[Ferramentas de Sistema] Notebook Hardware Control*

Para quê pagar quando há programas gratuitos tão bons por aí. Neste fórum faz-se a listagem de vário software freeware e opensource.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Classificação?

Indispensável
28
53%
Bom
20
38%
Suficiente
1
2%
Não vale a pena
4
8%

Total de votos : 53

Mensagempor __Miguel_ » Segunda Mai 15, 2006 16:12

Este post vai ser um pouco "off-topic", por isso peço já desulpa.

Depois de umas pesquisas que estive a fazer agora de tarde, além de encontrar mais uns quantos programas que fazem parte do que o CHC faz, cheguei à infeliz conclusão que não parece haver nenhum capaz de fazer "o melhor de dois mundos". Passo a explicar: há programas que permitem fazer "underclock", mudando o multiplicador e/ou a voltagem do CPU (desde que este o permita), e até o fazem de forma dinâmica; também há programas que fazem over/underclock (ClockGen é o que me vem à cabeça assim de repente), às vezes até de forma dinâmica (o Speedfan, com jeitinho...), mudando o FSB. Mas não há nenhum até agora, pelo menos que eu tenha visto, que permita fazer as duas coisas, muito menos dinamicamente...

E isto é mais grave do que possa parecer. Isto porque a velocidade do FSB também afecta os consumos do CPU.

Agora imaginem um caso. Vou referir-me a desktops, mas também se poderia aplicar a portáteis. Imaginem que têm um novíssimo Pentium D 950, stepping C (ou um X2 4800+, como queiram, embora com o Pentium D o exemplo funcione melhor). Potente, com EIST, mais ou menos comedido nos consumos (para Intel). E com capacidades de overclock monumentais. Até aqui, tudo ok. Com o EIST, o CHC ou outro programa semelhante pode reduzir os consumos ainda mais. Mas com velocidades mínimas de relógio de 2.8GHz, sabe a pouco, e aqui o FSB mais baixo ajudava...

Do mesmo modo, olhando para o outro lado, era bom que, quando se precisasse da potência extra (4GHz, anyone?), também se pudesse chegar lá, já com a voltagem necessária, bem como o fsb e o multiplicador.

Será mesmo impossível fazer um programa deste género?

Cumps a tod@s e mais uma vez desculpem o "off-topic".

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor AMSRocha » Terça Mai 16, 2006 0:23

Boas o que é o CHC é igual ao NHC(notebook hardware control)...??

fiquem bem...
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor G@rlink » Terça Mai 16, 2006 0:33

Boas,

AMSRocha Escreveu:Boas o que é o CHC é igual ao NHC(notebook hardware control)...??

Antes chamava-se CHC (Centrino Hardware Control) e agora chama-se NHC (Notebook Hardware Control). :wink:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor CR9 » Quinta Mai 18, 2006 15:08

Boas!

Depois de sacar o Notebook Hardware Control e o Microsoft's .NET Framework Version 2.0, instalei-os mas quando vou a abrir o Hardware Control o PC reinicia.

Porque será?

Cumps
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor __Miguel_ » Quinta Mai 18, 2006 15:33

Viva. Se estás a usar o programa no PC da tua assinatura, o problema pode já estar detectado :P O NHC só funciona com Pentium M (vulgo "Centrino") ou com AMDs (não tenho a certeza quanto a estes...) capazes de alterar voltagem e multiplicador (provavelmente também deve funcionar com as séries 600/800/900 da Intel que tenham EIST, mas não sei).

No entanto, se por acaso não é este o problema, experimenta desinstalar o NHC e o .Net Framework 2.0, fazer restart, instalar o .Net Framework, fazer restart, instalar o NHC e fazer restart mais uma vez. Assim eliminas qualquer problema criado com as instalações. Se ainda assim não funcionar, pode ser alguma incompatibilidade com outro programa que tenhas, nomeadamente algum que também faça a gestão do harware (tipo SpeedFan, Power4Gear da Asus ou algo do género...). Nesse campo já não devo conseguir ajudar, as variáveis são inúmeras. De qualquer forma, se disseres qual é o portátil/CPU e software que usas, pode ser que ainda conheça alguma coisa.

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CR9 » Domingo Mai 21, 2006 15:15

__Miguel_ Escreveu:Viva. Se estás a usar o programa no PC da tua assinatura, o problema pode já estar detectado :P O NHC só funciona com Pentium M (vulgo "Centrino") ou com AMDs (não tenho a certeza quanto a estes...) capazes de alterar voltagem e multiplicador (provavelmente também deve funcionar com as séries 600/800/900 da Intel que tenham EIST, mas não sei).

No entanto, se por acaso não é este o problema, experimenta desinstalar o NHC e o .Net Framework 2.0, fazer restart, instalar o .Net Framework, fazer restart, instalar o NHC e fazer restart mais uma vez. Assim eliminas qualquer problema criado com as instalações. Se ainda assim não funcionar, pode ser alguma incompatibilidade com outro programa que tenhas, nomeadamente algum que também faça a gestão do harware (tipo SpeedFan, Power4Gear da Asus ou algo do género...). Nesse campo já não devo conseguir ajudar, as variáveis são inúmeras. De qualquer forma, se disseres qual é o portátil/CPU e software que usas, pode ser que ainda conheça alguma coisa.

Cumps.

Miguel

Obrigado.. :wink:

PS: Sim o meu pc é o da sig.

Cumps
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor miguelhe » Sexta Jun 02, 2006 23:10

tenho uma duvida relativamente a uma opçao que existe no separador cpu speed, o clock modulation, é seguro baixar a percentagem para garantir um menor consumo?
asus a6va
miguelhe
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 18, 2005 11:52

Mensagempor __Miguel_ » Sábado Jun 03, 2006 10:42

Boas. O que o Clock Modulation faz é simplesmente forçar o CPU a entrar em inactividade durante uma percentagem do tempo (0% quando se selecciona 100% de performance; 87.5% quando se selecciona 12.5%). Isso consegue-me enviando ao CPU comandos específicos, que ele próprio executa quando não está a fazer nada. Basicamente, o que se diz ao processador é que não tem nada para fazer mesmo quando poderia haver trabalho.

Em suma, não deve haver problema com essa opção. Eu próprio a uso, e não me dá problemas. No entanto, tens de ter em atenção algumas coisas, a mais importante das quais é que o Windows (em especial o XP) não gosta de velocidades de CPU muito baixas, em especial abaixo dos 200MHz. Começa a ficar tudo muito lento, pastoso. E há hardware que começa a ter comportamentos erráticos com outras velocidades. Por exemplo, a minha placa de rede wireless (Intel 2200BG, presente em muitos Centrinos), com velocidades abaixo dos 400MHz deixa de conseguir ligar-se à rede, ou perde a ligação, ou não transfere dados, conforme. Mesmo a 500MHz de vez em quando cria interferências no Access Point e fico sem rede Wireless. Em conversa com o autor do software, ele diz que provavelmente é o próprio software da placa que está mal feito, isso não devia acontecer. Fica a informação, de qualquer forma.

Com outro programa do género do NHC que uso no desktop (um P4 socket 478), utilizar modulações de 12.5 ou 25% não cria instabilidades mas começo a ouvir um ruído estranho vindo da motherboard. Não sei do que será, mas não parece afectar em nada o funcionamento seja do que for. Só não as uso por causa do barulho extra.

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor major_jb » Domingo Jun 18, 2006 14:52

Tenho um Asus e uso o Power4Gear. Instalando o NHC convém desinstalar o Power4Gear ou é indiferente?

Fikem bem!!!
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jul 31, 2005 14:07

Mensagempor __Miguel_ » Domingo Jun 18, 2006 14:58

major_jb Escreveu:Tenho um Asus e uso o Power4Gear. Instalando o NHC convém desinstalar o Power4Gear ou é indiferente?

Julgo que convém desinstalar o Power4Gear. Pelo menos foi o que eu fiz. Isto porque ou vão estar a tentar os dois programas a fazer coisas semelhantes, e entram em conflito, ou então um deles sobrepõe-se ao outro e não o deixa fazer quase nada. Neste caso, se não me engana, o NHC "toma conta" da gestão de energia de 5 em 5 segundos se não for ele a geri-la, por isso o Power4Gear torna-se +- inútil... Ah! Convém dizer que o NHC tem um programa para controlar o botão do Power4Gear, por isso não deves perder funcionalidade.

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor major_jb » Domingo Jun 18, 2006 15:10

Obrigado Miguel! :wink:

Assim que puder vou instalar o programa para ver se é tão bom como dizem 8)

fikem bem!!!
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor __Miguel_ » Domingo Jun 18, 2006 17:07

major_jb Escreveu:Assim que puder vou instalar o programa para ver se é tão bom como dizem 8)

Acredita, é melhor do que o que dizem :P As maravilhas que consegue fazer para aumentar a autonomia da bateria são impressionantes. Há outros programas do género, sem dúvida. Mas com as funções que o NHC tem (controlo do disco rígido, da temperatura, etc), nenhum sozinho. E, ou muito me engana, ou nenhum consome tão poucos recursos como o NHC.

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor major_jb » Domingo Jun 18, 2006 22:28

Agora surgiu-me outra dúvida:

já tenho o Microsoft's .NET Framework 1.1 instalado. Será necessário desinstalar esta versão para instalar a 2.0 ou posso ter as 2 versões instaladas? E se desinstalar a 1.1 não irá afectar outras aplicações que necessitem desta versão? :?

Fikem bem!!!
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor __Miguel_ » Domingo Jun 18, 2006 22:32

Boas. Eu tenho as duas versões instaladas e acho que nunca tive problemas derivados disso. Por acaso foi uma coisa que estranhei, a 2.0 não substituir a 1.1 mas instalar-se ao lado dela... De qualquer das formas, em princípio não deves ter problemas com as duas instaladas ao mesmo tempo.

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor G@rlink » Quarta Ago 09, 2006 20:21

Boas,

só para avisar que a versão mais recente do NHC é esta:

:arrow: Notebook Hardware Control 2.0 Pre-Release-02

Cumps
Imagem