Qual o melhor linux?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor ribamar » Segunda Out 02, 2006 20:53

e que sites sao esses onde se podem sacar progs para as distros linux? Pode ser internacional, é = pa mim...

para instalar os pacotes que aparecem na lista do adicionar remover progs do ubuntu, é preciso ter o dvd do ubuntu na drive?

cumps
ribamar
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Set 08, 2006 19:22

Mensagempor Onyros » Segunda Out 02, 2006 21:34

Kayn Escreveu:A desvantagem é que tens que o compilar antes de o instalar. Isto é um bocado mais chato (mas nao muito mais dificil) do que com o pacote. Provavelmente tambem nao tens nenhum software que monitorize a instalacao pra depois ser facil desinstalar (apesar de poder nao ser dificil, mesmo assim, e haver a opcao de o fazeres de uma forma monotorizada) e quase de certeza que tambem nao é criado nenhum atalho nos menus do ambiente grafico automaticamente.
Kayn, para poderes desinstalar software instalado de source com a maior das facilidades ----> checkinstall <---- e passas a poder desinstalá-lo com o apt-get (remove) ;)

Código: Seleccionar todos
man checkinstall

e nunca mais olhas para trás :P (depende das situações)

Essencialíssimo, para mim :D

BTW, Gnome rula... mas Fluxbox.......... \m/ rocks my world :P
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor AMSRocha » Segunda Out 02, 2006 23:33

Boas, já usei a interface grafica Gnome e preferi ficar pelo KDE, e já agora podias dizer qual a diferença entre KDE e fluxbox????

Já ouvi falar bem sobre fluxbox, mas nunca me disseram quais as grandes difrenças para o kde e as suas vantagens , se souberes explicar isso agradeço....

Fiquem bem
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor ribamar » Segunda Out 02, 2006 23:55

Este é o meu primeiro post aqui no forum atraves do Ubuntu :lol:

Eu tenho instalado o Ubuntu num portatil Acer, com uma gráfica Ati Radeo Mobility x1300. Não consigo encontrar drivers para o linux desta placa. Alguém me pode ajudar sff?
Thanks ;)
ribamar
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Kayn » Terça Out 03, 2006 8:09

Ati em Linux:

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index. ... 8.25.18.29

@Onyros: Eu conheco o checkinstall. A palavra "Provavelmente" está aí pra salvaguardar isso mesmo. Mas houve um programa qualquer que eu quis usar em que nao funcionou, por isso nao o considero das soluçoes mais... reliable.

Tambem nao conheço o Fluxbox, mas ja ouvi falar bem dele. Ei-de experimentar.

Ja que estas familiarizado com ele, descreve um bocadinho o fluxbox em comparacao com um gnome/kde, sffv. A ideia com que eu fiquei depois de uma vista de olhos pelo site é que aquilo ainda é um bocado experimental... posso tar enganado.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Posturas » Terça Out 03, 2006 18:34

AMSRocha Escreveu:Já ouvi falar bem sobre fluxbox, mas nunca me disseram quais as grandes difrenças para o kde e as suas vantagens , se souberes explicar isso agradeço....

Vantagens: lightweight e simplicidade.

Kayn Escreveu:Ja que estas familiarizado com ele, descreve um bocadinho o fluxbox em comparacao com um gnome/kde, sffv. A ideia com que eu fiquei depois de uma vista de olhos pelo site é que aquilo ainda é um bocado experimental... posso tar enganado.

É estavel q.b. . É baseado no BlackBox e só por isso é bom (nunca fui muito fã de gnomes nem de KDEs -- o linux deve ser desempenho e optimização).

ribamar Escreveu:Eu tenho instalado o Ubuntu num portatil Acer, com uma gráfica Ati Radeo Mobility x1300. Não consigo encontrar drivers para o linux desta placa. Alguém me pode ajudar sff?
Thanks

FGLRX?

How to para ubuntu:
https://help.ubuntu.com/community/BinaryDriverHowto/ATI
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor SkylineGTR » Terça Out 03, 2006 22:13

Aqui Ubuntu :D

Já uso desde o Warty Warthog (4.10) e neste momento estou a testar a Beta do Edgy Eft (6.10).
Cheguei a ter o Kubuntu por algum tempo, mas para mim Gnome rula, por isso não durou muito tempo.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor Nurv » Terça Out 03, 2006 22:59

Eu ja usei, o mandrake, ubuntu e agora estou a usar o gentoo. Em primeiro lugar porque o meu interesse é em aprofundar os meus conhecimentos sobre linux, mas para quem quer algo estremamente intuitivo o melhor em meu ver é mesmo ou o mandrake (actualmente o mandriva) ou o ubuntu!!!
Nurv
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jul 07, 2005 10:30

Mensagempor ribamar » Terça Out 03, 2006 23:09

Ja consegui instalar a grafica, obrigado amigos pela ajuda.
Agora uma pergunta pertinente: eu a instalar a grafica e a instalar alguns programas, actualizações da lista de packages, etc, gastei uns valentes MB de trafego. Ha maneira de num futuro aproveitar o que ja "saquei", ou ha alguma maneira de sacar os packages dos progs e instalar so depois para os poder guardar para uma futura instalação?

Outra duvida:
Aparece-me o icone do som no panel, tenho o som ligado, o SO conhece 2 dispositivos, o HDA Intel (Alsa Mixer) e Realtek ALC883 (OSS Mixer), tenho os volumes tds no maximo, no entanto inseri um cd audio e fiz play e neps, nem no Sound Juicer nem no Rhythmbox Media Player. A minha placa som é realtek, como posso resolver o problema amigos?

Cumps ;)
ribamar
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor AMSRocha » Quarta Out 04, 2006 0:26

A minha placa som é realtek, como posso resolver o problema amigos?

No meu caso, tive que compilar o kernel e embutir os drivers da placa....

o linux deve ser desempenho e optimização).

Podes crer :), eu até já ando aqui a desactivar serviços, tornar o boot mais rápido e o hd com mais perfomance :)...ando aqui a inventar e um dia destes dou cabo do slackware outra vez lol já foi tantas vezes, mas é assim que se aprende a expermentar isto tudo...

Vou tentar por isso do fluxbox a rular por aqui....

Fiquem bem
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor ribamar » Quarta Out 04, 2006 20:36

No meu caso, tive que compilar o kernel e embutir os drivers da placa....

Hã!?!?
Explica la isso por miúdos, não percebi nada. O que é o Kernel "in the first place"?

Mais algumas dúvidas que vão surgindo com o uso do Ubuntu:
Instelei o NeroLinux que saquei no superdownloads.com.br, vinha em .rpm, e eu instalei a partir do terminal. Instalou td fixe, mas quando clico no ícone para correr o programa este "não reage". Não abre, não faz nada, Any ideas? Será por ser .rpm que é para Red Hat tanto quanto li? Será melhor arranjar a versão por compilar?

Agora para uma cadeira da faculdade vou precisar de programar em C. Que compilador instalar, donde sacar, como instalar, como vai funcionar o processo de compilação e execução (no terminal penso, mas como, quais os comandos, etc),

O aMSN é o melhor programa de IM p Linux? É que quem vem habituado a Windows Live Messenger leva com o aMSN e demora algum tempo a habituar-se às astronómicas diferenças para o do Windows...

No Synaptic Package Manager quando uma aplicação diz "qq coisa for KDE" eu como tenho GNOME não posso instalar, ou pode-se instalar e corre na boa?

ou indiquem-me algum forum para estas duvidas minhas.

Cumps[/code]
ribamar
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor SkylineGTR » Quarta Out 04, 2006 21:46

ribamar Escreveu:Mais algumas dúvidas que vão surgindo com o uso do Ubuntu:
Instelei o NeroLinux que saquei no superdownloads.com.br, vinha em .rpm, e eu instalei a partir do terminal. Instalou td fixe, mas quando clico no ícone para correr o programa este "não reage". Não abre, não faz nada, Any ideas? Será por ser .rpm que é para Red Hat tanto quanto li? Será melhor arranjar a versão por compilar?

Podes converter o package rpm em deb, usando o seguinte comando:
sudo alien nome_do_package.rpm

Depois é só instalar o package .deb:
sudo dpkg -i nome_do_package.deb

ribamar Escreveu:Agora para uma cadeira da faculdade vou precisar de programar em C. Que compilador instalar, donde sacar, como instalar, como vai funcionar o processo de compilação e execução (no terminal penso, mas como, quais os comandos, etc)

Usa este comando e ficas com a máquina pronta para programar em C:
sudo apt-get install build-essential

Crias um ficheiro com extensão .c :
gedit nome_do_programa.c
ou
vi nome_do_programa.c
(pessoalmente gosto mais do gedit, é mais user friendly :P)

Para compilar:
gcc -o nome_do_executavel nome_do_programa.c

Para executar:
./nome_do_executavel

Exemplo:
gcc start programa.c
./start

ribamar Escreveu:O aMSN é o melhor programa de IM p Linux? É que quem vem habituado a Windows Live Messenger leva com o aMSN e demora algum tempo a habituar-se às astronómicas diferenças para o do Windows...

Pessoalmente não gosto do aMSN. Por isso, uso o Gaim que é jeitoso.

ribamar Escreveu:No Synaptic Package Manager quando uma aplicação diz "qq coisa for KDE" eu como tenho GNOME não posso instalar, ou pode-se instalar e corre na boa?

Podes usar aplicações do KDE em Gnome, mas estas podem não correr da melhor forma... É uma questão de experimentares.

ribamar Escreveu:ou indiquem-me algum forum para estas duvidas minhas.

É sempre uma ajuda:
http://guiaubuntupt.org
www.ubuntuforums.org
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ribamar » Quinta Out 05, 2006 0:31

SkylineGTR, quando tento fazer o que disses-te em relação à instalação do NeroLinux, ocorre o seguinte no terminal:

gouveia@gouveia-laptop:~/Desktop/LINUX$ sudo dpkg -i nerolinux_2.1.0.1-3_i386.deb
Selecting previously deselected package nerolinux.
(Reading database ... 78147 files and directories currently installed.)
Unpacking nerolinux (from nerolinux_2.1.0.1-3_i386.deb) ...
Setting up nerolinux (2.1.0.1-3) ...
Operating System: Debian GNU/Linux version testing/unstable

A parte do unstable quer dizer que é por isso que o prog não funca?

Cumps e obrigadão pela ajuda e pela atenção amigo ;)
ribamar
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor SkylineGTR » Quinta Out 05, 2006 1:22

ribamar Escreveu:SkylineGTR, quando tento fazer o que disses-te em relação à instalação do NeroLinux, ocorre o seguinte no terminal:

gouveia@gouveia-laptop:~/Desktop/LINUX$ sudo dpkg -i nerolinux_2.1.0.1-3_i386.deb
Selecting previously deselected package nerolinux.
(Reading database ... 78147 files and directories currently installed.)
Unpacking nerolinux (from nerolinux_2.1.0.1-3_i386.deb) ...
Setting up nerolinux (2.1.0.1-3) ...
Operating System: Debian GNU/Linux version testing/unstable

A parte do unstable quer dizer que é por isso que o prog não funca?

Cumps e obrigadão pela ajuda e pela atenção amigo ;)

Julgo que é por essa distro não ser totalmente suportada pelo NeroLinux. Na minha até aparece: "Unsupported Linux distribution."
Mas instala, com umas mensagens de erro pelo meio e corre.

O que eu fiz foi o seguinte:

1) Saquei o NeroLinux do site oficial, que até disponibiliza o pacote em .deb: ftp://ftp1.de.nero.com/nerolinux-2.1.0.2-x86.deb

2) Depois tens de instalar o GTK1.2 para poderes instalar o NeroLinux:
sudo apt-get install libgtk1.2 libgtk1.2-common

3) Depois instalas o NeroLinux:
sudo dpkg -i nerolinux-2.1.0.2-x86.deb

4) Para correr é só digitar "nero" na consola ;)

Só instalei para te poder ajudar, até porque o NeroLinux não é gratuito e não tenho serial. Tens alternativas free como por exemplo o GnomeBaker:
http://gnomebaker.sourceforge.net/v2/?page_id=5

Deve haver mais (e até melhores), mas como também não costumo gravar nada aqui no portátil, logo não uso esse tipo de software, não estou dentro do assunto :P
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ribamar » Quinta Out 05, 2006 17:31

As duas unicas coisas que ainda não consegui fazer no ubuntu foi por a placa de som a funcionar e conseguir ver videos .avi, .mpg, etc etc.

Existe algum codec pack que se instale para ficar com o sistema preparado para td o tipo de video?

Cumps
ribamar
Aprendiz
Aprendiz

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes