Antes de mais quero dar os parabéns por este excelente fórum que desconhecia, e foi uma agradável surpresa descobrir.
Em breve vou comprar um portátil e tenho um orçamento de €1750,00, esticado ao máximo.
Procuro um "Desktop Replacement" para casa, assim como um portátil para o trabalho, o que implica dizer, andar na rua entre 5 a 6 horas diárias, com um uso entre as 2 e as 4 horas diárias. Os programas a usar serão o Windows XP, com o Office (Word e Excel) assim como o Autocad.
Poderia ter ligação ao isqueiro do carro para conseguir energia.
Já agora também gostava da vossa opinião, quanto à qualidade das ligações ao isqueiro do carro, se a bateria do carro se gasta muito rápido, se pode haver picos ou quebras de corrente com facilidade. No fundo, saber, se é ou não aconselhável ligar portáteis ao isqueiro.
Em casa, pretendo ligar o portátil ao projector, na sala de estar, e ver bastantes filmes (Divx e Xvid) e jogar alguns jogos tipo Far Cry, Half-life 2, Doom 3, etc.
Acho que já estão a ver que a capacidade gráfica, assim como o processamento tem de ter um mínimo de qualidade/performance.
Estou no dilema entre a portabilidade e duração da bateria (Centrino) e a performance pura (Pentium IV - 3.0Mhz ou superior se o dinheiro chegar).
Quero um disco com alguma capacidade (mínimo 60 Gb) e uma placa gráfica com DVI out (esta característica é quase imprinscindível), embora ainda não tenha visto nada.
Quanto aos Centinos, não sei até que ponto, lidarão estes processadores com os novidades de jogos que andam por aí (Far Cry), mas não gostava de ter logo à partida um portátil que não lidasse com eles minimamente (res. 1024*768, pelo menos)
Pensei que as gráficas da ATI, gama média/alta e alta, para portáteis, tivessem todas de raiz saída DVI. Pelos vistos estou enganado.
Em substituição da DVI-out também poderia ser VGA-out, embora não me agrada nada.
Não me importo de NÃO ter gravador de DVD´s no portátil, pois tenho em casa no desktop. Pode ser um combo DVD (leitura) + CD-R/RW.
Já andei a sondar alguns sistemas Acer e LG (ArteWare), Insystems (Inforlândia) e Devil (RuadaNet), mas como as características de alguns PC´s estão pouco explícitas, fico sem perceber se as P. Gráficas têm DVI-out ou não.
Gostava também de saber onde conseguir os melhores preços, pois sou tipo "marroquino", não consigo comprar nada sem discutir antes o preço final com o vendedor.
Está fora de questão mandar vir do estrangeiro. Mas não me importo de comprar numa loja online portuguesa, embora prefira ir ver o "bicho" ao local, antes de comprar.
Aceitam-se conselhos.
cumps