Que raio de problema tem o meu computador????

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

Que raio de problema tem o meu computador????

Mensagempor Manuela » Quarta Dez 06, 2006 22:32

Olá pessoal.
Tenho um Compaq Presario 1525 EA que me está a dar um problema nomeadamente de arranque que começou a acontecer depois de ter tido um problema de hardware que me mandou o disco para o lixo. Lá tive que comprar um disco novo e quando comecei a tentar instalar o xp, ele entra no programa de configuração, pede para escolher onde quero instalar o s.o. e depois de formatar o c: e copiar os ficheiros necessários para o disco, quando faz o reboot para começar o programa de configuração, volta a fazer tudo de novo, ou seja, volta a pedir onde quero instalar o s.o., formatar, copiar,etc... nunca conseguindo arrancar.
Depois de isto acontecer (pensei que podia ser o cd do s.o. que estivesse estragado, mas não era) lembrei-me de ir à bios ver se ele estava a detectar o disco. Como não estava a detectar o disco, coloquei auto, fiz save e fiz reboot. No arranque, ao passar a parte que dá para is à bios, quando devia aparecer a mensagem "prima qualquer tecla para arrancar a partir do CD", aparece um traço a piscar no canto superior esquerdo e nao passa daí. Se mudar na bios, na parte do disco (que agora já aparece o disco), e escolher "none" a mesagem "prima qualquer tecla para arrancar a partir do CD", já aparece só que depois de correr o programa de instalação e quando volta a fazer o reboot, nunca entra no prog de configuração. Se meter na bios o disco, ele fica sempre com o traço a piscar no cant superior esquerdo.
Ja fiz o download da bios do site da compaq e fiz o upgrade mas nada mudou, mudei o drive de leitura do cd e ficou tudo na mesma e sei que o disco está bom.
Quando carrego no botão de energia do computador, ele faz o que sempre fez em termos de luz (acende a luz indicadora de energia à corrente, a luz do disco pisca várias vezes).
Alguém pode ajudar-me???

Obrigado,

M.
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Fev 02, 2005 20:02

Mensagempor zoing » Quinta Dez 07, 2006 11:54

Será que o disco que colocaste é o indicado para o teu portátil, não será grande demais e não estará a haver algum problema na detecção por causa disso? Não há nenhum jumper no disco? Procuraste por uma versão da bios da motjerboard do portátil mais recente do que aquela que está instalada?
zoing
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Abr 22, 2006 15:01

Mensagempor CYBERSPACE » Quinta Dez 07, 2006 13:03

Já me aconteceu isso......metes o cd e depois em vez de formatar reparas o teu windows...
NOTA: tem k ser a mesma versão k tens instalada.....

:wink:
CYBERSPACE
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 02, 2006 16:38

Mensagempor Manuela » Quinta Dez 07, 2006 20:56

Olá... Antes de mais obrigado pelas respostas

zoing Escreveu:Será que o disco que colocaste é o indicado para o teu portátil, não será grande demais e não estará a haver algum problema na detecção por causa disso? Não há nenhum jumper no disco? Procuraste por uma versão da bios da motjerboard do portátil mais recente do que aquela que está instalada?

É indicado... A bios detecta o disco... não o faz é arrancar...Há um jumer no disco mas já experimentei sem jumper e o resultado foi o mesmo... Só há a versão da bios que tenho portanto è a mais recente

CYBERSPACE Escreveu:Já me aconteceu isso......metes o cd e depois em vez de formatar reparas o teu windows...
NOTA: tem k ser a mesma versão k tens instalada.....

O disco onde tinha o s.o. instalado foi à vida.... o novo não tem nada instalado.

M.
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor zoing » Sexta Dez 08, 2006 0:28

Quando fazes o setup do windows escolhes fazer uma nova instalação e depois apagas as partições já existentes? Já agora, arranja outro cd do windows, lembrei agora que já me aconteceu isso por causa de um cd estragado.
zoing
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Manuela » Sexta Dez 08, 2006 1:25

zoing Escreveu:Quando fazes o setup do windows escolhes fazer uma nova instalação e depois apagas as partições já existentes? Já agora, arranja outro cd do windows, lembrei agora que já me aconteceu isso por causa de um cd estragado.

não faço partição...instalo tudo no c:

M
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor zoing » Sexta Dez 08, 2006 10:04

Manuela Escreveu:
não faço partição...instalo tudo no c:

M

Não foi isso que eu quis dizer, para fazeres uma instalação nova, depois de o pc arrancar do cd, eis o que tem de acontecer:

1. tens a opção de reparar o windows ou de fazer uma nova instalação; nesse ponto escolhes fazer uma nova instalação;

2. a seguir aparece um quadro com as partições que tens no disco (provavelmente só terás uma)>> tens de apagar a partição que já foi criada na instalação anterior e criar uma nova partição, que irá ser formatada, após o que se inicia a transferência de ficheiros para o disco; a seguir o pc reinicia e o setup continua em ambiente windows.

Se não apagares a partição que já existia o problema do arranqe não é resolvido pois a master boot record não é substituída, reescrita. Já agora, como te disse antes, na próxima tentativa de instalação do SO usa outro cd.
zoing
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Manuela » Sexta Dez 08, 2006 16:50

zoing Escreveu:
Não foi isso que eu quis dizer, para fazeres uma instalação nova, depois de o pc arrancar do cd, eis o que tem de acontecer:

1. tens a opção de reparar o windows ou de fazer uma nova instalação; nesse ponto escolhes fazer uma nova instalação;

2. a seguir aparece um quadro com as partições que tens no disco (provavelmente só terás uma)>> tens de apagar a partição que já foi criada na instalação anterior e criar uma nova partição, que irá ser formatada, após o que se inicia a transferência de ficheiros para o disco; a seguir o pc reinicia e o setup continua em ambiente windows.
.

Já fiz isso e não deu, para além de só conseguir fazer isso se na bios, na parte do disco estiver none....Ele entra directamente na parte do assistente de configuração e depois de transferir os ficheiros, ao reiniciar, nunca inicia em ambiente windows mas volta a fazer tudo de novo.
Se na bios na parte do disco colocar Auto já aparece a msg a dizer Prima qqr tecla para arrancar a partir do CD mas depois bloqueia e não faz mais nada.

Já tentei também com outro cd e não houve alterações.

M
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Re: Que raio de problema tem o meu computador????

Mensagempor Gak » Sexta Dez 08, 2006 16:58

..
Editado pela última vez por Gak em Domingo Mar 21, 2010 15:15, num total de 1 vez.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Nov 13, 2004 11:27

Mensagempor Manuela » Sexta Dez 08, 2006 17:25

Gak Escreveu:[
Tens que trocar a ordem do boot...

Ou seja, quando fazes a 1ª parte da instalação do XP, é o CD-Rom que está em primeiro lugar no boot (e isto neste portátil faz-se desactivando o disco da lista de boot).

Quando ele fizer reboot, vais à "lista de boot" e reactivas o disco de modo a ele não arrancar pelo cd, mas sim pelo disco.

Não têm nada com as settings de detecção do disco...

Oi....Obrigado pela resposta mas supostamente na bios para desactivar o gdisco era premindo a tecla shift + 1 mas não consigo retirar o disco da boot

M.
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Gak » Sexta Dez 08, 2006 17:45

..
Editado pela última vez por Gak em Domingo Mar 21, 2010 15:14, num total de 1 vez.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Manuela » Sexta Dez 08, 2006 17:57

Oi.

So aparece isto Imagem

M
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Gak » Sexta Dez 08, 2006 18:14

..
Editado pela última vez por Gak em Domingo Mar 21, 2010 15:14, num total de 1 vez.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Manuela » Sexta Dez 08, 2006 18:19

A versão da minha é a 0f0a... qual é a tua?????

M
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor zoing » Sexta Dez 08, 2006 18:21

Faz "subir" o disco na lista, em 1º o cdrom, a seguir o disco e só depois o arranque pela rede. Alguns pcs antigos ficavam eternamente à procura da rede e não chegavam a procurar outros dispositivos de arranque.
zoing
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes