Que Linux escolher para uma máquina antiga

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Que Linux escolher para uma máquina antiga

Mensagempor ampp_the_rel » Sexta Set 22, 2006 18:02

Ora muito bem, o meu ultimo desktop é um Pentium 3 1.1 Ghz, com 512 mb de ram.

Neste momento só tem duas utilidades sacar (através de emule e torrent) e serve de servidor para a impressora, uma hp 920C.

O que eu quero perguntar é qual será a melhor distro de linux para usar neste pc...que suporte uma rede com os restantes portáteis cá em casa (a correrem windows XP) para poder continuar a servir de servidor de impressao e que de para transferir os "sacanços" atraves de wireless para os portáteis.

(Agradecia que me indicassem uma distro não muito complicada...é que não tenho nenhuma experiência com linux)

desde já obrigado
ampp_the_rel
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 27, 2005 23:05

Mensagempor SuckThis » Sexta Set 22, 2006 18:11

Experimenta o Xubuntu.
Existem outras mas não me lembra os nomes dessas distro.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 02, 2006 17:10

Mensagempor Kayn » Sexta Set 22, 2006 18:14

Esse pc nao é assim tao antigo que nao consiga correr bem :)

Experimenta o Ubuntu ou uma variante (kubuntu, xubuntu...). Eu prefiro o Ubuntu (tem ambiente grafico Gnome). Muito bom para tudo que tu queres. É uma distro muito agradavel de trabalhar e tem um grande suporte de ajuda, mesmo pra quem pouco percebe. E mesmo que percebas pouco, o que nao vai faltar é gente para te ajudar. :)

Depois de instalares o ubuntu passa pelo automatix. Poe-te o pc fino e pronto pra trabalhar com praticamente tudo que te pode fazer falta, sem esforço quase nenhum.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor ampp_the_rel » Sexta Set 22, 2006 20:06

e agora a pergunta parva
onde posso sacar o ubuntu? :oops: :oops:
ampp_the_rel
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ampp_the_rel » Sexta Set 22, 2006 20:16

ampp_the_rel Escreveu:e agora a pergunta parva
onde posso sacar o ubuntu? :oops: :oops:

depois de procurar um bocadinho ja encontrei.

O meu maior problema é mesmo partilhar a impressora...tenho medo que haja algum tipo de incompatibilidade... é que se há os meus pais matam-me :oops:

E aconselham-me a fazer quantas partições? o disco tem 40 GB eu queria mesmo irradicar o windows daquele pc...
ampp_the_rel
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Jeremy » Sexta Set 22, 2006 23:03

Epá, esse pc para linux é um PC "novo". Eu tenho um P3 a 700 MHz com 128MB de RAM com o Suse 10.1 (há quem diga ser das distribuições mais pesadas) e aguenta-se bem, não corro no entanto muitas aplicações em simultâneo (também nunca precisei...).
Jeremy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 16, 2005 12:19

Mensagempor ampp_the_rel » Sábado Set 23, 2006 1:03

Kayn Escreveu:Esse pc nao é assim tao antigo que nao consiga correr bem :)

Experimenta o Ubuntu ou uma variante (kubuntu, xubuntu...). Eu prefiro o Ubuntu (tem ambiente grafico Gnome). Muito bom para tudo que tu queres. É uma distro muito agradavel de trabalhar e tem um grande suporte de ajuda, mesmo pra quem pouco percebe. E mesmo que percebas pouco, o que nao vai faltar é gente para te ajudar. :)

Depois de instalares o ubuntu passa pelo automatix. Poe-te o pc fino e pronto pra trabalhar com praticamente tudo que te pode fazer falta, sem esforço quase nenhum.

O automatix corre no xubuntu? tive a correr as duas distros recomendadas o Ubunto e o Xubunto...o Xubunto correu bem mais depressa... Mas também o live cd nao ajuda...
ampp_the_rel
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Kayn » Sábado Set 23, 2006 4:30

O automatix corre no xubuntu. precisas de instalar mais um pack que nos outros, mas nada de especial. é so seguir as instrucoes do site www.getautomatix.com e ao fim de 10min ta tudo feito.

é, de facto, suposto o xubunto correr mais rapido que os outros, ja que é mais leve um bocado, porque usar o desktop xfce e os outros usam o Gnome (ubuntu) ou o KDE (kubuntu) que sao mais pesados um bocado, mas tambem tem algumas vantagens, como estarem mais completos. No entanto, nada te impede de instalar o xubuntu e mais tarde instalar o Gnome ou o KDE.

Partições é um bocado ao gosto de cada um. É muito recomendado ter uma pro sistema operativo e outra pra swap. A partir daí, é contigo. No teu caso, porque nao queres windows pra nada, era capaz de fazer:

- a primeira partição prai com 10Gb pro sistema operativo do linux em formato ext3. Convem ter alguma margem de manobra em espaço livre para as futuras instalacoes e updates do linux. 10Gb chegam e sobram.

- a segunda partição de prai 1 ou 2 Gb pra swap

- uma terceira partição pra ser a tua pasta user em formato ext3. é a partição/pasta para os ficheiros dos todos dos users (duh :P ). Todos os teus ficheiros que nao sejam sistema operativo (filmes, imagens, etc) ou instalacoes de programas que nao tenham a ver com o SO, vem para aqui, por isso era desta que eu fazia a maior partição do sistema, visto ser o burro de carga e a partição com que mais vais trabalhar.

mas és bastante livre de criar particoes pra praticamente qualquer pasta do proprio linux, se quiseres. Tambem podes ficar so com 2 particoes (a principal com o SO e os teus ficheiros) e a da swap. Mas nao gosto da ideia de misturar os meus ficheiros com os do sistema operativo na mesma particao. Assim, se isto der bronca, so tenho que reinstalar o linux na particao dele que a minha pasta home vai continuar ilesa na partição especifica dela com todos os meus ficheiros privados a salvo.

Quanto a partilha da impressora, nao tenho duvidas que partilhas na boa. Talvez o teu maior problema nesta area seja mesmo ter drivers pra linux pra ela. Se ja tiveres isso (ou se o ubuntu ja suportar), ta resolvido. Podes partilhar impressoras com o Samba (o pack que gere partilhas de tudo por redes e nao só).
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes