Aparelho de ar condicionado

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Aparelho de ar condicionado

Mensagempor diabo1982 » Terça Mai 29, 2007 2:45

Olá a todos novamente.

Queria comprar um aparelho de ar condicionado para um T0 acabadinho de comprar (a minha primeira casa).
Contudo não sei as caracteristicas principais que o aparelho deve ter que eu deva privilegiar na altura de decidir, nem as melhores marcas que existem no mercado (agora vê-se tanta coisa que o consumidor fica confuso).

Não gostaria de dar mais de 1000 € (com a instalação incluida).

O aparelho seria para uma área de 40 m2. A principal função seria para arrefecimento durante o Verão, já que no Inverno a casa é quente.

Alguém me podia dar umas orientações relativamente a: Marcas? Caracteristicas do aparelho? Potencias? BTU´s?

Obrigado
diabo1982
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Mai 07, 2004 11:39

Mensagempor pagc » Terça Mai 29, 2007 11:49

Como regra geral considera-se 500 BTU por m2 o que no teu caso daria 500*40m2 = 20 000BTU. Estes valores dependem da orientação da casa, tipo de paredes, tipo de vidro e caixilharia, localização do apartamento no edifício, etc.

Caso não estejas no último andar nem numa empena, uma máquina de 18.000 BTU é mais do que suficiente e penso que uma de 15.000 chegará. A minha sala tem 46m2, tenho lá uma máquina de 18000BTU e é um exagero de potencia.

Como tecnologia recomendo o sistema Inverter que têm um consumo energético mais baixo, relativamente ao sistema tradicionais. Vai a www.airflow.pt e fazeres uma simulação com orçamento.

Como marcas escolhe uma marca conceituada, senão daqui a 2 ou 3 anos avaria-se uma placa de 10€ e mandas a maquina fora. Tenho Mitsubishi à 7 anos e ainda não levaram nenhuma carga de gás. Outras boas marcas tens a Daikin, Panasonic, Toshiba. As máquinas brancas que tenho aqui no escritório nem 2 anos tem e já avariaram várias vezes

Manda-me um endereço de email por PM que envio-te os testes scomparativos de máquinas da P**teste de Maio de 2007.

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor diabo1982 » Terça Mai 29, 2007 14:01

pagc Escreveu:Como marcas escolhe uma marca conceituada, senão daqui a 2 ou 3 anos avaria-se uma placa de 10€ e mandas a maquina fora. Tenho Mitsubishi à 7 anos e ainda não levaram nenhuma carga de gás. Outras boas marcas tens a Daikin, Panasonic, Toshiba. As máquinas brancas que tenho aqui no escritório nem 2 anos tem e já avariaram várias vezes

Consideras a LG uma boa marca?
eu pergunto isso porque eu tenho esse teste e a escolha ideal da deco é o LG S09AW...
diabo1982
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor pagc » Terça Mai 29, 2007 15:40

Estive agora a falar com um instalador e disse-lhe que a máquina era para mim. Ele aconselhou-me Mitsubishi ou Daikin como máquinas de qualidade (gama alta) e a LG como gama média (cerca de 20% + baratas).

Os testes da Proteste apenas testam a funcionamento da máquina, não a sua fiabilidade aspecto que para mim tem muita importância, embora se pague.
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Fresh_fruit » Terça Mai 29, 2007 16:45

Eu aconselho Mitsubishi , tenho há 3 anos no escritório um de 20kBTU's para 82m2 de área aberta , e até hoje sempre impecável , é mais que suficiente.

Portanto para a tua area , cerca de metade deve ser suficiente , ainda por cima com menos pessoas no espaço.

Mas sinceramente cada vez mais evito usar A/C's , para alem do consumo alto de energia por mais sofisticado que seja , tambem porque aquilo nao faz nada bem á saude.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor pagc » Terça Mai 29, 2007 17:14

Fresh_fruit Escreveu:Mas sinceramente cada vez mais evito usar A/C's , para alem do consumo alto de energia por mais sofisticado que seja , tambem porque aquilo nao faz nada bem á saude.

Não concordo. É a maneira mais económica de arrefecer (é quase a única, a outra só vendo) e para aquecimento com temperaturas exteriores superiores a 7 graus é o mais económico. Abaixo dessa temperatura perde muita eficiência energética.
Já montámos vários sistemas de aquecimento (a gasóleo, gás, eléctricos) e as pessoas acabam sempre em choque com as contas para além do tempo que demoram até atingirem as temperaturas ideais, o que torna esses sistemas pouco prático para apartamentos

Quanto a fazer mal à saúde, se limpares os filtros semanalmente não tens problemas neste tipo de máquinas.
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CarlosDan » Quarta Mai 30, 2007 12:44

Ar condicionado ou Daikin ou Sanyo, Daikin é mais carote mas são as melhores enquanto que sanyo é mais acessivel e tb mt boas. LG é para esquecer.
Se te preocupa os consumos as sanyo trazem o sistema inverter que baixa muito o nivel de consumo.

O pagc está correcto,
pagc Escreveu:Como regra geral considera-se 500 BTU por m2 o que no teu caso daria 500*40m2 = 20 000BTU.
Cumps

Para uma sala de 40m2 é regra geral 20.000 BTUs mas cada casa é diferente por diversos factores como por exemplo a carga térmica vinda das janelas que conta mt na temperatura da divisão.
Imagem
Imagem
CarlosDan
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 24, 2004 23:51

Mensagempor diabo1982 » Sexta Jun 01, 2007 16:53

Desde já agradeço a aatenção prestada por quem me respondeu às minhas questões.

Apareceram em minha casa ontem um comercial de uma empresa a quem tinha pedido um orçamento.

Entre as marcas tradicionais de aparelhos de AC (MITSUBISHI E DAIKIN), apresentou-me uma da qual eles são concessionários e fazem a assistência: marca TANGO.

Segundo o comercial esta marca é conhecida a nivel de equipamentos de refrigeração, frigorificos, etc...

Disse-me que faz uma grande diferença de preço para as marcas tradicionais, e que tem as caracteristicas iguais: é inverter, o ruido é de 25 decibeis (minha dúvida: são muitos decibéis ou já se pode considerar silencioso?), permite ler no display do comando a temperatura do local onde se encontra o comando (o comando comunica com o aparelho de 3 em 3 minutos para actualizar a temperatura)...

Não sei...tenho um bocado de medo de marcas que não conheço. Existem exemplos em que as pessoas arriscaram e correu bem e existem exemplos contrários. Por exemplo, conheço uma pessoa que montou 8 aparelhos individuais de ar condicionado numa habitação de uma marca que é conhecida por outra actividade que não a climatização: ROCA, e são excelentes.

Enfim, tudo se resume à futura assistência que poderemos necessitar.

Alguém por acaso já ouviu falar na marca TANGO?
diabo1982
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor pagc » Sexta Jun 01, 2007 17:11

A ROCA não é conhecida em Portugal na climatização (neste tipo de aparelhos - Split), mas é uma empresa muito grande em Espanha e em Portugal é uma das principais empresas de equipamento sanitário. Podes ver em www.roca.es e vê em quantos países existem filiais.

Quanto a marca que te propuseram, nunca ouvi falar nela e teria muito cuidado antes de embarcar nas conversas dos vendedores. Como te disse antes, o maior problema é saber se eles cá estão, se se avariar uma peça de 10€ e se essas máquinas não foram uma série mandada fazer na China e quando acabar acabou-se. Os vendedores tentam impingir essas marcas porque têm margens de lucro maiores. Pessoalmente não arriscava, mas isso sou eu

Caso queiras uma solução mais económica, podes pedir orçamento com máquinas da Haier, cujos preços são cerca de metade da Mitsubishi, marca que uso nesses casos e que até agora não me têm dado problemas, mas também só adjudicámos cerca de 15 máquinas dessas o que não dá para tirar grandes conclusões.

Cumps

P.S. - Não estou a tentar vender-te nada nem me meto em negócios aqui. nem estou ligado ao negócio do ar condicionado.
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor diabo1982 » Sexta Jun 01, 2007 20:05

Outra empresa veio hoje a casa para me fazer outra proposta (pedi orçamentos a 5 empresas):

esta empresa trabalha com LG e ROCA, para além de uma marca branca que eu pus logo de lado.

Este apartamento tem uma especificidade importante: como é um T0 todos os equipamentos que tiver terão que se enquadrar esteticamente...O aparelho de ar condicionado não foge a esse requisito e, no meu caso, a estética do mesmo poderá ser factor de desempate.

Por esse motivo a proposta da empresa que veio cá hoje agradou-me bastante: a marca do aparelho é LG e o modelo é o C12AWR (é bonito à vista)

Vejam neste link:
http://pt.lge.com/prodmodeldetail.do?ac ... el=NOTHING

Agora falando da marca:

LG, para mim, está para os aparelhos de ar condicionado como a SAMSUNG está para os LCD´s. É a marca da moda, com todas as vantagens e incovenientes que essa fama traz.

Estou indeciso....

CarlosDan Escreveu:LG é para esquecer.

Porque dizes isso?
diabo1982
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor nioxys » Sexta Jun 01, 2007 20:12

boas

eu coloco alguns A/C e as marcas com que trabalho é ROCA e LG.. ate hoje todos impecaveis..

A ROCA tem uns chamados "INVERTER" e para alem de serem classe A têm um consumo muito reduzido de electricidade pois a maquina exterior so trabalha mesmo quando necessario, enquanto que em algumas maquinas a maquina de fora trabalha constantemente..

Eu apostaria num ROCA... tem um assistencia muito boa.. em caso de avaria no dia seguinte estao em tua casa..

cumps
Imagem
nioxys
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 17, 2007 17:08

Mensagempor diabo1982 » Sexta Jun 01, 2007 20:16

nioxys Escreveu:eu coloco alguns A/C e as marcas com que trabalho é ROCA e LG..

O que tens a dizer de LG (opinião independente, please)... :)

nioxys Escreveu:Eu apostaria num ROCA... tem um assistencia muito boa.. em caso de avaria no dia seguinte estao em tua casa..cumps

Os ROCA têm o problema estético de não serem muito estécticos...Eu moro em um TO e a estectica de qualquer equipamento é importante.
diabo1982
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor nioxys » Sexta Jun 01, 2007 20:38

diabo1982 Escreveu:
nioxys Escreveu:eu coloco alguns A/C e as marcas com que trabalho é ROCA e LG..

O que tens a dizer de LG (opinião independente, please)... :)

nioxys Escreveu:Eu apostaria num ROCA... tem um assistencia muito boa.. em caso de avaria no dia seguinte estao em tua casa..cumps

Os ROCA têm o problema estético de não serem muito estécticos...Eu moro em um TO e a estectica de qualquer equipamento é importante.

A nivel de estetetica sem duvida a LG.. tem um design mt atractivo.. Mas como digo a ROCA deve ficar a frente nao so pela assistencia mas se calhar por ter tb maior especialização na area.. A ROCA tem vindo a aumentar a nivel de qualidade.. A LG concerteza nao fica a traz da ROCA mas a assistencia é importante..

Entre essas duas marcas, independentemente da que escolhes nao ficaras mal servido.. Claro que marcas indicadas ja aqui como DAIKIN entre outras sao muito boas...
Imagem
nioxys
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor pagc » Sexta Jun 01, 2007 21:10

Podemos estar aqui a esquecer um ponto importante. Onde é que vais colocar a unidade exterior? Tens autorização do condomínio? Vê bem isso senão podes ter uma surpresa desagradável.

Cumps
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor nioxys » Sexta Jun 01, 2007 21:13

pagc Escreveu:Podemos estar aqui a esquecer um ponto importante. Onde é que vais colocar a unidade exterior? Tens autorização do condomínio? Vê bem isso senão podes ter uma surpresa desagradável.

Cumps

Nem mais.. isso implica furar paredes para passar 2 tubos do gas + um de esgoto para a agua que se forma e um cabo de corrente..
Imagem
nioxys
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante