scuz Escreveu:Squall2000 Escreveu:Eu pelo menos na faculdade de ciencias da universidade de lisboa ando a pagar os 920€
Confirmo isto, FCUL = 920€ anuais em termos de licenciatura.
Tas no LEI?
Moderadores: Administradores, Moderadores
scuz Escreveu:Squall2000 Escreveu:Eu pelo menos na faculdade de ciencias da universidade de lisboa ando a pagar os 920€
Confirmo isto, FCUL = 920€ anuais em termos de licenciatura.

jim-lamego Escreveu:Outra situação é com os automóveis - à e tal eu sou pobrezinho mas ando de Ferrari - BOLSA?? esquece!

SkylineGTR Escreveu:jim-lamego Escreveu:Outra situação é com os automóveis - à e tal eu sou pobrezinho mas ando de Ferrari - BOLSA?? esquece!
Not true!(Quer dizer... nada prática devia ser assim)
Conheço gente que vai para as aulas de Audi A4 e tem bolsa![]()
Aparentemente deve se fácil ter bolsa, quase toda a gente que conheço tem, e muitos nem sequer têm necessidade disso....

SkylineGTR Escreveu:jim-lamego Escreveu:Outra situação é com os automóveis - à e tal eu sou pobrezinho mas ando de Ferrari - BOLSA?? esquece!
Not true!(Quer dizer... nada prática devia ser assim)
Conheço gente que vai para as aulas de Audi A4 e tem bolsa![]()
Aparentemente deve se fácil ter bolsa, quase toda a gente que conheço tem, e muitos nem sequer têm necessidade disso....

cla_pereira Escreveu:Gostaria de deixar aqui alguma notas.
Se o aumento de propinas significa melhoria de condições, será que o ensino está 3x melhor do que há uns poucos anos que a propina era equivalente ao salário minimo?
Outra nota, se há gastos com um aluno por parte da escola(óbviamente) e isso implica pagamento de propinas, então o que acontecia antes de não haver propinas? Ou, como será na Finlândia que o ensino é totalmente gratuito?

Azarael Escreveu:O aumento das proprinas não significa melhoria de condições, nunca significou nunca significará.
Azarael Escreveu:Na Finlândia o ensino só é gratuito para o aluno. Admito que é o que interessa, mas para o estado não fica assim tão barato.
Azarael Escreveu:Logo, o que muda é que a Finlândia consegue aguentar essas despesas, além de o abuso de tal sistema ser baixo.

cla_pereira Escreveu:Azarael Escreveu:O aumento das proprinas não significa melhoria de condições, nunca significou nunca significará.
Certo, mas foi com esse argumento que foi criada a propina, logo, mentiram.
cla_pereira Escreveu:Azarael Escreveu:Na Finlândia o ensino só é gratuito para o aluno. Admito que é o que interessa, mas para o estado não fica assim tão barato.
Alguém tem de suportar a despesa, a diferença é que na Finlândia o ensino é visto como a base do desenvolvimento e por isso tem de ser financiado na totalidade.

alfatek Escreveu:A propina é uma forma do aluno contribuir para o custo do seu ensino.
alfatek Escreveu:cla_pereira Escreveu:Azarael Escreveu:Na Finlândia o ensino só é gratuito para o aluno. Admito que é o que interessa, mas para o estado não fica assim tão barato.
Alguém tem de suportar a despesa, a diferença é que na Finlândia o ensino é visto como a base do desenvolvimento e por isso tem de ser financiado na totalidade.
É uma forma de ver as coisas. Sinceramente para mim tem mais lógica ou não pagares nada ou pagares o valor justo da propina. Como está actualmente é um meio termo para não chatear as pessoas e nem serve para pagar quase nada.
alfatek Escreveu:Num país ideal o ensino devia ser gratuito, o que até faz sentido de um ponto de vista económico: pessoas com melhor formação, melhores empregos, melhores salários = mais impostos a entrar.
alfatek Escreveu:Infelizmente o nosso orçamento não dá para tudo...

cla_pereira Escreveu:Claro, as prioridades são outras, TGV, Ota, engordar familias mais ricas em Portugal(Belmiros, Melos, Espirito Santos, etc.)

jim-lamego Escreveu:"SE a propina ( é uma forma do aluno contribuir para o custo do seu ensino) pk é que um aluno de Ed. Física paga tanto de propina como um aluno de Medicina?

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes