alr_tech Escreveu:tb podes abrir a caixa e ver o que lá está escrito...
Essa é mesmo a melhor opção, e ver o que está escrito na board. No entanto, se não for possível por limitação de acesso ao PC (ou por receio de novato no mundo do "faça você mesmo" da informática, conforme...

- e atenção que não estou a gozar, também já passei por aí e sei o que isso é), então sempre se poderá usar software específico para isso. O mais conhecido é, sem dúvida, o SANDRA, da Sysoft (acho que é assim que se escreve a marca, geralmente é conhecido apenas por SANDRA ou S.A.N.D.R.A.), que pesquisa a board e consegue encontrar todo o tipo de informação, desde os buses presentes no sistema, ao tipo de CPU e memória, o número de portas e slots de expansão e capacidades de cada um, etc., e muitas vezes até mesmo a marca e modelo da board.
Depois de se ter a informação sobre a board (marca e modelo é o melhor, mas caso não se possa saber isso basta encontrar a referência ao chipset do sistema, que geralmente chega), das duas, uma:
1) Se há modelo, vai-se ao site da marca e faz-se o download do manual de instruções, que, via de regra, tem essa informação;
2) Se não há modelo ou o manual não diz, pega-se na informação do chipset e vai-se ao site do fabricante do chipset, que tem, algures, as especificações técnicas dele, incluindo o número máximo de slots de memória suportados e quantidade máxima de memória por slot e na globalidade. Convém, no entanto, que se diga que, em alguns casos (em especial na VIA e SiS), essa informação falha ou fica parcialmente dependente do fabricante da board (o que é uma chatisse...)
3) Ainda há casos estranhos, em especial na ASRock e na Gigabyte, em que a board é compatível com mais do que um tipo de memória (ASRock) ou tem mais slots que os oficialmente suportados (Gigabyte). Mas esses são facilmente contornáveis, porque essas marcas indicam claramente o modelo no PCB (a board em si) e têm manuais muito explícitos.
4) Em última análise, é sempre possível fazer uma busca "por cor". É que, desde há uns anos para cá, as várias marcas têm vindo a adoptar cores de PCB mais ou menos padrão, a saber:
- Abit: vermelho, laranja brilhante, azul escuro ou preto (versões mais básicas geralmente são azuis escuras ou laranja)
- Asus: laranja baço/castanho claro (conforme queiram ver a cor

) ou preto
- ECS: roxo (vê-se a milhas...

)
- Intel: verde baço; versões de topo por vezes são pretas
- Gigabyte: azul claro
- Sapphire: branco ou preto
- Foxconn: azul arroxeado ou vermelho baço
Obviamente há mais, estas foram as que me lembrei assim do pé para a mão.
Quando houver nome do chipset e/ou board, basta dizer qual é aqui, e rapidamente se chega a essa informação.
Cumps.
Miguel