partição onde tens o Windows instalado primeiro. Não faças nada à campeão, especialmente se tiveres o disco com muita coisa lá dentro.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor FilTs » Quinta Jun 15, 2006 16:40

Não consigo instalar isto.

Quando saco o ficheiro do site vem em winrar. O ficheiro que sacei não vem em iso pois consigo abrir depois de o descompactar. ja o tentei gravar para cd mas não da nada. Pus a pasta num cd e gravei como cd de arranque mas não da nada.
Alguem sabe o que posso fazer? Onde consigo sacr isto em ISO para depois so ter que passar para cd?

Obrigado
FilTs
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Onyros » Quinta Jun 15, 2006 16:44

FilTs Escreveu:Não consigo instalar isto.

Quando saco o ficheiro do site vem em winrar. O ficheiro que sacei não vem em iso pois consigo abrir depois de o descompactar. ja o tentei gravar para cd mas não da nada. Pus a pasta num cd e gravei como cd de arranque mas não da nada.
Alguem sabe o que posso fazer? Onde consigo sacr isto em ISO para depois so ter que passar para cd?

Obrigado
Vem em WinRAR ou ABRE no WinRAR? São coisas completamente diferentes: .rar é uma extensão de compressão, e o WinRAR abre ISO's (por acaso nem sabia, sempre a aprender).

Experimenta abrir o ficheiro que sacaste (que deve vir em ISO quase de certeza) no Nero, através do Open Image.

Tens que gravar através desse método, caso contrário o CD não fica bootável como deve ser, mesmo que selecciones a opção.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes