Boas, pessoal. Ando aqui de volta com uma dúvida e gostava de saber se alguém me poderia ajudar com ela.
Ora então é assim: agora que a memória Flash está extremamente barata, começa a fazer algum sentido (para quem, como eu, quer ter um PC que faça de servidor silencioso) meter o Sistema Operativo num cartão CF bootable e arranjar as coisas de forma a que se possa ter um PC "calado" o maior tempo possível.
Existe, no entanto, um problema: a memória Flash tem limites ao número de vezes que pode ser escrita, e o Windows não é propriamente simpático nesse aspecto, porque passa a vida a ler e a escrever nos discos rígidos (em especial nos portáteis é uma grande seca, o HDD quase não desliga...). Sei que a Microsoft tem um sistema que permite contornar isto, que é um filtro de escrita aplicado em algumas implementações do XP Embedded. O que eu queria saber é se seria possível instalar este filtro no Windows XP Profissional normal, e fazer com que, por exemplo, todas as alterações feitas no disco apenas fossem definitivamente gravadas ou quando o utilizador disesse ou de tempos a tempos ou ainda ao reiniciar/desligar o PC (qualquer um deles serviria).
Fora este assunto, resta a questão do "mounting" em Windows XP/2003. Descobri finalmente o que os discos dinâmicos são capazes de fazer há pouco tempo e uma dessas coisas é (algo que o Linux sempre fez, mas enfim, nunca é tarde demais para se adoptarem boas soluções) a capacidade de utilizar uma partição de um disco como uma pasta do Windows. A pergunta que queria fazer era se será possível utilizar este sistema com as pastas "Documents and Settings" e "Program Files". A pasta Windows é, obviamente, impossível de retirar do disco de arranque (os discos dinâmicos só são acessíveis com o SO em funcionamento...), mas não sei se as outras duas pastas que referi também serão fundamentais.
No fundo a ideia seria manter no cartão CF o mínimo do SO possível, mantendo um ou dois discos rígidos ao lado que funcionariam apenas quando indispensável (reduzindo até, se tudo corresse pelo melhor, o consumo de energia eléctrica)
Já agora, que estou com a "mão na massa"... Existe alguma forma de obrigar o Windows a utilizar menos o page file? É ridículo ter 1GB de RAM e cerca de metade (estou num portátil com uma X700 com Hypermemory) estar livre, ao mesmo tempo que o PF tem mais de 400MB ocupados... :S
Obrigado desde já.
Cumps.
Miguel