O automatix corre no xubuntu. precisas de instalar mais um pack que nos outros, mas nada de especial. é so seguir as instrucoes do site
www.getautomatix.com e ao fim de 10min ta tudo feito.
é, de facto, suposto o xubunto correr mais rapido que os outros, ja que é mais leve um bocado, porque usar o desktop xfce e os outros usam o Gnome (ubuntu) ou o KDE (kubuntu) que sao mais pesados um bocado, mas tambem tem algumas vantagens, como estarem mais completos. No entanto, nada te impede de instalar o xubuntu e mais tarde instalar o Gnome ou o KDE.
Partições é um bocado ao gosto de cada um. É muito recomendado ter uma pro sistema operativo e outra pra swap. A partir daí, é contigo. No teu caso, porque nao queres windows pra nada, era capaz de fazer:
- a primeira partição prai com 10Gb pro sistema operativo do linux em formato ext3. Convem ter alguma margem de manobra em espaço livre para as futuras instalacoes e updates do linux. 10Gb chegam e sobram.
- a segunda partição de prai 1 ou 2 Gb pra swap
- uma terceira partição pra ser a tua pasta user em formato ext3. é a partição/pasta para os ficheiros dos todos dos users (duh

). Todos os teus ficheiros que nao sejam sistema operativo (filmes, imagens, etc) ou instalacoes de programas que nao tenham a ver com o SO, vem para aqui, por isso era desta que eu fazia a maior partição do sistema, visto ser o burro de carga e a partição com que mais vais trabalhar.
mas és bastante livre de criar particoes pra praticamente qualquer pasta do proprio linux, se quiseres. Tambem podes ficar so com 2 particoes (a principal com o SO e os teus ficheiros) e a da swap. Mas nao gosto da ideia de misturar os meus ficheiros com os do sistema operativo na mesma particao. Assim, se isto der bronca, so tenho que reinstalar o linux na particao dele que a minha pasta home vai continuar ilesa na partição especifica dela com todos os meus ficheiros privados a salvo.
Quanto a partilha da impressora, nao tenho duvidas que partilhas na boa. Talvez o teu maior problema nesta area seja mesmo ter drivers pra linux pra ela. Se ja tiveres isso (ou se o ubuntu ja suportar), ta resolvido. Podes partilhar impressoras com o Samba (o pack que gere partilhas de tudo por redes e nao só).