Opiniões sobre curso

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Opiniões sobre curso

Mensagempor tntnt » Quinta Set 14, 2006 1:10

Boas!
Devido a alguns problemas derviados, va la... da preguiça, so este ano resolvi concorrer a faculdade, e entrei para o curso de Engenharia Informática. Ja tenho bastante experiência a lidar com hardware, pois trabalho no ramo.
O curso baseia-se mais na vertente da programação (onde n pesco nada, mas interesso-me) e redes (tenho apenas experiência pratica básica), ja pra n falar na matemática.
Gostava de perguntar a quem tirou este curso (ou similar) se me da umas achegas do q poderei vir a encontrar, e a sua opinião sobre o mesmo, so mm naquela!!

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor ricardo_03 » Quinta Set 14, 2006 1:14

Epa eu n tirei esse curso mas por acaso o topico que criaste tambem me interessa, acho esse curso bastante porreiro.

cumprimentos
ricardo_03
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jul 20, 2006 21:52

Mensagempor sLiNk » Quinta Set 14, 2006 3:08

Eu estou a tirar Engenharia Informática, mas não te posso dizer grande coisa sobre o curso, pois ainda estou no primeiro ano, e raramente fui ás aulas... :lol:
Ano de caloiro e tal...

Mas é como dizes, tem bastante programação. Tens também sistemas operativos, redes, automatação, inteligência artificial, gestão, legislação...
sLiNk
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Jun 26, 2005 20:54

Mensagempor Dani » Quinta Set 14, 2006 3:12

Eu não tou em engenharia informática, mas tou num curso parecido.

Por muito decepcionante que te possa parecer a parte de hardware vai-te servir de muito pouco.a tua experiência em redes, essa sim vai te dar bastante jeito, pq as cadeiras de redes não custumam ser das mais fáceis.

De resto conta cm muita matemática, física, e programação.

Pequeno concelho já que vais começar agr a faculdade, tenta fazer uma revisão das cenas que deste durante a semana, no fim-de-semana. E quando tiveres trabalhos para fazer não os deixes para a última da hora.

Já agr onde te inscreveste?

Cumps
Dani
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mai 12, 2005 20:00

Mensagempor Lbboy » Quinta Set 14, 2006 3:26

Por muito decepcionante que te possa parecer a parte de hardware vai-te servir de muito pouco.a tua experiência em redes, essa sim vai te dar bastante jeito, pq as cadeiras de redes não custumam ser das mais fáceis.

Ate eu k tou em engenharia electrotecnika e computadores..em k a principal vertente estudada e o hardware (supostamente)segido de alguma koisa basika de software (programaçao) o k tu sabes n interesa pa nada..pois neste curso so das coisas teorikas..e com mt pouka pratika logu é boringggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg
Intel i7 920 @3.7Ghz@ Corsair H-50
Asus P6T Deluxe V2 @ Corsair Obsidion 800D
Asus Hd5870 1Gb Gddr5 @ Lcd Samsung T220
6Gb DDR3 G.Skill Ripjaw 1600Mhz
Logitech Z-5500 / StellSeries Siberia V2
Corsair HX-750W
Lbboy
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 24, 2005 17:59

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Set 14, 2006 3:39

Eu vou a caminhar para a FEUP, só falta saber o curso, quase de certeza que na FEUP entro ... :roll:
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor sLiNk » Quinta Set 14, 2006 4:14

Speed Dragon Escreveu:Eu vou a caminhar para a FEUP, só falta saber o curso, quase de certeza que na FEUP entro ... :roll:

Isso de entrar só pelo nome da Faculdade e não pelo curso que se pretende... bahhh...

Do tipo, um gajo meter nas seis opções cursos da mesmo Faculdade... O que interessa é entrar naquela...

"Epah, sou Engenheiro e tirei o meu curso na FEUP!"
"Ai sim? Que curso?"
"Engenharia de Minas e Geoambiente."
"O quê?"
"Engenharia de Minas e Geoambiente."
"Fala mais alto! Não te ouço!"
"Engenharia de Minas e Geoambiente. Mas o que interessa é que sou Engenheiro da FEUP!"

:lol:
Editado pela última vez por sLiNk em Quinta Set 14, 2006 4:31, num total de 1 vez.
sLiNk
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor tntnt » Quinta Set 14, 2006 4:16

Dani Escreveu:Pequeno concelho já que vais começar agr a faculdade, tenta fazer uma revisão das cenas que deste durante a semana, no fim-de-semana. E quando tiveres trabalhos para fazer não os deixes para a última da hora ..... Já agr onde te inscreveste?

No ISTEC. E esse conselho aparenta ser sábio, visto q n és o 1º a dar-mo!

Lbboy Escreveu:Ate eu k tou em engenharia electrotecnika e computadores..em k a principal vertente estudada e o hardware (supostamente)segido de alguma koisa basika de software (programaçao) o k tu sabes n interesa pa nada..pois neste curso so das coisas teorikas..e com mt pouka pratika logu é boringggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg

Ya, eu sei q vai ser mta teoria "boring and it's gonna make me sleep", Mas de hardware sei eu :D , o q quero agora é entrar pela programação e gestão de redes (digo eu...). E dentro dos cursos q eu vi, no meu entender parecia o mais completo.
Epa obrigadão pelas opiniões, keep'em comming!!
cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Set 14, 2006 13:27

sLiNk, só falta saber se é LEEC ou LEIC :)

Só falta saber é se entro na 1º fase em LEIC ou na 2º fase em LEIC ...
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor nelugo » Quinta Set 14, 2006 14:30

"Desemerda-te"
Básicamente é o que é pedido em informática na UM, principalmente com bolonha.
Dão umas bases sobre a matéria, exemplos, exercícios resolvidos etc não tens.
Tens de perder muitas horas do teu precioso tempo a procurar todo o tipo de guias, matéria, etc.
Pois pra isso mais valia fazer um curso por correspondencia, ao menos assim aprendia-se.
Como diz um professor"nós agora ajudamos a aprender, não ensinamos".
Depois pedem trabalhos de programação monstroosos, isto só pra ir exame (em muitas universidades já te garante passagem).
O dobro da matéria em menos tempo.

Há universidades onde é a maior palhaçada, normalmente apercebes-te disso quando já andas-te noutras.

O que eu digo é que importa gostar do que se aprende.
Se não há vocação, o curso está mal organizado e vêm que vos colocam muitas dificuldades escusadamente pensem em mudar se tiverem possibilidade.

O mercado de emprego já não chama gente antes de terem o curso de informática acabado, como há uns anos.

O futuro nesses cursos é mais fazer programação o dia todo(chato, deprimente) ou gerir complexos projectos de software, com datas limite, orçamentos, clientes exigentes...(muito stressante).

No secundário havia poucas hipoteses de escolha em relação ao que se quer aprender, mas agora as possibilidades são muitas.
Por isso vejam nas que se metem e saibam avaliar
"Mais vale estar no fundo de uma escada que se quer subir do que a meio de uma que não se quer subir"
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor cRaZyzMaN » Quinta Set 14, 2006 14:45

Tens muita matemática, essas são as cadeiras mais complexas, as outras é como se costuma dizer quem corre por gosto não cansa.
cRaZyzMaN
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 13, 2005 20:33

Mensagempor sLiNk » Quinta Set 14, 2006 18:06

Speed Dragon Escreveu:sLiNk, só falta saber se é LEEC ou LEIC :)

Sendo assim... Acho que são mais ou menos parecidos os cursos...
sLiNk
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor AMSRocha » Quinta Set 14, 2006 18:38

Boas eu estou no 3º ano de Engenharia Informática....

1º vais ter muita programação é verdade e digo-te eu kd entrei em EI não sabia nada de programação via o pessoal em Algoritmia a dizer que akilo era facil e eu feito burro não manjava nada, mas com muito esforço e vontande lá consegui atinar, mas no 1º ano passei á rasca em programação sempre 10 lol...mas contudo dediquei-me certas horas da matina a programar e agora já tiro 19 a trabalhos e tenho media de 15 a programação :) com vontade chegamos lá :)...

2º Matemática uma dor de cabeça lol.. e muitas disciplinas derivadas da matematica tenho passado sempre á rasca mas infelizmente a ultima cadeira de matematica ficou-me para traz mas vou fazer este ano não há que desistir :)

3º Redes ainda pouco falei mas tou ansioso por ter as disciplinas de redes...

Contudo se gostas de Informática e queres trabalhar nesse ramo siga em frente e BOA SORTE :)

Speed Dragon boa sorte também....

Fiquem bem
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor aDoF96 » Quinta Set 14, 2006 22:55

Eu, em princípio, tou na FEUP a tirar esse curso :D

So espero qe o SpeedDragon consiga tamem entrar e fiqe na mha turma, ja qe era da minha no liceu :wink:

Speed Dragon Escreveu:sLiNk, só falta saber se é LEEC ou LEIC :)

O curso chama-se MIEIC (Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação) :wink:
aDoF96
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 26, 2004 14:34

Mensagempor instincto » Quinta Set 14, 2006 23:46

Boas!

To agora no segundo ano da licenciatura em engenharia informatica e de computadores (LEIC) no Instituto Superior Tecnico (IST).

-Basicamente, e atendendo a que estou no IST, a receita para o sucesso é a seguinte:

-Ir a todas as aulas (teoricas e practicas!). Mesmo que estejas meio a dormir, alguma coisa entra, e alem disso nem toda a materia e vista nas practicas (mts vezes e vista mas muito por cima).

-Dar uma vista de olhos na materia no dia anterior às aulas practicas de cada cadeira. Isto fara com que nao fiques para tras, isto é, muitas materias sao sequencias (por exemplo programacao) e se nao souberes o que esta para tras nunca vais perceber o que vem para a frente.

-Comecar a fazer os trabalhos/projectos/fichas electronicas mal saiam. Nunca vais ter tempo suficiente para fazer tudo o que queres. E quando, num só semestre chegas a ter 5 grandes projectos para fazer... Se o dia tivesse mais 10 horas era a pessoa mais feliz do mundo =)

-Utilizar todos os recursos ao teu alcance... Incluindo a cabula, o trabalho dos colegas ( :/ ),etc...

-Estudar atempadamente para todos os testes e fazer o maximo para nao ir à epoca de exames. Vai custar mais a estudar quando toda a gente já esta de ferias :D

-Quanto ao curso em si...

Muita matematica, muita logica e muita programação.
Tudo com um grande objectivo: criar elastecidade mental. Resolver problemas avancados de matematica ou fisica é como fazer tunning do cerebro (lol). Depois utilizas essas novas capacidades em programação... Quanto mais programas mais practica tens de fazer "aproximações" a problemas e eventualmente resolve-los. Mais tarde podes adaptar essas estrategias a outros ambientes (gestão?).

Outro grande objectivo é aprender a trabalhar em grupo. Todos os projectos são de grupo, e especialmente em programção, um bom planeamento do trabalho é meio caminho andado.

As outras cadeiras são, em alguns casos, muitos superficiais (como as cadeiras falam de hardware ou arquitectura de computadores) ou então complementares. Não significa que não são necessárias ou que são faceis.

-Com bolonha...

Este processo possibilita-te uma coisa: entrar para o mercado de trabalho mais cedo.
Com 3 anos de curso estas habilitado nem que seja a programar. No entanto deves tirar o mestrado por duas razão:

-O teu valor no mercado não vai aumentar (excepto a facto de teres mais expertise), o que não te vai deixar evoluir na carreira.

-O que me disseram (o sublinho que não tenho a certeza do que vou escrever!!!) foi que a ordem dos engenheiros so vai reconhecer como engenheiro que tiver curso e mestrado (num paradigma pos-bolonha).
Mesmo a quem faz o curso no tecnico (joking ;) ).

E acho que ja escrevi demais. Sorry pelo mau portugues mas estou cheio de sono... as aulas começaram esta semanda, o desporto tb e enfim... o corpo tem as suas necessidades.

Espero ter ajudado =)

instincto
instincto
Novato
Novato

Registado: Quinta Set 14, 2006 21:49

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Google [Bot] e 1 visitante