jmlramos Escreveu:Agora é a minha vez de apresentar algumas dúvidas em relação a UPS.![]()
Possuo o seguinte setup:
- Athlon 64 3000
- 512 ram
- Disco IDE 80gig + SATA 250gig
- Placa gráfica Ati 9250 256 mb
- Fonte 420w
Duvida 1 - Neste momento estou a utilizar um CRT de 17 polegadas mas em breve utilizarei um Belinea CRT de 21 polegadas. Até agora apenas se falou em TFTs mas penso que os CRTs consomem muito mais correcto? Quanto? Juntando o setup do computador que referi ao consumo do monitor crt de 21 polegadas, que potência deverá a minha UPS ter?
Duvida 2 - Tenho ainda um disco externo de 250 gig que utilizo exclusivamente para backups. Valerá a pena ligar este disco a uma tomada de backup da UPS? Estou a perguntar isto porque penso que existe a hipótese de, caso eu esteja a utilizar o disco externo no momento em que a ligação eléctrica vai abaixo, este possa perder danos ou mesmo danificar-se correcto? Se não for este o caso, então bastar-me-ia ligar o disco a uma tomada normal com protecção de picos da UPS.
Duvida 3 - não compreendo porque é que a esmagadora maioria das UPS de 600 ou 800VA de baixo preço (mustek, phasaks e afins) possuem todas tomadas IEC 320 C13 fêmea, que não são as que utilizamos no dia a dia! As únicas 2 ups que vi a bom preço aqui nos arredores (Portimão) com as "normais" tomadas Schuko CEE fêmea eram de baixa potência (325 e 500va) e custavam mais do que as outras que tinham mais potência e conecções IEC 320 C13 fêmea.
Tendo em conta que não sei fazer cabos "personalizados" nem tenho quem mos faça, penso que arranjar um cabo com ligação IEC 320 C13 nas 2 extremidades seja fácil correcto? Pelo menos penso que já vi alguns. É que assim, ligar o monitor e o computador torna-se fácil.
MAS, e depois como faço para ligar, caso necessário (consoante a resposta à duvida 2), o disco externo que apenas tem uma saida de tomada "normal"?
Duvida 4 - Pressupondo que compro, por exemplo, uma Mustek com tomadas IEC 320 C13 fêmea, verifico que esta tem 3 saídas destas. Pressupondo também que não consigo obter um cabo que converta IEC 320 C13 fêmea em Schuko, fico então com uma saída inutilizada?
Duvida 5 - Mais uma vez, pressupondo que a ups que compro apenas tem tomadas IEC 320 C13 fêmea, não poderei tirar partido da protecção de picos (e de outras anomalias na rede) para proteger outros aparelhos eléctricos? É que por vezes posso querer ligar alguns componentes electrónicos à rede eléctrica que gostaria de ver protegidos contra os referidos picos.
Olá jmlramos!
Dúvida 1:
Estás completamente certo! Normalmente, os Monitores CRT consomem mais que os Monitores TFT.
Por exemplo um Belinea 2080 S1 (TFT 20.1") consome 54Watt(máx.)
Mas um Belinea 10 80 60 (CRT 21") consome 160Watt(máx.)
Assim, é de esperar que um CRT consuma normalmente o dobro (ou até mais) que um monitor TFT.
Mas dependerá dos fabricantes, claro.
Quanto à potência da UPS:
420Watt(PSU)+160Watt(CRT)=580Watt(máx.)
580Watt / 0.6(Factor de Potencia)=966,(6)VA
Por isso, 1.000VA parece-me suficiente (visto ter utilizado as potências máx. para este cálculo).
Dúvida 2:
Actualmente, nenhum HDD se danifica perante falhas de energia (0 Volt).
Nem que essa falha de energia, ocorra durante uma operação R/W!
Isto é verdade há já alguns anos. Existem livros onde podes ler sobre isso.
Um HDD pode danificar-se (por ex.) perante uma sub/sobre-tensão, falha electrónica, pancadas, vibrações violentas, corrosão, humidades excessivas, etc...
Existem ainda alguns sites que continuam a afirmar que certos HDD's se danificam perante falhas de energia.
Mas que eu saiba todos os fabricantes recentes utilizam posicionadores mecânicos que colocam as cabeças de leitura/escrita na área de LZ (Landing Zone), que é uma área de segurança do HDD, onde nunca se encontra informação. Para além disso 99% dos fabricantes utilizam hoje em dia Tecnologia CSS (Contact Start/Stop) e também posicionadores de Inércia de Rotação.
Mas antigamente danificar um HDD por falha de energia, era algo comum e os utilizadores até tinham de fazer o Head-Parking antes de desligar/transportar um PC! Esses tempos já lá vão.
No entanto podes perder dados, perante uma falha de energia!
E por isso recomendo ligares o HDD externo a uma tomada de UPS com autonomia.
Dúvida 3:
Um conector IEC 320 C13 fêmea é mais barato, tem grande aceitação internacional (International Electrotechnical Commission, daí o nome IEC), já é utilizado desde a norma AT (desenvolvida pela IBM em 1984), e é um conector extremamente compacto.
O preço e tamanho reduzidos são os seus grandes trunfos!
É que há por vezes necessidade de se criarem UPS's e PDU's **extremamente** compactos.
Repara nestas PDU's.
Temos 12 conectores IEC 320 C13 fêmea, contra 8 conectores Schuko CEE fêmea!
Aqui cada milímetro conta! E o IEC 320, vence o Schuko nesse aspecto.
Encontrar cabos IEC 320 para ligares o Monitor+PC à UPS é fácil.
Se quiseres ligar o HDD externo, terás provavelmente de adaptar um cabo.
Embora exista o cabo que pretendes (p/ o HDD externo), ele é algo raro (já um utilizador aqui perguntou por ele).
No entanto, recentemente, reparei que a APC comercializa o cabo que pretendes.
Clica em Cabo APC ref. AP9880.
Dúvida 4:
Podes utilizar esse 3º conector IEC-320 C13 fêmea (da UPS), para no futuro, ligares o que pretenderes. Há vários dispositivos que usam estas conexões. Uma Imp. Jacto de Tinta de baixo consumo, colunas de PC, etc...
Ou então, deixa-a sem utilização. Não tem problema.
Dúvida 5:
Se não possuíres um cabo adaptado, ou uma UPS com conectores Schuko CEE fêmea (como as MGE têm), então de facto, não poderás ligar "equipamento normal" a uma UPS com conectores IEC-320 C13 fêmea. Isso será incompatível.
Conclusão 1: Compra uma UPS com conectores Schuko CEE fêmea (MGE será o mais aconselhável para a potência que pretendes).
Conclusão 2: Compra o cabo da APC que eu te referi em cima (ou de outra marca).
Espero ter ajudado.