Como saber o limite maximo de Ram aceitada pela motherboard

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Como saber o limite maximo de Ram aceitada pela motherboard

Mensagempor Xixles » Sexta Abr 20, 2007 0:18

Boas, tenho um pc ja com alguns anos e decidi agora fazer-lhe um upgrade a nivel de ram. o problema é k n sei o limite de ram k a board aceita.

uma vez k o processador é um pentium 3 e a motherboard foi comprada na mesma altura, é provavel k o limite seja 512mb, e uma vez k ja tenho 256, queria comprar o maximo aceitavel.

obrigado pela atençao
Xixles
Novato
Novato

Registado: Sexta Abr 20, 2007 0:00

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Sexta Abr 20, 2007 2:21

Tens que mencionar qual é a board em questão :/
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Dez 30, 2005 17:22

Mensagempor jotoa » Sexta Abr 20, 2007 6:36

Ou vês no site da board ou dizes aqui para o pessoal tentar ajudar.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor mreis » Sexta Abr 20, 2007 9:46

Geralmente o manual da board traz essa indicação sendo dessa forma a maneira mais facil de saber!

A minha por exemplo diz que o maximo q suporta sao 4gb!
mreis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Abr 16, 2006 10:21

Re: Como saber o limite maximo de Ram aceitada pela motherbo

Mensagempor alr_tech » Sexta Abr 20, 2007 10:55

Xixles Escreveu:Boas, tenho um pc ja com alguns anos e decidi agora fazer-lhe um upgrade a nivel de ram. o problema é k n sei o limite de ram k a board aceita.

uma vez k o processador é um pentium 3 e a motherboard foi comprada na mesma altura, é provavel k o limite seja 512mb, e uma vez k ja tenho 256, queria comprar o maximo aceitavel.

sim, o mesmo que eles... diz a marca/modelo, se puderes abre a caixa e diz o que lá está escrito...
mas algumas já iam aos 768 Mb..
e deve só aceitar Dimms das antigas... não DDR
tb o que pretendes fazer com ele?
512, 640 devem dar...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Limite de ram para a motherboard

Mensagempor Xixles » Sexta Abr 20, 2007 20:18

Antes demais obrigado a todos os k responderam ao meu pedido.

A questao é essa, não sei qual é o modelo da board. Comprei o pc quando de computadores nao sabia nada e acabei por comprar um daquele packs da inforlandia, que manuais não trouxe de nada.

A memoria é dimm e quero comprar o maximo possivel, ja k vou comprar memoria e so tenho uma slot livre...

O que eu queria saber é se existe algum programa k me possa dar a informaçao k procuro, tipo sisof sandra, ou o everest
Xixles
Novato
Novato

Mensagempor jotoa » Sexta Abr 20, 2007 20:20

Vê no Everest o modelo e marca da Motherboard e depois diz aqui para o pessoal te poder ajudar.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor alr_tech » Sexta Abr 20, 2007 22:19

boas

tb podes abrir a caixa e ver o que lá está escrito...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor __Miguel_ » Quinta Abr 26, 2007 16:23

alr_tech Escreveu:tb podes abrir a caixa e ver o que lá está escrito...

Essa é mesmo a melhor opção, e ver o que está escrito na board. No entanto, se não for possível por limitação de acesso ao PC (ou por receio de novato no mundo do "faça você mesmo" da informática, conforme... :lol: - e atenção que não estou a gozar, também já passei por aí e sei o que isso é), então sempre se poderá usar software específico para isso. O mais conhecido é, sem dúvida, o SANDRA, da Sysoft (acho que é assim que se escreve a marca, geralmente é conhecido apenas por SANDRA ou S.A.N.D.R.A.), que pesquisa a board e consegue encontrar todo o tipo de informação, desde os buses presentes no sistema, ao tipo de CPU e memória, o número de portas e slots de expansão e capacidades de cada um, etc., e muitas vezes até mesmo a marca e modelo da board.

Depois de se ter a informação sobre a board (marca e modelo é o melhor, mas caso não se possa saber isso basta encontrar a referência ao chipset do sistema, que geralmente chega), das duas, uma:

1) Se há modelo, vai-se ao site da marca e faz-se o download do manual de instruções, que, via de regra, tem essa informação;

2) Se não há modelo ou o manual não diz, pega-se na informação do chipset e vai-se ao site do fabricante do chipset, que tem, algures, as especificações técnicas dele, incluindo o número máximo de slots de memória suportados e quantidade máxima de memória por slot e na globalidade. Convém, no entanto, que se diga que, em alguns casos (em especial na VIA e SiS), essa informação falha ou fica parcialmente dependente do fabricante da board (o que é uma chatisse...)

3) Ainda há casos estranhos, em especial na ASRock e na Gigabyte, em que a board é compatível com mais do que um tipo de memória (ASRock) ou tem mais slots que os oficialmente suportados (Gigabyte). Mas esses são facilmente contornáveis, porque essas marcas indicam claramente o modelo no PCB (a board em si) e têm manuais muito explícitos.

4) Em última análise, é sempre possível fazer uma busca "por cor". É que, desde há uns anos para cá, as várias marcas têm vindo a adoptar cores de PCB mais ou menos padrão, a saber:
- Abit: vermelho, laranja brilhante, azul escuro ou preto (versões mais básicas geralmente são azuis escuras ou laranja)
- Asus: laranja baço/castanho claro (conforme queiram ver a cor :P) ou preto
- ECS: roxo (vê-se a milhas... :lol:)
- Intel: verde baço; versões de topo por vezes são pretas
- Gigabyte: azul claro
- Sapphire: branco ou preto
- Foxconn: azul arroxeado ou vermelho baço
Obviamente há mais, estas foram as que me lembrei assim do pé para a mão.

Quando houver nome do chipset e/ou board, basta dizer qual é aqui, e rapidamente se chega a essa informação.

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

ja resolvi o problema

Mensagempor Xixles » Sexta Mai 04, 2007 14:47

Obrigado a todos pela participação e ajuda.

no site do fabricante da board n existiam as especificaçoes da placa, so as drivers. mas consegui saber o k queria graças ao sisofsandra.
Xixles
Novato
Novato

Mensagempor __Miguel_ » Sexta Mai 04, 2007 15:57

Óptimo. Mais um "final feliz" :P

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes