Caixa a dar choques! como resolver?

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Caixa a dar choques! como resolver?

Mensagempor astg » Domingo Out 29, 2006 17:28

Olá pessoal

adquiri o sistema: core 2 duo 6300, gigabyte ds3, x1900gt, 2gb gskill

e

caixa antec slk3000b e fonte lc power 550w silent giant!

montei a tralha toda, tudo bem, tou a testar OC e achei estranho... pk a caixa recebi mais tarde, e testei os componentes ligados na mesa, so pa ver se tava tudo bem, e até aproveitei para experimentar subir a fsb. agr com a caixa, para subir o mesmo, tive de aumentar a voltagem um pouco. tou a ver as temps, e kero checar komo está o airflow, ke tenho um scythe infinity, e as tems tavam as 7*333 em full a 50º... achei alto. mas o problema foi ke kd ia abrir a porta da caixa, sinto-a a "tremer!... e eu, a pensar freq kk de reverberação das ventoinhas (ate pk eu ia aumentar a ventoinha da caixa, ke tem controlo manual...) mas dps começa a doer, e ao pegar na parte de plástico, topo ke a caixa está a dar choque! WTF! desliguei logo da corrente!... faço contacto com a caixa, ainda ta carregada e pego numa cena condutora, e ponho a tokar com o chao para eu nao ter de receber mais voltagem na minha mão... dps, pkausa das temps, toko no cooler, e ainda sinto tipo "chokezinho"... dakeles ke nao doem, mas fazem impressão...

de onde virá? eh possivel ser a motherboard a passar corrente pelos parafusos que a ligam ah caixa? ou eh de certeza dos fios da fonte? o facto do cooler estar carregado achei estranho! a pasta termica ke usei foi artic silver mx-1, ke diz nao ser condutora electrica! Os fios ao lado do cooler, sao o ke vai para o processador (nao sei ke linha, mas eh akele especial para o cpu) e a da ventoinha!

Ja puz a hipotese de ter raspado um cadito desse fio, até porque já me cortei com o cooler... Eu feito estupido, montei o cooler, com a motherboard fora da caixa, e dps liguei esse cabo da energia po cpu, com bue pouco espaço... no entanto, tar a tirar isso again da trabalho para voltar a colocar... por isso keria despistar as outras hipoteses... alguem tem uma ideia de onde possa ser o problema para alem disso... e já agr, algum método fácil para ver se está corrente a passar, sem ter de ser a minha mao a servir de condutor... tipo fácil, sem ser necessário voltimetros ou lá esses aparelhos mais caritos? E algum material ke possa por para "desencostar!" o fio do cooler... tipo, uma tira de cartão nao me parece o ideal!... algum ideia? (eh ke o cooler, como eh mto grande, acaba por tocar nesse fio...

abraços, e vejam la se têm algumas ideias pa resolver isto, ke keria ver se nao ia desta para melhor por tokar na caixa do meu pc!

PS: achei este forum o mais apropriado... (caixas e fontes de alimentação, é exactamente o meu problema!)
astg
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Mar 13, 2006 14:29

Mensagempor Posturas » Domingo Out 29, 2006 18:06

Primeiro devias certificar-te que o pc está devidamente ligado a uma ficha terra e que a tua casa tem uma ligação terra (não é incomum existirem ligações terra ligadas ao ar -- viva Portugal). O mais provável é os choques na caixa deverem-se a problemas com a ligação terra.

Quanto aos choques no cooler, é possível que seja só electricidade estática resultante da passagem do ar quente pelo o mesmo. Como está isolado de tudo o resto pela pasta termica e pela fan, acumular estática não é dificil.

Não me parece que sejam os parafusos da motherboard a conduzirem a electricidade, nem que seja algum fio cortado a electrificar o cooler. No entanto será boa ideia verificar que os fios (que passam perto do cooler) ainda estão devidamente isolados.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor CR9 » Domingo Out 29, 2006 18:09

Isso a mim também me acontecia, mas troquei o cabo de alimentação e ficou tudo nos conformes. Por o menos agora nunca apanho choques.
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

ok

Mensagempor astg » Domingo Out 29, 2006 18:48

o cabo que estou a usar era o que veio com a fonte! no entanto tenho o pc ligado a uma ficha tripla... pode ser daí o problema? de resto, acho que o prédio tem terra... tipo, sao aqueles conectores metálicos que estão nos lados opostos aos buracos? certo?
astg
Aprendiz
Aprendiz

Re: ok

Mensagempor Posturas » Domingo Out 29, 2006 19:25

astg Escreveu:o cabo que estou a usar era o que veio com a fonte! no entanto tenho o pc ligado a uma ficha tripla... pode ser daí o problema? de resto, acho que o prédio tem terra... tipo, sao aqueles conectores metálicos que estão nos lados opostos aos buracos? certo?

Desde que a ficha tripla também tenha ligações terra não há problema.

Certifica-te que o prédio tem mesmo uma ligação terra. Se prédio é alto e moras nos últimos andares, estas lixado porque mesmo com a ligação terra, a diferença de potencial que se cria no condutor pode ser suficiente para as ligações terra não funcionarem como ligação terra.

Sim são esses connectores metálicos.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor LuisFilipe » Segunda Out 30, 2006 0:15

Pega nus busca polos e vê se a terra dá luz.

Se sim então não tens terra.

Se não então faz como nas máquinas de lavar :-) (não leves a mal) liga a ficha ao contrário (desliga, roda 180º e liga)
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Re: ok

Mensagempor CR9 » Segunda Out 30, 2006 14:01

astg Escreveu:o cabo que estou a usar era o que veio com a fonte! no entanto tenho o pc ligado a uma ficha tripla... pode ser daí o problema? de resto, acho que o prédio tem terra... tipo, sao aqueles conectores metálicos que estão nos lados opostos aos buracos? certo?

Penso que nao, o meu também está ligado a uma ficha tripla.

Mas o meu cabo de alimentação tirei-o de um UPS.. Penso que pode ter mais qualidade.. :nada:
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor Posturas » Segunda Out 30, 2006 15:35

LuisFilipe Escreveu:Pega nus busca polos e vê se a terra dá luz.

Se sim então não tens terra.

Se não então faz como nas máquinas de lavar :-) (não leves a mal) liga a ficha ao contrário (desliga, roda 180º e liga)

Mas penso que a massa está ligada à terra, ou também está ligada ao neutro? Não sei se isso resolverá o problema, embora seja boa política ter uma ficha bem ligada.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor fabiodobill » Segunda Out 30, 2006 16:11

eu tambem tenho o mesmo problema e ate agora...nao foi caso para me preocupar....a minha casa nao tem ligacao a terra (quere dizer, tem mas e so na cozinha)...e por isso que resulta desses problemas...
se alguem souber como resolver....sem ter de fazer uma ligacao terra!...era porreiro :roll:
E2160 @ 3.3 ghz
Asus P5K-SE
9600GT
Team Elite 2x1gb 6400
HDD: 500gb+250gb+160gb
Imagem
fabiodobill
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Ago 12, 2005 1:22

Mensagempor Lvsitano » Segunda Out 30, 2006 20:06

fabiodobill Escreveu:eu tambem tenho o mesmo problema e ate agora...nao foi caso para me preocupar....a minha casa nao tem ligacao a terra (quere dizer, tem mas e so na cozinha)...e por isso que resulta desses problemas...
se alguem souber como resolver....sem ter de fazer uma ligacao terra!...era porreiro :roll:

É simples, ligas um condutor à caixa do PC e depois a uma grande estrutura metálica, aí tens uma massa e deixas de levar esticões :D
Lvsitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Nov 01, 2004 17:56

Mensagempor Posturas » Segunda Out 30, 2006 20:59

Lvsitano Escreveu:É simples, ligas um condutor à caixa do PC e depois a uma grande estrutura metálica, aí tens uma massa e deixas de levar esticões :D

A massa não é o mesmo que terra, com o tempo também vai carregar.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Lvsitano » Segunda Out 30, 2006 21:55

Claro que massa não é o mesmo que terra, por isso mesmo não disse que era terra :wink: Mas dá para desenrascar.
Lvsitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Nov 01, 2004 17:56

Mensagempor Posturas » Segunda Out 30, 2006 23:33

Lvsitano Escreveu:Claro que massa não é o mesmo que terra, por isso mesmo não disse que era terra :wink: Mas dá para desenrascar.

Massa já ele tem na caixa, ligar uma qualquer coisa a uma massa não basta. É preciso ter a massa ligada à terra, ou pelo menos ao neutro.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor astg » Terça Out 31, 2006 18:14

bem, pode ser sugestão, mas liguei directamente ah tomada e pelo menos até ver, nao me carregou isto tudo de corrente... se calhar tem a ver com akela cena ke disseram do "180º"... mas sim, moro num 7º andar... Mas olha, se eh so estática, mesmo ke apanhe um esticãozito aki ou ali n ha stress.. até pode dar para pregar partidas ao pessoal ke cá vem :P

Estava era preocupado ke tivesse alguma coisa da fonta a fazer contacto com a caixa e tramar isto tudo! assim, a solução foi a mais simples! lol

Thx pelas respostas!
astg
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Posturas » Terça Out 31, 2006 21:49

Se moras no 7o andar, tem em atenção que isso pode nao ser só estática e teres uns 20-30V na terra, e por consequência na massa (aka caixa). Se fosse a ti, dava uso pelo menos a um busca polos (se nao tens pede emprestado, alguem teu conhecido deve ter, ou então um, que nunca se sabe quando é preciso), quer na ligação terra quer na caixa. Se ele acender, entao tens de tomar medidas e chamar um electricista, caso ele nao se mantenha acesso, então nao tens grandes motivos de preocupação.

Mas se te serve de consolo, se levares uma descarga letal atraves da caixa, os teus pais podem processar os fabricantes do dijuntor diferêncial que tens em casa, por esse não ter disparado, quando ocorreu uma fuga de corrente para a terra (que neste caso será a tua pessoa). Bem esta piadinha é só para dizer, que hoje em dia as instalações electricas são bastantes seguras, e o que normalmente é apanhar um valente susto e o quadro disparar.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Próximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes