Propinas

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Azarael » Sexta Jan 12, 2007 0:33

pagc Escreveu:
Azarael Escreveu:Dando outro exemplo, se eu estivesse há 2 anos na faculdade, fora de qualquer regime especial e tivesse completo apenas 2 ou 3 cadeiras mereceria ser expulso.

Obviamente, para não estares a ocupar um lugar que faz falta a outro. Tenho um colega que está no ISEL no 2º ano, parou no ano passado e está a decidir se continua ou não. Nestas casos em que um aluno deixa de aparecer o que é que acontece ao seu lugar? É disponibilizado para outro ou fica ocupado à espera de que ele eventualmente decida voltar?

Chama-se suspensão da matrícula isso.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor alfatek » Sábado Jan 13, 2007 11:27

cla_pereira Escreveu:
scrat Escreveu:Agora,eu acho que o nosso sistema educativo devia ser revisto, devia haver uma triagem aos alunos quando estão no ensino básico, de maneira a apostar nos cursos profissionais, pois hoje todos querem ser doutores e engenheiros e outras profissões estão a ser deixadas para trás, e elas também são necessárias...

Concordo que haja uma encaminhamento para a área mais adequada para aquele aluno, não concordo que lhes seja vedada a possibilidade de entrarem num curso que queira! O Numerus Clausus deveria acabar, pois não faz sentido que uma pessoa que tenha 14, 15, 16 valores não entre em determinados cursos! Penso que deveria-se adoptar um sistema semelhante ao francês: Todos os alunos que acabem o secundário com nota positiva(10 valores) podem entrar em qualquer curso, depois, na Universidade as capacidades são testadas ao máximo e ai só seguem o curso que realmente estiver apto.
Temos a maior taxa de insucesso escolar, o maior nivel de abandono...

As vagas limitadas existem não só para que haja poucos médicos e possam proteger a classe e exigir mais €€€ mas também porque há limitações físicas.

Se a faculdade tem limite de 300 pessoas vais deixar entrar 2000? É simplesmente irreal... Pelo menos no sistema português que toda a gente quer ser médico
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor asturmas » Sábado Jan 13, 2007 15:34

Red_Beret Escreveu:
asturmas Escreveu:Red_Beret e na moderna por exemplo o ensino é 2.5X melhor do que seria numa publica?

Não sei (nunca andei numa publica :lol: ). Mas eu gosto. Professores fixes (posso dizer que tenho o melhor prof de matemática do mundo ), e o curso esta bastante virado para a area profissional, de modo a saires dali e saberes fazer as coisas, ao contrario do acontece em grande parte das publicas (em EI, claro)

Como sabes que e o melhor prof de mat do mundo lol?
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor Red_Beret » Sábado Jan 13, 2007 15:47

asturmas Escreveu:
Red_Beret Escreveu:
asturmas Escreveu:Red_Beret e na moderna por exemplo o ensino é 2.5X melhor do que seria numa publica?

Não sei (nunca andei numa publica :lol: ). Mas eu gosto. Professores fixes (posso dizer que tenho o melhor prof de matemática do mundo ), e o curso esta bastante virado para a area profissional, de modo a saires dali e saberes fazer as coisas, ao contrario do acontece em grande parte das publicas (em EI, claro)

Como sabes que e o melhor prof de mat do mundo lol?

Só assistindo a uma aula dele é que se percebe por que é que eu disse isso. (secalhar alguns de voces até o conhecem, ele dá aulas em varios sitios, é o Prof. António Monteiro).

Mas digamos, que deve ser o unico prof em que 80% da turma chumba, e todos dizem que o prof é excelente.
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Nukke » Sábado Jan 13, 2007 16:19

LOL o melhor prof de Matemática do Mundo... :lol: :lol:

Quanto ao tópico, o meu curso custa 10 vezes menos que o de Medicina e pago o mesmo. Mas não posso dizer que sou contra, porque não tem lógica limitar o curso ás pessoas por factores monetários (ainda mais do que o que já acontece). SE, e repito, SE o sistema de bolsas funcasse bem, aí poder-se-ia pensar em mudar isso, mas mesmo assim acho talvez preferível como está.

O que se devia fazer era dar os cinco anos de oportunidade ao aluno, ou seis. Cada ano que um aluno estivesse na Universidade a mais, pagava cada vez mais próximo do valor real do curso. Para evitar aqueles palhaços que andam num curso 15 anos sem fazer nada, a tirar lugar aos outros. A universidade é para trabalhar.

No meu caso, os 900 euros que pago não estão assim tão longe do valor real do curso, uma vez que o meu curso só implica professores e salas, e temos poucas aulas por dia.

Sou a favor dos Numeros Clausus, sou contra se pagar o ensino, mas com o Orçamento que temos não vejo alternativas viáveis. Se não existissem Numerus Clausus, tinhamos, como disse o Alfa e bem, milhares de alunos em Medicina literalmente a ocupar espaço e gastar dinheiro. Obviamente que também não sou a favor das médias brutais de Medicina, mas sim se critérios intermédios, mas esses são difíceis e até erróneos de aplicar.

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Sábado Jan 13, 2007 18:14

na tv segundo o estado, os institutos deveriam pagar na casa dos 600€ a 800€ e universidades nos 920€ sendo esta a propina max permitida... claro k isto n corresponde à realidade uma vez k no meu caso sao 900€ (ISEP) e como ja li nas respostas do topico mts em instituto tao a pagar acima dos 800€...
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 23, 2005 11:08

Mensagempor Azarael » Sábado Jan 13, 2007 20:32

O que se devia fazer era dar os cinco anos de oportunidade ao aluno, ou seis. Cada ano que um aluno estivesse na Universidade a mais, pagava cada vez mais próximo do valor real do curso. Para evitar aqueles palhaços que andam num curso 15 anos sem fazer nada, a tirar lugar aos outros. A universidade é para trabalhar.

A meu ver propinas não é lá grande método para filtrar, além de achar algo descriminatório para quêm depois têm problemas em pagar, mesmo com bolsa, e quêm têm fundos para tal. É que podes ter gente que teve azares, ou aqueles cadeirões que há e ficam mais um ano. Quanto muito a propina só aumentava para quêm já estivesse mais tempo que em média um aluno demora a acabar o curso.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Nukke » Domingo Jan 14, 2007 1:11

Por mim pode ser Azarael. É para evitar quem não faz nada da vida tirar lugar a outros. Pode ser 7 anos.. whatever, desde que se faça.

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jan 16, 2007 0:11

jim-lamego Escreveu:
Bad_Cop Escreveu:entao se diferenciarmos as propinas um aluno pobre nao pode ser medico porque os pais no maximo pagam o curso de engenharia. e lá vai o aluno ter de estudar contrariado...

Para isso é que existem as bolsas!
Ou seja um aluno de medicina carenciado tb receberia mais bolsa que um aluno de outro curso. Tb n tem logica um aluno de medicina receber o mesmo de bolsa que um aluno de outro curso.
Entendes o meu raciocinio :?:

entendo mas nao concordo até porque nao me estava a referir a alunos carenciados. estava-me a referir a alunos que têm possibilidades mas que perante a difrença sejam "obrigados" a optar pela mais barata.

como disse atras concordo com propinas quando estas têm como objectivo moderar o acesso e de maneira nenhuma como suporte à educaçao do aluno. até porque, mesmo no caso em que o nukke falou de cursos que sejam só salas e professores os 900€ nao chegam nem de perto nem de longe para suportar os custos do aluno. lembro-me de ter falado disto com um colega meu que estuda biologia em que ele me diss que estiveram a fazer um orçamento de uma aula e que numa simples aula apenas em materiais se gastam 600€. fora os equipamentos que já lá estao e que se pagam ao longo do tempo, fora limpezas, fora segurança, etc..

o ensino é extremamente caro e a isso ainda se soma o financiamento para a investigaçao porque é a investigaçao a base do desenvolvimento das universidades e é com boas condiçoes de investigaçao que se atraem professores com grandes conhecimentos (nao significa que sejam bons professores, mas que há professores em portugal com CV de outro mundo há).

felizmente, pelo menos na UA, o financiamento ou o patrocinio se assim quisermos do sector privado já é uma realidade e hoje sao mtas as empresas que já contribuem, pelo menos a nivel de investigaçao, para o desenvolvimento das universidades.

quanto aos alunos que fazem 3 cadeiras em 2 anos.. eu fiz 5 no primeiro ano e nenhuma no segundo. posso ter tido um qq motivo para isso, no entanto se me perguntarem se acho que devia ser expulso, a minha resposta é clara: NÃO. há trabalhadores estudantes que fazem menos cadeiras no mesmo periodo de tempo com a agravante que têm bolsa e o custo deles enquanto aluno é maior que o meu. e se vierem com a desculpa que eles nao vao às aulas, well, eu tb nao fui. nestas coisas nao podemos ter dois pesos e duas medidas. se do ponto de vista moral os trabalhadores estudantes têm "vantagem" nesta situaçao, do ponto de vista pratico estamos a falar da mesma situaçao de alunos com aproveitamente reduzido e até nulo que ocupam o lugar de outro e que pagam propinas. é obvio que casos extremos em que alunos tao 3 e 4 anos sem fazer cadeiras devem ser punidos mas temos que olhar individualmente e nao devemos nunca defenir regras globais nem aplicar essas regras aos alunos do ensino nos primeiros anos de curso. e digo especimente nos primeiros anos por duas grandes razoes:
1) o "gap" entre o secundario e o superior na dificuldade das cadeiras e no tempo e metodos necessarios de estudo é enorme.
2) no sistema pre-bolonha o grosso das cadeiras de matematica e fisica bem como a politica de "1º ano comum" que mtas universidades seguem tornam o primeiro ano e meio/segundo ano de curso completamente atipico se comparados ao restante periodo do curso (eu só "descobri" que gostava do meu curso no segundo semetre do segundo ano apesar de ter entrado na primeira fase e do grosso das cadeiras que fiz serem de fisica e matematica).

portanto nao apoio, talvez tambem por experiencia propria, a expulsao de jogadores que fazem pcas ou nenhumas cadeiras em 1 ou 2 anos, especialmente se estivermos a falar dos primeiros anos do curso.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Nukke » Terça Jan 16, 2007 11:50

A diferença é que os trabalhadores estudantes têm um motivo para isso acontecer. Os outros não. Eu não digo para ser extremista, mas também se em cada ano que lá estamos estamos a sair caro ao Estado, ao menos que façamos alguma coisa (e o Estado somos nós...) Até porque se não se fizer, sai-se po mercado de trabalho e a coisa ainda é pior.

A melhor coisinha que se pode fazer hoje em dia é estudar a sério...

E sim, eu não falei dos primeiros anos. Falei de quem está lá ha 6 anos e ainda vai a meio, entre aspas...

Nukke.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor Azarael » Terça Jan 16, 2007 13:01

Nukke Escreveu:A diferença é que os trabalhadores estudantes têm um motivo para isso acontecer. Os outros não. Eu não digo para ser extremista, mas também se em cada ano que lá estamos estamos a sair caro ao Estado, ao menos que façamos alguma coisa (e o Estado somos nós...) Até porque se não se fizer, sai-se po mercado de trabalho e a coisa ainda é pior.

A melhor coisinha que se pode fazer hoje em dia é estudar a sério...

E sim, eu não falei dos primeiros anos. Falei de quem está lá ha 6 anos e ainda vai a meio, entre aspas...

Nukke.

É basicamente o que o Nukke disse, o que eu já disse, em situação normal isso não é aceitável. É que no ano x ter no mínimo y cadeiras completas é algo completamente razoavel.
Editado pela última vez por Azarael em Terça Jan 16, 2007 19:52, num total de 1 vez.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Nukke » Terça Jan 16, 2007 18:11

Claro, e nada me garante que as faça a todos nos anos previstos (apesar de ser essa a minha intenção). A ideia é limitar de modo razoável, e de modo a ser practicável com o orçamento português e de modo também a que isso funcione como um incentivo ao estudo.

Nukke.
Nukke
Moderador
Moderador

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes