cyberj Escreveu:Como português que respeita cada gota de suor, sangue e lágrimas que foram derramadas pelos nossos Antepassados e que nos permitem hoje podermos constantemente insultar e rebaixar o nosso país como acontece todos os dias, e ouvir alguns dizer que gostavam de ser Espanhóis.
Fiquei contente, orgulhoso, e comovido em ver hoje na BBC um documentário sobre as maravilhas do Mundo.
Entre outras coisas os Srs. Da BBC disseram o seguinte:
“O evento para eleger as 7 maravilhas do mundo, será um dos 7 mais especulares espectáculos de sempre, organizado num dos 7 países que mais transformaram o mundo, e dos 7 mais bonitos, por um dos 7 povos mais cordeais e hospitaleiros do mundo, num dos 7 estádios mais importantes do mundo….”
Pois é meus amigos, tenho pena que o orgulho nacional não esteja na moda, e ver que os povos estrangeiros conseguem dar mais valor a esta pequena praia perdida na ponta mais ocidental da Europa do que o seu próprio povo.
Desculpem o texto enfadonho, mas tinha de exprimir este meu sentimento….
Essas palavras são muito bonitas, é tudo muito lindo, mas aposto que os milhares que estão no limiar da pobreza não vão estar a dizer:
"Epa sim senhor... temos um pais muito bonito, um estádio importante, somos hospitaleiros pra quem vem de fora, dominamos no passado... e eu aqui a morrer á fome! Que orgulho!!"
Eu tenho uma opinião em relação a essa do "orgulho em ser português" que de certeza que diverge da maioria. Eu gosto de portugal, nasci cá. Mas n tenho forçosamente de ter orgulho nisso. Isto pq eu não escolhi onde nascer! Se fosse belga, tinha orgulho em ser belga... and so on... e isso é um bocado "falso".
Eu acho que só devemos ter orgulho em algo que foi escolhido por nós, em algo que nós alcançamos! Ter orgulho em terminar uma licenciatura, por ex. Ter orgulho em tar num trabalho que gosto, o qual alcançei por mérito proprio, por ex... Mas há situações pré defenidas, nas quais podemos concordar ou não.
Mas n me interpretem mal, eu adoro portugal, vibro com esta nação, mas aí a ser "forçado" a tar orgulhoso de cá viver "só por tar"... no, thanks!
E aposto que a maioria de voçês, se vos fossem dadas melhores condições pra trabalhar e viver com a familia noutro país, iriam sem hesitar.
E concordo com o Fresh_fruit qd diz que os estrangeiros só falam bem e tal pq são tratados que nem uns reis pq têm dinheiro e só vêm pras férias...
Btw, espero q este tópico não descambe como os outros, com declarações racistas e tal.
cumps