Bem... sem te querer ofender, nao leves a mal, mas perguntas mais simples costuma estar largamente exploradas noutros posts e, muito provavelmente, num post fixo qualquer. Por isso é que recomendamos procurar antes de perguntar. Mas adiante.
O procedimento para o que queres saber... isso até já é mais senso comum que propriamente conhecimento tecnico... Quando queres saber qualquer coisa mais tecnica sobre alguma coisa, procuras no manual ou a uma referencia qualquer do fabricante. Como eu nao tenho o manual da tua board, fiz uma busca pelo google e fiquei a saber ao certo qual o site da MSI. Uma busca ligeira no site da MSI (a marca da tua board) pela referencia da tua board deu nisto:
http://www.msi.com.tw/program/products/ ... hp?UID=493
Ora, aqui diz que suporta sATA até 150Mb/s (nao suporta as velocidades de 300Mb/s de sATA2, embora, qualquer disco sata2 funcione bem na mesma, apenas a menos velocidade)
Dispositivos sata nao precisam de instalação extraordinária. Basicamente é liga-los pelos cabos deles e ja devem ficar a dar.
Quando muito podes querer instalar um driver qualquer da motherboard, se o fabricante dela fornecer, para optimizar o desempenho.
Podes precisar (ou nao) de um cuidado especial ao instalar o windows num disco destes, porque o windows pode precisar de uma diskette com os drivers para reconhecer o disco, mesmo no inicio da instalacao do windows. Isto nao acontece sempre (por acaso, eu tive sorte. nunca precisei de nada, o meu win sempre reconheceu discos sata lindamente sem mais nada)
Ja agora, essa diskette com os drivers pra instalar o win em discos sata (só se te fizer falta) costuma estar disponivel no site do fabricante do disco.
se a tua board suporta sata, provavelmente ate ja trazia cabos sata. Ha 2 tipos de cabos sata:
- o cabo de dados, que deve ter este aspecto:
- e o cabo de alimentação electrica:
A tua fonte de alimentacao provavelmente ja tras um cabo destes no meio dos outros todos. Se nao trouxer, ha adaptadores das fichas molex normais de uma fonte de alimentacao pra fichas sata.