Potencia das UPS e outras questoes

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor jmlramos » Terça Out 10, 2006 22:45

Bem, aproveitando o facto de continuarmos com o guru das UPS a responder aos chatos que nós somos aqui vai mais uma dúvida. Qualquer dia alguém devia compilar estes textos e ficariamos com o melhor manual for dummies de UPS de SEMPRE! :)

Já me decidi e ainda esta semana vou comprar uma UPS Phasak de 800va modelo PH 9980 - ADFC, importas-te de dar uma espreitadela a esta ups no site oficial da phasak apenas para ver se tem alguma característica que a torne desaconselhável?

Infelizmente não consigo arranjar a mustek 800va aqui na zona do algarve mas a Phasak parece-me igualmente competente. Para além disso, pode ser que o seu software de monitorização não seja tão faminto de recursos, como o da mustek parece ser (ninguém me confirmou isto, no entanto).

Aqui vão as minhas dúvidas:

- Tenho actualmente uma ficha múltipla com 12 tomadas Schuko que comprei no Lidl, que me parece ser um produto fiável. Na parte de baixo diz "tomada profissional com protecção contra sobrealimentação + protecção térmica". Na parte de cima, à semelhança do que outro user já relatou em relação à sua tomada múltipla, tem um botão com as indicações "press to reset", cujo efeito desconheço.

- Vou comprar a UPS Phasak e a régua da phasak de 5 tomadas que liga à UPS.

- Tenho nesta secretária ligados um monitor, pc, colunas, 2 ou 3 carregadores para aparelhos vários, tomada para disco rigido externo, tomada para candeeiro.

- Tenho assim 2 opções de ligação:

1 - Ligo a UPS directamente à tomada da parede, e depois ligo todos os aparelhos que não monitor + pc à tomada da Phasak Esta solução deixa-me com 5 tomadas livres (as da régua phasak)

2 - Ligo a minha actual régua de 12 tomadas à parede, depois ligo a Phasak à régua de 12 tomadas. Isto deixa-me 11 tomadas livres mais as 5 tomadas da régua Phasak.

Duvida 1 - A segunda opção parece mais apetecivel por ficar com mais tomadas, mas não sei se será correcto ligar a UPS à régua de 12 tomadas?

Duvida 2 - Ao ligar aparelhos que não necessitam de protecção, como um carregador de telemóvel, um candeeiro, umas colunas, entre outros, à régua da phasak que liga à UPS, não estou a sobrecarregar a UPS em caso de falha da energia? Os recursos energéticos não serão tb desviados para estes aparelhos? Se isto fosse verdade, então a opção 2 seria preferível, porque ligaria estes aparelhos à régua de 12 tomadas.

Aguardo a sabedoria do ADFC. :)

Abraço!
jmlramos
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 29, 2005 1:39

Mensagempor ADFC » Quarta Out 11, 2006 9:26

tuborgcr Escreveu:boas.

o botão em causa não é estilo "on/off" com manutenção de estado, é mais estilo reset, qd clicas ele vai dentro mas sai log.

mais uma duvida ADFC, como poss saber qt tou a gastar da ups tar ligada à corrente, com ou sem equipamento ligado na mesma? Por exemplo comparando com o consumo de um pc (desligado) na corrente, com esse mm pc (desligado) mas na ups?

tnxs ;)
fui...

Olá tuborgcr!

Em relação às questões:

o botão em causa não é estilo "on/off" com manutenção de estado, é mais estilo reset, qd clicas ele vai dentro mas sai log.

Eu modifiquei ligeiramente a minha resposta anterior.
Acho que ela agora está mais clara e acho que responde agora a essa tua questão.
Volta um pouco atrás e dá uma vista de olhos.

mais uma duvida ADFC, como poss saber qt tou a gastar da ups tar ligada à corrente, com ou sem equipamento ligado na mesma? Por exemplo comparando com o consumo de um pc (desligado) na corrente, com esse mm pc (desligado) mas na ups?

Queres saber quanto consome a UPS? É isso?
Já me fizeram uma pergunta semelhante aqui neste fórum.
A maneira mais fácil seria através de um Wattímetro!
Do género do P3International Kill-a-Watt.
http://www.p3international.com/products ... 00-CE.html
O problema é que penso que só existe a versão Norte-Americana de 110V/60Hz.
Podes no entanto procurar em lojas de electrónica (mas lojas de informática *duvido*), um aparelho semelhante para 220V/50Hz (Schuko CEE7). Talvez encontres algo.

Se não pretendes gastar dinheiro, então podes assumir que uma UPS consumirá aprox. 30Watt em modo permanente (devido aos circuitos de protecção e ao MicroProcessador que os controla) e mais 10% da Potência da UPS, quando esta se encontrar a carregar as baterias internas (e é quando se dá o consumo máximo).

Por exemplo uma UPS de 1.000VA/600W consumirá aproximadamente:
30+0.1*600=90Watt/hora (a carregar as baterias)
ou
30Watt/hora (em modo de monitorização, sem carregar as baterias)
Isto é uma estimativa claro. Tenta entender que é difícil prever estes valores sem equipamento de medida adequado.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 31, 2005 2:32

Mensagempor ADFC » Quarta Out 11, 2006 10:22

jmlramos Escreveu:Bem, aproveitando o facto de continuarmos com o guru das UPS a responder aos chatos que nós somos aqui vai mais uma dúvida. Qualquer dia alguém devia compilar estes textos e ficariamos com o melhor manual for dummies de UPS de SEMPRE! :)

Já me decidi e ainda esta semana vou comprar uma UPS Phasak de 800va modelo PH 9980 - ADFC, importas-te de dar uma espreitadela a esta ups no site oficial da phasak apenas para ver se tem alguma característica que a torne desaconselhável?

Infelizmente não consigo arranjar a mustek 800va aqui na zona do algarve mas a Phasak parece-me igualmente competente. Para além disso, pode ser que o seu software de monitorização não seja tão faminto de recursos, como o da mustek parece ser (ninguém me confirmou isto, no entanto).

Aqui vão as minhas dúvidas:

- Tenho actualmente uma ficha múltipla com 12 tomadas Schuko que comprei no Lidl, que me parece ser um produto fiável. Na parte de baixo diz "tomada profissional com protecção contra sobrealimentação + protecção térmica". Na parte de cima, à semelhança do que outro user já relatou em relação à sua tomada múltipla, tem um botão com as indicações "press to reset", cujo efeito desconheço.

- Vou comprar a UPS Phasak e a régua da phasak de 5 tomadas que liga à UPS.

- Tenho nesta secretária ligados um monitor, pc, colunas, 2 ou 3 carregadores para aparelhos vários, tomada para disco rigido externo, tomada para candeeiro.

- Tenho assim 2 opções de ligação:

1 - Ligo a UPS directamente à tomada da parede, e depois ligo todos os aparelhos que não monitor + pc à tomada da Phasak Esta solução deixa-me com 5 tomadas livres (as da régua phasak)

2 - Ligo a minha actual régua de 12 tomadas à parede, depois ligo a Phasak à régua de 12 tomadas. Isto deixa-me 11 tomadas livres mais as 5 tomadas da régua Phasak.

Duvida 1 - A segunda opção parece mais apetecivel por ficar com mais tomadas, mas não sei se será correcto ligar a UPS à régua de 12 tomadas?

Duvida 2 - Ao ligar aparelhos que não necessitam de protecção, como um carregador de telemóvel, um candeeiro, umas colunas, entre outros, à régua da phasak que liga à UPS, não estou a sobrecarregar a UPS em caso de falha da energia? Os recursos energéticos não serão tb desviados para estes aparelhos? Se isto fosse verdade, então a opção 2 seria preferível, porque ligaria estes aparelhos à régua de 12 tomadas.

Aguardo a sabedoria do ADFC. :)

Abraço!

Ola jmlramos!

Não vi nada de desaconselhável.
É uma UPS de Linha InterActiva (gama baixa). Ideal para utilizadores domésticos/pequenos escritórios, com pouco orçamento.

*Não tenho a certeza*, mas o software deve ser o UPS WinPower2000 em ambas (Mustek e Phasak).

Na parte de cima, à semelhança do que outro user já relatou em relação à sua tomada múltipla, tem um botão com as indicações "press to reset", cujo efeito desconheço.

Está respondido atrás (eu modifiquei a minha resposta anterior).

Electricamente falando, essa parece a solução mais correcta.

De facto, não é muito correcto.
Acho que nenhum fabricante de UPS's recomenda esse tipo de ligação!
Especialmente quando a régua (12 tomadas), possui circuitos que *possam* alterar a forma de onda de Tensão AC, quando esta se apresentar na UPS.

Realmente estarás a sobrecarregar mais um pouco a UPS e a reduzir a sua autonomia (em caso de falha de energia).
Como me parece que só tens *uma* tomada EDP, sugiro que utilizes então uma ficha tripla normal (mas COM TERRA), ligando aí a UPS e a régua de 12 tomadas.
Assim ambos os aparelhos (UPS e régua de 12 tomadas), poderão receber uma onda sinusoidal pura à entrada.
Embora também não seja perfeita, fica essa sugestão.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor tuborgcr » Segunda Out 16, 2006 13:56

ADFC Escreveu:Se não pretendes gastar dinheiro, então podes assumir que uma UPS consumirá aprox. 30Watt em modo permanente (devido aos circuitos de protecção e ao MicroProcessador que os controla) e mais 10% da Potência da UPS, quando esta se encontrar a carregar as baterias internas (e é quando se dá o consumo máximo).

ou
Isto é uma estimativa claro. Tenta entender que é difícil prever estes valores sem equipamento de medida adequado.

Espero ter ajudado.

30Watt/hora, isso não sai caro no fim do mês!? Quero eu dizer, em termos de factura, qt é kiss pode custar?

o keu kria determinar era se vale mm a apena ter a ups sempr ligada uma vez que o k kero preservar (por enquanto) é mm o portatil que só ligo de vez em quando. se calhar mais vale desligar a ups da corrente qd nao em uso... se o P3 que fritar, fritou...

offtopic: qd se diz que um determinado aparelho tem um consumo de 40w, isso é em que medida de tempo?

tnxs...
You don't need eyes to see, you need vision!
:x My shitty NB: FS Amilo M3438G (Plus)
'lagging' urls:
http://support.fujitsu-siemens.de/forum ... hp?t=13089
http://www.petitiononline.com/MX43XLAG/petition.html
tuborgcr
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jan 05, 2006 11:25

Mensagempor ADFC » Segunda Out 16, 2006 18:18

tuborgcr Escreveu:
ADFC Escreveu:Se não pretendes gastar dinheiro, então podes assumir que uma UPS consumirá aprox. 30Watt em modo permanente (devido aos circuitos de protecção e ao MicroProcessador que os controla) e mais 10% da Potência da UPS, quando esta se encontrar a carregar as baterias internas (e é quando se dá o consumo máximo).

ou

Espero ter ajudado.

30Watt/hora, isso não sai caro no fim do mês!? Quero eu dizer, em termos de factura, qt é kiss pode custar?

o keu kria determinar era se vale mm a apena ter a ups sempr ligada uma vez que o k kero preservar (por enquanto) é mm o portatil que só ligo de vez em quando. se calhar mais vale desligar a ups da corrente qd nao em uso... se o P3 que fritar, fritou...

offtopic: qd se diz que um determinado aparelho tem um consumo de 40w, isso é em que medida de tempo?

tnxs...

Olá tuborgcr!

O custo dependerá da tua Tarifa Energética.
Supondo que és um Cliente EDP (mercado regulado) e que tens uma Tarifa Simples (não bi-horária) de tipo BTN ≤ 20.7KVA, então pagarás:

30/1000*0.1011*24*30*1.05 = 2.292948 Euros por Mês

Explicação dos valores:
30/1000= 0.03KWh (a EDP mede a potência em KWh para cálculo do valor da factura)

0.1011 Euros= custo de cada KWh para uma Tarifa Simples (não bi-horária) de tipo BTN ≤ 20.7KVA

24= nº de horas de um dia.

30= nº de dias de um mês.

1.05= o IVA é taxado a 5% pela EDP.

Isto seria o valor do consumo em Monitorização.
O consumo combinado (Monitorização+Carga), seria evidentemente superior.
Esse cálculo, obter-se-ia de maneira semelhante à anterior.

Se quiseres podes desligar a UPS, mas não me parece que o custo mensal desta seja assim tão elevado.
Além disso, se a ligares de 4 em 4 dias, ela passará as primeiras 1 ou 2 horas a carregar as suas baterias (o que vai dar quase ao mesmo, caso não a desligasses).
Mas tu é que decides.

qd se diz que um determinado aparelho tem um consumo de 40w, isso é em que medida de tempo?

O consumo de qualquer aparelho é sempre relativo a *1 Hora* de funcionamento ininterrupto.
Por exemplo um ferro de engomar com uma potência de 1000W, consome 1000W por hora (e terá um custo de aprox. 0.1011*1.05 = 10.6 cêntimos por hora, na EDP).

Espero ter ajudado.
Editado pela última vez por ADFC em Domingo Set 02, 2007 7:01, num total de 1 vez.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor tuborgcr » Sexta Out 20, 2006 13:10

ADFC Escreveu:Olá tuborgcr!

O custo dependerá da tua Tarifa Energética.
Supondo que és um Cliente EDP (mercado regulado) e que tens uma Tarifa Simples (não bi-horária) de tipo BTN ≤ 20.7KVA, então pagarás:

30/1000*0.1011*24*30*1.05 = 2.292948 Euros por Mês

Explicação dos valores:
30/1000= 0.03KWh (a EDP mede a potência em KWh para cálculo do valor da factura)

0.1011 Euros= custo de cada KWh para uma Tarifa Simples (não bi-horária) de tipo BTN ≤ 20.7KVA

24= nº de horas de um dia.

30= nº de dias de um mês.

1.05= o IVA é taxado a 5% pela EDP.

Isto seria o valor do consumo em Monitorização.
O consumo combinado (Monitorização+Carga), seria evidentemente superior.
Esse cálculo, obter-se-ia de maneira semelhante à anterior.

Se quiseres podes desligar a UPS, mas não me parece que o custo mensal desta seja assim tão elevado.
Além disso, se a ligares de 4 em 4 dias, ela passará as primeiras 2 ou 3 horas a carregar as suas baterias (o que vai dar quase ao mesmo, caso não a desligasses).
Mas tu é que decides.

qd se diz que um determinado aparelho tem um consumo de 40w, isso é em que medida de tempo?

O consumo de qualquer aparelho é sempre relativo a *1 Hora* de funcionamento ininterrupto.
Por exemplo um ferro de engomar com uma potência de 1000W, consome 1000W por hora (e terá um custo de aprox. 0.1011*1.05 = 10.6 cêntimos por hora, na EDP).

Espero ter ajudado.

ya, brigadão... :wink:

sendo assim axo k vou manter a ups sempr ligada à tomada... até pq será bem mais simpático para as baterias, penso eu de que...

brigado mm, ADFC, mas mm mm... :D
You don't need eyes to see, you need vision!
:x My shitty NB: FS Amilo M3438G (Plus)
'lagging' urls:
http://support.fujitsu-siemens.de/forum ... hp?t=13089
http://www.petitiononline.com/MX43XLAG/petition.html
tuborgcr
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jan 05, 2006 11:25

Mensagempor hags » Quarta Dez 06, 2006 9:45

Acabei de vir de uma loja de informática e reservei o Phasak 9980...

Penso que tem boa relação qialidade/preço... :lol:
CoolerMaster Stacker 810
P4 650 3.4Ghz
MSI 915P Neo2 Platinum Edition
1Gb DDR2 PC4000
2x250GB Western Digital 8MB Cache
Club3D X800RX 256MB PCI-E
Cooler Scythe Ninja
Thermaltake 480W
AeroCool Gatewatch
hags
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Nov 01, 2005 1:11

Mensagempor Kareka » Quinta Dez 07, 2006 10:46

Há de facto problemas com o fornecimento de energia eléctrica por parte da EDP em muitos sitios e que são causa directa de comportamentos anómalos por parte das UPS's.

Ontem à noite a minha UPS não "armava". Ou então parecia uma árvore de natal, constantemente a ligar e a desligar o inversor. Estava constantemente a acusar falta de energia, ao mesmo tempo que a minha mulher se queixava que o forno nunca mais acabava de assar a perna de porco... :lol:

Agarrei no multimetro e fui medir a tensão numa tomada. A coisa andava a oscilar entre os 170V e os 182V. Só depois das 23:00 é que a tensão subiu acima dos 190V. Com esse valor a UPS já não se queixou mais.

Agora puxando o assunto um bocadinho para o Off Topic e uma vez que se fala aqui do que a EDP nos cobra, não estará a EDP a meter a unha na nossa conta de electricidade ao fornecer uma tensão bem abaixo do valor contratado, que são os 220V? Ao fim e ao cabo, o que a EDP nos factura não é a tensão disponibilizada, mas antes a quantidade de energia consumida.

Vou avisando já que não percebo muito disto das electrotécnicas mas é uma duvida que me assaltou o espirito. Por isso, se estiver errado, não me casquem muito. :)

Vejamos este exemplo:

Tenho um aquecedor que tem uma potência de 2000W.

Qual o consumo de energia deste aparelho?

I=Intensidade de energia (Amperes)
P=Potencia (Wats)
V=Tensão(Volts)

Se aplicar a fórmula que diz que I=P/U a coisa resulta assim:

I=2000/220, logo I= 9.09 Ampere. O meu aquecedor consome 9.09 amperes por hora se a tensão for de 220V. Mas e se a tensão for de 172V, como era ontem?

Neste caso, I=2000/172, logo I=11.62 Ampere. Com uma tensão de 172 Volts, o meu aquecedor, para produzir o mesmo trabalho, consome 11,62 Ampere. Ou seja, consome mais energia.

Ora como o que a EDP nos debita é a energia consumida, não estarei aqui a ser altamente prejudicado com o facto da EDP me estar a fornecer energia com valores de tensão baixos? A brincar a brincar são 20% a mais.

Se alguém me puder esclarecer esta duvida, ficarei muito agradecido. :D
Editado por Kareka
Kareka
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Fev 25, 2004 19:47

Mensagempor ADFC » Sábado Dez 16, 2006 9:44

Kareka Escreveu:Há de facto problemas com o fornecimento de energia eléctrica por parte da EDP em muitos sitios e que são causa directa de comportamentos anómalos por parte das UPS's.

Ontem à noite a minha UPS não "armava". Ou então parecia uma árvore de natal, constantemente a ligar e a desligar o inversor. Estava constantemente a acusar falta de energia, ao mesmo tempo que a minha mulher se queixava que o forno nunca mais acabava de assar a perna de porco... :lol:

Agarrei no multimetro e fui medir a tensão numa tomada. A coisa andava a oscilar entre os 170V e os 182V. Só depois das 23:00 é que a tensão subiu acima dos 190V. Com esse valor a UPS já não se queixou mais.

Agora puxando o assunto um bocadinho para o Off Topic e uma vez que se fala aqui do que a EDP nos cobra, não estará a EDP a meter a unha na nossa conta de electricidade ao fornecer uma tensão bem abaixo do valor contratado, que são os 220V? Ao fim e ao cabo, o que a EDP nos factura não é a tensão disponibilizada, mas antes a quantidade de energia consumida.

Vou avisando já que não percebo muito disto das electrotécnicas mas é uma duvida que me assaltou o espirito. Por isso, se estiver errado, não me casquem muito. :)

Vejamos este exemplo:

Tenho um aquecedor que tem uma potência de 2000W.

Qual o consumo de energia deste aparelho?

I=Intensidade de energia (Amperes)
P=Potencia (Wats)
V=Tensão(Volts)

Se aplicar a fórmula que diz que I=P/U a coisa resulta assim:

I=2000/220, logo I= 9.09 Ampere. O meu aquecedor consome 9.09 amperes por hora se a tensão for de 220V. Mas e se a tensão for de 172V, como era ontem?

Neste caso, I=2000/172, logo I=11.62 Ampere. Com uma tensão de 172 Volts, o meu aquecedor, para produzir o mesmo trabalho, consome 11,62 Ampere. Ou seja, consome mais energia.

Ora como o que a EDP nos debita é a energia consumida, não estarei aqui a ser altamente prejudicado com o facto da EDP me estar a fornecer energia com valores de tensão baixos? A brincar a brincar são 20% a mais.

Se alguém me puder esclarecer esta duvida, ficarei muito agradecido. :D

Olá Kareka!

A EDP é obrigada por Lei a manter a tensão em valores aceitáveis.
Esporadicamente, serão aceites pequenas sub/sobre-tensões.
Se isso te acontece muitas vezes, explica o caso à EDP e exige uma Compensação.
Podes ver mais aqui:
http://www.edp.pt/edpi.web/Pages/ImageG ... alid_Serviço_20060117.pdf

Consumirá menos evidentemente!
Consumirá o seguinte valor:
I=P/U, logo I=2000/220=9,(09)A
mas...
Visto tratar-se de um aquecedor, podemos considerá-lo puramente resistivo e aplicar directamente a Lei de Ohm, obtendo assim:
R=U/I, logo R=220/9,(09)=24,2Ohm

Logo, se a tensão a alimentar o aquecedor fosse de 172V, ele consumiria:
I=U/R <=> I=172/24,2=7,107438A
mas...
P=U.I <=> P=172x7,107438=1222,479336W aprox.
E seria esse o valor a cobrar pela EDP!
Eles *não* te cobrariam 2000W!

**Parcialmente Errado!**
A potência de 2.000W é especificada em termos nominais (com uma U=220V/50Hz).
Como 172V, não é a tensão nominal, a equação I=2000/172 perde a sua veracidade.
Apenas podes afirmar (neste caso) que I=2000/220.
Caso contrário, tens de calcular pela maneira que descrevi em cima.
O aquecededor consumiria 11,62A e debitaria 2000W se ele fosse fabricado para funcionar com 172V nominais (mas não é).

A EDP cobra a potência consumida e não o valor de Tensão.
Se a EDP reduzir a Tensão, a carga irá consumir menos (e tu pagarás também menos), pois o contador eléctrico mede a Potência consumida em função do valor de Tensão (se a Tensão reduzir, a Potência também será mais reduzida).
O problema é que reduzir muito a Tensão, pode danificar certos equipamentos mais sensíveis!

Nota:
A única Energia que a EDP nos cobra, e que o consumidor normalmente não utiliza é a Energia Reactiva.
Mas isto é uma limitação da Ciência/Física! Não pode ser evitada!
Explicação:
Grande parte dos equipamentos eléctricos ou electromecânicos instalados (**especialmente**) em unidades industriais necessitam, para poderem funcionar, de uma forma de energia eléctrica que não produz trabalho - a energia reactiva. Esta energia poderá ser totalmente adquirida ao distribuidor, que providenciará a sua produção e transporte, ou poderá ser compensada nas instalações do consumidor através de uma bateria de condensadores.

A primeira opção implica, a partir de determinados valores, uma facturação suplementar por parte da EDP.
Em alternativa, o investimento em condensadores revela-se rapidamente compensador em grande parte dos casos, não só do ponto de vista financeiro, mas também porque conduz a melhorias apreciáveis nas condições de exploração das redes eléctricas.

Mas em nossas casas, o consumo de Energia Reactiva é sempre baixo e portanto... é desprezado!

Ah.... e mais uma coisa:
A Tensão nominal em Portugal é de 230Volt. Já não é de 220Volt!

Conclusão:
A EDP não rouba na contagem (só se o contador eléctrico estiver danificado).
O preço do KWh é que está caro!

Espero ter ajudado Kareka!
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor erik » Quarta Mar 07, 2007 15:28

Boas a todos! Sei que repito alguém mas parabéns ADFC pelo muito e bom trabalho neste longo tópico que fui incapaz de ler do principio ao fim, tentei!

Vim cá dar porque comprei ontem uma UPS, apesar de só hoje me ter apercebido de algumas coisas se calhar era importante saber de antemão.
Comprei um Mustek Powermust 1000 offline.

Depois de ler este tópico fiquei com algumas dúvidas, ou melhor algumas questões quanto a qual a melhor opção de entre duas: UPS Mustek Powermust 1000 offline ou UPS Mustek Powermust 1000 USB.
Sabia de antemão que com o que comprei não poderia ter qualquer controlo sobre o funcionamento da UPS, e infelizmente carência de informação sobre o estado da bateria e tempo de backup restante!

Para além disso, que talvez possa ser uma razão para voltar atrás, esta UPS faz um ruído bem perceptível e bastante mais incomodativo que o ruído de um CPU RISC de um router, ao ponto de me apetecer levá-la de volta.
Liguei ontem a UPS e deixei-a ligada por volta de 3 horas sem ligar o pc ou o monitor, que deixei ligado durante 5 horas depois e desliguei até ao dia seguinte, segundo o fabricante é aconselhável deixar nove horas sem ligar componentes à UPS, não vá a bateria ter descarregado, antecipei-me um pouco!
Mas julgo ter passado entretanto tempo suficiente para a carga total da bateria, que segundo percebi pode ser causa de ruído, mas ele continua!

De momento tenho ligado à UPS:
Monitor 17 CRT
PC c/Fonte 550W, CPU P4 630 3GHZ, GPU Asus EN6200 256DDRII TC512, HDD ST160G 1 SATA e 1 ATA, 2 DVDRW e Coolers: CPU Artic Cooling Freezer 7 Pro, GPU Artic Cooling NV Silencer 6, 3 Vent.Caixa Artic Cooling e Controlador de Ventoínhas.

Quando e se descobrir onde comprar as tais réguas com conector IEC-320-C14-macho, tenciono ligar à ups um Router Edimax, Modem Cabo e colunas Logitech 5.1.

Acabo com duas questões, se será conveniente investir um pouco mais e optar por um ups Line-interactive e se os 1000VA/600watt darão para gasto. :?
erik
Novato
Novato

Registado: Quarta Mar 07, 2007 14:38

Mensagempor ADFC » Quarta Mar 07, 2007 20:38

erik Escreveu:Boas a todos! Sei que repito alguém mas parabéns ADFC pelo muito e bom trabalho neste longo tópico que fui incapaz de ler do principio ao fim, tentei!

Vim cá dar porque comprei ontem uma UPS, apesar de só hoje me ter apercebido de algumas coisas se calhar era importante saber de antemão.
Comprei um Mustek Powermust 1000 offline.

Depois de ler este tópico fiquei com algumas dúvidas, ou melhor algumas questões quanto a qual a melhor opção de entre duas: UPS Mustek Powermust 1000 offline ou UPS Mustek Powermust 1000 USB.
Sabia de antemão que com o que comprei não poderia ter qualquer controlo sobre o funcionamento da UPS, e infelizmente carência de informação sobre o estado da bateria e tempo de backup restante!

Para além disso, que talvez possa ser uma razão para voltar atrás, esta UPS faz um ruído bem perceptível e bastante mais incomodativo que o ruído de um CPU RISC de um router, ao ponto de me apetecer levá-la de volta.
Liguei ontem a UPS e deixei-a ligada por volta de 3 horas sem ligar o pc ou o monitor, que deixei ligado durante 5 horas depois e desliguei até ao dia seguinte, segundo o fabricante é aconselhável deixar nove horas sem ligar componentes à UPS, não vá a bateria ter descarregado, antecipei-me um pouco!
Mas julgo ter passado entretanto tempo suficiente para a carga total da bateria, que segundo percebi pode ser causa de ruído, mas ele continua!

Monitor 17 CRT
PC c/Fonte 550W, CPU P4 630 3GHZ, GPU Asus EN6200 256DDRII TC512, HDD ST160G 1 SATA e 1 ATA, 2 DVDRW e Coolers: CPU Artic Cooling Freezer 7 Pro, GPU Artic Cooling NV Silencer 6, 3 Vent.Caixa Artic Cooling e Controlador de Ventoínhas.

Quando e se descobrir onde comprar as tais réguas com conector IEC-320-C14-macho, tenciono ligar à ups um Router Edimax, Modem Cabo e colunas Logitech 5.1.

Acabo com duas questões, se será conveniente investir um pouco mais e optar por um ups Line-interactive e se os 1000VA/600watt darão para gasto. :?

Olá erik!

Obrigado pelas tuas palavras de apreço face a este tópico!

Eu continuo a responder a questões sobre UPSs, pois há muitos sites e documentos relativos a CPUs, Motherboards, dispositivos de memória, PSUs, etc..... mas penso que há pouca documentação elaborada sobre UPS's (pelo menos em Português).

Quanto às questões colocadas:

Se a loja permitir trocas perante uma insatisfação do Cliente, então aproveita!
As UPSs mais baratas têm tendência a utilizar Transformadores Eléctricos ruidosos na secção de Carga/Inversão por forma a minimizar custos de produção!
As UPSs actuais têm como elementos chave o Transformador Eléctrico, Bateria(s), Microprocessador, Modulador PWM e os Transistores de Potência.
E não se deve poupar nestes elementos chave!
As outras secções da UPS podem fabricar-se recorrendo a elementos mais baratos e fáceis de encontrar em qualquer loja de electrónica.
Explica a situação do ruído na loja. Aposto que eles vão compreender e permitir uma troca.

Monitor 17 CRT

Uma UPS de 1.000VA deverá aguentar com essa carga durante alguns minutos (eu diria entre 10 a 20min).

Acho que a Phasak fabrica as réguas que pretendes:
Phasak PH-9524 e a Phasak PH-9560 por exemplo.
Vê mais em www.phasak.com

Por norma recomendo UPSs Line Interactive.
São mais inteligentes, pois quase sempre incluem circuitos estabilizadores AVR, filtragem de frequências nocivas mais avançada e capacidades comunicativas bi-direccionais o que é especialmente útil para fazer um "Graceful Shutdown" (Shutdown via UPS na ausência do utilizador). Mas deixo ao teu critério, pois depende das tuas necessidades.
Quanto à questão da potência ser suficiente... parece-me que sim!
1.000VA aguentarão com o teu PC durante alguns minutos.
Se quiseres, simula uma falha de energia (recorrendo ao quadro eléctrico e *sem desligar* a UPS da tomada EDP!) e descobre por ti mesmo.

Espero ter ajudado erik!
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor xiuz5 » Domingo Mai 06, 2007 16:50

pessoal, queria um UPS, não muito caro para protegre(picos de tensão devido a trovoada) um pc com fonte 430W, uma multifunções e e outros perifericos.
Brigs
Caixa Matrix 2
CoolerMaster eXtreme 430 W
AMD Athlon 64 3000+ Box (Venice)
ASUS A8R-MVP
Sapphire X550 256 MB Pci-e
1x80 GB Seagate ATA 133 MB's
1X80 GB Hitachi SATA 3GB's
2x512 MB TwinMos
DVD NEC ND -3540A
xiuz5
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 04, 2005 10:53

Mensagempor erik » Domingo Mai 06, 2007 23:07

Obrigado ADFC pela tua resposta, as minhas desculpas pela demora em responder, muita coisa que fazer entretanto... se não fosse um aviso de post, esta cabeça...!

Acabei por trocar a UPS por outra igual, não havia orçamento para mais...
a nova já não faz tanto ruído, o que faz é suportável, o que significa que a primeira que trouxe da loja não estava em condições.

As réguas ainda não encomendei, mas já sei onde posso encomendar online.
Quanto ao tempo que aguenta a bateria, depende, mas diria que aprox. 13 minutos, no entanto dá para voltar a ligar pelo menos duas vezes mais e aguentar uns 3/4 minutos em cada.

Mais uma vez, Obrigado por tudo ADFC, um abraço.

ADFC Escreveu:Olá erik!

Obrigado pelas tuas palavras de apreço face a este tópico!

Eu continuo a responder a questões sobre UPSs, pois há muitos sites e documentos relativos a CPUs, Motherboards, dispositivos de memória, PSUs, etc..... mas penso que há pouca documentação elaborada sobre UPS's (pelo menos em Português).

Quanto às questões colocadas:

Se a loja permitir trocas perante uma insatisfação do Cliente, então aproveita!
As UPSs mais baratas têm tendência a utilizar Transformadores Eléctricos ruidosos na secção de Carga/Inversão por forma a minimizar custos de produção!
As UPSs actuais têm como elementos chave o Transformador Eléctrico, Bateria(s), Microprocessador, Modulador PWM e os Transistores de Potência.
E não se deve poupar nestes elementos chave!
As outras secções da UPS podem fabricar-se recorrendo a elementos mais baratos e fáceis de encontrar em qualquer loja de electrónica.
Explica a situação do ruído na loja. Aposto que eles vão compreender e permitir uma troca.

Monitor 17 CRT

Uma UPS de 1.000VA deverá aguentar com essa carga durante alguns minutos (eu diria entre 10 a 20min).

Acho que a Phasak fabrica as réguas que pretendes:
Phasak PH-9524 e a Phasak PH-9560 por exemplo.
Vê mais em www.phasak.com

Por norma recomendo UPSs Line Interactive.
São mais inteligentes, pois quase sempre incluem circuitos estabilizadores AVR, filtragem de frequências nocivas mais avançada e capacidades comunicativas bi-direccionais o que é especialmente útil para fazer um "Graceful Shutdown" (Shutdown via UPS na ausência do utilizador). Mas deixo ao teu critério, pois depende das tuas necessidades.
Quanto à questão da potência ser suficiente... parece-me que sim!
1.000VA aguentarão com o teu PC durante alguns minutos.
Se quiseres, simula uma falha de energia (recorrendo ao quadro eléctrico e *sem desligar* a UPS da tomada EDP!) e descobre por ti mesmo.

Espero ter ajudado erik!
erik
Novato
Novato

Mensagempor erik » Domingo Mai 06, 2007 23:46

xiuz5 Escreveu:pessoal, queria um UPS, não muito caro para protegre(picos de tensão devido a trovoada) um pc com fonte 430W, uma multifunções e e outros perifericos.
Brigs

Eu diria que se 800 VA = 480 W talvez um UPS - 1000VA = 600W fosse mais aconselhável, permite maior margem para futuras "ampliações".
De certo que um 800 VA poderá ser suficiente para essa Fonte, para o monitor e mesmo para a multifunções e algum outro periférico, o que também depende do que pretenderes ligar mais.

Quanto à protecção de picos, desde que tenhas o fio de terra ligado nas tomadas a grande parte dos UPS faz o seu trabalho.

UPS line-interactive é preferível a UPS Offline por todas as razões que o ADFC já explicou com uma pachorra daquelas...
No entanto não se morre por ter um UPS Offline! :oops:

Quanto a marcas, no meu entendimento por ordem qualitativa decrescente na comparação de gamas de características "idênticas" APC, PHASAK, NGS, MUSTEK.

Depende muito teu orçamento, se quiseres gastar pouco compra um Mustek, se UPS line-interactive tanto melhor, das outras marcas só aconselho mesmo UPS line-interactive.
S puderes gastar um pouco mais compra um NGS e se quiseres ter uma UPS de muito boa qualidade a preços significativos compra um APC.

mas há quem saiba mais disto...

:P
erik
Novato
Novato

Mensagempor xiuz5 » Segunda Mai 07, 2007 13:52

esse é que é o problema a minha casa ja é antiga e penso que não tem ficha terra, e queria um ups para proteger dos picos. quanto ao dinheiro esse não abunda mas de 60 a 80 euros ainda é possiel dar.
Caixa Matrix 2
CoolerMaster eXtreme 430 W
AMD Athlon 64 3000+ Box (Venice)
ASUS A8R-MVP
Sapphire X550 256 MB Pci-e
1x80 GB Seagate ATA 133 MB's
1X80 GB Hitachi SATA 3GB's
2x512 MB TwinMos
DVD NEC ND -3540A
xiuz5
Membro de Prata
Membro de Prata