"Crise" versus Lucros fabulosos

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Algumas empresas têm lucros fabulosos porque

Exploram os seus trabalhadores com o pretexto da crise
39
58%
Efectuam uma boa gestão
16
24%
Reestruturam a empresa
4
6%
O mercado cresceu
2
3%
A Economia está a recuperar
2
3%
Saiu-lhes o Euromilhões e não disseram nada a ninguém :)
4
6%

Total de votos : 67

Mensagempor cla_pereira » Terça Jan 16, 2007 21:16

AddIcTeD Escreveu:podes querer que queimaram, na terra da minha mae foi o próprio dono da casa que a queimou depois de o pc se ter lá instalado sem lhe pedir autorização, ouvi um caso no seixal de uma emigrante que ao chegar a portugal tinha uma sede do partido em casa :lol: sendo eu do seixal sei bem o que as lutas pela nacionalização e o " abaixo os patrões queremos trabalho" fez a esta região, tens um bom exemplo disso, a lisnave.

A Lisnave? A que puseram milhares da rua? O maior estaleiro naval do país que não descansaram enquanto não rebentaram com ela?
AMD Athlon 64 X2 3800+ AM2 Dual Core
Asus M2N-E NVIDIA nForce570 Ultra
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 04, 2006 14:28

Mensagempor AddIcTeD » Terça Jan 16, 2007 21:25

cla_pereira Escreveu:
AddIcTeD Escreveu:podes querer que queimaram, na terra da minha mae foi o próprio dono da casa que a queimou depois de o pc se ter lá instalado sem lhe pedir autorização, ouvi um caso no seixal de uma emigrante que ao chegar a portugal tinha uma sede do partido em casa :lol: sendo eu do seixal sei bem o que as lutas pela nacionalização e o " abaixo os patrões queremos trabalho" fez a esta região, tens um bom exemplo disso, a lisnave.

A Lisnave? A que puseram milhares da rua? O maior estaleiro naval do país que não descansaram enquanto não rebentaram com ela?

quem estoirou a lisnava foram os próprios trabalhadores, quando a quiseram salvar era tarde, olha que ex-trabalhadores da lisnave conheço mais k um.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jun 17, 2004 21:11

Mensagempor cla_pereira » Terça Jan 16, 2007 21:44

AddIcTeD Escreveu:
cla_pereira Escreveu:

quem estoirou a lisnava foram os próprios trabalhadores, quando a quiseram salvar era tarde, olha que ex-trabalhadores da lisnave conheço mais k um.

Desculpa a franqueza, mas, para além de não teres razão, isso nunca faria sentido! Hoje a Lisnave ainda sobrevive, depois da separação em 2 empresas graças aos trabalhadores, à sua união e à sua luta para a fábrica não fechar. Queres-me dizer que a culpa dos despedimentos de milhares de pessoas são dos trabalhadores?
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cla_pereira » Terça Jan 16, 2007 21:49

Para ser mais concreto, mais prático e para quem não sabe, aqui ficam algumas das coisas que o 25 de Abril trouxe e que graças a elas hoje canta-se de galo a dizer que antes do 25 de Abril é que era bom!

- Salário mínimo nacional(significou a duplicação dos salários)
- Congelamento dos bens essenciais e das rendas dos prédios urbanos
- Aumento do abono de família
- Aumento das pensões de reforma e invalidez
- Direito a férias com subsidio equivalente ao salário
- 13º mês
- Proibição de despedimentos sem justa causa
- Subsidio de desemprego
- Direitos de maternidade
- Acesso universal à saúde, ensino e segurança social
- Deu trabalho a milhares de agricultores com a reforma agrária
- Fim da guerra colonial
- Redução do horário de trabalho

Se quiserem ter uma noção mais alargada, aqui fica um link, só custa a ler por causa da cor do fundo... :?
http://resistir.info/portugal/confer_vg_12fev04.html
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Terça Jan 16, 2007 22:19

Ninguém disse que antes do 25 de Abril é que era bom. Lá por se criticar certos aspectos, e com razão a meu ver, não quer dizer que se apoie todo o anterior estado das coisas.

"- Congelamento dos bens essenciais e das rendas dos prédios urbanos"

Achas que a medida foi "boa"? Com o congelamento das rendas o senhorios não recebem o suficiente para fazer obras. Já que a renda permanece igual mas os custos de manutenção sobem. Com rendas de 20$ achas que é razoavel ter dinheiro para obras?
É uma medida completamente populista. Algo mais sério teria sido a regulação apertada do que um senhorio pode cobrar, dentro do razoavel.

" 13º mês "

Nada como atirar pão à plebe, para que não pensem muito acerca do estado das coisas. Devemos ser dos poucos países que aplica tal coisa. Nem na França se lembraram disso.

"Fim da guerra colonial"

Da pior maneira possível. Umas das coisas mais vergonhosas que uma nação pode fazer foi feita com a "descolonização", abandonamos os nossos soldados. Mete-me nojo sinceramente como foram deixados à sua sorte os soldados da guiné que lutaram pelo nosso lado.
Na austrália até apareceu um certo sentimento lusófobo devido a Timor Leste.
Mas não é só, todo o processo enoja-me. Morreu mais gente com a "descolonização" do que com a guerra colonial.

"- Deu trabalho a milhares de agricultores com a reforma agrária "

?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor ghost_matrix » Terça Jan 16, 2007 22:23

Fresh_fruit Escreveu:

-Pagamos 21% de IVA numa placa gráfica de 500€ em que a margem de lucro sao no max 8% a 10% (percentagem real)

Cumps

Isso é real? Isso é lucro de kem? Lojas, ou mesmo do fabricante? Duvido que o fabricante ganhe so isso
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor AddIcTeD » Terça Jan 16, 2007 22:47

cla_pereira Escreveu:
AddIcTeD Escreveu:
cla_pereira Escreveu:

Desculpa a franqueza, mas, para além de não teres razão, isso nunca faria sentido! Hoje a Lisnave ainda sobrevive, depois da separação em 2 empresas graças aos trabalhadores, à sua união e à sua luta para a fábrica não fechar. Queres-me dizer que a culpa dos despedimentos de milhares de pessoas são dos trabalhadores?

deixa-me explicar-te melhor, havia 2 tipos de trabnalhadores na lisnave, chulos que se punham á porta a queimar a empresa e que n deixavam os outros trabalhar, e os que queriam trabalhar e n podiam, quem arruinou a lisnave foram os primeiros, se eu tenho razão? isto é a história de um desses trabalhadores que persistiu e que hoje está na setnave, n é minha, de certeza que ele sabe melhor k tu o k lá se passou.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Mensagempor cla_pereira » Terça Jan 16, 2007 23:38

AddIcTeD Escreveu:
cla_pereira Escreveu:
AddIcTeD Escreveu:
cla_pereira Escreveu:

deixa-me explicar-te melhor, havia 2 tipos de trabnalhadores na lisnave, chulos que se punham á porta a queimar a empresa e que n deixavam os outros trabalhar, e os que queriam trabalhar e n podiam, quem arruinou a lisnave foram os primeiros, se eu tenho razão? isto é a história de um desses trabalhadores que persistiu e que hoje está na setnave, n é minha, de certeza que ele sabe melhor k tu o k lá se passou.

Trabalhadores a queimar a empresa? Grevistas? Esse malandros! :roll:
A administração que mandou despedir foi porque andavam milhares(a maior parte) a fazer de "chulos". Como aliás acontece com centenas e centenas de empresas a fechar, só "chulos"...
Não quero aqui quantificar, mas tu sabes da boca de 1, eu sei da boca de vários que trabalhavam e outros que ainda trabalham lá!
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cla_pereira » Quarta Jan 17, 2007 0:06

Azarael Escreveu:"- Congelamento dos bens essenciais e das rendas dos prédios urbanos"

Achas que a medida foi "boa"? Com o congelamento das rendas o senhorios não recebem o suficiente para fazer obras. Já que a renda permanece igual mas os custos de manutenção sobem. Com rendas de 20$ achas que é razoavel ter dinheiro para obras?
É uma medida completamente populista. Algo mais sério teria sido a regulação apertada do que um senhorio pode cobrar, dentro do razoavel.

Já estava à espera desta, sim, acho bem, completamente! Havia rendas insuportáveis. Agora, não queiras comparar o dinheiro de há mais de 30 anos atrás(20$)! As rendas não ficaram congeladas para sempre.
Azarael Escreveu:" 13º mês "

Nada como atirar pão à plebe, para que não pensem muito acerca do estado das coisas. Devemos ser dos poucos países que aplica tal coisa. Nem na França se lembraram disso.
Azarael Escreveu:Desculpa? Em França há 13º mês. Bem pelo contrário, até a Inglaterra tem(incluído no salário). Mas mesmo que fossemos o único, é completamente justo assim como o Sub. Férias.
Azarael Escreveu:"Fim da guerra colonial"

Da pior maneira possível. Umas das coisas mais vergonhosas que uma nação pode fazer foi feita com a "descolonização", abandonamos os nossos soldados. Mete-me nojo sinceramente como foram deixados à sua sorte os soldados da guiné que lutaram pelo nosso lado.
Na austrália até apareceu um certo sentimento lusófobo devido a Timor Leste.
Mas não é só, todo o processo enoja-me. Morreu mais gente com a "descolonização" do que com a guerra colonial.

Acentuo a descolonização como processo que tinha de ser tomado. Quanto ao seu desenrolar é outra história.
Azarael Escreveu:"- Deu trabalho a milhares de agricultores com a reforma agrária "

?

Com a entrega de terras de latifundiários a quem trabalhava a terra. A agricultura nessa altura desenvolveu-se muitíssimo.
A mesma coisa que a velha história dos "sem terra" no Brasil. Há uns poucos anos deu um documentário sobre isso, os "sem terra" tinham o seu bocado de terra entre a estrada e o aramado dos latifúndios a perder de vista pelo monte fora sem nada cultivado.
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Quarta Jan 17, 2007 0:33

Já estava à espera desta, sim, acho bem, completamente! Havia rendas insuportáveis. Agora, não queiras comparar o dinheiro de há mais de 30 anos atrás(20$)! As rendas não ficaram congeladas para sempre.

Sim, não foi para sempre, apenas algumas décadas. Ainda conheci gente que pagava rendas que apenas dava para comprar pastilha elástica ou pagar um cafezito.

E sim, eu sei que há 30 anos atrás 20$ era muito, mas é exactamente isso, há 30 anos. A maioria das rendas mantiveram-se inalteradas até pouco tempo. Cabe na cabeça de alguém tal situação ?!
E havendo rendas insuportáveis, achas que um congelamento geral das rendas foi algo inteligente?
Olha à tua volta, o nível de abandono de algumas casas não te faz pensar?
Não se pode simplesmente dizer a culpa é dos senhorios, quando o que recebem de renda nem dá para pagar um dia de trabalho de um electricista.

Desculpa? Em França há 13º mês. Bem pelo contrário, até a Inglaterra tem(incluído no salário). Mas mesmo que fossemos o único, é completamente justo assim como o Sub. Férias.

hmm... posso ter confundido com outra coisa...
Na mesma não acho lá muito justo. Não percebo a razão do 13.º mês.

Acentuo a descolonização como processo que tinha de ser tomado. Quanto ao seu desenrolar é outra história.

Concordo contigo, a situação tinha que mudar. Mas não válida que fosse "qualquer coisa". Poucas coisas me enojam tanto, por isso nunca poderei olhar para trás e ver aquilo como uma das "grandes conquistas" da revolução.

Com a entrega de terras de latifundiários a quem trabalhava a terra. A agricultura nessa altura desenvolveu-se muitíssimo.
A mesma coisa que a velha história dos "sem terra" no Brasil. Há uns poucos anos deu um documentário sobre isso, os "sem terra" tinham o seu bocado de terra entre a estrada e o aramado dos latifúndios a perder de vista pelo monte fora sem nada cultivado.

Hmm... se isso correu tão bem, onde estão os frutos, por assim dizer?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor cla_pereira » Quarta Jan 17, 2007 9:45

Azarael Escreveu:E sim, eu sei que há 30 anos atrás 20$ era muito, mas é exactamente isso, há 30 anos. A maioria das rendas mantiveram-se inalteradas até pouco tempo. Cabe na cabeça de alguém tal situação ?!

Não, mas não foi na altura uma má medida, foi sim depois, porque não foram actualizadas. Agora que foram, há rendas insuportáveis, para dar um exemplo tipico para quem aluga casa, um prédio com vigas de madeira onde vibra todo quando fechas a porta de entrada custa 500 eur depois de remodelado.
Azarael Escreveu:Olha à tua volta, o nível de abandono de algumas casas não te faz pensar?

Faz, mas também me faz pensar na quantidade de casas novas devolutas que as pessoas não têm dinheiro para pagar.

Azarael Escreveu:
cla_pereira Escreveu:Desculpa? Em França há 13º mês. Bem pelo contrário, até a Inglaterra tem(incluído no salário). Mas mesmo que fossemos o único, é completamente justo assim como o Sub. Férias.

hmm... posso ter confundido com outra coisa...
Na mesma não acho lá muito justo. Não percebo a razão do 13.º mês.
13º mês, para quem não saiba é o sub. de Natal, que vai suportar os aumentos do novo ano e que muito ajuda para aumentar o poder de compra no mês das compras de Natal, significa um impulso no comércio.

Azarael Escreveu:Com a entrega de terras de latifundiários a quem trabalhava a terra. A agricultura nessa altura desenvolveu-se muitíssimo.

Hmm... se isso correu tão bem, onde estão os frutos, por assim dizer?

Um dos grandes revés foi, efectivamente, a entrada na UE(na altura CEE). Com os fundos vindos da CEE acabaram com a agricultura nacional. Muitos agricultores, pescadores, receberam para parar ou reduzir drásticamente a produção. Houve muitos casos de pescadores que pediam dinheiro comunitário para a remodelação dos barcos e antes lhe ofereciam dinheiro para parar de pescar.
Basta ver o indice de produção agricola após 25 de Abril comparativamente aos anos anteriores para ver a diferença.
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Quarta Jan 17, 2007 13:12

cla_pereira Escreveu:Não, mas não foi na altura uma má medida, foi sim depois, porque não foram actualizadas. Agora que foram, há rendas insuportáveis, para dar um exemplo tipico para quem aluga casa, um prédio com vigas de madeira onde vibra todo quando fechas a porta de entrada custa 500 eur depois de remodelado.

Volto à minha, um congelamento de rendas é uma medidade sensata ou séria para resolver tais situações? No país inteiro tens provas empíricas que foi uma má medida.

cla_pereira Escreveu:13º mês, para quem não saiba é o sub. de Natal, que vai suportar os aumentos do novo ano e que muito ajuda para aumentar o poder de compra no mês das compras de Natal, significa um impulso no comércio.

Isso dá a ideia de tentar criar um circuito fechado de dinheiro. Mas não me parece que funcione lá muito bem. Como a maior parte dos produtos comprados são importados é quase subsidiar as importações. Além de que financiar o consumismo, faz me confusão.
Preferia não ter que pagar isso com os meus impostos.

cla_pereira Escreveu:Um dos grandes revés foi, efectivamente, a entrada na UE(na altura CEE). Com os fundos vindos da CEE acabaram com a agricultura nacional. Muitos agricultores, pescadores, receberam para parar ou reduzir drásticamente a produção. Houve muitos casos de pescadores que pediam dinheiro comunitário para a remodelação dos barcos e antes lhe ofereciam dinheiro para parar de pescar.
Basta ver o indice de produção agricola após 25 de Abril comparativamente aos anos anteriores para ver a diferença

Isso soa-me mais a aplicação dos fundos. A Espanha, por exemplo, tenho a impressão que têm uma agricultura saúdavel.
Na mesma se a "reforma agrária" tivesse funcionado tão bem como dizes, dúvdo que estivessemos nesta situação.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor AddIcTeD » Quarta Jan 17, 2007 13:36

Trabalhadores a queimar a empresa? Grevistas? Esse malandros! Rolling Eyes
A administração que mandou despedir foi porque andavam milhares(a maior parte) a fazer de "chulos". Como aliás acontece com centenas e centenas de empresas a fechar, só "chulos"...
Não quero aqui quantificar, mas tu sabes da boca de 1, eu sei da boca de vários que trabalhavam e outros que ainda trabalham lá!

deves :lol: de muitos como um visinho meu que recebeu uma compensação ridiculamente grande enquando andou a impedir que os outros que queriam trabalhar trabalhassem e ainda acha que foi lesado, vê a situação com olhos de ver, a crise da lisnave foi causada pelos empregados. eu vivo numa zona em que o que se encontra mais são reformados da função publica, marinha e ex empregados da lisnave, n sei da boca de um ou de 2, mas sei testemunhos da maioria dos que cá vivem e já ouvi as duas partes.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Mensagempor cla_pereira » Quarta Jan 17, 2007 13:54

Azarael Escreveu:
cla_pereira Escreveu:13º mês, para quem não saiba é o sub. de Natal, que vai suportar os aumentos do novo ano e que muito ajuda para aumentar o poder de compra no mês das compras de Natal, significa um impulso no comércio.

Isso dá a ideia de tentar criar um circuito fechado de dinheiro. Mas não me parece que funcione lá muito bem. Como a maior parte dos produtos comprados são importados é quase subsidiar as importações. Além de que financiar o consumismo, faz me confusão.
Preferia não ter que pagar isso com os meus impostos.

Então é a mesma coisa que me dizeres que aumento de salários é mau...Isso sim é um ciclo fechado e parado. Quando há poder de compra, o dinheiro circula e é isso que faz a economia avançar.
Azarael Escreveu:
cla_pereira Escreveu:Um dos grandes revés foi, efectivamente, a entrada na UE(na altura CEE). Com os fundos vindos da CEE acabaram com a agricultura nacional. Muitos agricultores, pescadores, receberam para parar ou reduzir drásticamente a produção. Houve muitos casos de pescadores que pediam dinheiro comunitário para a remodelação dos barcos e antes lhe ofereciam dinheiro para parar de pescar.
Basta ver o indice de produção agricola após 25 de Abril comparativamente aos anos anteriores para ver a diferença

Isso soa-me mais a aplicação dos fundos. A Espanha, por exemplo, tenho a impressão que têm uma agricultura saúdavel.
Na mesma se a "reforma agrária" tivesse funcionado tão bem como dizes, dúvdo que estivessemos nesta situação.

Azarael, volto a dizer, basta veres o desenvolvimento da agricultura e pesca após do 25 de Abril.
Quanto à Espanha, tem cotas muito mais elevadas que Portugal. Ainda há poucos anos quando foram definidas as cotas para os países comunitários, a Alemanha tinha uma cota superior à sua capacidade de produção, ou seja, nunca a atingia. Enquanto que Portugal tinha uma cota baixissima o que levou ao corte drástico da produção agricula/pescatória.
Na Agricultura é flagrante, há muitos exemplos de productores(lacticineos, fruta, legumes, etc.) que tiveram de deitar os produtos para o lixo porque já tinham atingido a cota e o restante necessário era comprado a outros países(Espanha, por exemplo).
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Quarta Jan 17, 2007 14:08

cla_pereira Escreveu:Então é a mesma coisa que me dizeres que aumento de salários é mau...Isso sim é um ciclo fechado e parado. Quando há poder de compra, o dinheiro circula e é isso que faz a economia avançar.

Não, não é. Aumento de salários normalmente têm a ver com o aumento dos ganhos de uma empresa. Os funcionários estão a ser recompensados pelo seu trabalho, que gerou dinheiro no primeiro lugar.
Quanto à circulação do dinheiro, depende, nos anos 90 o dinheiro circulava de facto, e a economia até que crescia, mas não era uma situação sustentável. Porque eventualmente o dinheiro saía do país. Num país com a nossa dimensão esse sistema não é sustentável.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes