[Firewall] COMODO Firewall Pro

Para quê pagar quando há programas gratuitos tão bons por aí. Neste fórum faz-se a listagem de vário software freeware e opensource.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Classificação?

Indispensável
15
41%
Bom
16
43%
Suficiente
6
16%

Total de votos : 37

Mensagempor NePTeR » Segunda Fev 12, 2007 22:05

PapaGigas Escreveu:"contudo ainda estão para apresentar os pontos fracos da comodo" <-- que parte de não conseguires criar regras de aplicações utilizando um sistema de "PRIORIDADES" é que esse gajo não percebeu?.. vê-se logo que fala do que lê.. mas não sabe do que fala (convem fazer sempre uma "hands-on approach").. e se ele não quer ver isso é um problema dele "e só dele".. isto pq ninguem tem culpa dele seguir as coisas que lhe dizem sem antes testar as coisas por ele mesmo (e não falo em testar apenas uma solução.. há que comparar sempre com a concorrencia).. se alguem lhe disser que saltar do topo de um prédio é bom.. ele diz que é bom tb.. e nem procura sequer saber o que é que lhe acontecia caso saltasse mesmo e aterrasse cá em baixo de chapa.. mas cada um sabe de si (embora eu se fosse a ele tratava de usar várias soluções.. testar as mesmas.. e ver realmente o que é que caracteriza cada uma delas.. e como toda a gente sabe.. o que a caracteriza a comodo é o facto de ser freeware.. de resto não existem nenhumas vantagens em usar tamanha bodega).. não vou martelar mais este assunto.. ele que faça como entender.. vive-mos em democracia.. xD

PapaGigas Escreveu:ohhhhh.. by the way.. tive a usar a comodo cerca de um mês seguido.. por isso de supercial não existe nada no que toca á minha análise dessa trampa.. e tenho dito..
Imagem
NePTeR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 23, 2005 16:00

Mensagempor Posturas » Quarta Fev 14, 2007 13:13

Ok, regras para aplicações com base em prioridades não me parece que seja possível (até porque nem sei se sei o que isso é). Permite configurar regras para aplicações (mas opções de prioridade de facto, julgo que não existem), regras para bibliotecas, e as banais regras para rede.

Reconheço que não faço regras nem para aplicações, nem para bibliotecas e limito-me ao click party, e por isso não compreendo a vantagem em utilizar um sistema de prioridades (e não estou a dizer que não existam, estou a dizer que não sei; e também não me parece que sem ler nada as vá descobrir, nem todos são iluminados e aprendem com o ar que respiram). As únicas regras que utilizo são as para a rede, que nesta firewall oferece configurações semelhantes às iptables do linux (ok para isso existem outras que só oferecem isso, mas acabei por gostar desta).

E de facto se não fosse freeware não usaria a comodo.

OFFTOPIC: Quanto ao ler e não pensar... Bem cada um é como é, voces podem perceber e dominar redes e segurança, eu não. De facto isso é culpa minha e só minha, e por isso tenho de confiar nos outros, sobretudo nos que acredito que possam perceber (onde voces se incluem, e já segui vários conselhos em tópicos anteriores).

Acredito que também existam assuntos dos quais voces não percebem, e pergunto-vos o que fazem nessas situação? Acreditam nos outros ou seguem uma abordagem "hands-on-aproach"? Eu tento seguir os outros (tentando perceber a linha de racicionio deles, coisa que neste post me escapa, aqui a culpa será certamente minha que não estive à altura da mensagem...)

Cumps.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor SuckThis » Quarta Fev 14, 2007 14:49

PapaGigas Escreveu:"contudo ainda estão para apresentar os pontos fracos da comodo" <-- que parte de não conseguires criar regras de aplicações utilizando um sistema de "PRIORIDADES" é que esse gajo não percebeu?

Agora quem não está a perceber sou eu. O PapaGigas até pode ter razão, mas eu estou aos papeis.

Vamos lá ver se nos entendemos:

No "Monitor de Rede" são criadas regras de acordo com o protocolo e estas sim funcionam num sistema de prioridades. São regras onde as aplicações não entram.

No "Monitor de Aplicações" são criadas as regras de aplicações, as quais não funcionam num sistema de prioridades, penso eu de que. O mesmo se passa no "Monitor de Componentes".

Em relação à firewall do windows não preciso de fazer testes para perceber qual é o seu grande defeito. Não faz controlo do tregafo originado de dentro para fora, o que permite a qualquer aplicação comunicar com o exterior sem que o utilizador saiba, mesmo que esta seja um trojan ou outro tipo de malware.

Desculpem se disse alguma barbaridade ai atrás mas eu também não domino isto.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 02, 2006 17:10

Mensagempor PapaGigas » Quinta Fev 15, 2007 15:45

Boas,

Permitam-me que quebre o meu black-out para vos explicar alguns pontos:

Para começar (e relativamente ao ultimo comentário desta thread) o maior defeito da firewall que vem com o Windows não é o facto de não controlar o outbound, mas sim o facto de ser BÁSICO desactivar a mesma por parte de um qq malware que se instale na máquina (qual é que achas que vai ser a primeira solução de segurança que esse código vai tentar desactivar/re-configurar? "ah pois é", lol), de resto se fizeres regras de portas, e determinares as aplicações que podem ter acesso a elas, não vejo onde é que a comodo lhe ganha (percebem agora a razão do meu comentário?). Quanto ao facto da comodo não permitir criar prioridades no "Monitor de Aplicações" coloca-a a um nivél MUITO inferior ao da Outpost Pro (por exemplo), visto que só consegues ter um controlo minimamente decente na mesma ao ser questionado constantemente através de pop-up's (se criares regras na comodo volta-mos á cepa torta), e se acham que uma firewall deve ser "silenciosa"..... estamos no mau caminho (penso eu de que, lol). Se tiverem alguma duvida após este esclarecimento agradeço que a coloquem rápidamente, pq não tenciono andar de volta desta conversa durante muito tempo (vou retornar ao meu black-out muito em breve).

Com os meus melhores cumprimentos,
Carlos Rodrigues (aka PapaGigas)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor Posturas » Quinta Fev 15, 2007 19:37

A mim parece-me que a comodo não só oferece mais opções como é bem mais intuitiva de configurar que a firewall do windows, já para não falar que tem um suporte melhor. Tendo em conta que me parece um pouco mais complicada de desactivar que a firewall do windows (pelo menos por malware, já que para além em frente ao pc bastam 3 cliques), parece é que é de longe superior à do windows.

Quanto à comparação com a outpost pro, bom até acredito que tenhas razão (nem que mais seja porque não tenho argumentos para discordar), embora não esteja convencido das vantagens do sistema de prioridades (até porque não percebi o que é que isso faz exactamente).

Em todo o caso, em relação às outras firewall grátis esta não será pelo menos uma boa opção?
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor PapaGigas » Sexta Fev 16, 2007 10:39

Posturas Escreveu:A mim parece-me que a comodo não só oferece mais opções como é bem mais intuitiva de configurar que a firewall do windows, já para não falar que tem um suporte melhor. Tendo em conta que me parece um pouco mais complicada de desactivar que a firewall do windows (pelo menos por malware, já que para além em frente ao pc bastam 3 cliques), parece é que é de longe superior à do windows.

Não digo que seja mais ou menos dificil desactivar a comodo (que obviamente não é tão facil quanto a do Windows), apenas digo que a nivel "funcional" a comodo ainda deixa muito a desejar. Para mim o facto de uma firewall permitir criar várias regras para uma aplicação, em que certas e determinadas regras só são accionadas quando outras tantas são ignoradas (e vice-versa), é um MUST, get it? Mas pronto, tendo em consideração que não crias regras á lá páta, isto diz-te tanto como nada (o que é pena, pois até perceberes este ponto que te tento fazer entender, tás muito longe de vir a compreender o que quer que seja relativamente ao que é ou não uma boa firewall). :roll:

Posturas Escreveu:Quanto à comparação com a outpost pro, bom até acredito que tenhas razão (nem que mais seja porque não tenho argumentos para discordar), embora não esteja convencido das vantagens do sistema de prioridades (até porque não percebi o que é que isso faz exactamente).

Quanto á comparação com a Outpost Pro, well... não há comparação possivel, lol, e aqui tenho mesmo que te dizer que não sabes do que tás a falar. A Outpost Pro só tem um defeito, aliás, tem dois, o primeiro é o facto de trazer plug-ins activos que não servem pra nada, e que só lhe dão "peso" desnecessário após a sua instalação (claro que após a instalação da mesma há que tweakar a firewall, pelo que nem é um problema de maior, apenas gera uma má reputaçao da mesma junto da comunidade mais noob), e o segundo é o facto de algumas builds provocarem conflitos aqui e ali com certas configurações (tanto de software, como de hardware). Quando aprenderes a criar regras, vais ver que passas a opinar de outra forma, até lá... tá tudo dito. :roll:

Posturas Escreveu:Em todo o caso, em relação às outras firewall grátis esta não será pelo menos uma boa opção?

Não creio, pois para mim existem soluções MUITO melhores e gratuitas, no entanto gostos são gostos, e se gostas dessa trampa continua a usá-la, é contigo (embora eu aconselhe o uso de soluções como a da sunbelt ou da zonelabs no que toca a soluções gratuitas). :roll:

PS - Assim sendo vou então retornar para o meu black-out, visto que não há mais nada a dizer no que toca a esta matéria. Abraços. ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor SuckThis » Sábado Fev 17, 2007 0:02

Boas!

PapaGigas Escreveu:... mas sim o facto de ser BÁSICO desactivar a mesma por parte de um qq malware que se instale na máquina (qual é que achas que vai ser a primeira solução de segurança que esse código vai tentar desactivar/re-configurar? "ah pois é", lol)...

Por acaso até tenho essa noção, apenas não sei até que ponto é fácil desactivar as firewalls, quanto mais a do windows. Fiquei agora a saber!!! :mrgreen:

PapaGigas Escreveu:... e se acham que uma firewall deve ser "silenciosa"..... estamos no mau caminho (penso eu de que, lol).

Nisso, a comodo, é a que mais chateia de todas as free que instalei até hoje.

Voltando ao assunto principal, depois da explicação fiquei a perceber (a imaginar) o potencial da utilização do sistema de prioridades na criação de regras para aplicações.

Ainda assim pergunto:

Até que ponto esse tipo de configuração minuciosa é necessária para o utilizador comum?

Até que ponto o utilizador comum é capaz de usufruir do sistema de prioridades?

Tenho quase a certeza que a maior parte dos utilizadores, incluindo informáticos não tem conhecimentos suficientes para que possam criar várias regras para uma aplicação, tendo em conta que umas prevalecem perante outras. É necessário ter um conhecimento minimamente aceitável da matéria para que se possa perceber que regras se vão criar e quais deveram prevalecer perante outras, senão dá barraca. (digo eu em grego :P :D)

Isto é um pouco parecido (filosoficamente) com as OUs, umas terão prioridade sobre as outras, permitindo então a existência de vários níveis de permissões ou restrições, sendo esse grau maior ou menor consoante a OU ao qual o objecto pertence. (ou então não)

O que tem a da sunbelt de especial em relação à da comodo?

Cumps.

ps: só quero deixar claro que não estou a por em causa, nem a testar o conhecimento de ninguém, só estou a ver se fico a perceber mais umas coisinhas.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor sailorman » Sábado Fev 17, 2007 2:49

caros companheiros

depois de ter lido o que aqui se tem escrito, gostava de "botar" a minha humilde opiniao.
primeiro, o que o simples utilizador caseiro pretende?...simplesmente um software que nao lhe deixe entrar "bicharada" no Pc enquanto vai navegando pela net, e julgo que este é o objectivo da esmagadora maioria da malta(ou nao.....).
segundo, as explicacoes tecnicas podem ser ate muito certinhas e correctas(e acredito nas palavras de quem aqui as dá...), mas meus amigos para que tanta troca de "mimos"??...ate parecem que estao a ver quem é que percebe mais de segurança e regras e portas e prioridades e tal e coiso!!!ehehe
pra finalizar, para mim, e volto a repetir, para 80/90 % do pessoal que tem PC para bater umas teclas e ver umas "gaijas" na net e que nao lhe entre nada de estranho na maquina.
ja agora, quanto mais se mexe e troca de software....maior o risco de exposicao a fenomenos caricatos...penso eu de que!!!
ca pra mim tenho usado a Comodo....porque é free....e porque ate á data nada de "aliens" na maquina....como tal missao cumprida(ate ver....ehehe)

cumps
sailorman
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Abr 10, 2006 18:40

Mensagempor PapaGigas » Sábado Fev 17, 2007 10:36

Boas,

Estão a forçar-me a romper novamente com o meu black-out, no entanto faço-o para que tentem perceber de uma vez e por todas a função de uma firewall local, ou seja, para quem quer andar na net a ver gajas e tal e coiso, não precisa de mais do que um router da tanga, um browser alternativo, e 2 dedos de testa, ALIÁS, não precisa de mais do que a firewall do Windows minimamente configurada, do IE minimamente configurado, e de 2 dedos de testa, ponto final parágrafo. A função da firewall é controlar as "aplicações" que se encontram instaladas na máquina, e permitir ter essencialmente um controlo decente sobre o trafego "outbound" (que é o que permite ultrapassar o NAT), ou seja, "evitar que o malware ligue para casa". Resumindo: trata-se de um programa que serve para controlar outros programas, nada mais do que isso, NO ENTANTO há firewalls que desempenham melhor essa função que outras, como tal criem várias imagens com firewalls diferentes, e verifiquem por vocês mesmos quais são as que vos permitem ter um maior "CONTROLO" sobre a forma como os programas comunicam com o exterior, ou mesmo sobre a forma como os programas interagem entre si (e isto tudo com a menor interacção possivel com o utilizador, á excepção de alertas de segurança criados através de regras, de modo a identificar com mais facilidade possiveis tentativas de exploração do sistema). Espero ter sido claro na minha explicação.

Com os meus melhores cumprimentos,
Carlos Rodrigues (aka PapaGigas)

PS - Atenção que estou a resumir a minha explicação apenas e só a firewalls, IDS's e afins considero estarem numa outra categoria, no entanto se pretenderem trazer isso para esta discussão façam favor, nada como andar uns passos para a frente nestas discussões banais. :roll:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor jp23 » Domingo Fev 25, 2007 21:13

Posso dizer que desinstalei esta firewall porque sempre que tinha que me ligar a uma rede wireless ou ethernet ou ainda a qualquer aplicação p2p tinha que a desligar. Isto mesmo dps de criar regras e ter aberto portas.
"Remember, remember, the 5th of November

Gunpowder, treason and plot;

I know of no reason, why the gunpowder treason
Should ever be forgot."
jp23
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Abr 17, 2005 20:40

Mensagempor SkylineGTR » Segunda Fev 26, 2007 23:46

jp23 Escreveu:Posso dizer que desinstalei esta firewall porque sempre que tinha que me ligar a uma rede wireless ou ethernet ou ainda a qualquer aplicação p2p tinha que a desligar. Isto mesmo dps de criar regras e ter aberto portas.

Má configuração!

Nunca tive problemas a esse respeito. Nem com a ligação wireless do portátil, nem com o eMuLe ou uTorrent a bombar no desktop...
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor brainX » Sábado Mar 03, 2007 14:55

Não é compatível com o Vista pois não? É que primeiro não queria ser instalada... Depois lá foi instalada mas nenhuma das protecções conseguia ser activada tendo eu a acesso à Internet bloqueado apesar disso. Logo, desinstalei-a...
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jul 08, 2004 13:46

Mensagempor SuckThis » Sábado Mar 03, 2007 21:44

brainX Escreveu:Não é compatível com o Vista pois não? É que primeiro não queria ser instalada... Depois lá foi instalada mas nenhuma das protecções conseguia ser activada tendo eu a acesso à Internet bloqueado apesar disso. Logo, desinstalei-a...

A versão 3 será compatível, mas ainda não está disponível.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor asturmas » Sexta Abr 20, 2007 19:42

Pois sabes quando ira estar?
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor SuckThis » Segunda Mai 28, 2007 19:19

asturmas Escreveu:Pois sabes quando ira estar?

Já vou um bocado tarde mas... lol

No fóruns da Comodo está previsto a disponibilização da versão beta no dia 7 do próximo mês (Junho).
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

AnteriorPróximo

Voltar para Lista de software freeware / opensource

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes