Qualidade do HCP

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor X3non-RM » Quinta Ago 03, 2006 22:17

4ndr3 Escreveu:Uma sugestão para dar mais interesse ao fórum era o senhor Alfatek começar a falar com os fabricantes e pedir peças para fazer review visto que já existe fóruns de pda's portugueses que o fazem acho que o Admin podia-o fazer ou outras pessoas que pertençam à equipa.

Pah.. Pensas que isto agora é assim ? Pede-se aos fabricantes uma carrada de peças e fazem-se reviews ? Se fosse tudo assim tão fácil de obter.. :roll:

E isso não tem nada a ver com a conduta do forum, as alterações que precisam de ser feitas são ao nível do comportamento dos users.

Cumps.
X3non-RM
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Mai 25, 2005 20:52

Mensagempor 4ndr3 » Quinta Ago 03, 2006 22:19

X3non-RM Escreveu:
4ndr3 Escreveu:Uma sugestão para dar mais interesse ao fórum era o senhor Alfatek começar a falar com os fabricantes e pedir peças para fazer review visto que já existe fóruns de pda's portugueses que o fazem acho que o Admin podia-o fazer ou outras pessoas que pertençam à equipa.

Pah.. Pensas que isto agora é assim ? Pede-se aos fabricantes uma carrada de peças e fazem-se reviews ? Se fosse tudo assim tão fácil de obter.. :roll:

E isso não tem nada a ver com a conduta do forum, as alterações que precisam de ser feitas são ao nível do comportamento dos users.

Cumps.

Boas, acreditem que dá porque dá mesmo, já o vi a fazerem num fórum mas era só uma ideia.
Cumprimentos.
4ndr3
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jul 30, 2005 20:22

Mensagempor HidEaL » Quinta Ago 03, 2006 22:43

Tenho de concordar na íntegra com estes 3 parágrafos do X3non (em especial certos excertos do 2º e 3º's)...

X3non-RM Escreveu:- A moderação pela comunidade foi uma bela medida, mas não implica que se arranjem novos moderadores (o stu3s anda desaparecido e o alfatek não dá conta do trabalho todo sozinho).

- Depois penso que alguma moderação mais restrita também não fazia mal nenhum.. talvez isto seja devido a existir apenas o alfatek como moderador activo.. mas existem muitos posts, nomeadamente, nas secções de cima (processadores, overclock e afins..) que passam impunes. Irrita-me as constantes atrocidades que se fazem à lingua portuguesa.. assim como posts que revelam clara ignorância sobre o assunto em questão, mas os users agem como se fossem "l33ts" da matéria..

O maior problema nem é o facto de aparecerem tópicos repetidos e dúvidas que se resolvem com o google (isto é um forum de helpers e em todos os foruns aparecem users sem experiência que fazem o mesmo). Estes tópicos são respondidos com um pedido de search, bloqueados e está resolvido o assunto. O problema é a grande enchente de "noobs" que chegam ao forum e agem como se fossem senhores da verdade, induzindo os users com dúvidas em erro e fazendo descer a reputação do hcp. É óbvio que quando se chega a um tópico e se lê uma carrada de barbaridades, uma pessoa perde a vontade de postar. E foi assim que muitos "grandes membros" se foram embora.

... porque realmente são situações que se verificam. E de facto, numa dada extensão, tiram a vontade de postar, sem sombra de dúvida.

Bottom line, é precisa mais moderação, mas considero que muito boa está ela, tendo em conta o nível de fórum que temos. O intensificar da moderação, quanto a mim, era tirar workload à equipa de moderação actual. Até porque os tópicos fora das regras são moderados pela comunidade e os restantes que possam requerir alguma moderação são simplesmente... "Porcaria" em forma de post. Porcaria em termos de conteúdo e porcaria em termos de bom-senso.

Bom-senso é um termo chave. Se toda a gente fizer o que tem a fazer, e falar quando acha que é proveitoso (e não mandar a posta ocasional a dizer x2 ou x3 ou x4 ou whatever... como isso me irrita, damn it. São isso e posts "monossilábicos" quando o user acha que disse uma tese de doutoramento), corre tudo 5*. Mais que isso não é preciso.

Eu já cá ando há um bom par de anos e não me parece que o nível tenha decrescido tão drasticamente que isto esteja na penúria. Aliás, nem acho que o nível tenha descido... Acho que mudou, e existem membros que fazem cá falta, e que nos habituámos a ver, mas isso não quer dizer que a qualidade tenha ido plo cano...

E pronto, foi o meu par de cêntimos do costume.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Ago 04, 2006 0:02

Já ando por aqui há muito tempo para classificar a qualidade do Forum. Acho que nos primeiros meses que tive aqui a qualidade do forum era a melhor, digamos que de todos os gurus que temos agora, metade deles (e principalmente os que não estam cá agora) ja estavam aqui quando eu cheguei. Acho que o ano de 2003 foi o melhor ano do HCP. Os anos seguintes a qualidade reduziu, muito por causa dos novos "users" mas ja na altura discutia-mos o preço da fama.

Acho que os anos de 2005 foi o pior, mas acho que o HCP evoluiu da melhor maneira, e quem resistiu a esse ano, está de novo por aqui para dar continuidade ao HCP, acho que o ano 2006 evoluiu muito em relação ao ano de 2005 e acho que estamos numa mare de evolução ;)

É caso para dizer que a qualidade aumentou relativamene ao ultimo ano, mas ainda um pouco longe do que foi! ;)
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor xgold » Sexta Ago 04, 2006 10:30

Tirei aqui muitas dúvidas e resolvi muitos dos meus problemas.
Parabéns
xgold
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Out 30, 2003 20:18

Mensagempor alexey78 » Sexta Ago 04, 2006 11:03

Tudo o que aqui foi dito é bem verdade, quando eu cheguei ao forum, havia uma "qualidade" diferente, que não é que não exista agora, mas devido a vários factores, as pessoas que mais sabem disto deixaram de aparecer tanto por aqui.
No meu tempo, Hideal, Xenon-RM, speed dragon, fastben, cigano, lycan e outros tantos (desculpem mas não me lembro de todos), postavem muito mais.
Também compreendo que estar sempre a responder ao mesmo, cansa, e acho k tirarem as "estrelinhas" também ajudava, por exemplo, eu não tenho mais porque não quero, nem acho k deva, já que o meu conhecimento a nível informático é razoável, e por isso acho k não tenho capacidade para responder a muitas coisas, ou então faço como alguns, depois da resposta dada, "ah é isso, e tal", só pra + uma estrelinha.

Acho k nesta fase, e isto é uma ideia k acho k já andou por aqui, termos 1 moderador por secção não seria de todo descabido, mas é só uma ideia... :wink:

Edit: esqueci-me de um.., o carlos_4 foi o 1º k me respondeu a 1 post, obrigado, dele não me posso esquecer!! :wink:
alexey78
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 31, 2005 19:42

Mensagempor gimbras » Sexta Ago 04, 2006 14:18

Skorzen Escreveu:Viva o HCP! É realmente um grande fórum.

É grande, é! Tem mais de 2 metros :lol:
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor alfatek » Sexta Ago 04, 2006 22:51

Boas,

Obrigado ao feedback positivo mas principalmente ao negativo :) Especialmente pq não são críticas mas sugestões para melhorarmos.

Ora bem, respondendo muito directamente, estou a pensar seriamente em contratar novos moderadores (2 ou 3) para dinamizar mais o forum, arrumar os stickies e afins. Para quem acompanha a história do HCP podem ver que esta é uma mudança de atitude e pela minha parte espero ter novos moderadores para apresentar, o mais tardar no nosso aniversário 9/9. (não há candidaturas nem processo democratico para isso,n vale a pena sugerir nomes, para mim o mais importante num moderador é eu poder confiar q ele n faz asneiras :P)

Portanto venham de lá sugestões para melhorar e controlar melhor as msgs da treta! Estou também a pensar convidar os vários anciões do forum para nos juntarmos e reunir ideias para o forum :)

De qualquer forma acho que as coisas não aumentam de qualidade com uma moderação + forte (tirando os casos flagrantes de duplicados e afins) mas sim com moderadores que mandem mais PM's a recomendar à malta que não poste coisas com título a dizer DUVIDAS AJUDA URGENTE e coisas relacionadas.

Venham de lá mais sugestões :D
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor methon2 » Sexta Ago 04, 2006 23:31

Bem, eu também no inicio quando vim para cá havia muitos users que tinham um participação bastante activa (não vale a pena dizer nomes porque ja foi dito :D ), neste momento secalhar não ah tantos assim, mas também pode ser so um fase, uns vão outros veem. :roll:

Para mim pa manter a qualidade basta ser simples, penso que este forum não tem havido grandes problemas a nivel de moderação, la aparece um chico-esperto ou outro mas tudo se resolve, portanto também acho que este bom ambiente é favorável.

Eu mesmo deixei de participar como fazia no inicio, mas é por falta de tempo , já que as aulas tiram-me muito tempo. :?

fiquem bem!! :wink:
C2D 8400 3Ghz * Asus P5QL Pro
2*2GB DDR2 800 * Asus 9800GTX+
Seagate 500GB * Nox Urano 600W
TFT LG L1515S * Coolermaster Elite 330
methon2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 19, 2005 19:19

Mensagempor cigano » Sexta Ago 04, 2006 23:59

alfatek Escreveu:Boas,

Obrigado ao feedback positivo mas principalmente ao negativo :) Especialmente pq não são críticas mas sugestões para melhorarmos.

Ora bem, respondendo muito directamente, estou a pensar seriamente em contratar novos moderadores (2 ou 3) para dinamizar mais o forum, arrumar os stickies e afins. Para quem acompanha a história do HCP podem ver que esta é uma mudança de atitude e pela minha parte espero ter novos moderadores para apresentar, o mais tardar no nosso aniversário 9/9. (não há candidaturas nem processo democratico para isso,n vale a pena sugerir nomes, para mim o mais importante num moderador é eu poder confiar q ele n faz asneiras :P)

Portanto venham de lá sugestões para melhorar e controlar melhor as msgs da treta! Estou também a pensar convidar os vários anciões do forum para nos juntarmos e reunir ideias para o forum :)

De qualquer forma acho que as coisas não aumentam de qualidade com uma moderação + forte (tirando os casos flagrantes de duplicados e afins) mas sim com moderadores que mandem mais PM's a recomendar à malta que não poste coisas com título a dizer DUVIDAS AJUDA URGENTE e coisas relacionadas.

Venham de lá mais sugestões :D

OS assuntos que podem gerar mais threads de spam e tudo isso, podiam-se arrumar num stickie, por exemplo.

Do tipo, ha um jogo da super-liga, um tipo nao ve e abre um topico, e outro abre também...ora isso é chato. O que eu propunha, era abrir tipo um topic a dizer "Topico oficial da Superliga @ HCP" e nesse topico discutia-se tudo isso...e fazer mais uns 3/4 stickies relacionados com outros assuntos que tenham o meu problema...

MAs como de costume...são só os meus 2 cents...
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
Laptop: Toshiba A200 2C5 | Pentium DC T3400/3GB DDR2 533/ATi HD 2400/320GB HDD
Media: P4 1.4GHz/MSI 850Pro2/128MB RDRAM/GeForce 2 MX/20+40GB HDD/Pinnacle PCTV
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 08, 2004 19:47

Mensagempor badboi » Sábado Ago 05, 2006 0:14

Olá a todos,

Eu sou da opinião que este site tem muito para dar a qualquer utilizador que nos visita diariamente, seja ele um moderador ou seja ele o utilizador casual. Claro que este projecto podia estar mais avançado como podia estar mais atrasado... mas é assim que ele está e é assim que ele tem vingado.

Pessoalmente estou registado desde Janeiro de 2003 mas acompanho o este fórum desde de 2002 e ao longo dos anos tivemos uma qualidade muito boa em participações mas não é por isso que fico triste com as participações de hoje em dia. Antes eramos um grupo de amigos que poderia ser considerado um pouco "geeks"... mas actualmente este site está para todas as idades, géneros e convicções. O que é um avanço posivito, pois pelo menos a informática foi desmistificada.

Claro que eu gostaria de exigir um pouco mais da minha participação neste fórum como gostaria de exigir de muitas mais pessoas que frequentam este fórum ao longo dos anos, mas infelizmente para muitos de nós muita coisa mudou nestes últimos anos e as limitações de tempo cada vez são maiores. Por tudo isso saudo com verdadeiro apreço o aparecimento de mais e mais pessoas tendo como consequência directa muitas vezes a perda de qualidade generalizada de 70% dos posts. Mas isto é uma comunidade que deverá se adaptar sempre as alterações pois como diria alguém conhecido de todos nós "todo o mundo é feito de mudança".

Continuem a participar activamente e não se preocupem que as pessoas de outros tempos acabam sempre por voltar quando têm tempo.

Sem mais,
Badboi
Este fórum é moderado pelo bom senso e é isso que se pede a todos os utilizadores.
Consulte também as regras
badboi
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Jan 15, 2003 17:36

Mensagempor CR9 » Sábado Ago 05, 2006 11:10

Moderadores é que isto precisa, é raro aparecerem ai os moderadores, o mais frequente é o Stu3s, eu sei que ninguém vive só para isto, mas já estavam a tempo de eleger 2 ou 3, visto que a comunidade está a crescer a passos largos.

Depois também concordo com quase com tudo do que o X3non-RM disse no primeiro post, uma que apoio mais é esta:

X3non-RM Escreveu:- Abolição das "estrelinhas", ou seja, apenas existiriam os rankings de "user comum", "guru" e "moderador/administrador". Acabava-se logo a caça às estrelinhas.

Acho que isso iria combater as mensagens desnecessárias do tipo:

Grande CPU :lol:

Fica :wink:

Isto a responder a um tópico do género. (Por Exemplo)

E mais uma opinião, já tinha falado isso, mas: No fórum 'Lista de software freeware / opensource' presumo que seja só para fazer a listagem do software freeware, mas cada vez repetem-se mais os tópicos sobre dúvidas de software freeware. E também há software que não é adicionado no tópico 'Lista de software freeware / opensource', era só isto. Depois no 'Conversa da Treta' acho que ja estava a pedir uma melhor moderação.

Cumprimentos.
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor Mezmerize » Domingo Ago 06, 2006 15:17

Bem, descobri o HCP por acaso numa pesquisa pelo Google e vim aqui parar, já participei em vários outros fóruns mas este é a minha referência e o que se arrasta à mais tempo nas minhas visitas diárias.

Muito se aprende por aqui, é bom discutir opiniões e confirmar ideias, o saber não ocupa espaço e este fórum é sem dúvida um aglomerado de muita sabedoria.

Quanto à qualidade do fórum, não sou dos que por aqui ando à mais tempo mas também tenho reparado num decréscimo da qualidade em algumas áreas do fórum... Achei muito bem a ideia da moderação pela comunidade, é uma grande ajuda para o alfatek e para todos os que gostam de manter o fórum "bonito". Achei também muito bem retirar o nº de mensagens de cada user (se bem que é contornável mas já dá mais trabalho) e quanto à sugestão que aqui já foi expressa de vários users relativamente à remoção das "estrelinhas", ou seja não criar tantos estatutos que motivam muita vez users a postar apenas para conseguir mais uma estrelinha o que provoca um aumento significativo do spam :roll:

Já agora qualquer coisa em que precisem de ajuda para dinamizar mais o fórum ou que necessitem apenas de pessoas com vontade de ajudar, podem com a minha colaboração.

Cumprimentos
Mezmerize
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Mai 15, 2005 19:35

Mensagempor alfatek » Quarta Ago 09, 2006 2:24

CR9 Escreveu:E mais uma opinião, já tinha falado isso, mas: No fórum 'Lista de software freeware / opensource' presumo que seja só para fazer a listagem do software freeware, mas cada vez repetem-se mais os tópicos sobre dúvidas de software freeware. E também há software que não é adicionado no tópico 'Lista de software freeware / opensource', era só isto.

Boas,

Neste ponto não estou nada de acordo! As mensagens desse tipo têm aumentado mas na altura que colocaste essa mensagem não havia uma única mensagem desse tipo que não tivesse sido movida!

A única coisa que fiz agora foi apagar de vez esses tópicos desse forum, isto é, já nem aparecem lá como movidos.

Quanto a não aparecerem na lista tens absoluta razão :)

Uma das tarefas de um dos novos moderadores será exactamente moderarar esse forum :)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor skyruner » Quarta Ago 09, 2006 6:57

Vou falar um pouco de como vejo as coisas.

Cheguei cá para tirar uma pequena dúvida, e lembro-me que a primeira pessoa que me respondeu foi ali o xô Cigano.
Ele inda continua por cá, assim como alguns membros a modos que "mais respeitados", mas a verdade é que muitos deles se foram.
Todos nós temos vida embora as vezes não pareça, mas de facto sente-se a falta de um tópico com "um bom par de estalos" de conhecimento. Assim daqueles que dá gosto ler (tão a ver a cena?)!

Ando por cá já ha algum tempo, e digo-vos que acho que as coisas por cá já andaram piores.

Há cerca que de um ano atrás andávamos nós a queixarmo-nos do decréscimo de qualidade do fórum devido á grande afluência de pessoal que tivemos nas ferias passadas.
As férias passaram, voltou a modos que ao normal.

Claro que temos sempre aqueles users que dizem isto e aquilo com um conhecimento, a modos que, "pessoal": "Intel é melhor em tudo! Porque?! Porque sim, e se eu tenho é melhor!"
Mas meus amigos, acontece em todo o lado, aqui não será certamente uma excepção.

Outra coisa que se calhar faz falta é um pouco de bom senso por parte de alguns users.
Sabem que estão errados pois as suas palavras foram refutadas com factos, links etc. E quando se vem apertados, começam a atacar os outros users.
Muitas vezes são users com algum conhecimento, mas que acham mestres na matéria, e que ou é a opinião dele, ou a de ninguém.
Tem sido cada vez menos, mas ainda vão existindo por cá.

De facto já passamos por fazes piores mas melhores também.
Logo não é por aí que se deve pegar.

No que toca aos moderadores, tem-se visto (já há muito tempo mesmo) a necessidade de 1/2 "caras" novas, não que nos goste da postura dos actuais moderadores, não, nada disso. Mas nota-se que das 4 pessoas que podem "impor respeito" nisto, apenas 1 trabalha e esse, é o administrador.

No que toca ao retirar as "estrelinhas", para mim nem me aquece nem me arrefece como não me incomodou nada o facto de terem tirado o nº de posts debaixo do avatar. Se tiver de ser, força, mas se calhar não será o melhor a fazer, a não ser que hajam alguns títulos a atribuir. Não de Gurus, mas se calhar outro estatuto…

Sei lá… Digo eu… :P
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes