dificuldades com o ubuntu 6.06

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

dificuldades com o ubuntu 6.06

Mensagempor blackdot47 » Domingo Jul 30, 2006 22:32

Ando com algumas dificuldades de novato no ubuntu.
Em primeiro lugar tenho extrema dificuldade com o instalar e desinstalar programas, não conseguindo perceber muito bem a filosofia do linux neste aspecto, principalmente nos repositorios.
devido a isto, não consigo instalar o que quero, e que me faz muita falta como os codecs para ler wma e os plugins do firefox.
se alguém poder ajudar agradecia, indicando também alguns guias do ubuntu, pois os que li não consegui tirar grandes conclusões deles.
blackdot47
Novato
Novato

Registado: Quarta Abr 12, 2006 18:29

Mensagempor Tot » Domingo Jul 30, 2006 23:06

Tens aqui um guia fixe, está lá tudo explicado:

http://ubuntuguide.org/wiki/Dapper

Cump's.
Tot
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 03, 2005 21:22

Re: dificuldades com o ubuntu 6.06

Mensagempor Onyros » Domingo Jul 30, 2006 23:24

blackdot47 Escreveu:Ando com algumas dificuldades de novato no ubuntu.
Em primeiro lugar tenho extrema dificuldade com o instalar e desinstalar programas, não conseguindo perceber muito bem a filosofia do linux neste aspecto, principalmente nos repositorios.
devido a isto, não consigo instalar o que quero, e que me faz muita falta como os codecs para ler wma e os plugins do firefox.
se alguém poder ajudar agradecia, indicando também alguns guias do ubuntu, pois os que li não consegui tirar grandes conclusões deles.
Há várias formas simples de instalar e desinstalar software em Ubuntu.

Para instalar podes utilizar o Synaptic, que é o frontend do sistema APT. Aí basta procurares o tipo de programa que queres, seleccionar na lista e instalar (para remover, basta seleccionares dos pacotes que tens instalados e marcar para remoção).

Também podes utilizar a consola/terminal (eu pessoalmente recomendo essa opção), da seguinte forma:

Código: Seleccionar todos
sudo apt-get install nome do pacote
para instalar

ou

sudo apt-get remove nome do pacote
para desinstalar.

sudo --> super user do, ou seja, activa a conta de root temporariamente (podes vê-la como uma conta de administrador do computador, em termos mais Windows ;)), por isso é que te pede a password sempre que o usas.

Os repositórios são exactamente o que o nome indica: locais onde estão disponíveis pacotes de software para instalação, há uns que vêm activados por defeito (os essenciais) e há outros que tens que activar por ti próprio para teres acesso a algum software que pode ter restrições a nível de licenças (por exemplo, não serem completamente free, isto é, serem gratuitos mas não serem open source).

Aconselho-te a dares uma olhada em http://www.getautomatix.com , não só te dá automaticamente acesso a uma série de software muito interessante e actualizadíssimo (eles actualizam o repositório deles várias vezes por semana), como te activa todos os repositórios de software dos repositórios de Ubuntu, mesmo os que não vêm activados por defeito (universe e multiverse).
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor mcaires » Segunda Jul 31, 2006 2:07

e tb há ----------> http://easyubuntu.freecontrib.org/

EasyUbuntu funciona em (X/K)ubuntu e nas 3 arquitecturas (x86, AMD64 and PPC). :wink:
mcaires
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 23, 2005 17:15

Mensagempor zinko_pt » Segunda Jul 31, 2006 10:20

Em 1º lugar, há que manter o SO actualizado. Vê http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... sc&start=0

2º, deves pensar no que queres fazer com o Ubuntu.

3º Se fores ao Synaptic Package Manager tens uma boa lista de software, em forma de pacotes, para instalar.

4º Para instalares codecs e outros, vai a http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu_dapper é uma fonte muito boa.

Não mandes "postais muito complicados", porque eu sou um n00b em Linux.
:lol:
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor blackdot47 » Segunda Jul 31, 2006 13:21

obrigado amigos pela ajuda :D

Agora vou ver se consigo meter o xl.sapo.pt a funcionar porque parece que não consigo utilizar os videos de lá, mas pelo menos já consegui meter os meus wma a funcionar com os codecs.

Algo que também me feito alguma confusão é que há certos certos ficheiros que saco para instalar de sites que dizem que dá no ubuntu ou debian, mas depois saco, tento abrir para instalar e abre-me uma cena como se fosse o winrar e dá a possibilidade de extrair, mas não consigo instalar.

Desculpem lá a minha ignorância, é o que dá um tipo que pouco percebe de informática aventurar-se pelo desconhecido :P
blackdot47
Novato
Novato

Mensagempor Onyros » Segunda Jul 31, 2006 14:28

blackdot47 Escreveu:obrigado amigos pela ajuda :D

Agora vou ver se consigo meter o xl.sapo.pt a funcionar porque parece que não consigo utilizar os videos de lá, mas pelo menos já consegui meter os meus wma a funcionar com os codecs.

Algo que também me feito alguma confusão é que há certos certos ficheiros que saco para instalar de sites que dizem que dá no ubuntu ou debian, mas depois saco, tento abrir para instalar e abre-me uma cena como se fosse o winrar e dá a possibilidade de extrair, mas não consigo instalar.

Desculpem lá a minha ignorância, é o que dá um tipo que pouco percebe de informática aventurar-se pelo desconhecido :P
Se tiverem extensão .deb e forem pacotes de Ubuntu (podes tentar com pacotes de Debian, mas cada vez mais são incompatíveis), para instalares basta escreveres o seguinte no terminal (primeiro vai até à pasta onde está o ficheiro, claro, ou então tens que dar o caminho completo):

sudo dpkg -i nomedopacote.deb

Já agora um truquezinho... se escreveres as primeiras letras do nome do ficheiro e depois carregares em tab, ele autocompleta o nome do pacote, give it a try ;)

Dá um jeitão, também para navegação de pastas no terminal.

No entanto, o que tu descreves são ficheiros de source (vêm em tar, por exemplo?), que tens que compilar. Primeiro familiariza-te com o mais básico, começa a instalar pacotes pré-compilados e quando estiveres mais à vontade, começa então a compilar tu o que queres a partir do código-fonte. ;)

Estou só a dizer isso, porque se vierem em .deb e tu clicares duas vezes, em Dapper Drake já associa os .debs com o gDebi, que é um gui para o dpkg, ou seja, instala automaticamente e não abre o ficheiro no archive manager. De qualquer forma... o terminal é teu amigo, fear not the terminal ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor blackdot47 » Terça Ago 01, 2006 12:47

mais uma vez obrigado pessoal, valeu a ajuda :D

Vou continuar a explorar o ubuntu, e em caso de duvida acho que sei a quem pedi :P

Apesar de ouvir dizer que esta é a distribuição linux mais pratica e acessivel a novatos (pelo menos em relação à caixa magica que já experimentei, parece ser), vou mais rde experimentar outras distribuições, ou até o proprio kubuntu, para testar em forte o ambiente KDE.

Um abraço a todos [], e mais uma vez obrigado
blackdot47
Novato
Novato

Mensagempor lpadua » Sábado Ago 05, 2006 13:14

Boas dicas Onyros,aprendi mais umas coisas.
O que eu fico a pensar é: porque é que eles dificultam tanto a instalação/remoção de programas? Será que não existe uma maneira de tornar isto mais simples? A um par de anos atrás era quase impossivel para um utilizador normal instalar linux,hoje as coisas são bem diferentes. Sera que daqui a uns anos/meses não se tornará mais facil a instalação de programas? Eu quero acreditar que sim,e até acho que já ouvi algures que estavam a caminhar nesse sentido,espero bem pois pois tou a usar o kubuntu e tou a achar fantástico então depois da instalação do automix...
Tenho quase tudo o que quero. Tás quase a ir win...
lpadua
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 30, 2002 1:07

Mensagempor Onyros » Sábado Ago 05, 2006 22:22

lpadua Escreveu:Boas dicas Onyros,aprendi mais umas coisas.
O que eu fico a pensar é: porque é que eles dificultam tanto a instalação/remoção de programas? Será que não existe uma maneira de tornar isto mais simples? A um par de anos atrás era quase impossivel para um utilizador normal instalar linux,hoje as coisas são bem diferentes. Sera que daqui a uns anos/meses não se tornará mais facil a instalação de programas? Eu quero acreditar que sim,e até acho que já ouvi algures que estavam a caminhar nesse sentido,espero bem pois pois tou a usar o kubuntu e tou a achar fantástico então depois da instalação do automix...
Tenho quase tudo o que quero. Tás quase a ir win...
Por acaso, acho que é exactamente na instalação e desinstalação que reside um dos maiores trunfos de Ubuntu (para atrair pessoal de Windows)...

Seja com o Synaptic Package Manager, ou com o Adept Package Manager no teu caso (KDE), tens a papinha toda feita ;)

Imagina que para Windows, cuja oferta a nível de software é indubitavelmente maior, queres um programa para fazer edição de imagens, por exemplo. A nível de Windows temos duas ou três referências quase obrigatórias, entre elas o Photoshop e o Fireworks.

No entanto, sabendo que têm licenças caríssimas, tens duas hipóteses: ou compras o programa, ou "compras" o programa (no Centro Comercial Asinino, por exemplo).

Se o comprares, de facto, gastas um montão de dinheiro. Por muito que se justifique a nível profissional, a nível mais recreativo, é difícil justificar que se pague 600 euros por uma licença de Photoshop.

"Comprando" na Mula, não só tens o tempo de espera até a Mula fazer a entrega em casa, como acabas por começar a acumular software ilegal no computador.

Decides que queres uma alternativa e, de preferência, que não tenhas que pagar (ou pagar muito) por ela. Em Windows, a oferta em quantidade é enorme, mas a maioria é software comercial, muitas das vezes com pouca qualidade. Já vi pedirem dinheiro por software que nem de borla o instalava.

Corres sites, lês reviews, ouves opiniões, e acabas por ter que procurar no google, achas o site, fazes o download. Instalas: experimentas, não gostas, desinstalas, tens que limpar o lixo que fica (com um registry cleaner ou algo parecido).

Em Ubuntu, vais ao Synaptic ou ao Adept, fazes um search na aba de "Graphics", seleccionas uma ou mais opções (livres e gratuitas, seguras, hospedadas nos repositórios que TU escolhes). Experimentas, se não gostas, voltas ao Synaptic/Adept, seleccionas os programas e marcas para desinstalar (de preferência com remoção total de config files, é uma opção de desinstalação que garante que não fica lixo no sistema).

Imagem Imagem

Isto foi só um exemplo, tens milhares de pacotes e programas disponíveis à distância de um clique e é software gratuito e de fonte aberta... Mais simples do que isto, não conheço ;)

(Bem, por acaso, para mim, até é mais simples no terminal, mas enfim :P)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes