lpadua Escreveu:Boas dicas Onyros,aprendi mais umas coisas.
O que eu fico a pensar é: porque é que eles dificultam tanto a instalação/remoção de programas? Será que não existe uma maneira de tornar isto mais simples? A um par de anos atrás era quase impossivel para um utilizador normal instalar linux,hoje as coisas são bem diferentes. Sera que daqui a uns anos/meses não se tornará mais facil a instalação de programas? Eu quero acreditar que sim,e até acho que já ouvi algures que estavam a caminhar nesse sentido,espero bem pois pois tou a usar o kubuntu e tou a achar fantástico então depois da instalação do automix...
Tenho quase tudo o que quero. Tás quase a ir win...
Por acaso, acho que é exactamente na instalação e desinstalação que reside um dos maiores trunfos de Ubuntu (para atrair pessoal de Windows)...
Seja com o Synaptic Package Manager, ou com o Adept Package Manager no teu caso (KDE), tens a papinha toda feita
Imagina que para Windows, cuja oferta a nível de software é indubitavelmente maior, queres um programa para fazer edição de imagens, por exemplo. A nível de Windows temos duas ou três referências quase obrigatórias, entre elas o Photoshop e o Fireworks.
No entanto, sabendo que têm licenças caríssimas, tens duas hipóteses: ou compras o programa, ou "compras" o programa (no Centro Comercial Asinino, por exemplo).
Se o comprares, de facto, gastas um montão de dinheiro. Por muito que se justifique a nível profissional, a nível mais recreativo, é difícil justificar que se pague 600 euros por uma licença de Photoshop.
"Comprando" na Mula, não só tens o tempo de espera até a Mula fazer a entrega em casa, como acabas por começar a acumular software ilegal no computador.
Decides que queres uma alternativa e, de preferência, que não tenhas que pagar (ou pagar muito) por ela. Em Windows, a oferta em quantidade é enorme, mas a maioria é software comercial, muitas das vezes com pouca qualidade. Já vi pedirem dinheiro por software que nem de borla o instalava.
Corres sites, lês reviews, ouves opiniões, e acabas por ter que procurar no google, achas o site, fazes o download. Instalas: experimentas, não gostas, desinstalas, tens que limpar o lixo que fica (com um registry cleaner ou algo parecido).
Em Ubuntu, vais ao Synaptic ou ao Adept, fazes um search na aba de "Graphics", seleccionas uma ou mais opções (livres e gratuitas, seguras, hospedadas nos repositórios que TU escolhes). Experimentas, se não gostas, voltas ao Synaptic/Adept, seleccionas os programas e marcas para desinstalar (de preferência com remoção total de config files, é uma opção de desinstalação que garante que não fica lixo no sistema).
Isto foi só um exemplo, tens milhares de pacotes e programas disponíveis à distância de um clique e é software gratuito e de fonte aberta... Mais simples do que isto, não conheço
(Bem, por acaso, para mim, até é mais simples no terminal, mas enfim

)