-Especificações Principais-
Intel Pentium M 1,6 GHz
Intel 855GME chipset
Intel Pro/Wireless 2200BG(802.11b/g WLAN)
15,4 WXGA TFT LCD
60GB Ultra DMA-100 HDD
DVD Super Multi Drive
512 DDR SDRAM (2x256 Pc 2700)
Ati Radeon 9700 128 MB
-Especificações Secundarias-
Placa de som Realtek AC’97, SPDIF 5.1, 2 altifalantes e 1 subwoofer
Modem56KV.92
Placa de rede Ethernet 10/100/1000Mbps (RJ45)
Touchpad 2 botões + 1 direcional para scroll
3x USB 2.0, 1x Paralela, S-Video (TV-Out); Infravermelhos (fast infrared), 1x VGA
1x Firewire, 1xAuscultadores e 1x Microfone
Leitor de cartões de memória SD, MMC, MemoryStick, SmartMedia,
PCMCIA 1x Tipo II
-Qualidade de construção-
Ora bem, em relação á qualidade de construção só posso dizer bem, é sem duvida muito boa, os plasticos são de boa qualidade (dos melhores que tenho visto por aí em portateis). De realçar também é a moldura do ecrã que se apresenta bastante solida, e um detalhe mt bom que é o facto da tampa ser em chapa o que afasta a hipotese da tinta sair com o passar do tempo, coisa que aconteceu ao meu portatil antigo que era cinzento tambem, mas nesse caso era plastico. A base tem uma serie de suportes aderentes que permite o computador ficar elevado uns milimetros. Outro facto que tenho de dizer aqui é que acho o portatil mt bonito
-Ecrã-
Posso dizer que fiquei surpreendido, o ecrã é fantastico (adoro o widescreen), tem um contraste e um brilho mt bons mesmo e um angulo de visão excelente. Graças ao software da acer (penso que seja do sofware, inda não tive mt tempo pra investigar isso) ao ver filmes o ecrã adapta a luminusidade que é necessaria pra ver o filme, escurecendo ou clareando mais o ecrã, achei engraçada essa função. Ah e a jogar, digo-vos já que quase nem notei a transição de um CRT pro TFT, claro que as cores num CRT são outra coisa mas não tá nada mau, embora este não seja o primeiro portatil que tive, mas o outro que tinha só dispunha de uns grandiosos 4 megas de vram, mas era uma ATI lol
-Som-
2 colunas e 1 subwoofer... ouvi e gostei, obviamente não são nada do outro mundo mas em relação ao portatil da minha namorada que é um Hp/compaq X1105 com as harman kardon, que na minha opinião dão um som mt bom (não esquecer que estamos a falar de mini colunas) acho que as do Acer conseguem ser superiores, talvez pelo woofer, é pequenito mas inda faz uma boa diferença, mas lá está, num há nada como ligar aqui umas colunas ou uns fones, a minha opinião em relação a colunas de portateis mantém, são pro desenrasque mesmo. Também tem um microfone incorporado, dá sempre jeito e até não é assim tão mau. Agora o primeiro defeito que encontrei no portatil foi aqui neste departamento do som, é que o volume do som é regulado por um botãozito que se empurra para cima e para baixo, até aqui tudo bem, é normal, o problema é que o botão interage com o som por software, o que atrofia ás vezes em alguns jogos, por exemplo ao bocado tava a jogar quake 3 em rede e aumentei o volume e de repente a claridade do jogo desce brutalmente, la tinha eu de ir ao menu da jogo acertar a claridade, e em outros jogos demora mais um pouco ás vezes pra subir o volume, mas pronto consigo viver com isso, é a unica queixa que tenho em relação ao som.
-Teclado e Touchpad-
Sobre isto não tenho mt que dizer, apenas que me habituei logo de imediato ao teclado, coisa que por exemplo com o X1105 que é mt parecido com este não me habituei, é curioso. Tem umas teclas de atalho jeitosas como por exemplo desligar o só ecrã, ou desligar o woofer e até mesmo para mudarmos o esquema de energia. De resto o teclado tem as teclas que eu gosto nas posições certas, que é o caso do ctrl. Dps tem as tipicas teclas de email, internet explorer e mais 2 para o que quisermos.
O touchpad tem uma boa precisão (mas ainda está pra vir o touchpad que me vai fazer esquecer o do meu portatil antigo), os botões acho-os um pouco duros sinceramente, e dps temos o direcional do scroll que la faz o seu trabalhinho.
-Arcade-
Aqui temos um extra porreirito, podemos ver DVD’s, ouvir mp3, ver fotos sem ter de entrar no windows (tb funciona no windows). O display é mt util, tipo se tivermos a jogar podemos ver as horas e a bateria restante. E pronto é isso basicamente.
-Desempenho, aquecimento, ruido-
Vou começar pelo ruido, se nao estiver a jogar, o ruido disto é nulo ate parece que tá desligado,mais uma vez fico surpreendido, talvez por não estar habitudo a mexer em centrinos mas também pq o meu portatil anterior parecia um gato a ser esganado, quando começo a jogar aí sim ja ouço o trabalhar do dissipador do Gpu, mas nada de mais, inda assim consegue ser uma paz.
O aquecimento, neste momento em que tou a escrever o teclado está frio e ja tenho o portatil ligado desde as 21h, neste momento sao 5:30 da manha, acho que não preciso dizer mais nada. Os unicos momentos em que ele chega a aquecer um bocado é quando jogo e é na zona da grafica e inda assim não é nada de mais, recentemente mexi num insystems 4003V e isso sim aquece, o aspire nem perto se aproxima em calor mesmo com a grafica a puxar.
No desempenho, até agora em benchmarks fiz um 3dmark2001 SE em default e deu algo como 9800 marks não tá mau penso eu visto isto ser um centrino 1.6 com memorias 333 e disco de 4200, tudo isto faz efeito penso eu. Tirei os drivers originais e coloquei os omega pra ver que tal, até agora ta tudo impecavel só é pena identificar a grafica como uma 9600, mas penso que nos novos que vão sair agora já devem ter isso corrigido. Em jogos isto comporta-se bem, em algums ate bem de mais, caso do crazy taxi 3 que parece que tou a correr um jogo com 10 anos, e no caso do splinter cell novo, pelo menos na demo o jogo dá rapido demais também..penso que seja dos jogos não tarem bem programados pros centrinos. Experimentei jogos como call of duty, pro evolution soccer 3, colin 4, painkiller e todos rulam bem alguns em wide outros só em 1024x768 por causa da resolução do ecrã. Só tenho pena da grafica vir com os clocks de fabrica 391/202, mas penso que é possivel subir mais um pouco consideravelmente,de qualquer forma pra já acho que não vale a pena.
O processador e tudo o resto, acho que se tivesse agora € só fazia um upgradezito ao disco para 7200 e mesmo assim era naquela, não acho assim o disco de 4200 tão podre como algumas pessoas dizem, mas e daí tambem nunca tive um de 7200
-Bateria-
A bateria inda não a testei bem, mas á partida do que vi em consumo misto jogos/aplicações dura cerca de 3horas, parece-me possivel chegar ás 4h na boa de autonomia. O carregador é pequenito e leve, nada como os tijolos dos pentium 4.
E pronto, acho que não me esqueci de nada, também já são 6 da manhã e tenho aulas ás 9h, parece-me que não vou aparecer por lá de manhã
Ah não coloco relatorio aida nem mais benchmarks pq já anda praí um post qq com isso tudo.