SATA? IDE? Como?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

SATA? IDE? Como?

Mensagempor Cigarro » Quarta Set 20, 2006 20:53

Tenho uma pequena, grande questão. Desde os 2 anos ultimos em que comprei o meu computador ja lhe alterei memorias, grafica, power suplly e ate lhe adicionei o disco de um pc velhinho. Mas em discos rigidos desses 'modernos' SATA e IDE ta quieto. Gostava que alguem me esclarece-se qual me serviria na perfeição? Eu uso o computador pa armazenar (obvio), mas nao gosto de gastar em dvds prefiro gravar no pc e kuando ja não gostar apagar.Tambem o uso (obviamente) para jugar.

Fikem Bem e Aguardo Resposta.
Portable: Satellite A200-21T
Cigarro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mar 04, 2006 13:28

Mensagempor Kayn » Quarta Set 20, 2006 22:34

Bem, qual deves escolher pra armazenar?

Ponto 1: verificar se tens uma board compativel com sata. Aproveita e ve se é compativel com o discos sata2.

Ponto 2: Se o ponto 1 se verificar positivo, compra o maior disco sata que as tuas possibilidades financeiras te permitirem (se precisares de saber lojas pede por PM). Os discos estão relativamente baratos, discos de de 250Gb andam a volta dos 100€. Como marca, Western Digital parece ser das melhores opçoes de mercado do momento, agrupando uma grande relação positiva qualidade/preço/desempenho/silencio.

Ponto 3: Mais alguma duvida sobre isto, está provavelmente esclarecida num post muito recente, tambem sobre discos sata:

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=41557

Se mesmo assim nao vieres a tua duvida usa a função "procurar" do forum que ajuda imenso. E, em ultimo recurso, na hipotética possibilidade de nao teres a tua duvida respondida, posta aí. Nao ha de faltar gente para te ajudar, é pra isso que ca estamos :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Cigarro » Quarta Set 20, 2006 22:43

Ai esta o problema destes foruns, nao respondem as perguntas mais simples( estupidas ) :P Como sei se a minha board e compativel com SATA 2? Tenho uma MSI 848 NEO-S (MS-6788), tenho o everest, se ouver algum sitio onde possa ver, agradecia. Outra coisa esses tais SATA 2 presisam de cabos extra ou uma instalaçao extra sem ser o SO?

Obrigado
Cigarro
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Quinta Set 21, 2006 0:50

Bem... sem te querer ofender, nao leves a mal, mas perguntas mais simples costuma estar largamente exploradas noutros posts e, muito provavelmente, num post fixo qualquer. Por isso é que recomendamos procurar antes de perguntar. Mas adiante.

O procedimento para o que queres saber... isso até já é mais senso comum que propriamente conhecimento tecnico... Quando queres saber qualquer coisa mais tecnica sobre alguma coisa, procuras no manual ou a uma referencia qualquer do fabricante. Como eu nao tenho o manual da tua board, fiz uma busca pelo google e fiquei a saber ao certo qual o site da MSI. Uma busca ligeira no site da MSI (a marca da tua board) pela referencia da tua board deu nisto:

http://www.msi.com.tw/program/products/ ... hp?UID=493

Ora, aqui diz que suporta sATA até 150Mb/s (nao suporta as velocidades de 300Mb/s de sATA2, embora, qualquer disco sata2 funcione bem na mesma, apenas a menos velocidade)

Dispositivos sata nao precisam de instalação extraordinária. Basicamente é liga-los pelos cabos deles e ja devem ficar a dar.

Quando muito podes querer instalar um driver qualquer da motherboard, se o fabricante dela fornecer, para optimizar o desempenho.
Podes precisar (ou nao) de um cuidado especial ao instalar o windows num disco destes, porque o windows pode precisar de uma diskette com os drivers para reconhecer o disco, mesmo no inicio da instalacao do windows. Isto nao acontece sempre (por acaso, eu tive sorte. nunca precisei de nada, o meu win sempre reconheceu discos sata lindamente sem mais nada)

Ja agora, essa diskette com os drivers pra instalar o win em discos sata (só se te fizer falta) costuma estar disponivel no site do fabricante do disco.

se a tua board suporta sata, provavelmente ate ja trazia cabos sata. Ha 2 tipos de cabos sata:
- o cabo de dados, que deve ter este aspecto:
Imagem

Imagem

- e o cabo de alimentação electrica:
Imagem

A tua fonte de alimentacao provavelmente ja tras um cabo destes no meio dos outros todos. Se nao trouxer, ha adaptadores das fichas molex normais de uma fonte de alimentacao pra fichas sata.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Cigarro » Quinta Set 21, 2006 16:41

Epa muito obrigado es o master :D

Ja agra depois do k escreveste tive a ver kal seria o melhor pa comprar e fiqueime pelos 300 / 320gb. fui aqui a uma loja perto bastante conhecida , e tive a informar-me.
Mas ouve uma coisa k me deixou intrigado pk e k um disco Maxtor 320GB Sata II 16MB custa mais 1€ que o Maxtor 320GB Sata II 8MB?
Outra coisa esse cabo a vermelho k ai esta, nao tenho nenhum. DEpois existe algum adaptador ou ja vem com o disco ou alguma coisa assim?

Fikem Bem
Cigarro
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor tntnt » Sexta Set 22, 2006 0:29

Isso dos preços pode depender de mtas coisas, mais propriamente de quando o stock foi adquirido. Vai para o de 16mb, e se puderes escolhe um Western Digital.
Em relação ao cabo, podes adquiri-lo em qq loja de informática por volta dos 3€.
cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor Kayn » Sexta Set 22, 2006 1:17

Ya, o tntnt disse tudo. Compra o de 16mb ainda por cima porque a diferença de preço é ridicula :) Mas melhor ainda era tentares arranjar Western Digital. Sao mais silenciosos que os Maxtor (tendem a "moer" um bocado mais alto)

é esquesito a tua board nao trazer cabos sata. bem, se calhar, tanto melhor, escolhes uns de uma cor que gostes. até podes fazer um bocado de tuning e comprar uns reflectores UV :P
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Cigarro » Sexta Set 22, 2006 13:30

ok mto obrigado, mas ha um problema k me tem remoido. olhei para a minha placa e nao vi nenhum sitiu onde encaixar esse tal cado de dados sata. aki esta a imagem da mesma : http://www.msi.com.tw/program/products/ ... 493&KIND=1
e tou com medo de comprar pa nada.

EDIT: eskecam axei :D soke pensava ser maior e afinal e pekeno. parece entao k vou comprar o WD 320gb 16mb
Muito obrigado por tudo e fexarei o post depois de o ter instalado e a funcionar, no caso de ter mais alguma kestao.

;)
Cigarro
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes