Boas!
To agora no segundo ano da licenciatura em engenharia informatica e de computadores (LEIC) no Instituto Superior Tecnico (IST).
-Basicamente, e atendendo a que estou no IST, a receita para o sucesso é a seguinte:
-Ir a todas as aulas (teoricas e practicas!). Mesmo que estejas meio a dormir, alguma coisa entra, e alem disso nem toda a materia e vista nas practicas (mts vezes e vista mas muito por cima).
-Dar uma vista de olhos na materia no dia anterior às aulas practicas de cada cadeira. Isto fara com que nao fiques para tras, isto é, muitas materias sao sequencias (por exemplo programacao) e se nao souberes o que esta para tras nunca vais perceber o que vem para a frente.
-Comecar a fazer os trabalhos/projectos/fichas electronicas mal saiam. Nunca vais ter tempo suficiente para fazer tudo o que queres. E quando, num só semestre chegas a ter 5 grandes projectos para fazer... Se o dia tivesse mais 10 horas era a pessoa mais feliz do mundo =)
-Utilizar todos os recursos ao teu alcance... Incluindo a cabula, o trabalho dos colegas ( :/ ),etc...
-Estudar atempadamente para todos os testes e fazer o maximo para nao ir à epoca de exames. Vai custar mais a estudar quando toda a gente já esta de ferias
-Quanto ao curso em si...
Muita matematica, muita logica e muita programação.
Tudo com um grande objectivo: criar elastecidade mental. Resolver problemas avancados de matematica ou fisica é como fazer tunning do cerebro (lol). Depois utilizas essas novas capacidades em programação... Quanto mais programas mais practica tens de fazer "aproximações" a problemas e eventualmente resolve-los. Mais tarde podes adaptar essas estrategias a outros ambientes (gestão?).
Outro grande objectivo é aprender a trabalhar em grupo. Todos os projectos são de grupo, e especialmente em programção, um bom planeamento do trabalho é meio caminho andado.
As outras cadeiras são, em alguns casos, muitos superficiais (como as cadeiras falam de hardware ou arquitectura de computadores) ou então complementares. Não significa que não são necessárias ou que são faceis.
-Com bolonha...
Este processo possibilita-te uma coisa: entrar para o mercado de trabalho mais cedo.
Com 3 anos de curso estas habilitado nem que seja a programar. No entanto deves tirar o mestrado por duas razão:
-O teu valor no mercado não vai aumentar (excepto a facto de teres mais expertise), o que não te vai deixar evoluir na carreira.
-O que me disseram (o sublinho que não tenho a certeza do que vou escrever!!!) foi que a ordem dos engenheiros so vai reconhecer como engenheiro que tiver curso e mestrado (num paradigma pos-bolonha).
Mesmo a quem faz o curso no tecnico (joking

).
E acho que ja escrevi demais. Sorry pelo mau portugues mas estou cheio de sono... as aulas começaram esta semanda, o desporto tb e enfim... o corpo tem as suas necessidades.
Espero ter ajudado =)
instincto