Eu sou um dos raros casos de pessoas que usaram Mac OS X e que o odiaram ao ponto de *ahem* preferir Windows.
E não foi durante tão pouco tempo quanto isso, foi durante dois anos seguidos, de verdadeiro martírio informático
(em design gráfico, com ferramentas como o Photoshop - várias versões, do 7 ao CS2, dependendo do hardware -, Freehand, QuarkXpress e InDesign, por aí)
E o problema nem estava na máquina usada, porque durante esses dois anos trabalhei com 4 diferentes: desde um arcaico iMac com um PPC a 350MHz, e passando de um G4 a um Power Mac G5 dual, e depois um Power Mac G5 quad.
E se não tenho nada de especial a apontar ao hardware em si, tirando que é caro para o que é, já relativamente ao sistema operativo tenho muito a dizer.
Sem dúvida que para quem não se importa muito com o que está realmente a acontecer ao seu computador por debaixo daquele eye-candy todo, é o sistema operativo perfeito (e eu reforço eye-candy, porque funcionalidade às vezes, nem por isso).
Agora, para quem gosta de controlar tudo o que acontece no computador ao pormenor, é um epesadelo. Apesar de ser baseado em *nix, mais propriamente num fork de BSD, o que lhe permite ser bastante seguro, é um sistema operativo perfeitamente hermético, no pior sentido possível, de uma flexibilidade muito reduzida.
E não me venham falar de estabilidade. Por mais que eu odeie Windows, Mac OS X só é estável para quem efectua tarefas dedicadas, e aí sim, justifica-se para edição de video, para uso com o ProTools, ou design gráfico, já que há um nível de integração do software com o hardware muito bom (o que é óbvio que aconteça, porque o hardware do Mac é 100% previsível, ao contrário do PC, que tem componentes daqui e dali, tudo misturado).
Eu tive, com todas as máquinas, e com versões diferentes de Mac OS (desde o 9 até ao Tiger) problemas sérios de estabilidade, sempre que me tentava aventurar a tornar a máquina multi-purpose... E quando eu digo multi-purpose digo-o ao nível de uma utilização muito corrente, que levava a breaks e a crashes MUITO regulares.
Era raro o dia em que não tinha que fazer hard resets, reboots constantes e afins.
E não se pense que eu sou um Windows zealot, MUITO, mas MUITO pelo contrário. Eu odeio Windows quase tanto como Mac OS X. Mas, mesmo assim, consigo preferir Windows.
Por isso mesmo, acho o hardware todo muito bem integrado, mas caríssimo. E se a justificação é que agora corre Windows, OS X e Linux com o Boot Camp, só se justifica mesmo para quem insistir em correr o OS X de forma nativa e sem problemas, porque de resto, se for para correr Linux ou Windows, mais vale investir em hardware mais barato e escolhido com cabeça.