Propinas

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Squall2000 » Domingo Jan 07, 2007 22:04

scuz Escreveu:
Squall2000 Escreveu:Eu pelo menos na faculdade de ciencias da universidade de lisboa ando a pagar os 920€

Confirmo isto, FCUL = 920€ anuais em termos de licenciatura.

Tas no LEI?
Squall2000
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Out 24, 2004 16:54

Mensagempor lnogueir » Domingo Jan 07, 2007 23:58

FMUP 920€
lnogueir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 16, 2006 13:29

Mensagempor jim-lamego » Segunda Jan 08, 2007 3:12

UBI- 920 Aerius!

A sorte é que tenho bolsa e só pago 500€(+-)!
Em termos gerais tem bolsa quem tiver menos do salário minimo por pessoa a multiplicar por 1,2 por mes.

P ex:
ANO de 2005- 374,70€
-4 pessoas no agregado familiar
374,70x1,2=449,64

449,64x4 pessoas=1798,56€ mensais

Estes valores são obtidos apartir a declaração de IRS e IRC.

Ou seja quem ultrapassar este salario por mes fica sem bolsa e paga a propina maxima estipulada para esse ano.

Atenção que estes valores são valores médios, se por exemplo um elemento do agregado ganhar 10000€ num mes e depois n receber mais nada ate ao fim do ano esse valor é como se fosse dividido pelos 12 meses do ano! Estas situações ocorrem muito em casos de empregos com ajudas de custo, comissões de vendas , atingir de objectivos .

Depois existem tambem os abatimentos :

1-Crédito Habitação - Desconto até 30 % dos rendimentos anuais no IRS
2-Irmão a estudar no ensino superior - Desconto de 10% no IRS
3-Rendimentos provenientes apenas de Pensões - Desculpem mas não me lembro do valor exacto SORRY :(
4- Aproveitamento em todas as cadeiras. TB n me lembro.

Há e já me esquecia de um pequeno mas muito importante promenor.
Se existirem sinais de riqueza apesar de os rendimentos não os provarem pode automaticamente perder o direito á bolsa!

Por exemplo :
3 pessoas
PAI- Pesão de 300€
MAE - Domestica
Filho - estudar

Mas apesar destes rendimentos o pai tem uma quinta junto a praia avaliada em 500000€ o filho perde a bolsa automaticamente.

Outra situação é com os automóveis - à e tal eu sou pobrezinho mas ando de Ferrari - BOLSA :roll: ?? esquece!

Dá para ficar com uma ideia :wink:
~Cumps
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor SkylineGTR » Segunda Jan 08, 2007 9:05

jim-lamego Escreveu:Outra situação é com os automóveis - à e tal eu sou pobrezinho mas ando de Ferrari - BOLSA :roll: ?? esquece!

Not true! :P (Quer dizer... nada prática devia ser assim)

Conheço gente que vai para as aulas de Audi A4 e tem bolsa :o

Aparentemente deve se fácil ter bolsa, quase toda a gente que conheço tem, e muitos nem sequer têm necessidade disso....
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor Semenkhare » Segunda Jan 08, 2007 12:05

SkylineGTR Escreveu:
jim-lamego Escreveu:Outra situação é com os automóveis - à e tal eu sou pobrezinho mas ando de Ferrari - BOLSA :roll: ?? esquece!

Aparentemente deve se fácil ter bolsa, quase toda a gente que conheço tem, e muitos nem sequer têm necessidade disso....

Verdade, já conheci casos semelhantes, infelizmente... Lembro-me até de um amigo meu, há vários anos, ter recebido uma bolsa de quase 2500 euros, que só recebeu na totalidade no final do ano lectivo (nem sei porquê). E ele ia de carro para as aulas. Conclusão: como só recebeu o dinheiro no final do ano lectivo, aproveitou comprou cenas para o carro, foi passar férias, etc. Ehehehe! E tanta gente realmente a precisar da bolsa... É necessário mais fiscalização, maior controle...

Quanto às propinas, sou da opinião que devemos pagar para ter um ensino de qualidade... coisa que, na maioria dos casos, não acontece. Muitas vezes, e devido aos cortes cada vez mais crescentes na educação, por parte do Estado, o dinheiro das propinas que deveria ser investido na melhoria das condições de ensino, vai para o salário dos professores e outras cenas, já que o dinheiro escasseia... Por exemplo, na universidade onde tirei o curso (Coimbra... Briosaaaaaaaaa! ;)), lembro-me de uma faculdade que esteve em risco de fechar por uns dias pois não havia dinheiro para comprar papel higiénico sequer, não garantindo assim os cuidados mínimos de higiene. O dinheiro das propinas é "desviado" para pagar dividas da faculdade/universidade, e muitas vezes não contempla as condições na sala de aula em si. É chato pagar tanto dinheiro e um professor querer mostrar um vídeo ou outra cena do género, por exemplo, e não poder porque o único vídeo a funcionar está a ser usado. É só um pequeno exemplo entre tantos e tantos outros...

Pagar para estudar no ensino superior, concordo. Mas que esse dinheiro seja rentabilizado a nosso favor... mas quanto mais o Estado corta nas verbas, pior ficamos... Tive sorte que quando tirei o curso paguei o salário mínimo na altura, certa de 300 e tal euros. :P

Fiquem bem... e bons estudos! ;)
.
.
- Asus P5Q / Intel C2D E8400 / 4GB 800MHz / Asus EAH4850 512MB / Asus TFT VW220D (21.6")
- Macbook Pro 15" / C2D T9400 (2.53GHz)/ 4GB 1066MHz / nVidia 9400M + 9600M GT
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jun 14, 2006 22:11

Mensagempor jim-lamego » Segunda Jan 08, 2007 14:00

SkylineGTR Escreveu:

Exactamente!
eU APENAS referenciei o que está na lei! :wink:
Eu tb tinha um colega que ia de audi TT para as aulas, morava comigo e recebia 200€ tinha casa á borla e tudo!

Mas se os serviços sociais quizerem reamente investigar e provarem que isso que tu és proprietário do veiculo , ou alguem do agregado familiar ficas sem bolsa. E podem até te obrigar a pagar o que já recebeste! :!:
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor cla_pereira » Terça Jan 09, 2007 14:43

Gostaria de deixar aqui alguma notas.
Se o aumento de propinas significa melhoria de condições, será que o ensino está 3x melhor do que há uns poucos anos que a propina era equivalente ao salário minimo?
Outra nota, se há gastos com um aluno por parte da escola(óbviamente) e isso implica pagamento de propinas, então o que acontecia antes de não haver propinas? Ou, como será na Finlândia que o ensino é totalmente gratuito?
AMD Athlon 64 X2 3800+ AM2 Dual Core
Asus M2N-E NVIDIA nForce570 Ultra
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 04, 2006 14:28

Mensagempor Azarael » Terça Jan 09, 2007 18:47

cla_pereira Escreveu:Gostaria de deixar aqui alguma notas.
Se o aumento de propinas significa melhoria de condições, será que o ensino está 3x melhor do que há uns poucos anos que a propina era equivalente ao salário minimo?
Outra nota, se há gastos com um aluno por parte da escola(óbviamente) e isso implica pagamento de propinas, então o que acontecia antes de não haver propinas? Ou, como será na Finlândia que o ensino é totalmente gratuito?

O aumento das proprinas não significa melhoria de condições, nunca significou nunca significará. Se dissesses que o custo (total) do ensino de um aluno têm aumentado, ainda podiamos tentar ver essa relação, com propinas não.

Na Finlândia o ensino só é gratuito para o aluno. Admito que é o que interessa, mas para o estado não fica assim tão barato. Logo, o que muda é que a Finlândia consegue aguentar essas despesas, além de o abuso de tal sistema ser baixo.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor cla_pereira » Quarta Jan 10, 2007 9:42

Azarael Escreveu:O aumento das proprinas não significa melhoria de condições, nunca significou nunca significará.

Certo, mas foi com esse argumento que foi criada a propina, logo, mentiram.

Azarael Escreveu:Na Finlândia o ensino só é gratuito para o aluno. Admito que é o que interessa, mas para o estado não fica assim tão barato.

Alguém tem de suportar a despesa, a diferença é que na Finlândia o ensino é visto como a base do desenvolvimento e por isso tem de ser financiado na totalidade.

Azarael Escreveu:Logo, o que muda é que a Finlândia consegue aguentar essas despesas, além de o abuso de tal sistema ser baixo.

Essa não é a condição essencial. O sistema funciona com regras.
Ainda há bem pouco tempo um Ministro(não me lembro de que pasta, não era educação) ficou "com as calças na mão" com uma pergunta de um jornalista. Perante a afirmação do Ministro que as escolas que não atingissem um determinado nivel de satisfação(alunos com boas notas) iriam ser cortadas as verbas, o jornalista perguntou: Mas, se os alunos não têm boas notas, não seria de esperar que houvesse um reforço no ensino(por exemplo, mais acompanhamento, maior número de horas) para que melhorassem o aproveitamento?
O Sr. Ministro ficou um tanto ao quanto sem palavras...
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alfatek » Quarta Jan 10, 2007 12:00

cla_pereira Escreveu:
Azarael Escreveu:O aumento das proprinas não significa melhoria de condições, nunca significou nunca significará.

Certo, mas foi com esse argumento que foi criada a propina, logo, mentiram.

A propina é uma forma do aluno contribuir para o custo do seu ensino. Se fosse para reflectir a qualidade do ensino então devias pagar por completo o custo do teu ensino e aí podias fazer esse raciocinio.

cla_pereira Escreveu:
Azarael Escreveu:Na Finlândia o ensino só é gratuito para o aluno. Admito que é o que interessa, mas para o estado não fica assim tão barato.

Alguém tem de suportar a despesa, a diferença é que na Finlândia o ensino é visto como a base do desenvolvimento e por isso tem de ser financiado na totalidade.

É uma forma de ver as coisas. Sinceramente para mim tem mais lógica ou não pagares nada ou pagares o valor justo da propina. Como está actualmente é um meio termo para não chatear as pessoas e nem serve para pagar quase nada.

Num país ideal o ensino devia ser gratuito, o que até faz sentido de um ponto de vista económico: pessoas com melhor formação, melhores empregos, melhores salários = mais impostos a entrar. Infelizmente o nosso orçamento não dá para tudo...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor cla_pereira » Quarta Jan 10, 2007 14:29

alfatek Escreveu:A propina é uma forma do aluno contribuir para o custo do seu ensino.

Certo, só disse que não foi com esse argumento que ele foi criado.

alfatek Escreveu:
cla_pereira Escreveu:

É uma forma de ver as coisas. Sinceramente para mim tem mais lógica ou não pagares nada ou pagares o valor justo da propina. Como está actualmente é um meio termo para não chatear as pessoas e nem serve para pagar quase nada.

A propina "chateia" muita gente, pagar 1000 euros(900 e tal+inscrição, etc..) pesa no orçamento de muitas pessoas. E não nos esqueçamos que há sempre despesas quando se estuda(livros, fotocópias, transportes, etc...). Isto, contas para 1 filho(a) apenas.

alfatek Escreveu:Num país ideal o ensino devia ser gratuito, o que até faz sentido de um ponto de vista económico: pessoas com melhor formação, melhores empregos, melhores salários = mais impostos a entrar.

Nem mais...

alfatek Escreveu:Infelizmente o nosso orçamento não dá para tudo...

Claro, as prioridades são outras, TGV, Ota, engordar familias mais ricas em Portugal(Belmiros, Melos, Espirito Santos, etc.)

Neste momento as escolas públicas só o são porque são do estado porque no rumo que está a tomar irá ser comparável às privadas.

Não nos esqueçamos que muitos alunos, quando confrontados com uma média inferior à exigida na sua área de residência, decidem-se pela privada porque deslocar-se para longe significa uma conjunto de despesas superior do que andar numa privada.
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Andre_RF » Quarta Jan 10, 2007 15:44

nos politecnicos é mais barato, nomeadamente em leiria a propina é de 850€...
Dentro de casa->P4 2.8/800Mhz @ 3.38Ghz Cooled by Zalman
1.5Gb DDR400 DualChannel
Asus P4C800-E DELUXE "Canterwood"
Ati 9600PRO 128Mb
2Hdd Seagate Baracuda 80Gb/160Gb SATA
Creative P-580 and Creative live 5.1
LG L1720B
Fora de casa-> LG S1 PRO
Andre_RF
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Set 26, 2006 22:43

Mensagempor battlenet » Quarta Jan 10, 2007 15:59

Há muita gente que está na faculdade só para fazer o favor aos paizinhos e assim tirar o lugar a uma pessoa que queria tar mesmo a estudar.

É verdade que devia ser um ensino gratuito a toda gente porque sai uma despesa muito grande para os pais e entao imaginem que tenha mais que 1 filho, deve ser uma dor de cabeça e ter que gerir o orçamento.

As pessoas que estão na faculdade tambem deviam colaborar com os pais a pagar as proprinas porque sempre podem ter um part-time e ajudar a pagar as propinas como muitos alunos fazem. Mas claro é preciso um sacrificio por parte dos alunos e que muitos não estão dispostos a fazer.

É verdade que o preço das proprinas é elevado, porque se uma pessoa paga tem que ter alguma melhoria e o que não se ve nas universidades.
Um deles são os professores que simplesmente estao a dar aulas para ganhar o ordenado ao final do mês. E a outra razão é a má gestão pela parte da própria universidade que em vez que fazer melhorias na universidade, anda simplesmente a gastar noutras coisas sem importancia nenhuma para os alunos.
battlenet
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 07, 2006 11:12

Mensagempor jim-lamego » Quarta Jan 10, 2007 16:04

cla_pereira Escreveu:Claro, as prioridades são outras, TGV, Ota, engordar familias mais ricas em Portugal(Belmiros, Melos, Espirito Santos, etc.)

TGV e a Ota são bons investimentos !
Um problema que o presidente do meu departamento levantou aqui á uns tempos atrás !

"SE a propina ( é uma forma do aluno contribuir para o custo do seu ensino) pk é que um aluno de Ed. Física paga tanto de propina como um aluno de Medicina?

Eu proponho mais alguns:

1- Pk é que um aluno que tem 3 cadeiras por semestre paga tanto como um que tem 6?

2- Pk é que um aluno que chumba o ano paga o mesmo que um que obteve sucesso?

3-Um aluno que recebe 200€ de bolsa paga o mesmo de propinas que um aluno que recebe apenas 50€ ?

Outro grande problema que se levanta com as bolsas é os prazos em que elas são dadas, ainda este ano recebi a 1ª bolsa em novembro!
Andei o setembro e o outubro sem tostão no bolso .

Em novembro deram me 2 bolsas , mas conseguiram arranjar forma de eu pagar 2 prestações de propinas logo fiquei sem guito novamente!

Resumindo um gajo anda ate janeiro a fazer contas aos trocos ! Apartir de janeiro as coisas correm bem melhor!

É assim a vida de um jovem Universitário que vive independente dos pais!
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor battlenet » Quarta Jan 10, 2007 16:13

jim-lamego Escreveu:"SE a propina ( é uma forma do aluno contribuir para o custo do seu ensino) pk é que um aluno de Ed. Física paga tanto de propina como um aluno de Medicina?

Mas que decide o valor das propinas não é o Governo mas sim a reitoria das universidades, o que o governo propõem é um aumento mas que variam de um valor minimo a um valor máximo e o que a reitoria da universidade faz é aumentar o máximo.

O problema das propinas é muito em parte das universidades porque não sabem gerir o dinheiro o que leva sempre a aumentar as propinas.
battlenet
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 07, 2006 11:12

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante