"Mount" de HDDs e filtro de escrita em disco para

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

"Mount" de HDDs e filtro de escrita em disco para

Mensagempor __Miguel_ » Quarta Ago 30, 2006 8:39

Boas, pessoal. Ando aqui de volta com uma dúvida e gostava de saber se alguém me poderia ajudar com ela.

Ora então é assim: agora que a memória Flash está extremamente barata, começa a fazer algum sentido (para quem, como eu, quer ter um PC que faça de servidor silencioso) meter o Sistema Operativo num cartão CF bootable e arranjar as coisas de forma a que se possa ter um PC "calado" o maior tempo possível.

Existe, no entanto, um problema: a memória Flash tem limites ao número de vezes que pode ser escrita, e o Windows não é propriamente simpático nesse aspecto, porque passa a vida a ler e a escrever nos discos rígidos (em especial nos portáteis é uma grande seca, o HDD quase não desliga...). Sei que a Microsoft tem um sistema que permite contornar isto, que é um filtro de escrita aplicado em algumas implementações do XP Embedded. O que eu queria saber é se seria possível instalar este filtro no Windows XP Profissional normal, e fazer com que, por exemplo, todas as alterações feitas no disco apenas fossem definitivamente gravadas ou quando o utilizador disesse ou de tempos a tempos ou ainda ao reiniciar/desligar o PC (qualquer um deles serviria).

Fora este assunto, resta a questão do "mounting" em Windows XP/2003. Descobri finalmente o que os discos dinâmicos são capazes de fazer há pouco tempo e uma dessas coisas é (algo que o Linux sempre fez, mas enfim, nunca é tarde demais para se adoptarem boas soluções) a capacidade de utilizar uma partição de um disco como uma pasta do Windows. A pergunta que queria fazer era se será possível utilizar este sistema com as pastas "Documents and Settings" e "Program Files". A pasta Windows é, obviamente, impossível de retirar do disco de arranque (os discos dinâmicos só são acessíveis com o SO em funcionamento...), mas não sei se as outras duas pastas que referi também serão fundamentais.

No fundo a ideia seria manter no cartão CF o mínimo do SO possível, mantendo um ou dois discos rígidos ao lado que funcionariam apenas quando indispensável (reduzindo até, se tudo corresse pelo melhor, o consumo de energia eléctrica)

Já agora, que estou com a "mão na massa"... Existe alguma forma de obrigar o Windows a utilizar menos o page file? É ridículo ter 1GB de RAM e cerca de metade (estou num portátil com uma X700 com Hypermemory) estar livre, ao mesmo tempo que o PF tem mais de 400MB ocupados... :S

Obrigado desde já.

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor AMSRocha » Quarta Ago 30, 2006 12:41

Boas, a tua questão é interessante.

Sistema Operativo num cartão CF bootable e arranjar as coisas de forma a que se possa ter um PC "calado" o maior tempo possível.

Estás a crer dizer instalar o Sistema Operativo numa pendrive para depois correr o sistema Operativo apartir daí??...

Sei que a Microsoft tem um sistema que permite contornar isto, que é um filtro de escrita aplicado em algumas implementações do XP Embedded.

Sabes de algum programa que faça isso?..Pois se existir programa para isso deve haver a possibilidade de gravar somente quando vais reiniciar/desligar, contudo se disseres o programa que possa fazer isso eu depois posso ajudar te a descobrir como fazer gravar kd somente reiniciar/desligar.

Já agora, que estou com a "mão na massa"... Existe alguma forma de obrigar o Windows a utilizar menos o page file? É ridículo ter 1GB de RAM e cerca de metade (estou num portátil com uma X700 com Hypermemory) estar livre, ao mesmo tempo que o PF tem mais de 400MB ocupados...

Tas a falar da memória virtual?...é que eu tenho tambem um portatil com uma placa gráfica x700 e gostava de saber isso...

Desculpa não ter respondido a nenhuma pergunta que colocaste mas contudo se me deres umas dicas até posso ajudar em algo...

Fica bem...
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor Fresh_fruit » Quarta Ago 30, 2006 13:53

Nao consegues meter o XP num cartao CF ...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor __Miguel_ » Quarta Ago 30, 2006 14:28

Fresh_fruit Escreveu:Nao consegues meter o XP num cartao CF ...

Então não consigo? Um cartão CF bootable é considerado um disco rígido normal. Além disso, já há versões de cartões CF de 2 a 8GB, que são mais do que suficientes para encaixar lá o XP. Aliás, há versões do XP Embedded (sim, é ligeiramente diferente, mas pode fazer tudo o que o XP normal faz, com a configuração certa).

Agora para o AMSRocha (lol, agora é que dei conta... o teu nick é quase uma violação de copyright de uma marca de motherboads... :P). O programa a que me refiro não é bem um programa mas mais uma espécie de driver que a Microsoft tem para o Windows XP Embedded. Para quem não conhece, o XP Embedded é uma versão do Windows XP Profissional que a Microsoft disponibiliza para OEMs que querem produzir "network appliances" (como pequenos servidores de ficheiros ou quiosques multimédia, por exemplo). É extremamente configurável (como se diria em inglês, "it's like NLite on steroids", ou traduzindo, tipo o NLite com esteroides), tem-se um controlo extremamente granular da imagem do SO que se quer fazer (até se pode mudar a shell e tudo). Já ouvi relatos de pessoas que conseguiram meter o Windows XP Embedded em pouco mais de 128MB, por isso já imaginam as capacidades...

Só que, infelizmente, é um pesadelo criar imagens com este software (já para não referir que é virtualmente impossível arranjar uma cópia do software, já que está reservado a clientes muito específicos).

Um dos módulos de construção do XP Embedded, no entanto, é o tal driver, que a Microsoft designa por filtro. É um componente opcional criado especificamente para imagens em memória flash (com a quantidade de vezes que o Windows tenta escrever para o disco numa sessão, em poucos meses lá se íam os ciclos de gravação disponíveis... lol). Com o filtro activado, tudo o que o XP queira escrever para o disco onde o filtro estiver activado é basicamente ignorado. Ora, este filtro pode ser desactivado para fazer alterações na imagem (por exemplo, para mudar configurações do SO ou instalar updates). Só não tenho a certeza se é possivel activar e desactivar o filtro "on the fly", nunca consegui perceber isso muito bem.

O que eu gostaria era de saber integrar o dito cujo filtro numa instalação normal do Windows XP, e ainda mais numa instalação de Windows 2003, que é onde faz mais sentido (por muito que tenham avançado ultimamente, a memória flash ainda é muito mais lenta que um disco rígido, faz mais sentido usar algo assim num sistema que não precise de aceder demasiado ao disco de sistema, o que com a configuração que tenho em mente é perfeitamente possível, parece-me).

E sim, referia-me à memória virtual. O Windows nunca foi demasiado bom nesse aspecto, começa a mandar coisas para a memória virtual bem antes de ter esgotado a memória física. Queria algo ligeiramente mais parecido com Linux (que, basicamente, não usa memória virtual a não ser quando imprescindível)

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes