Cursos, formações, pós graduações etc...

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Cursos, formações, pós graduações etc...

Mensagempor jim-lamego » Segunda Dez 04, 2006 22:07

Boas pessoal !
Decidi criar este tópico para o pessoal se orientar uma beca nos estudos e em toda a sua vida futura.
Todos nós sabemos que na actualidade ou se tem uma boa cunha ou se é um bom profissional para se conseguir um bom emprego.
Actualmente as grandes empresas exigem não só um curso superior como tambem um bom currículo, experiencia profissional , cursos de verão, pós graduações , participação na organização de eventos , tudo conta.

Postem toda a informação que tenham que achem pertinente.
cursos de Inglês, curso de socorrismo , Hardware , montagem de Pcs, Confecção de Web Pages , Curso de Capacitação Profissional, Criação de pequenos empreendimentos ....etc!

Resumindo tudo aquilo que acharem importante frequentar.

IMPORTANTE: No caso de serem formações certificadas por empresas n se esqueçam de referir a empresa certificadora.

Aproveito para deixar já um link ( espero que n esteja a infringir regras)

http://aulario.universia.net/app/es/index.asp?LangID=PT

Pessoal colaborem ! Um abraço! :wink:
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor pagc » Terça Dez 05, 2006 10:37

Não concordo inteiramente contigo acerca do que uma empresa quer de um novo funcionário.

O curso superior já era. O que nos têm aparecido com formação superior é tão mauzinho, que preferimos ir buscar gente com formação média. E nem sequer é um problema de dinheiro, porque recebem praticamente o mesmo á saida do curso.

Curso médio +/- 600€
Curso superior +/- 700€ (Engenheiro)

Quanto ás pós graduaçôes, mestrados e afins, esquece, porque o que nós entendemos por isso é que é foi uma fuga para a frente para não entrar no mercado de trabalho ou por não consegui-lo.

Dado os constantes cortes de custos, o que as empresas querem, é alguém que possa comecar a produzir de imediato (muito ou pouco), e não alguém que só passado um ano serve para alguma coisa (excepto claro se o IEFP pagar o estágio). Os funcionários que já lá estão, em cima do excesso de trabalho que já têm, ainda têm de andar a ensinar alguêm que provavelmente será perdido passados 2 anos. Acredites ou não, conhece muita gente que recusa aceitar estagiários.

Se fosse eu que estivesse na Universidade, tratava de arranjar um part-time, na área de estudo, a ganhar muito ou pouco, para que jé tivesse alguma experiência profissional quando acabasse o curso. Porque acima de tudo é isso que conta, neste momemto.

Cumps
PAGC

Só para balizar o que disse acima
(Sou chefe de um serviço, e comecei a receber estagiários em 1994)
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor gimbras » Terça Dez 05, 2006 11:16

pagc Escreveu:Quanto ás pós graduaçôes, mestrados e afins, esquece, porque o que nós entendemos por isso é que é foi uma fuga para a frente para não entrar no mercado de trabalho ou por não consegui-lo.

Isso é bem verdade! Aconselharam-me a tirar uma pós-graduação, cometi o erro de pagar (!) 100 euros só para a entrevista e dps pensei bem, li quais as disciplinas da pós-graduação e reparei que apenas diferenciava em 1 ou 2 em relação às restantes pós-graduações em áreas diferentes. Ou seja vi q não compensava que qq pessoa com experiência na área ultrapassaria na boa um pós-graduado no momento de concorrer a uma empresa.
A pós-graduação que se tratava era Marketing Desportivo no ISTEC (se calhar engano-me na sigla, mas fica ao pé do Hospital Sta. Maria). Os chulos nem o $$$ me devolveram, qdo na brochura da pós-graduação diziam q quem n passasse na entrevista recebia o dinheiro de volta. Eu fui à entrevista, se calhar nem passava. Se soubesse tinha chumbado de propósito. :S
O que quero dizer é q as universidades agora vendem pós-graduações aos pacotes, só mesmo pelo lucro, mais nada.
No dia anterior da entrevista à noite vi na SIC uma reportagem sobre licenciados, pós-graduados e mestrados que diziam q qto habilitações literárias tivessem pior era... (tarde demais já tinha pago a p*** da entrevista).

Há várias razões para isso acontecer, as empresas pensam que têm de pagar mais aos mais "cursados", pensam que os mais "cursados" nunca ficarão mto tempo em empregos onde estejam aquém das suas habilitações e por isso existem cada vez mais desempregados com o canudo.

Mas falo em pós-graduações, e mestrados. Convém sempre ter um licenciatura, nem que seja para estar em pé de igualdade com os outros.
Estudem bem enqto podem, sempre ouvi este conselho e n liguei. Hoje posso dizer que quem estuda menos hoje, trabalhará o dobro ou quintuplo daqueles que estudaram sempre a dobrar. É q n tenham dúvidas!!!

Qto às cunhas já nada é o que era, mto pelo contrário. Por isso essa das cunhas é mesmo para esquecer.

Eu pergunto-me ao pagc como é as empresas esperam que um universitário tenha experiência na área à qual concorre antes de terminar o curso, se todas as empresas exigem experiência de muitas vezes mais de 1 ano (ou 2) antes de começar?

E já li espante-se! anúncios de emprego a pedir pessoas recém-licenciadas com mais de 3 anos de experiência e menos de 25 anos...

Isso e a "piada" de pedirem um engenheiro civil em part-time (era para o quê? construir só o telhado).

Arranjar um part-time enqto se anda na universidade? Isso era fácil antigamente, agora TODOS pedem experiência e longa e por isso part-times é quase só empregos como call center ou clipping. Duas coisas que eu já fiz e que valem zero para o que mta gente quer.
E o do clipping arranjei-o pq conhecia o dono da empresa (ai a cunha), trabalhava 8 horas e ganhava 300 oiros, e ainda trabalhava aos domingos... para n falar de às vezes ter que entrar às 5 da manhã.

Bom, mas tmb da maneira como eu digo, um gajo desistia logo antes de começar. Sim o pagc tem razão é sempre boa a experiência de um part-time (no caso de um call center), e é valorizado a experiência de contacto com o cliente, isso se quiserem ir para essa área (comercial).
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor pagc » Terça Dez 05, 2006 11:43

Gimbras

Mas essa é a tragédia desta geração e ela mal se apercebeu disso.

Os anúncios de emprego, aqui há 5 anos pediam gente formada, agora comecaram a aparecer anúncios a pedir experência, não de 1 ou 2 anos, mas de 8 e 10 anos. Isto significa que nem sequer colocam a hipotse de receber gente nova ou semi nova. Querem é pessoas com bastante experiênçia. Esta é uma tendência nova e muito grave para vocês.

Mas tambêm existe muita culpa vossa. Ainda a semana passada, colocaram um post a pedir um ajuda para escolher um portatil porque ia entrar para a universidade. Mas pedia uma máquina com caracteristicas para jogar. E depois quer o quê?. Um emprego onde tenha tempo de aprender?. Isto não é o Estado, ou produzes ou não há dinheiro para ordenados e a empresa vai-se.

Ainda que o part-time seja em callcenters, pelo pelo diz-me que já trabalhaste, que não és mais um menino do papá que conhece melhor o circuito de bares, e pelos menos o teu curriculum não é eliminado logo na primeira selecção. E para mim serve de desempate.

OBS. A piada do engº é fácil de perceber. O que eles queriam era alguém para lhes assinar o alvará

Cumps
PAGC
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lupe » Terça Dez 05, 2006 12:20

Mas tambêm existe muita culpa vossa. Ainda a semana passada, colocaram um post a pedir um ajuda para escolher um portatil porque ia entrar para a universidade. Mas pedia uma máquina com caracteristicas para jogar. E depois quer o quê?. Um emprego onde tenha tempo de aprender?. Isto não é o Estado, ou produzes ou não há dinheiro para ordenados e a empresa vai-se.

Sim, concordo que uma parte da responsabilidade está nos próprios estudantes, mas a maior parte está naqueles que os desresponsabilizaram. Naqueles que instituíram que chumbar o ano traumatizava as crianças na Primária; que acharam que era dada muita matéria e reduziram-na; naqueles que para ter um 'sucesso' escolar grande não olharam a meios de cortar nos chumbos nos 2.º e 3.º Ciclos, e por aí fora.

Mas se virmos as coisas por outro prisma, estes que decidiram isto não são mais do que o reflexo da sociedade. Não são eles os culpados, é a sociedade. São os pais que andam gordos e deixam engordar os filhos desde tenra idade, que não lhes dão educação porque também não a têm e que não lhes sabem incutir responsabilidade porque nunca a tiveram.

Afinal, estivemos nos últimos 25 anos numa fase de vacas gordas. A má (ou boa) notícia, é que estamos a entrar numa de vacas magras, onde vai haver muito menos dinheiro, mas provavelmente aguçará o engenho. Talvez se olhe menos ao luxo e mais para aquilo que deve interessar.
lupe
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 12, 2005 23:33

Mensagempor gimbras » Terça Dez 05, 2006 12:23

Tens razão pedem mta experiência, mas tmb, pelo menos eu, só encontro anúncios onde começam a limitar pela idade. Logo, vejo nisso um contra-senso, ser novo e ter mta experiência só acontece raramente, em pessoas logo à partida mto maduras que estudam e logo se metem a trabalhar.
Ainda há exemplos desses e são de pessoas que mto admiro.

Sim, já começo a entender, pelo que dizes, pq é q as empresas pedem essas referências, a mocidade está a amadurecer cada vez mais tarde.
Não querem ter lá miúdos que tenham de educar. Compreendo isso, o que acontece é que acaba mta gente por ser colocada nesse pacote de imaturos sem terem culpa. Pq as aparências tmb enganam.

:) Já trabalhei em mtos sítios se queres q te diga: finanças (a digitar modelo 3 - foi daí q paguei a carta de condução); contabilidade (durante a universidade); call center, webmarketing e webdesign; clipping. E no meio e durante isso tudo sempre ganhei $$$ com os meus sites.

Nunca gostei de pedir dinheiro aos meus pais para nada, n gosto de chulá-los, eles tmb devem querer ter dinheiro para as coisinhas deles. Se bem q tmb tive pais q m dissessem "se n trabalhas, rua!" e isso ajuda claro.

Não há nada como o nosso dinheiro, acreditem.

Mas essa do portátil até n pode querer dizer isso q pensas. Se calhar quem escreveu isso vai para outra cidade e nos intervalos dos estudos quer divertir-se. Ou pensa que se vai investir num PC ou menos q compre um bem potente, para estudar e não só, e q dure.
Mas vejo o teu ponto de vista.

Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Speed Dragon » Terça Dez 05, 2006 15:46

Tou a tirar o Mestrado Integrado de Engenharia Informática e computação, logo mestrado já vem incluido ... mas felizmente não preciso de ganhar €€€ para pagar a univ ... no entando em relação a experiencia profissional ... apesar de não ter nenhum curso já posso dizer que tenho vastos conhecimentos em determinadas áreas como programação (PHP e ActionScript) e modeção 3D que são os meus principais pontos fortes, entre outros menos fortes ... não sei se isto mais tarde ao ter que arranjar emprego irá ajudar em alguma coisa, pois não se considera experiencia profissional ...
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor pagc » Terça Dez 05, 2006 16:18

Speed Dragon Escreveu:Tou a tirar o Mestrado Integrado de Engenharia Informática e computação, logo mestrado já vem incluido ... mas felizmente não preciso de ganhar €€€ para pagar a univ ... no entando em relação a experiencia profissional ... apesar de não ter nenhum curso já posso dizer que tenho vastos conhecimentos em determinadas áreas como programação (PHP e ActionScript) e modeção 3D que são os meus principais pontos fortes, entre outros menos fortes ... não sei se isto mais tarde ao ter que arranjar emprego irá ajudar em alguma coisa, pois não se considera experiencia profissional ...

Ninguém te vai contratar pelos teus vastos conhecimentos, mas pela tua capacidade de produzires algo com eles, caso contrário os mestres estariam todos empregados e a realidade não é essa.
Esses conhecimentos são ferramentas que tens, agora se és capaz de as utilizar em algo útil, já é outra conversa. Pelo facto de ter um berbequim, não quer dizer que se saiba fazer um furo como deve ser.
Numa entrevista de emprego querem saber o que és capaz de fazer, e se tiveres algo concreto para apresentar melhor,

Penso que isto começa a ficar offtopic mas ficam aqui as perguntas inevitáveis numa entrevista, e cuidado que algumas são puras rasteiras

Perguntas inevitáveis de um entrevistador

Por que é que quer deixar o seu actual emprego?
Por que é que o havemos de contratar?
Quais os seus pontos mais fracos ?
Porquê a sua opção por esta empresa?
Quais as razões pelas quais concorre a este emprego?
O que sabe sobre a nossa empresa?
Também está a candidatar-se a outras empresas?
Como vê a evolução da sua carreira?
Com que tipo de pessoas tem dificuldade em colaborar?
Prefere um horário das 9 às 7 ou nem por isso?
Consegue imaginar-se numa função de liderança

As perguntas que deve um candidato deve fazer

Quais os planos da empresa para o futuro?
A empresa desenvolve planos de carreira?
Quais são os problemas com que a empresa se defronta neste momento?
Há possibilidades de evolução dentro da empresa?
Há a possibilidade de receber acções de formação?
A quem devo responder e quem me deve responder a mim?
Poderei fazer um curso de valorização nesta área?
Vou estar colocado em algum projecto específico?
Qual será a minha função dentro da empresa?
Que responsabilidades estão inerentes a esta função?
Qual o grau de autonomia e de responsabilidade da função?
Com quem vou trabalhar?
Em que departamento me iria inserir? E quais são os planos para o futuro desse departamento?
Que tipo de relação existe entre esse departamento e os restantes departamentos da empresa? (no caso de ser uma grande empresa)
Quais as possibilidades de progressão na carreira profissional

A verdade é que estou farto de ver boa gente a serem eliminado por pequenos erros nas entrevistas e que com um pouco de ajuda se teriam safado. Acreditem-me os pormenores fazem a diferença

Cumps
PAGC
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor gimbras » Terça Dez 05, 2006 16:38

Pois são esses pormenores que lixam mta gente, q simplesmente n tem experiência é de ser entrevistado, e pode ter mta em termos da função a que se candidata.

pagc ajuda aí a malta a dar as melhores respostas, prometo que n vou bater à tua porta e por isso n perdes nada ;)

SpeedDragon: claro q o que sabes é mto importante, mas como já te disse antes, podes dizer que sabes tudo mas se não tiveres, no teu caso, um portfolio montado eles nem querem saber.

Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor pagc » Terça Dez 05, 2006 17:10

Gimbras

Isto foi retirado da net em Junho deste ano, quando mudei de emprego e achei que era melhor preparar-me para o caso de apanhar com um entrevistador duro. Por acaso foi canja e até de mais, para um sector que perdeu 70000 empregos e 4000 empresas em 5 anos, compreendes que a competição pelos lugares bem pagos (+1800€ mês) é feroz.

Se procurarem na Net, arranjam informação de como se comportarem em entrevista, a optimização de Curriculum que até chateia. Há sites que até te enviam mails com oportunidades de emprego baseados em palavras chave

Podes bater á vontade porque estou na construção civil, por isso não devo ter nada que te interesse.

Agora não posso, mas logo que puder explico-te as rasteiras, tenho que procurar aonde é as guardei

Cumps
PAGC
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Red_Shift » Terça Dez 05, 2006 20:09

pagc ajuda aí a malta a dar as melhores respostas, prometo que n vou bater à tua porta e por isso n perdes nada

Eu ajudo-te, respondo já a isso tudo.

Por que é que quer deixar o seu actual emprego?
Pq o acabei (os estudos).
Por que é que o havemos de contratar?
Por que é que o estão a fazer?
Quais os seus pontos mais fracos ?
na zona da virilha direita. lesionei-me uma vez e nunca mais ficou a 100%.
Porquê a sua opção por esta empresa?
Pq n havia outra à disposição (deve pensar k chovem empregos de todos os lados não)
Quais as razões pelas quais concorre a este emprego?
Se calhar pk estou habilitado a isso, talvez n sei.
O que sabe sobre a nossa empresa?
Pergunte-me antes o k é k eu n sei sobre a vossa empresa.
Também está a candidatar-se a outras empresas?
Que outras?
Como vê a evolução da sua carreira?
A pôr-lhe no olho da rua, seu incompetente, só sabe fazer perguntas standardizadas e sem jeito nenhum.
Com que tipo de pessoas tem dificuldade em colaborar?
Com os balança, nós e eles chocamos, passado meia-hora ao pé deles dá-me logo vontade de chibar todos os meus amigos sagitários.(Gato :lol: )
Prefere um horário das 9 às 7 ou nem por isso?

Prefiro um das 7 às 9. (já agr indicava am/pm ou usava a escala de 0 a 24 o estúpido).
Consegue imaginar-se numa função de liderança?
É o k estou a fazer.

Agr falando a sério é claro k há mts empregos em k as habilitações literárias n fazem assim tanta diferença e espertas são essas empresas k valorizam mais a experiência profissional k o grau académico, agr a bem da verdade, há empregos em k é essencial ter graus académicos elevados, se essas empresas continuam a valorizar mais a experiencia profissional então fazem mal, pk em principio a longo prazo a pessoa com mais habilitações literárias irá render mt mais.

O k ele keria era um pc potente pra correr os programas de Matlab mas estava com vergonha de dizer, dado k os jogos são aplicações k puxam bastante pelo hardware, faz sentido. :lol:
P4 2,6Ghz @ 3,25Ghz||Asus P4P800 (chipset 865PE)
1gb PC3200 Twinmos CL 2.5-3-3-8 @ DDR400(5:4) CL 2.5-4-4-8
Asus V9999GT (6800GT) 128MB DDR1 @ 400/850
SATAII WD5000AAKS 500GB||TDK DVD-RW 16x+/-R, 4xDL
LCD 17" Samsung 710N|| PSU Enermax 375W
Red_Shift
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 10, 2004 22:56

Mensagempor gimbras » Quarta Dez 06, 2006 11:02

:lol: bom post Red_Shift :lol:

Yah essas perguntas standard são beca estúpidas. Isso de perguntar sobre o que sabe da nossa empresa, ou pq concorre... Bah. Ainda no Verão concorri a um estágio na Peugeot Portugal passei à segunda fase e as perguntas era do mesmo tom. E claro lá respondi: "pq concorro à Peugeot? Pq é mto boa e pq é inovadora, etc, etc". Enfim tretas e graxa. Concorri pq queria arranjar emprego, simplesmente. E concorri para várias mas foram eles q me chamaram para a entrevista.

Cumps.

PS: Ainda tive para "pedir emprestado" um livro de bolso da última empresa onde estive que ensinava como se entrevistava e como interpretar as respostas do candidato. Nem me lembrei de pesquisar na net sobre isso.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jim-lamego » Quarta Dez 06, 2006 15:05

pagc Escreveu:Não concordo inteiramente contigo acerca do que uma empresa quer de um novo funcionário.)

Acho que estas a interpretar mal as minhas palavras, estas a ter uma visão demasiado redutora daquilo que é um curso superior.
5 anos na universidade, longe de casa , longe da familia aprende-se muito mais do que aquilo que é dado nas aulas. Um curso não é só uma canudo...
O curso superior na actualidade n é mais do que a criação de bases para uma carreira profissional futura, é como as fundações e os pilares de uma casa .
Resumindo , um curso superior não é um fim a atingir , mas um ínicio de um novo ciclo , uma viragem.
Na universidade aprendes coisas que nem com 10 anos de carreira consegues mas claro que tb aprendes coisas em 1 ano de trabalho que não aprendes te em 5 anos de curso.

pagc Escreveu:Quanto ás pós graduaçôes, mestrados e afins, esquece, porque o que nós entendemos por isso é que é foi uma fuga para a frente para não entrar no mercado de trabalho ou por não consegui-lo.)

Eu próprio tenho professores que tem mestrados tipo:
1º Análise de variáveis num remate de andebol.
2º Desportos de grandes espaços - Análise do contexto em que a modalidade se insere.
3º Alterações Biofisiologicas e sua influencia no Boxe.

Claro que este tipo de mestrados n interessam a ninguem.. são só um conjunto de muitas páginas que dizem aquilo que toda a gente com 12º ano já sabe.
Mas nem todos os mestrados são assim! tens por exemplo os novos mestrados do M.I.T em algumas universidades . Vais me dizer que estes n valem nada? :roll:

pagc Escreveu:Se fosse eu que estivesse na Universidade, tratava de arranjar um part-time, na área de estudo, a ganhar muito ou pouco, para que jé tivesse alguma experiência profissional quando acabasse o curso. Porque acima de tudo é isso que conta, neste momento.

Em 4 anos de curso já trabalhei:
1º Na wor7en---------- (devo voltar para lá em janeiro)
2º No CONT****** -------- Repositor
3º MODE** ------------ Padaria
3º MAC******* ( toca a grelhar Hamburguers)
4º Papelaria da Universidade ( cópias cópias e mais cópias..)
5º BAnco SANTA*** ( sala Univer***)
No meu secundário trabalhei no atendimento de um padaria da cidade.

Se por exemplo tive-se um curso de gestão (daqueles de 3 meses a trabalhar numa empresa pago pelo centro de emprego ) como tenho as bases de contabilidade e economia necessários na Universidade tinha ficado no MAC***** a trabalhar a , recebia a formação dada pela empresa mãe e para o ano podia estar a ganhar ... 1000€€ por mês (mais prémios de vendas por objectivos) que dá para tirar mais 300 ou 400€€!

Quando me refiro a formação refiro me a coisas realmente uteis.
Por exemplo na wor7en pedem muito pessoal com curso de Informática.
O patrão é engenheiro informático ! o que é um bom indicador.
Neste momento em 35 funcionários só uns 6 é que n tem ou não andam a frequentar curso superior .

Não vão buscar pessoal ao centro de emprego....!!!!

Resumindo , se para quem tem o curso arranjar emprego esta dificil... para quem n o tem....

Voltando ao tópico :lol:
Pessoal postem informação sobre tudo aquilo que tenham conhecimento a nível de formação certificada.

:wink: bom post Red_Shift !!! :lol:

Em 5 entrevistas que fiz em nenhuma delas me perguram a mesma coisa.. :wink: dessas perguntas respondi a apenas 2! :lol:
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes