GARANTIA DOS LCD/TFT NOS PORTÁTEIS

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

GARANTIA DOS LCD/TFT NOS PORTÁTEIS

Mensagempor LO-Servinfor » Segunda Jun 21, 2004 11:45

Gostariamos de ouvir a opinião de todos os utilizadores de portáteis, no que diz respeito a políticas de garantia nos portáteis. Concretamente no que diz respeito ao LCD/TFT, era interessante saber se será preferível adoptar uma política de 1 ANO PARA O LCD contra os 2 da garantia geral ( de forma a ter menores preços ) ou se é mais interessante uma garantia de 2 ANOS INTEGRAL ( excepto bateria como é óbvio), ainda que isso represente um ligeiro acréscimo de custo ?
NOTA: As diferenças poderão representar 3 a 10% do custo total consoante o modelo.
Agradeço antecipadamente a opinião de todos os que venham a participar.
LO-Servinfor
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Nov 26, 2003 16:31

Mensagempor Kaipyra » Segunda Jun 21, 2004 11:55

Mas, à partida, não é obrigatória por lei a garantia de 2 anos a todos os produtos não perecíveis?
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Assim deveria ser ...

Mensagempor LO-Servinfor » Segunda Jun 21, 2004 12:39

Kaipyra Escreveu:Mas, à partida, não é obrigatória por lei a garantia de 2 anos a todos os produtos não perecíveis?

Pois ... mas a verdade é que estamos a ser confrontados com várias empresas que apresentam condições diferentes e que acabam por nos condicionar alguns negócios por margens mínimas (que são óbviamente as diferenças obtidas nos preços de custo).
Neste leque está por exemplo a TSUNAMI (em todos os modelos) e a RUADANET nos Devil Nitrous.

Exactamente porque podemos importar nas duas condições de garantia (e com preços de custo diferentes), decidimos ouvir a opinião de quem na práica os compra, para saber se devemos passar a comprar com 1 ANO apenas ou se mantemos a política de compra actual.

De salientar que esta questão se limita aos modelos comprados aos fabricantes ( AOPEN, QUANTA, COMPAL, CLEVO, ECS, INVENTEC, ARIMA, etç ) e não aos produtosremarcados ( HP/COMPAQ, DELL, FUJITSU, TOSHIBA, etç) .
LO-Servinfor
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alfatek » Segunda Jun 21, 2004 13:03

Não vejo como é possível não ter 2 anos de garantia dado ser o que a lei indica... Mesmo no caso das baterias tenho sérias dúvida das "garantias de 6 meses" que muitas lojas apresentam. A lei é clara e não me parece que permita fuga aos 2 anos para este tipo de produtos.

Em qualquer caso a minha opinião é que compensa ter 1 garantia o mais alargada possivel mesmo com custos mais elevados.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor topinhas » Segunda Jun 21, 2004 15:41

Também concordo com uma garantia mais alargada ainda que isso implique um pouco mais de custo no produto.

A situação das lojas\empresas que refere são muito estranhas e não podem acontecer na UE.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor Lusitano » Segunda Jun 21, 2004 18:02

Também gostava de saber. Se alguém conhecer um site com as leis sobre a garantia na UE por favor indique aqui. Acho que alguns produtos (tipo ratos e teclados) nem têm qualquer garantia... :?
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor topinhas » Segunda Jun 21, 2004 19:52

Se forem comercializados, têm que ter garantia de 2 anos na UE obrigatoriamente.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Segunda Jun 21, 2004 20:41

Boas,
acho que essa da bateria ter menos garantia como é logico nao tem logica nenhuma, isso de comprar um portatil como um todo e ter garantia tipo peças de puzzle nao agrada ninguem.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Não podem ? Mas fazen-no ...

Mensagempor LO-Servinfor » Segunda Jun 21, 2004 21:31

topinhas Escreveu:Também concordo com uma garantia mais alargada ainda que isso implique um pouco mais de custo no produto.

A situação das lojas\empresas que refere são muito estranhas e não podem acontecer na UE.

No caso da Ruadanet.com é muito simples. Basta visitar o site e ver com os seus próprios olhos pois isso está escrito de foma clara na descrição do Devil Nitrous. No caso da Tsunami, basta ligar para a linha de apoio técnico que segundo o site www.tsunami.pt é o 808201143 ou então utilizar o mail tsunami@jpsacouto.pt ou ainda tsunami@tsunami.pt .
LO-Servinfor
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor topinhas » Segunda Jun 21, 2004 23:08

Pois então acho que os seus concorrentes não são honestos a 100 %.

É ilegal esse tipo de garantia na UE. Foi uma além aprovada a nível da Comissão Europeia que estipulava que todos os artigos electrónicos (e outros como os carros, etc) comercializados no espaço comunitário teriam que ter uma garantia miníma de 2 anos.

Eu acho que devia manter na sua loja essa garantia de 2 anos, mesmo que aumente um pouco o preço. Os clientes não se deixam enganar por esse tipo de jogada de garantias de 1 ano como a dos seus concorrentes.
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alfatek » Segunda Jun 21, 2004 23:34

Tretabyte Escreveu:Boas,
acho que essa da bateria ter menos garantia como é logico nao tem logica nenhuma, isso de comprar um portatil como um todo e ter garantia tipo peças de puzzle nao agrada ninguem.

sem mais
Tretabyte

Mais do que ter 1 garantia dif para cada peça é mesmo ter apenas 6 meses para 1 bateria... Não sei qual a justificação legal disso, do que li a lei é clara: 2 anos e + nada.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Faça-se justiça ...

Mensagempor LO-Servinfor » Segunda Jun 21, 2004 23:49

topinhas Escreveu:Pois então acho que os seus concorrentes não são honestos a 100 %.

É ilegal esse tipo de garantia na UE. Foi uma além aprovada a nível da Comissão Europeia que estipulava que todos os artigos electrónicos (e outros como os carros, etc) comercializados no espaço comunitário teriam que ter uma garantia miníma de 2 anos.

Eu acho que devia manter na sua loja essa garantia de 2 anos, mesmo que aumente um pouco o preço. Os clientes não se deixam enganar por esse tipo de jogada de garantias de 1 ano como a dos seus concorrentes.

Já que fui eu a lançar esta questão deverei fazer justiça aos responsáveis da Ruadanet.com pois ao contrário da TSUNAMI eles fazem uma referência muito clara no site a essa política ( e no que refere ao Devil Nitrous especificamente). Na JP Sá Couto isso é uma política assumida mas pouco divulgada.
Pena é que esta questão seja novidade para tanta gente, pois tenho lido autênticas maravilhas neste site sobre a TSUNAMI ...
LO-Servinfor
Membro de Prata
Membro de Prata

Bateria

Mensagempor LO-Servinfor » Segunda Jun 21, 2004 23:55

alfatek Escreveu:
Tretabyte Escreveu:Boas,

sem mais
Tretabyte

Mais do que ter 1 garantia dif para cada peça é mesmo ter apenas 6 meses para 1 bateria... Não sei qual a justificação legal disso, do que li a lei é clara: 2 anos e + nada.

Na bateria a questão parece-me mais pacífica (na minha modesta opinião) pois essa prática é comum a todo o tipo de aparelhos que utilizam esse componente. Veja-se o caso dos telemóveis em que a garantia da bateria é de menos tempo ainda que nos portáteis.
Para além de poder ser considerada bem perecível, ainda temos a enorme influência dos cuidados de manutenção tidos pelo utilizador, e que influenciam muito a vida útil da bateria.
LO-Servinfor
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Speed Dragon » Terça Jun 22, 2004 0:02

Pessoal, tenho a bateria do meu portatil viciada e comprei o meu portatil em setembro de 2002, será que tenho 2 anos de garantia e posso trocar a bateria ?
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor www.mobi.com.pt » Terça Jun 22, 2004 11:33

Garantia Tsunami

http://www.tsunami.pt/suporte/garantia.htm

Garantia das baterias

A lei do consumidor (http://www.portolegal.com/LeiConsumidor2003.htm) especifica que todos os bens têm que ter 2 anos de garantia em conformidade com o contrato estabelecido entre vendedor e consumidor.

As baterias, caso alguém não soubesse, têm um prazo de vida que pode, consoante a qualidade das mesmas, ir de 500 a 1000 ciclos de carregamento/descarregamento. Após este número de utilizações, as baterias perdem a sua capacidade e deixam de desempenhar a sua função. Por outro lado, mesmo que não utilizadas e devido a um processo químico irreversível, perdem a sua total capacidade após 2/3 anos.
Ainda de outra forma, é possível inutilizá-las não respeitando as instruções do fabricante quanto à sua utilização.

Deixem-me estabelecer uma analogia: compram um tinteiro (bateria) para a impressora (computador portátil). Este tem dois anos de garantia. Acaba a tinta (esgotam-se os ciclos de carregamento/descarregamento) e o tinteiro (bateria) deixa de cumprir a sua função.
Esta falta de conformidade é abrangida pela garantia?

Mas concordo que as baterias deverão ter 2 anos de garantia conforme o contrato estabelecido entre o vendedor e o consumidor.
www.mobi.com.pt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jan 23, 2004 11:07

Próximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes