Rescisão on the way...
A merd@ é: Agora ponho o quê?
Exmos. Srs.
Venho por este meio apresentar a minha reclamação em relação a um processo de avaria que relatei ter com a minha linha Clix no passado dia 17 de Junho de 2006, ao qual foi dado o número xxxxxx.
Como supra indicado reportei nesse dia ao Serviço de Apoio ao Cliente Clix (daqui para a frente referido como SAC) que não tinha serviço de voz e que a minha linha ADSL se encontrava com quebras frequentes e com o modem (Huawei MT882) a sincronizar bem abaixo dos valores que até aqui eram normais, cerca de 11.4Mbps.
Na altura o SAC procedeu à execução de alguns testes e pediu-me também para efectuar algumas diligências na minha instalação telefónica (ligar e desligar os telefones, microfiltros e o próprio modem ADSL) e verificaram que a avaria não podia ser resolvida desta forma tendo sido referido que a situação iria ser reportada aos serviços técnicos e que depois me contactariam quando houvessem outras informações.
Sendo dia 17 de Junho sábado, e pensando que os serviços técnicos não funcionassem ao fim-de-semana, aguardei pacientemente mas em vão até ao dia útil seguinte (dia 19) na esperança de um contacto.
No dia 20, não tendo recebido qualquer contacto da parte da Clix, voltei a contactar o SAC no sentido de apurar se já havia alguma diligência da Vossa parte para resolver a minha situação e foi-me respondido que a situação já tinha sido remetida para os serviços técnicos e que deveria aguardar um contacto da parte desses mesmos serviços mas que para eu poder ter serviço ADSL mais constante me iriam baixar temporariamente a velocidade do serviço para 4Mbps o que se verificou infrutífero.
Nessa mesma semana, cerca de 21 ou 22, recebi um contacto no sentido de marcar uma visita de um técnico a minha casa para apurar as causas da avaria, visita essa que ficou acordada para dia 26 de Junho, nove dias depois do meu contacto inicial com o SAC! Escusado será dizer que me mantinha sem serviço de voz e com o serviço ADSL com quebras e com uma velocidade mais baixa.
No dia combinado o técnico apareceu e tendo feito os testes que julgou necessários, apontou a PT (Portugal Telecom) como possível culpada da situação por ter trocado as ligações na central à qual estou ligado. Situação essa que foi impossível de apurar concretamente pois o serviço telefónico ao qual ele próprio tentou aceder na esperança de que fossem efectuados mais testes “tinha a central em baixo” usando as palavras do próprio. Marcou-se uma nova visita no dia seguinte para novamente ele tentar apurar com maior grau de certeza a causa da avaria.
No dia 27 houve a segunda visita do técnico à minha residência e de novo mais alguns testes foram efectuados. O contacto com o serviço de apoio aos técnicos (?) foi estabelecido e o técnico voltou a indicar a PT como culpada da situação. Nessa altura deu-me a indicação de que iria transmitir o relatório da minha avaria como a máxima brevidade e que provavelmente não no dia seguinte mas no outro (29 de Junho) já teria o serviço a funcionar na normalidade.
Deixei passar o dia 29 na esperança de até ao fim do dia ter a situação normalizada, o que não se verificou e novamente contactei o SAC (cerca das 18 horas de dia 29) para ter alguma informação sobre a minha situação. Nesse dia a resposta foi que a situação já tinha sido reportada à PT e que neste momento a responsabilidade seria dessa mesma companhia e que deveria aguardar.
No dia 30 procedi a novo contacto com o SAC e não consegui obter outra informação que não a que me tinha sido dada no dia anterior. Pedi para falar com um supervisor, o que me foi simpaticamente negado pelo operador adiantando a desculpa que não havia nenhum presente.
Mais uma vez o fim-de-semana e como tal deitadas por terra todas as esperanças de ter o serviço restabelecido ainda durante o mês de Junho.
Hoje, dia 03 de Julho de 06 cerca das 17:40, voltei a contactar o SAC no sentido de apurar quais as diligências tomadas por parte da Clix para resolver a minha situação e fui confrontado com a mesma resposta de há três dias atrás: “A situação foi encaminhada para a PT e são eles os responsáveis pela sua resolução.”
Novamente hoje pedi para falar com um supervisor no sentido de ter mais alguma indicação do que se estaria a passar e mais uma vez me foi dito que não o poderia fazer. Quando questionei quando poderia então falar com um supervisor foi-me dito da parte do Sr. xxxx xxxx (operador que atendeu a minha chamada) textualmente “talvez mais tarde”. Talvez mais tarde quando? pergunto eu a Vossas Exas. quando for altura de resolver o contrato por incumprimento?
Existem quanto a mim em toda esta situação quatro pontos que não podem passar impunes:
1 – A falta de cumprimento do contrato firmado entre o utilizador (eu) e a Clix durante 17 dias até agora (sabe-se lá quantos mais virão!) o que por si só é inadmissível.
2 – A falta de celeridade na tentativa de resolução da situação por parte da Clix tendo sido necessários dois contactos para o SAC só para ser marcada uma visita de um técnico e tendo essa visita apenas sido feita 9 dias após o contacto inicial.
3 – A falta de meios com que até os vossos técnicos (sub-contratados ou não) se deparam na tentativa de resolver as avarias. De relembrar que foi necessária uma segunda visita do técnico por causa de uma alegada avaria na vossa central.
4 – A demonstração do mais puro laxismo da vossa parte ao não haver uma única pessoa responsável em toda esta situação e ao remeterem a culpa para a PT. Sendo eu cliente Clix não tenho qualquer contrato com a Portugal Telecom e não me interessa se é essa empresa a responsável pela situação ou não. O meu contrato é com a CLIX e é esta empresa que espero que resolva todos e quaisquer problemas com a minha linha de voz e ADSL. É a Clix que tem de accionar os meios legais que tem à sua disposição para garantir a correcta prestação do serviço por parte da PT e nunca apresentar esse facto como desculpa aos seus clientes!
Tivesse esta sido a primeira ocasião em que tal avaria tivesse ocorrido e até poderia passar em claro sem este sentimento de indignação, mas se consultarem os vossos registos poderão confirmar que em cerca de 7 meses de serviço é a quarta vez que isto sucede nunca me tendo sido dada uma explicação clara das causas de tal problema.
Espero que esta missiva sirva para que, de uma vez por todas, a minha situação seja devolvida à normalidade e para que pensem duas vezes antes de lançar um projecto desta envergadura sem ter os meios técnicos e Humanos necessários para o manter.
Espero também que após toda esta situação haja um contacto da Vossa parte no sentido de me darem provas das diligências efectuadas junto da PT desde o dia 27 de Junho de 2006 até hoje dia 03 de Julho de 2006 no sentido de resolver o meu problema.
Cumps.
PS - Pensem bem antes de por CLIX em vossas casas...