Kareka Escreveu:Há de facto problemas com o fornecimento de energia eléctrica por parte da EDP em muitos sitios e que são causa directa de comportamentos anómalos por parte das UPS's.
Ontem à noite a minha UPS não "armava". Ou então parecia uma árvore de natal, constantemente a ligar e a desligar o inversor. Estava constantemente a acusar falta de energia, ao mesmo tempo que a minha mulher se queixava que o forno nunca mais acabava de assar a perna de porco...
Agarrei no multimetro e fui medir a tensão numa tomada. A coisa andava a oscilar entre os 170V e os 182V. Só depois das 23:00 é que a tensão subiu acima dos 190V. Com esse valor a UPS já não se queixou mais.
Agora puxando o assunto um bocadinho para o Off Topic e uma vez que se fala aqui do que a EDP nos cobra, não estará a EDP a meter a unha na nossa conta de electricidade ao fornecer uma tensão bem abaixo do valor contratado, que são os 220V? Ao fim e ao cabo, o que a EDP nos factura não é a tensão disponibilizada, mas antes a quantidade de energia consumida.
Vou avisando já que não percebo muito disto das electrotécnicas mas é uma duvida que me assaltou o espirito. Por isso, se estiver errado, não me casquem muito.

Vejamos este exemplo:
Tenho um aquecedor que tem uma potência de 2000W.
Qual o consumo de energia deste aparelho?
I=Intensidade de energia (Amperes)
P=Potencia (Wats)
V=Tensão(Volts)
Se aplicar a fórmula que diz que I=P/U a coisa resulta assim:
I=2000/220, logo I= 9.09 Ampere. O meu aquecedor consome 9.09 amperes por hora se a tensão for de 220V. Mas e se a tensão for de 172V, como era ontem?
Neste caso, I=2000/172, logo I=11.62 Ampere. Com uma tensão de 172 Volts, o meu aquecedor, para produzir o mesmo trabalho, consome 11,62 Ampere. Ou seja, consome mais energia.
Ora como o que a EDP nos debita é a energia consumida, não estarei aqui a ser altamente prejudicado com o facto da EDP me estar a fornecer energia com valores de tensão baixos? A brincar a brincar são 20% a mais.
Se alguém me puder esclarecer esta duvida, ficarei muito agradecido.

Olá Kareka!
Agarrei no multimetro e fui medir a tensão numa tomada. A coisa andava a oscilar entre os 170V e os 182V. Só depois das 23:00 é que a tensão subiu acima dos 190V. Com esse valor a UPS já não se queixou mais.
A EDP é obrigada por Lei a manter a tensão em valores aceitáveis.
Esporadicamente, serão aceites pequenas sub/sobre-tensões.
Se isso te acontece muitas vezes, explica o caso à EDP e exige uma Compensação.
Podes ver mais aqui:
http://www.edp.pt/edpi.web/Pages/ImageG ... alid_Serviço_20060117.pdf
I=2000/220, logo I= 9.09 Ampere. O meu aquecedor consome 9.09 amperes por hora se a tensão for de 220V. Mas e se a tensão for de 172V, como era ontem?
Consumirá menos evidentemente!
Consumirá o seguinte valor:
I=P/U, logo I=2000/220=9,(09)A
mas...
Visto tratar-se de um aquecedor, podemos considerá-lo puramente resistivo e aplicar directamente a Lei de Ohm, obtendo assim:
R=U/I, logo R=220/9,(09)=24,2Ohm
Logo, se a tensão a alimentar o aquecedor fosse de 172V, ele consumiria:
I=U/R <=> I=172/24,2=7,107438A
mas...
P=U.I <=> P=172x7,107438=
1222,479336W aprox.
E seria esse o valor a cobrar pela EDP!
Eles *não* te cobrariam 2000W!
Neste caso, I=2000/172, logo I=11.62 Ampere. Com uma tensão de 172 Volts, o meu aquecedor, para produzir o mesmo trabalho, consome 11,62 Ampere. Ou seja, consome mais energia.
**Parcialmente Errado!**
A potência de 2.000W é especificada em
termos nominais (com uma U=220V/50Hz).
Como 172V, não é a tensão nominal, a equação I=2000/172 perde a sua veracidade.
Apenas podes afirmar (neste caso) que I=2000/220.
Caso contrário, tens de calcular pela maneira que descrevi em cima.
O aquecededor consumiria 11,62A e debitaria 2000W se ele fosse fabricado para funcionar com 172V nominais (mas não é).
Ora como o que a EDP nos debita é a energia consumida, não estarei aqui a ser altamente prejudicado com o facto da EDP me estar a fornecer energia com valores de tensão baixos? A brincar a brincar são 20% a mais.
A EDP cobra a potência consumida e não o valor de Tensão.
Se a EDP reduzir a Tensão, a carga irá consumir menos (e tu pagarás também menos), pois o contador eléctrico mede a Potência consumida em função do valor de Tensão (se a Tensão reduzir, a Potência também será mais reduzida).
O problema é que reduzir muito a Tensão, pode danificar certos equipamentos mais sensíveis!
Nota:
A única Energia que a EDP nos cobra, e que o consumidor normalmente não utiliza é a Energia Reactiva.
Mas isto é uma limitação da Ciência/Física! Não pode ser evitada!
Explicação:
Grande parte dos equipamentos eléctricos ou electromecânicos instalados (**especialmente**) em unidades industriais necessitam, para poderem funcionar, de uma forma de energia eléctrica que não produz trabalho - a energia reactiva. Esta energia poderá ser totalmente adquirida ao distribuidor, que providenciará a sua produção e transporte, ou poderá ser compensada nas instalações do consumidor através de uma bateria de condensadores.
A primeira opção implica, a partir de determinados valores, uma facturação suplementar por parte da EDP.
Em alternativa, o investimento em condensadores revela-se rapidamente compensador em grande parte dos casos, não só do ponto de vista financeiro, mas também porque conduz a melhorias apreciáveis nas condições de exploração das redes eléctricas.
Mas em nossas casas, o consumo de Energia Reactiva é sempre baixo e portanto... é desprezado!
Ah.... e mais uma coisa:
A Tensão nominal em Portugal é de 230Volt. Já não é de 220Volt!
Conclusão:
A EDP não rouba na contagem (só se o contador eléctrico estiver danificado).
O preço do KWh é que está caro!
Espero ter ajudado Kareka!