Substit. disco interno por externo? é possivel??

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

Substit. disco interno por externo? é possivel??

Mensagempor fariarr » Quarta Abr 04, 2007 11:01

Boas,
Antes de mais uma pequena apresentação, uma vez que é o meu 1º post neste forum... Chamo-me faria, não tenho grandes conhecimentos de informatica, o meu hoby é o Todo-o Terreno em jipes... sou da zona Oeste, e tenho 29 anos...

Venho pedir-vos ajuda no seguinte:
Tenho um PC portatil compac presario 1200 Celerom 700Mhz, bem sei que não é grande coisa... mas para as minhas necessiaddes serve bem... O sistema operativo é o Win'98!

Tenho um projecto que passa pela instalação do referido PC no meu Range Rover, para navegação Off-Road por GPS, usando principalmente o Ozzy Explorer!
O problema é que o Disco rigido estragou-se, um novo custa 75€, nada de especial, mas tenho receio que o mesmo não vá aguentar com as pancadas inerentes á pratica do TT! para contornar esse problema, lembrei-me de substituir o disco rigido interno por um disco externo ou, melhor ainda por uma ou mais Pen's de 5 Gigas!
Será isto possivel, será que um PC trabalha sem ter um disco rigido convencional instalado?
A pen ou o disco externo será com ligação USB, logo a minha ideia era arrancar o PC com uma diskete de arranke do WinXP, para ter os controladopres USB activos, e a partir daí carregar o Win'98 (porque o PC não pode com o XP) e trabalhar sempre a partir da PEN ou Disco externo!
Isto resolvia o problema da fragilidade dos disco convencionais!
è que estou com receio de comprar o Disco interno para o PC, gastar os tais 75€, e dp o disco só durar 15 dias...

Será que estou a dizer algum disparate? provavelmente estou :) Por isso é que peço a opinião dos Experts na materia, para poder contornar este problema...

Se isto não for possivel, haverá outra solução? Ou não há forma de por um PC a trabalhar sem um disco rigido convencional?

Muito obrigado!
fariarr
Novato
Novato

Registado: Quarta Abr 04, 2007 10:45

Mensagempor Vtech » Quarta Abr 04, 2007 11:39

Existe adaptadores para ligar num conector IDE um cartão de memória Compact Flash, usando o cartão como um convencional disco rígido, a grande questão é que não sei se existe esse adaptador para colocar num portátil. Mas se existir é o ideal.

EDIT: Existe, é o do meio nesta página:

http://www.pcengines.ch/cflash.htm
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor fariarr » Quarta Abr 04, 2007 12:37

Boas...
è mesmo isso, assim resolvo o problema...
+ uma duvida :)... o cartão Compac Flash ficaria dentro do PC, tal como o Disco rigido convencional?

EDIT.: Já vi que sim, mostra na imagem....

Muito obrigado pela ajuda... ando há que tempos á procura desta informação... Não tinha era procurado no sitio certo :)
Muito, muito obrigado!!!
fariarr
Novato
Novato

Mensagempor Vtech » Quarta Abr 04, 2007 12:55

De nada :D
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor fariarr » Quarta Abr 04, 2007 13:14

:oops:
Mais uma duvida... os cartões que encontrei compact flash referem sempre cameras digitais... é a mesma coisa né...tendo o tal adaptador, funciona...ou tem k ser especifico p PC?

No ebay existem esses adaptadores, mas só em Hong-Kong... o que implica passar pela alfandega e etc.

Alguem sabe onde comprar aki pela UE?
fariarr
Novato
Novato

Mensagempor Vtech » Quarta Abr 04, 2007 13:22

Sim é um cartão CF, depois de escolheres o adaptador vê qual a capacidade máxima que suporta.

O comprar é que é mais complicado, até pode ser possível comprar em Portugal, o difícil é saber onde, vou tentar saber.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Vtech » Quarta Abr 04, 2007 13:30

Novidades por PM
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor L0pht » Quarta Abr 04, 2007 17:33

podes utilizar uma versão do windows que corra directamente do CD, não precisas de disco rígido e depois terias o tal ozzi numa pen ou assim; tal como igualmente poderias ter o windows a correr directamente da pen, com o mesmo sistema que fica no Live CD... deve ser preferível a pen, porque um disco rígido, ou cd, a andar aos solavancos, caso sejas tipo Emanuel Costa, o actual campeão nacional do Troféu de Trial, não é muito aconselhável... :)
Imagem
L0pht
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Abr 26, 2006 13:09

Mensagempor fariarr » Quarta Abr 04, 2007 18:14

Ok, então posso concluir que o PC não precisa do disco rigido para nada, desde que tenha outra unidade de armazenamento que funcione como disco rigido!

A solução da PEN até me pareçe melhor (mais simples) que a do adaptador! Uma Pen ou um Disco Externo, que penso ir dar no mesmo!

:) não sou bem bem como o Emanuel Costa... mas que o PC vai levar caçetada, vai..é inevitavel! Por isso o CD tb não é viavel!

Como é mais facil de arranjar, vou então comprar uma PEN e testar essa solução! 2 gigas chegam para correr o sistema operativo?
fariarr
Novato
Novato

Mensagempor L0pht » Quinta Abr 05, 2007 8:18

fariarr Escreveu:Ok, então posso concluir que o PC não precisa do disco rigido para nada, desde que tenha outra unidade de armazenamento que funcione como disco rigido!

A solução da PEN até me pareçe melhor (mais simples) que a do adaptador! Uma Pen ou um Disco Externo, que penso ir dar no mesmo!

:) não sou bem bem como o Emanuel Costa... mas que o PC vai levar caçetada, vai..é inevitavel! Por isso o CD tb não é viavel!

Como é mais facil de arranjar, vou então comprar uma PEN e testar essa solução! 2 gigas chegam para correr o sistema operativo?

correcto, e o sistema operativo WIN XP SP2 LIVE CD, se cabe num CD de 700MB, a pen de 2GB chega para o SO e para mais alguns programas... claro que quanto mais espaço, melhor :)

o problema das pen's a ser utilizadas desta forma, é que a sua vida é reduzida... não se pode ter tudo! :|
Imagem
L0pht
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Abr 26, 2006 13:09

Mensagempor zinko_pt » Quinta Abr 05, 2007 12:05

Resta saber se o teu portátil suporta Boot por USB.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor fariarr » Quinta Abr 05, 2007 12:40

Poix, essa é a questão, mas para contornar isso, pensei em fazer o arranque do PC através de um disco de arranque do Win xp, de forma a carregar os controladores do USB... e a aprtir daí arrancar o Windows pela PEN!
`
Bem sei que são uma serie de voltas para por o PC a trabalhar, mas como é só para uso pontual... não seria problema! isto é viavel? ou nem por isso?
fariarr
Novato
Novato

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes