mad_sh4rk Escreveu:PS: Ah e ó amigo, já disse uma vez e volto a repetir q sei bem o que interessa numa placa. Claro q velocidade supera memória gráfica. E o lapso não é confusão nenhuma. Se tivesses lido os outros posts saberias k foi um mero erro. De resto, eu sei bem que conselhos devo ou não seguir. Compro peças e monto pcs à 10 anos, sei bem o k devo escolher. Até agora, só me arrependi de ter comprado um intel caríssimo qd podia ter comprado um AMD com as mm características (e isto já à mts anos)
Não penses que tenha algo contra ti (não tenho acredita

), mas de facto penso que estás um bocado confuso...
1 - Claro que li os teus post, senão também não ficava confuso. Então tu tens Pcs ha 8 anos e monta-los há 10 anos? Eu não entro nessa do "monto PCs há mais anos do que tu e tal....", mas vou antes explicar o quanto estás confuso...
2 -
mad_sh4rk Escreveu: Alem do mais, os clocks internos correm ambos a 400MHZ
Sabes do que estás a falar? Da frequência do RAMDAC. E sabes o que é o RAMDAC (Random Access Memory Digital Analog Converter)? É um componente da placa que converte a informação digital das memorias em informação analógica para um monitor analógico (lógico

). Claro que isto é desnecessário para um monitor digital (tipo TFT). Conclusão: Isto EM NADA contribui para aferir da performance da placa gráfica (desktop ou portátil). Para além disto normalmente os RAMDAC das graficas (desktop ou portatil) é sempre a 400mhz.
3 - A arquitectura do chip é o factor mais importante da performance da placa grafica (portatil ou desktop). Para não ficar a escrever paginas sobre este item, faz o que te digo, analisa a página que o Subversiveagent ja postou aqui e tira as tuas conclusões (analisa pipelines de processamento, velocidades de core e memorias, largura de banda das memorias).
4 - A quantidade de memoria é importante para processar muita informação (para resoluções elevadas). E isto passa-se com TODAS as gráficas. Por isso a quantidade de memoria so por si é irrelevante se o GPU não acompanhar o processamento de grande quantidade de informação.
Por tudo isto te digo: deves rever aquilo que realmente interessa numa placa. Por aquilo que li daquilo que postaste aqui, notei muita confusão...
PS: peço desculpa aos administradores pelos offtopic que tenho feito mas o importante é esclarecer, não é?
Cumps