Propinas

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor jim-lamego » Quinta Jan 11, 2007 1:45

Bad_Cop Escreveu:entao se diferenciarmos as propinas um aluno pobre nao pode ser medico porque os pais no maximo pagam o curso de engenharia. e lá vai o aluno ter de estudar contrariado...

Para isso é que existem as bolsas!
Ou seja um aluno de medicina carenciado tb receberia mais bolsa que um aluno de outro curso. Tb n tem logica um aluno de medicina receber o mesmo de bolsa que um aluno de outro curso.
Entendes o meu raciocinio :?:
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor cla_pereira » Quinta Jan 11, 2007 10:30

Houve aqui muitos comentários depois de eu escrever o último post, vou tentar responder o que puder...
battlenet Escreveu:As pessoas que estão na faculdade tambem deviam colaborar com os pais a pagar as proprinas porque sempre podem ter um part-time e ajudar a pagar as propinas como muitos alunos fazem. Mas claro é preciso um sacrificio por parte dos alunos e que muitos não estão dispostos a fazer.

Não, o ensino deveria ser um direito e não terias de andar a trabalhar para o sustentar, para além de que, ao trabalhares estás a ocupar o tempo que deveria ser aplicado no estudo. Basta pensar, por exemplo, na época de exames...
jim-lamego Escreveu:TGV e a Ota são bons investimentos !

Quanto à Ota é um assunto muito mais vasto e penso que merecia um tópico própria, quanto ao TGV, basta dizer que, na semana entre o Natal e a passagem de ano fui para Vila Real de Santo António e perante a possibilidade de pagar 17 euros/5h viagem no Expresso e 20 e tal euros/6h de comboio, acho que não há grande alternativa...
O mais importante de referir aqui é que no troço Faro -> Vila Real Sto António(fronteira e uma das principais ligações com Espanha) há apenas 1 linha(os comboios só podem cruzar-se em algumas estações) e NÃO está electrificada!!!!
Isto para dizer que: Temos uma rede de comboio pequena e muito deficiente e pensa-se no TGV que vai levar 25% do orçamento de estado para o ano TODO e que vai servir meia duzia de pessoas dado que o bilhete de avião é mais barato! e já agora, só de referir que, o Alfa pendular entre Lisboa e Porto chega a atingir 220 kmh. O TGV entre Porto de Vigo vai a essa velocidade!

scrat Escreveu:Agora,eu acho que o nosso sistema educativo devia ser revisto, devia haver uma triagem aos alunos quando estão no ensino básico, de maneira a apostar nos cursos profissionais, pois hoje todos querem ser doutores e engenheiros e outras profissões estão a ser deixadas para trás, e elas também são necessárias...

Concordo que haja uma encaminhamento para a área mais adequada para aquele aluno, não concordo que lhes seja vedada a possibilidade de entrarem num curso que queira! O Numerus Clausus deveria acabar, pois não faz sentido que uma pessoa que tenha 14, 15, 16 valores não entre em determinados cursos! Penso que deveria-se adoptar um sistema semelhante ao francês: Todos os alunos que acabem o secundário com nota positiva(10 valores) podem entrar em qualquer curso, depois, na Universidade as capacidades são testadas ao máximo e ai só seguem o curso que realmente estiver apto.
Temos a maior taxa de insucesso escolar, o maior nivel de abandono...

Bad_Cop Escreveu:... que há países em que o ensino é gratuito mas as realidade civicas e economicas sao difrentes e nesses países há bom senso para avaliar se cada um vai fazer alguma coisa para o superior ou se vai apenas para ser doutor, engenheiro ou outra coisa qq.

Não tem nada haver com as pessoas, mas sim com a POLITICAS, ponto final!
Não somos piores que os outros, temos é politicas diferentes, um português noutro pais obdece ao sistema vigente, basta olhares para o sucesso que os portugueses têm no Luxemburgo. Com questões economicas também não tem nada haver, há paises em que o sistema de ensino é gratuito e a economia não está assim tão bem, senão um Japão ou mesmo EUA tinhas um sistema mais que gratuito e a realidade não é essa!
AMD Athlon 64 X2 3800+ AM2 Dual Core
Asus M2N-E NVIDIA nForce570 Ultra
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 04, 2006 14:28

Mensagempor battlenet » Quinta Jan 11, 2007 12:44

cla_pereira Escreveu:Houve aqui muitos comentários depois de eu escrever o último post, vou tentar responder o que puder...
battlenet Escreveu:As pessoas que estão na faculdade tambem deviam colaborar com os pais a pagar as proprinas porque sempre podem ter um part-time e ajudar a pagar as propinas como muitos alunos fazem. Mas claro é preciso um sacrificio por parte dos alunos e que muitos não estão dispostos a fazer.

Não, o ensino deveria ser um direito e não terias de andar a trabalhar para o sustentar, para além de que, ao trabalhares estás a ocupar o tempo que deveria ser aplicado no estudo. Basta pensar, por exemplo, na época de exames...

Como tu e muitos devem saber que na inglaterra os universitários estudam e trabalham, por isso trabalhar nunca fez mal a ninguém.
Conheço muita gente que está a tirar o curso que trabalha e tem casa própria e nunca chumbou.
O que muitos alunos dizem que chumbou 1 ano por estar a trabalhar é por ser calão nos estudos e por não conseguir estudar eentão arranja essas desculpas aos paizinhos.
Alguns andam simplesmente nas universidades para fazer o favor aos pais e não tem coragem de dizer que não quer ir para a universidade.
Mas como digo deviam arranjar melhores condições para quem quer estudar seja em termos monetários ou de faculdades.
battlenet
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 07, 2006 11:12

Mensagempor Azarael » Quinta Jan 11, 2007 13:07

cla_pereira Escreveu:Não tem nada haver com as pessoas, mas sim com a POLITICAS, ponto final!
Não somos piores que os outros, temos é politicas diferentes, um português noutro pais obdece ao sistema vigente, basta olhares para o sucesso que os portugueses têm no Luxemburgo. Com questões economicas também não tem nada haver, há paises em que o sistema de ensino é gratuito e a economia não está assim tão bem, senão um Japão ou mesmo EUA tinhas um sistema mais que gratuito e a realidade não é essa!

Quêm faz as políticas? São as pessoas. E quêm as segue também são elas.
E os emigrantes que estão no Luxemburgo tiveram que se esfolar muito para chegar aonde estão, não acredito que tenha lhes sido dado muito.

E discutimos questões economicas neste sentido: As contas do estado aguentarem o sistema.

cla_pereira Escreveu:Concordo que haja uma encaminhamento para a área mais adequada para aquele aluno, não concordo que lhes seja vedada a possibilidade de entrarem num curso que queira! (...) na Universidade as capacidades são testadas ao máximo e ai só seguem o curso que realmente estiver apto.

O que disseste não é contraditório? O que queres é testes de aptidão, ou algo parecido.

EDIT: A OTA e TGV já tiveram um tópico da treta também :lol: -> http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... 89&start=0
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor cla_pereira » Quinta Jan 11, 2007 17:18

battlenet Escreveu:(...)Conheço muita gente que está a tirar o curso que trabalha e tem casa própria e nunca chumbou.

Sim e tens de ver que nem todos são capazes de tocar tantos "instrumentos" ao mesmo tempo...a todos que dizem isso, gostaria de saber se realmente eles próprios o fazem :wink:

Azarael Escreveu:Quêm faz as políticas? São as pessoas. E quêm as segue também são elas.

A politica é feita por meia duzia(metáfora) de pessoas, não quer dizer que quem as tenha escolhido esteja de acordo com elas.

Azarael Escreveu:
"cla_pereira Escreveu:Concordo que haja uma encaminhamento para a área mais adequada para aquele aluno, não concordo que lhes seja vedada a possibilidade de entrarem num curso que queira! (...) na Universidade as capacidades são testadas ao máximo e ai só seguem o curso que realmente estiver apto.

O que disseste não é contraditório? O que queres é testes de aptidão, ou algo parecido.

Referi-me ao encaminhamento no secundário.
Para que um aluno possa escolher o curso e já na Universidade ter uma preparação tão boa com a necessária para ingressar no mundo do trabalho(o que cá não acontece). Não há contradição nenhuma, como referi, em França funciona desta forma.
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Quinta Jan 11, 2007 19:20

Para que um aluno possa escolher o curso e já na Universidade ter uma preparação tão boa com a necessária para ingressar no mundo do trabalho(o que cá não acontece). Não há contradição nenhuma, como referi, em França funciona desta forma.

Escreveste que não concordas que seja vedada a possiblidade de um aluno de ir para onde quer, mas depois adicionaste "ai só seguem o curso que realmente estiver apto. ". É contraditório porque continua a não ser bem para onde quer, mas pronto já percebi o que querias dizer.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor asturmas » Quinta Jan 11, 2007 19:27

Red_Beret e na moderna por exemplo o ensino é 2.5X melhor do que seria numa publica?
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor s1nnless » Quinta Jan 11, 2007 20:11

SkylineGTR Escreveu:
jim-lamego Escreveu:Outra situação é com os automóveis - à e tal eu sou pobrezinho mas ando de Ferrari - BOLSA :roll: ?? esquece!

Not true! :P (Quer dizer... nada prática devia ser assim)

Conheço gente que vai para as aulas de Audi A4 e tem bolsa :o

Aparentemente deve se fácil ter bolsa, quase toda a gente que conheço tem, e muitos nem sequer têm necessidade disso....

FODA-SE. Só eu é que não tenho? por ex, os caloiros do meu curso tiveram todos (somos 59) À exepção de 3 desgraçados (sendo eu um deles)
AMD Phenom II X4 940BE @ Titan Amanda;
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
Intel P8400; 2x2GB PC6400; HP P45M; 9600M GT 512MB DDR2; 320GB SATA;
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Mensagempor asturmas » Quinta Jan 11, 2007 20:47

s1nnless Escreveu:
SkylineGTR Escreveu:
jim-lamego Escreveu:Outra situação é com os automóveis - à e tal eu sou pobrezinho mas ando de Ferrari - BOLSA :roll: ?? esquece!

Aparentemente deve se fácil ter bolsa, quase toda a gente que conheço tem, e muitos nem sequer têm necessidade disso....

FODA-SE. Só eu é que não tenho? por ex, os caloiros do meu curso tiveram todos (somos 59) À exepção de 3 desgraçados (sendo eu um deles)

Disseste que tinhas um Opteron 175 em casa? lol
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor CR9 » Quinta Jan 11, 2007 20:52

O meu irmão paga um pouco mais de 750€. :roll:
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor Red_Beret » Quinta Jan 11, 2007 21:32

asturmas Escreveu:Red_Beret e na moderna por exemplo o ensino é 2.5X melhor do que seria numa publica?

Não sei (nunca andei numa publica :lol: ). Mas eu gosto. Professores fixes (posso dizer que tenho o melhor prof de matemática do mundo ), e o curso esta bastante virado para a area profissional, de modo a saires dali e saberes fazer as coisas, ao contrario do acontece em grande parte das publicas (em EI, claro)
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Posturas » Quinta Jan 11, 2007 21:34

asturmas Escreveu:
s1nnless Escreveu:
SkylineGTR Escreveu:

Disseste que tinhas um Opteron 175 em casa? lol

Não és só tu que não tens bolsa, mas dá-te por feliz por não precisares de bolsa. Mas se quiseres mesmo uma candidata-te a uma bolsa de mérito que para essas só as notas é que interessam... Tens é de tirar o Breitling do braço...

Cumps.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor cla_pereira » Quinta Jan 11, 2007 21:41

Azarael Escreveu:

Escreveste que não concordas que seja vedada a possiblidade de um aluno de ir para onde quer, mas depois adicionaste "ai só seguem o curso que realmente estiver apto. ". É contraditório porque continua a não ser bem para onde quer, mas pronto já percebi o que querias dizer.

Ir para onde quer: Curso
Só acaba o curso quem estiver apto...

Por exemplo: Eu, passei o 12º ano com uma média ligeiramente acima dos 10 valores na 2ª fase. Não consegui entrar numa Universidade pública. Tive de optar pela privada, graças aos meus pais, tive essa possibilidade...

Se fosse na França, tinha entrada numa pública porque tinha atingido uma média positiva (>= 10). Era provável que sentisse mais dificuldade em tirar o curso do que um aluno que entrasse com uma média superior, mas a questão é que tive a oportunidade de entrar e lá dentro só acaba o curso quem realmente se aplica. Ou seja, não te é vedado o acesso porque atingiste o mínimo de satisfação (10 valores). É inconcebível que um aluno com média de 16(exemplo) não entre num curso de medicina(outro exemplo).
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Quinta Jan 11, 2007 22:13

Ir para onde quer: Curso
Só acaba o curso quem estiver apto...

No sistema presente continua só a acabar o curso quêm estiver apto para tal. E vagas infinitas é coisa dificil de se conseguir. Se me disseres que alguns cursos têm poucas (cough... cough... Medicina...) concordo completamente contigo, aliás não haverá ninguém que diga o contrário (partindo do principio que não ande aqui ninguém da Ordem dos Médicos :lol: ).
Agora é preciso critérios para a entrada. São perfeitos? Nem de perto nem de longe, mas isso já é outra coisa.

EDIT: O problema que estou a discutir não é de entrada, mas mais de permanência, em que não há critérios.
Dando outro exemplo, se eu estivesse há 2 anos na faculdade, fora de qualquer regime especial, e tivesse completo apenas 2 ou 3 cadeiras mereceria ser expulso.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor pagc » Quinta Jan 11, 2007 22:50

Azarael Escreveu:Dando outro exemplo, se eu estivesse há 2 anos na faculdade, fora de qualquer regime especial e tivesse completo apenas 2 ou 3 cadeiras mereceria ser expulso.

Obviamente, para não estares a ocupar um lugar que faz falta a outro. Tenho um colega que está no ISEL no 2º ano, parou no ano passado e está a decidir se continua ou não. Nestas casos em que um aluno deixa de aparecer o que é que acontece ao seu lugar? É disponibilizado para outro ou fica ocupado à espera de que ele eventualmente decida voltar?
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes