Potencia das UPS e outras questoes

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor ADFC » Sábado Set 30, 2006 6:13

jmlramos Escreveu:Agora é a minha vez de apresentar algumas dúvidas em relação a UPS. :D

Possuo o seguinte setup:

- Athlon 64 3000
- 512 ram
- Disco IDE 80gig + SATA 250gig
- Placa gráfica Ati 9250 256 mb
- Fonte 420w

Duvida 1 - Neste momento estou a utilizar um CRT de 17 polegadas mas em breve utilizarei um Belinea CRT de 21 polegadas. Até agora apenas se falou em TFTs mas penso que os CRTs consomem muito mais correcto? Quanto? Juntando o setup do computador que referi ao consumo do monitor crt de 21 polegadas, que potência deverá a minha UPS ter?

Duvida 2 - Tenho ainda um disco externo de 250 gig que utilizo exclusivamente para backups. Valerá a pena ligar este disco a uma tomada de backup da UPS? Estou a perguntar isto porque penso que existe a hipótese de, caso eu esteja a utilizar o disco externo no momento em que a ligação eléctrica vai abaixo, este possa perder danos ou mesmo danificar-se correcto? Se não for este o caso, então bastar-me-ia ligar o disco a uma tomada normal com protecção de picos da UPS.

Duvida 3 - não compreendo porque é que a esmagadora maioria das UPS de 600 ou 800VA de baixo preço (mustek, phasaks e afins) possuem todas tomadas IEC 320 C13 fêmea, que não são as que utilizamos no dia a dia! As únicas 2 ups que vi a bom preço aqui nos arredores (Portimão) com as "normais" tomadas Schuko CEE fêmea eram de baixa potência (325 e 500va) e custavam mais do que as outras que tinham mais potência e conecções IEC 320 C13 fêmea.
Tendo em conta que não sei fazer cabos "personalizados" nem tenho quem mos faça, penso que arranjar um cabo com ligação IEC 320 C13 nas 2 extremidades seja fácil correcto? Pelo menos penso que já vi alguns. É que assim, ligar o monitor e o computador torna-se fácil.
MAS, e depois como faço para ligar, caso necessário (consoante a resposta à duvida 2), o disco externo que apenas tem uma saida de tomada "normal"?

Duvida 4 - Pressupondo que compro, por exemplo, uma Mustek com tomadas IEC 320 C13 fêmea, verifico que esta tem 3 saídas destas. Pressupondo também que não consigo obter um cabo que converta IEC 320 C13 fêmea em Schuko, fico então com uma saída inutilizada?

Duvida 5 - Mais uma vez, pressupondo que a ups que compro apenas tem tomadas IEC 320 C13 fêmea, não poderei tirar partido da protecção de picos (e de outras anomalias na rede) para proteger outros aparelhos eléctricos? É que por vezes posso querer ligar alguns componentes electrónicos à rede eléctrica que gostaria de ver protegidos contra os referidos picos.

Olá jmlramos!

Dúvida 1:
Estás completamente certo! Normalmente, os Monitores CRT consomem mais que os Monitores TFT.
Por exemplo um Belinea 2080 S1 (TFT 20.1") consome 54Watt(máx.)
Mas um Belinea 10 80 60 (CRT 21") consome 160Watt(máx.)
Assim, é de esperar que um CRT consuma normalmente o dobro (ou até mais) que um monitor TFT.
Mas dependerá dos fabricantes, claro.

Quanto à potência da UPS:
420Watt(PSU)+160Watt(CRT)=580Watt(máx.)
580Watt / 0.6(Factor de Potencia)=966,(6)VA
Por isso, 1.000VA parece-me suficiente (visto ter utilizado as potências máx. para este cálculo).

Dúvida 2:
Actualmente, nenhum HDD se danifica perante falhas de energia (0 Volt).
Nem que essa falha de energia, ocorra durante uma operação R/W!
Isto é verdade há já alguns anos. Existem livros onde podes ler sobre isso.
Um HDD pode danificar-se (por ex.) perante uma sub/sobre-tensão, falha electrónica, pancadas, vibrações violentas, corrosão, humidades excessivas, etc...
Existem ainda alguns sites que continuam a afirmar que certos HDD's se danificam perante falhas de energia.
Mas que eu saiba todos os fabricantes recentes utilizam posicionadores mecânicos que colocam as cabeças de leitura/escrita na área de LZ (Landing Zone), que é uma área de segurança do HDD, onde nunca se encontra informação. Para além disso 99% dos fabricantes utilizam hoje em dia Tecnologia CSS (Contact Start/Stop) e também posicionadores de Inércia de Rotação.
Mas antigamente danificar um HDD por falha de energia, era algo comum e os utilizadores até tinham de fazer o Head-Parking antes de desligar/transportar um PC! Esses tempos já lá vão.

No entanto podes perder dados, perante uma falha de energia!
E por isso recomendo ligares o HDD externo a uma tomada de UPS com autonomia.

Dúvida 3:
Um conector IEC 320 C13 fêmea é mais barato, tem grande aceitação internacional (International Electrotechnical Commission, daí o nome IEC), já é utilizado desde a norma AT (desenvolvida pela IBM em 1984), e é um conector extremamente compacto.
O preço e tamanho reduzidos são os seus grandes trunfos!
É que há por vezes necessidade de se criarem UPS's e PDU's **extremamente** compactos.

Repara nestas PDU's.
Temos 12 conectores IEC 320 C13 fêmea, contra 8 conectores Schuko CEE fêmea!
Imagem
Aqui cada milímetro conta! E o IEC 320, vence o Schuko nesse aspecto.

Encontrar cabos IEC 320 para ligares o Monitor+PC à UPS é fácil.
Se quiseres ligar o HDD externo, terás provavelmente de adaptar um cabo.
Embora exista o cabo que pretendes (p/ o HDD externo), ele é algo raro (já um utilizador aqui perguntou por ele).
No entanto, recentemente, reparei que a APC comercializa o cabo que pretendes.
Clica em Cabo APC ref. AP9880.

Dúvida 4:
Podes utilizar esse 3º conector IEC-320 C13 fêmea (da UPS), para no futuro, ligares o que pretenderes. Há vários dispositivos que usam estas conexões. Uma Imp. Jacto de Tinta de baixo consumo, colunas de PC, etc...
Ou então, deixa-a sem utilização. Não tem problema.

Dúvida 5:
Se não possuíres um cabo adaptado, ou uma UPS com conectores Schuko CEE fêmea (como as MGE têm), então de facto, não poderás ligar "equipamento normal" a uma UPS com conectores IEC-320 C13 fêmea. Isso será incompatível.

Conclusão 1: Compra uma UPS com conectores Schuko CEE fêmea (MGE será o mais aconselhável para a potência que pretendes).

Conclusão 2: Compra o cabo da APC que eu te referi em cima (ou de outra marca).

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 31, 2005 2:32

Mensagempor jmlramos » Sábado Set 30, 2006 6:43

Olá de novo ADFC.

É claro que ajudaste. Não vou repetir que as tuas respostas são fantásticas (mesmo apesar de ter acabado de o fazer!) :D

Bem, infelizmente eu sou um dos 95% de compradores que estão restritos por um budget bem apertado. Se não tivesse problemas de orçamento procuraria a UPS com shuko e 1000va mas estas são carissimas.

Pelo meu orçamento, penso que o melhor que conseguirei comprar será mesmo a Mustek 800VA. Mesmo tendo em conta que me aconselhaste a de 1000va, vou considerar que não estou a utilizar os 420watts suportados pela minha fonte de alimentação, pois tu mesmo disseste que é raro tal acontecer, e eu não tenho um pc "artilhado". Assim sendo, espero que os 800va sejam suficiente. O meu monitor de facto tem o maximum consumption de 160watts.

Felizmente acabei de descobrir um acessório fantástico, cuja existência desconhecia. Enquanto navegava no site de uma loja de informática portuguesa, descobri que existem réguas eléctricas de 5 tomadas shuko da Phasak (http://www.phasak.com/) que se ligam por uma tomada IEC 320-C14 macho!! Ainda por cima só custam 9.9 euros na loja!

Assim sendo, posso ligar o monitor e PC directamente à UP, e ligo a régua à 3a tomada da UPS. Depois é só ligar na régua os aparelhos que quero proteger de picos, etc.

Boa solução não? :wink:
jmlramos
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 29, 2005 1:39

Mensagempor jmlramos » Sábado Set 30, 2006 6:46

Já agora, só mais uma coisa. Algumas pessoas disseram aqui que o software de monitorização da Mustek consome muitos recursos. Tenho 512 mb ram e muitas vezes o meu pc vê-se aflito quando tenho muita coisa aberta ao mesmo tempo. Estou com algum receio que o software torne as coisas muito lentas quando estou a utilizar muitos recursos.

No entanto pensei também que a única altura em que quererei o software ligado é quando não estiver a utilizar o pc correcto? Tendo em conta que o software tem como principal função efectuar um shutdown automático do pc, se eu estiver a utilizar o pc e falhar a energia eu mesmo poderei fazer o shutdown certo?
jmlramos
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 29, 2005 1:39

Mensagempor ADFC » Sábado Set 30, 2006 7:03

Olá jmlramos!

Sim, a de 800VA deverá chegar bem, mesmo assim.
Não sabia que tinhas um orçamento apertado e fiz as contas "por excesso".

Quanto à informação da régua Phasak... Isso é óptimo.
Aposto que fará um jeito enorme a muitos utilizadores.

Agora quanto aos recursos consumidos pelo software de controlo das Mustek... Nunca o experimentei.

Por fim:
No entanto pensei também que a única altura em que quererei o software ligado é quando não estiver a utilizar o pc correcto? Tendo em conta que o software tem como principal função efectuar um shutdown automático do pc, se eu estiver a utilizar o pc e falhar a energia eu mesmo poderei fazer o shutdown certo?

Sim, correcto. Podes fazer um shutdown manual (com ou sem o software em uso).

Abraço
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor tuborgcr » Terça Out 03, 2006 13:12

Boas.

Após ler extensivamente este tópico (parabéns a todos os que contibuiram em especial ao nosso guru ADFC) decidi comprar uma Mustek 1000 USB.

Apesar de a intenção motivadora ser pretender proteger o meu portatil, decidi investir mais um pouco por forma a poder expandir para um PC + TFT mais tarde. ;)

De qq forma assim como o jmlramos, enfrentei a dificuldade de ligar o portatil à UPS pois esta dispõe apenas de tomadas IEC-qq-coisa... :oops:

jmlramos Escreveu:... descobri que existem réguas eléctricas de 5 tomadas shuko da Phasak (http://www.phasak.com/) que se ligam por uma tomada IEC 320-C14 macho!! Ainda por cima só custam 9.9 euros na loja!

Graças a este MAGNÍFICO fórum foi-me tb dado a conhecer (por um user que já n m lembro) dessa régua da Phasak, a qual já adquiri, mas eis que surgem algumas questões que "despejo" para aqui na esperança de respostas elucidativas...

MANUTENÇÃO & INSTALAÇÃO

1. O manual da UPS "aconselha" a não ligação de tomadas de supressão de picos, que penso ser o caso desta Phasak. Existirá mm algum problema nisso? Ou é só para ver se o ppl compra os modelos Office?

2. Qual a melhor forma de "tratar" a UPS?
Mantê-la sempre ligada à tomada?
Desligá-la quando não em uso?
Mantê-la sempre ligada à tomada mas em Off?

3. Devido à falta de tomadas no meu quarto, vou ligar uma tomada de supressão de picos da APC com 5 Shucko - velhinha mas ainda funka ;) -, à qual ligo a UPS, à qual ligo a tomada Phasak.

NOTAS:
Ligações na APC: impressora, colunas e candeeiro halogéneo
Ligações na UPS: P3 500Mhz e SyncMaster 550s (caso não disponha de tomada IEC-qq-coisa vou ter de ligar à Phasak)
Ligações na Phasak: FS Amilo M3438G

Poderei ter problemas com esta instalação?

4. Sendo o máximo desta UPS 1000VA/600W, como é distribuida esta capacidade total? Melhor dizendo, posso utilizar esta capacidade total apenas através da tomada Phasak pendurada numa única saída da UPS? Ou existe um limite "aconselhado" para cada saída IEC-qq-coisa :oops: ?

Bem por agora é "só"... 8O
Desde já um mto obrigado a quem se atrever a responder... :)
Fui...
You don't need eyes to see, you need vision!
:x My shitty NB: FS Amilo M3438G (Plus)
'lagging' urls:
http://support.fujitsu-siemens.de/forum ... hp?t=13089
http://www.petitiononline.com/MX43XLAG/petition.html
tuborgcr
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jan 05, 2006 11:25

Mensagempor D@rKWolf » Terça Out 03, 2006 14:43

que post brutal :P
Imagem
D@rKWolf
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Fev 24, 2005 9:15

Mensagempor ADFC » Quarta Out 04, 2006 0:10

tuborgcr Escreveu:Boas.

Após ler extensivamente este tópico (parabéns a todos os que contibuiram em especial ao nosso guru ADFC) decidi comprar uma Mustek 1000 USB.

Apesar de a intenção motivadora ser pretender proteger o meu portatil, decidi investir mais um pouco por forma a poder expandir para um PC + TFT mais tarde. ;)

De qq forma assim como o jmlramos, enfrentei a dificuldade de ligar o portatil à UPS pois esta dispõe apenas de tomadas IEC-qq-coisa... :oops:

jmlramos Escreveu:... descobri que existem réguas eléctricas de 5 tomadas shuko da Phasak (http://www.phasak.com/) que se ligam por uma tomada IEC 320-C14 macho!! Ainda por cima só custam 9.9 euros na loja!

Graças a este MAGNÍFICO fórum foi-me tb dado a conhecer (por um user que já n m lembro) dessa régua da Phasak, a qual já adquiri, mas eis que surgem algumas questões que "despejo" para aqui na esperança de respostas elucidativas...

MANUTENÇÃO & INSTALAÇÃO

1. O manual da UPS "aconselha" a não ligação de tomadas de supressão de picos, que penso ser o caso desta Phasak. Existirá mm algum problema nisso? Ou é só para ver se o ppl compra os modelos Office?

2. Qual a melhor forma de "tratar" a UPS?
Mantê-la sempre ligada à tomada?
Desligá-la quando não em uso?
Mantê-la sempre ligada à tomada mas em Off?

3. Devido à falta de tomadas no meu quarto, vou ligar uma tomada de supressão de picos da APC com 5 Shucko - velhinha mas ainda funka ;) -, à qual ligo a UPS, à qual ligo a tomada Phasak.

NOTAS:
Ligações na APC: impressora, colunas e candeeiro halogéneo
Ligações na UPS: P3 500Mhz e SyncMaster 550s (caso não disponha de tomada IEC-qq-coisa vou ter de ligar à Phasak)
Ligações na Phasak: FS Amilo M3438G

Poderei ter problemas com esta instalação?

4. Sendo o máximo desta UPS 1000VA/600W, como é distribuida esta capacidade total? Melhor dizendo, posso utilizar esta capacidade total apenas através da tomada Phasak pendurada numa única saída da UPS? Ou existe um limite "aconselhado" para cada saída IEC-qq-coisa :oops: ?

Bem por agora é "só"... 8O
Desde já um mto obrigado a quem se atrever a responder... :)
Fui...

Olá tuborgcr!

Dúvida 1:
Muitas pessoas têm essa questão.
De facto existem algumas razões que desaconselham a utilização de MÚLTIPLOS dispositivos de protecção em simultâneo (isto, se estes possuirem a mesma função).
Isso deve-se por exemplo, mas não só, às seguintes razões:

1) Os dispositivos de protecção (UPS, Supressores, etc...) são optimizados para funcionar e detectar problemas em tensões sinusoidais puras na entrada (pois é essa a tensão fornecida por qq Companhia Eléctrica).
Não é de facto uma situação ideal, pois ambos os dispositivos (UPS e Supressor), estarão à espera de lidar com ondas de tensão sinusoidal puras, por modo a poder corrigi-las mediante uma distorção/deformação.
Ora, isso não irá acontecer se associares UPS's de Tensão PWM com um Supressor de Picos.

2) Os dispositivos de protecção (UPS, Supressores, etc...) incluem também Protecção de Comunicações (Modem dial-up, ADSL, etc...).
Se protegeres uma linha de dados, utilizando a secção de Protecção de Comunicações da UPS e do Supressor em simultâneo, isso, resultará numa significativa perda de sinal.
Essa perda de sinal designa-se por Insertion Loss (caracteristica presente em TODOS os sistemas de Protecção de Comunicações).
Se pretenderes proteger uma linha de dados, utiliza apenas UMA das secções de Protecção de Comunicações. Nunca ambas.

3) Poderão existir ainda outros conflitos entre Sistemas de Protecção.
Tudo dependerá de como é construído o Equipamento.
Daí essa recomendação por parte de muitos Fabricantes!

Uma nota relativamente aos Supressores:
-A Phasak PH9560 tem protecção eléctrica (normalmente é só contra Curto-Circuitos e EMI/RFI).
-A Phasak PH9524 *parece* um bloco de tomadas perfeitamente normal.
Não me parece que tenha protecção alguma (talvez contra Curto-Circuitos). Não tenho a certeza. Só desmontando.
Se a desmontares, possivelmente, só encontrarás com sorte, um Fusível de Acção Lenta. Mas posso estar enganado.

Mediante isto, talvez seja mais aconselhável ligares a Phasak PH9524 a uma UPS (por modo a manteres a recomendação do manual da UPS).

Dúvida 2:
Cada UPS funciona de maneira diferente. Especialmente se forem de Topologia diferente (On-Line, Line-Interactive, etc...).
Normalmente recomenda-se:

-UPS's On-Line (Ligadas à Tomada, e Interruptor de Funcionamento sempre em ON). Isto justifica-se, pelo facto de as UPS's On-Line serem fabricadas para proteger equipamentos sensíveis 24h/7d por semana.

-UPS's Off-Line (Ligadas à Tomada, e Interruptor de Funcionamento em ON enquanto a carga a proteger estiver em uso, caso contrário, colocar em OFF). Isto justifica-se pela ausência habitual de circuitos AVR.

-UPS's Line-Interactive (Ligadas à Tomada, e Interruptor de Funcionamento habitualmente em ON). Depende da carga a proteger. Se for um servidor, até poderá estar sempre em ON e sem problemas.
Eu recomendo deixar o Interruptor de Funcionamento sempre em ON, pois muitas UPS's Line-Interactive desligam totalmente os conectores IEC320 quando este mesmo Interruptor está em OFF, o que causará a médio prazo, necessidade de substituir a pilha interna do PC e proibirá a utilização de funções em certos PC's recentes como o WOL, WOR, WOM, STR, KB Power On, etc, etc...
Também aqui, a inclusão habitual de circuitos AVR, tempos de tranferência rápidos e controlo por MicroProcessador, permitem que o Interruptor de Funcionamento fique sempre em ON.

Dúvida 3:
Não vejo grandes problemas na tua sugestão de ligações.
O ideal seria:
Na tomada eléctrica EDP1:
UPS IEC320 C13 (conector #1) -> (P3+SyncMaster 550S)
UPS IEC320 C13 (conector #2) -> Phasak PH9524 -> Amilo M3438G

Na tomada eléctrica EDP2:
APC (surge supressor) -> (Impressora+Colunas+Candeeiro)

Se apenas possuires *uma* tomada eléctrica EDP, então segue a tua própria sugestão.

Mas há outras combinações possíveis.
O ideal será eliminar sempre os blocos de tomadas múltiplos, mas como isso é quase impossível numa situação real...
Já agora fica aqui uma sugestão para o Amilo (para quem anda fora de casa).

Dúvida 4:
Cada conector IEC320 EN 60320 C13 fêmea (3polos) suporta nominalmente 250VAC/10A e 70ºC. Isso significa 2500W nominais max. por conector (de acordo com a norma International Electrotechnical Commission ou IEC). Isto é para potências elevadas (em cada conector).

Mas neste caso (UPS de 1000VA/600W), podes repartir a potência de maneira "despreocupada" pelos diferentes conectores IEC320, desde que o somatório das potências consumidas não ultrapasse os 600W.
Imagina que a UPS tem **2 conectores** IEC320 C13.

Então o seguinte é válido:
IEC320 C13 (conector #1) = ligar uma carga de 600W
IEC320 C13 (conector #2) = ligar uma carga de 0W (vazio)
ou
IEC320 C13 (conector #1) = ligar uma carga de 300W
IEC320 C13 (conector #2) = ligar uma carga de 300W
ou
IEC320 C13 (conector #1) = ligar uma carga de 100W
IEC320 C13 (conector #2) = ligar uma carga de 500W
ou
IEC320 C13 (conector #1) = ligar uma carga de 0W (vazio)
IEC320 C13 (conector #2) = ligar uma carga de 100W
Qualquer destas situações será válida.

Espero ter ajudado.
Editado pela última vez por ADFC em Quarta Out 11, 2006 6:30, num total de 1 vez.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor tntnt » Quarta Out 04, 2006 3:03

So um offtopic: ADFC, excelente trabalho.
Admiro mto a qualidade das tuas intervenções. Se tivesse lido os teus conselhos mais cedo, provavelmente n teria comprado uma Mustek 600, q só me aguenta a maquina (da sig) se n tiver la o monitor ligado!!
Aproveito pra perguntar: pq q será q a carga da bateria da UPS n passa dos 49%, e qd a luz falha só me dá 1 ou 2 minutos?!
cumps, keep up the good work :wink:
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor L0pht » Quarta Out 04, 2006 7:40

excelent thread :D
Imagem
L0pht
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Abr 26, 2006 13:09

Mensagempor tuborgcr » Quarta Out 04, 2006 12:48

ADFC Escreveu:Uma nota relativamente aos Supressores:
-A Phasak PH9560 tem protecção eléctrica (normalmente é só contra Curto-Circuitos e EMI/RFI).

É mm esta que eu tenho... 8O espero que não dê problemas... :?
De qq forma, que consequencias, e a que nivel, poderia vir a ter?
A UPS? A T-Phasak? O equipamento directamente ligado na UPS? O equipamento ligado à UPS através da T-Phasak?

ADFC Escreveu:Dúvida 1:
(...)
1) Os dispositivos de protecção (UPS, Supressores, etc...) são optimizados para funcionar e detectar problemas em tensões sinusoidais puras na entrada (pois é essa a tensão fornecida por qq Companhia Eléctrica).
Não é de facto uma situação ideal, pois ambos os dispositivos (UPS e Supressor), estarão à espera de lidar com ondas de tensão sinusoidal puras, por modo a poder corrigi-las mediante uma distorção/deformação.
Ora, isso não irá acontecer se associares UPS's de Tensão PWM com um Supressor de Picos.

Neste caso será melhor ligar uma tripla normal à tomada EDP, e ligar a UPS-Mustek e o SA-APC à tripla obtendo assim ambos ligação à tal onda de tensão sinusoidal pura? Ou posso/devo manter o SA-APC ligado à tomada EDP e a UPS-Mustek ligada à SA-APC?

ADFC Escreveu:2) Os dispositivos de protecção (UPS, Supressores, etc...) incluem também Protecção de Comunicações (Modem dial-up, ADSL, etc...).
Se protegeres uma linha de dados, utilizando a secção de Protecção de Comunicações da UPS e do Supressor em simultâneo, isso, resultará numa significativa perda de sinal.
Essa perda de sinal designa-se por Insertion Loss (caracteristica presente em TODOS os sistemas de Protecção de Comunicações).
Se pretenderes proteger uma linha de dados, utiliza apenas UMA das secções de Protecção de Comunicações. Nunca ambas.

Embora não faça tensões de utilizar essa protecção, se usasse utilizaria certamente apenas uma das opções. Mas já agora, caso venha a necessitar, será melhor utilizar a da UPS-Mustek, ou a da T-Phasak que está ligada à UPS-Mustek? Ou é irrelevante?

ADFC Escreveu:Espero ter ajudado.

Claro que sim!!! :D
E eu espero não m ter esticado mto... :)
'lagging' urls:
tuborgcr
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ADFC » Quarta Out 04, 2006 21:38

Olá tuborgcr!

É mm esta que eu tenho... 8O espero que não dê problemas... :?
De qq forma, que consequencias, e a que nivel, poderia vir a ter?
A UPS? A T-Phasak? O equipamento directamente ligado na UPS? O equipamento ligado à UPS através da T-Phasak?

Os únicos problemas que eu vejo nisso são:
1) Ligar em cadeia estes 2 dispositivos *não* é aprovado/certificado pela norma UL (Underwriters Laboratories Inc.).
Como tal, podes perder a garantia do fabricante perante este tipo de conexão (isto, se eles o conseguirem provar).
2) Se ligares uma Phasak PH9560 a uma UPS de Tensão PWM, então, quando a UPS estiver em modo On-Battery, a Phasak PH9560 irá "interpretar" a tensão PWM de maneira incorrecta (pois já te expliquei porquê) e irá possivelmente activar o circuito EMI/RFI de maneira desnecessária.

Apesar de tudo, as Phasak PH9560 e PH9524 foram fabricadas para interligação com uma UPS. Por isso, devem ter sido testadas por modo a funcionar correctamente!
Como vês, não te consigo dar uma resposta 100% conclusiva pois teria de analisar a construção de cada um desses equipamentos, por modo a tirar conclusões concretas.

Neste caso será melhor ligar uma tripla normal à tomada EDP, e ligar a UPS-Mustek e o SA-APC à tripla obtendo assim ambos ligação à tal onda de tensão sinusoidal pura? Ou posso/devo manter o SA-APC ligado à tomada EDP e a UPS-Mustek ligada à SA-APC?

O ideal como já disse é eliminar sempre as triplas. Mas não vejo grandes problemas nisso, numa situação real (se elas forem de qualidade aceitável e com Terra de Protecção).
Por isso, neste caso, talvez seja melhor ligar uma tripla normal à tomada EDP, e ligar a UPS-Mustek e o SA-APC a essa mesma tripla.
Mas para efeitos de garantia, torno a frisar que isso não é aconselhável.

Embora não faça tensões de utilizar essa protecção, se usasse utilizaria certamente apenas uma das opções. Mas já agora, caso venha a necessitar, será melhor utilizar a da UPS-Mustek, ou a da T-Phasak que está ligada à UPS-Mustek? Ou é irrelevante?

Teoricamente, devia ser irrelevante. Na prática, eu tenho mais confiança em qualquer Secção de Protecção de uma UPS, quando em comparação com uma simples régua de protecção. Isto, porque já desmontei alguns destes dispositivos e constatei que são construídos de uma maneira "muito pobre". Prefiro ligar tudo a uma UPS!
Mas isso ficará ao teu critério.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ADFC » Quarta Out 04, 2006 22:51

tntnt Escreveu:So um offtopic: ADFC, excelente trabalho.
Admiro mto a qualidade das tuas intervenções. Se tivesse lido os teus conselhos mais cedo, provavelmente n teria comprado uma Mustek 600, q só me aguenta a maquina (da sig) se n tiver la o monitor ligado!!
Aproveito pra perguntar: pq q será q a carga da bateria da UPS n passa dos 49%, e qd a luz falha só me dá 1 ou 2 minutos?!
cumps, keep up the good work :wink:

Olá tntnt!

Sim, é algo estranho.

Não percebi muito bem se tens um monitor TFT ou CRT.
Mas em todo o caso 600VA, deveria ser suficiente para um PC como o da Signature (ainda por cima com CPU AMD, que habitualmente têm um consumo mais reduzido que um CPU semelhante da Intel)!

Hum... Poderás ter um problema com o circuito de Carga da UPS, ou então (bem mais provável), uma bateria em estado defeituoso.

Se tiveres garantia, usa-a!
Caso contrário, compra uma nova bateria. Isso poderá resolver o problema.

Desculpa, mas é sempre difícil fazer estes diagnósticos à distância!

No entanto, ficam as sugestões.
Abraço tntnt!
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor tuborgcr » Sexta Out 06, 2006 11:00

Obrigado pela resposta ADFC.

Só mais uma dúvida:

Tanto a Régua-Phasak como a UPS-Mustek possuem um botão que é referenciado como "corta-circuito"!? Para que serve isto? E quando poderá ser util?

Mais uma vez DOMO ARIGATOU, ADFC! :)
'lagging' urls:
tuborgcr
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ADFC » Sexta Out 06, 2006 19:09

tuborgcr Escreveu:Obrigado pela resposta ADFC.

Só mais uma dúvida:

Tanto a Régua-Phasak como a UPS-Mustek possuem um botão que é referenciado como "corta-circuito"!? Para que serve isto? E quando poderá ser util?

Mais uma vez DOMO ARIGATOU, ADFC! :)

Olá!

Não estou a ver o botão, mas provavelmente será o botão de "Circuit-Breaker".
Se for esse o botão, ele servirá para proteger a UPS/Surge Supressor em caso de sobrecarga ou curto-circuito, pois normalmente ele actua sobre um mini-disjuntor magnético de corte de Tensão.
Bastante semelhante aos que possuímos nos quadros eléctricos de nossas casas!
Esse botão (ligado ao disjuntor), utiliza-se em vez dos fusíveis de protecção, que *tinham de ser substituídos* sempre que se desse uma sobrecarga ou curto-circuito.
Eis como funciona:
Se a UPS/Surge Supressor estiver a funcionar correctamente (e sem sobrecargas, etc...) então, pressionar este botão não terá nenhum efeito no funcionamento da UPS/Surge Supressor, pois ele só actuará perante sobrecargas ou curto-circuitos (situação na qual a UPS/Surge Supressor se desligará completamente).
Neste caso, o utilizador deverá então pressionar esse botão, para rearmar o mini-disjuntor.
E sim, actualmente todas as UPS's começam a incluir este botão (em vez de fusíveis).

Esse botão confere ainda uma segurança adicional ao utilizador, pois em casos de emergência, o utilizador poderá desligar totalmente todas as tomadas (In e Out), caso ele funcione TAMBÉM como interruptor de tensão de 2 polos (o que habitualmente não acontece).

**Pergunta: Porque existe este botão???**
Respostas:
1)Para substituir os fusíveis (pois estes são mais lentos e *auto-destrutivos* perante uma anomalia eléctrica).

2)A segunda razão prende-se com o facto de existirem utilizadores que não sabiam como/onde comprar o fusível de substituição correcto para uma determinada UPS/Surge Supressor em questão.
Resultado: Quando substituiam o fusível (por exemplo de 250VAC/3Amp) por um fusível errado (por exemplo de 250VAC/10Amp), perdiam TODA a protecção contra Sobrecargas!

Este botão (acoplado ao mini-disjuntor) acabou com essas preocupações.

Certos utilizadores nem sabem por vezes para que serve um fusível, nem como substituí-lo.
E atenção, NÃO digo isto de maneira depreciativa! É apenas uma inocente observação.

Espero ter ajudado.
Editado pela última vez por ADFC em Quinta Out 19, 2006 14:27, num total de 3 vezes.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor tuborgcr » Segunda Out 09, 2006 11:05

boas.

o botão em causa não é estilo "on/off" com manutenção de estado, é mais estilo reset, qd clicas ele vai dentro mas sai log.

mais uma duvida ADFC, como poss saber qt tou a gastar da ups tar ligada à corrente, com ou sem equipamento ligado na mesma? Por exemplo comparando com o consumo de um pc (desligado) na corrente, com esse mm pc (desligado) mas na ups?

tnxs ;)
fui...
'lagging' urls:
tuborgcr
Aprendiz
Aprendiz

AnteriorPróximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes