Surgiu-me uma ideia de qualidade
Aplica-se a utilizadores recém inscritos, no período que engloba os seus 5 primeiros posts. Ou em alternativa 3 dos seus primeiros 20 posts deviam ser de ajuda(parece-me melhor), mas as possibilidades são imensas .
A ideia é obrigar a que esses 5 primeiros posts sejam para ajudar outros. As respostas estariam sujeitas à votação da comunidade (cartões verdes e vermelhos) precisando apenas de ter maioria de votos positivos (quer dizer que o post colocado foi efectivamente para ajudar).
Quando falo em ajudar tenho este exemplo em mente:
Há um post de um user a dizer "Preciso de um programa que converta cd para mp3..."
E para a resposta do caloiro poder ser considerada positiva ele poderia responder deste postando o nome de um programa para o efeito até um tutorial completo (mas não seria necessário tanto).
Depois de o user estar aprovado como calorio pode continuar a postar.
Enquanto estivesse nesse período podia haver uma mensagem nos seus posts a indicar que o user ainda está a procura de aprovação. Ou, en alternativa, um pequeno ícone qualquer à beira dos cartões vermelho e verde para não dar tanto nas vistas.
A ideia é fazer os utlizadores pesquisarem, saberem desenrascar-se e criar um espirito altruísta (em vez do espírito egoista com que muitos chegam). Se não sabem inglês não há desculpa, existem muitas soluções em portugês.
Acho que iria contribuir para um funcionamento mais saudável do fórum, numa prespectiva em que o fórum é um espaço de dar e receber, não deve ser só alguns a dar e muitos "à mama".
Cumprimentos