IrDA e Telemoveis

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

IrDA e Telemoveis

Mensagempor ruimartins » Quinta Jun 24, 2004 19:52

boas!

o problema com que me tenho vindo a deparar é o seguinte. quando quero comunicar com o meu velhinho 8210 através de IrDA, tudo corre às mil maravilhas, até ver, nunca tive problemas. o problema surge quando tento comunicar com outros telemóveis também através de infra red. por exemplo, com um 7250i ou com um 5100 acontece que muitas das vezes, ou o telemóvel nem sequer é detectado, ou então quando é (isto já passado mais de um minuto depois de os dispositivos estarem na devida área de alcance) tem muitos problemas para se conseguir fazer uma comunicação. já tentei com outros PC's e o problema repete-se mas não de uma forma ciclica, ou seja, nuns o 5100 é detectado, e não é detectado o 7250i, e vice versa. outras vezes, em casos detectam um, e passados uns minutos ja detectam outro... enfim... não consigo encontrar nenhum sintoma que me deixe achar uma ponta do problema. já tentei procurar drivers IrDA para XP mas não obtive quaisquer resultado.

em todos os casos que referi, as portas IrDA são de portáteis (built in) e o sistema operativo é o XP pro ou W2k.

já tentei fazer a comunicação através de um adapatador IrDA / porta COM e tudo funcionou devidamente! terá sido mais uma coincidencia, ou será que a "intensidade" do sinal IrDA emitido pelas portas dos portáteis é menor que o emitido pelo adaptador que referi?

se alguém tiver ideia de como solucionar esta questão, agradeço sugestões.

cumprimentos
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor samtech » Sexta Jun 25, 2004 0:27

Bem , eu façote uma pergunta , que marca é que são os portateis , é que eu tenho um 3650 , e tive um portatil compaq que para o detectar tinha de ser um um determinado angulo senão tb na dava nada ou dava erros , era mesmo das portas dele , agora tenho um ACER 2012 que basta por o telé em frente a ele em cima da mesa e tá a andar, tanto para mandar como para receber.

Samtech
LapTop System:
Acer Aspire 2012WLMi

Central System:
Chieftec Dragon Modded
Samtech LCD Bay
AMD XP 2400+
512 Mb OCZ PC3200
Asus A7N8X-eluxe
400 Gb
samtech
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 07, 2004 2:24

Mensagempor ruimartins » Sexta Jun 25, 2004 9:11

boas.

eu tenho um asus L3800C, neste portátil e via IrDA, o 8210 é sempre detectado, em qualquer angulo, e a distânicas que podem ultrapassar os 30cm. o 7250i e 5100 também são detectados neste PC mas muitas vezes com erros e muito tempo de espera. já fiz a experiencia com estes 3 telemóveis e outros mais de pessoal conhecido, em portáteis das mais diversas marcas, e o que acontece é que umas vezes dá no instante inicial, outras vezes detecta mas dá erro de transferência, outras não detecta, e isto acontece em todos os portáteis que fui tendo oportunidade de experimentar. a única conclusão a que consigo chegar é que á partida a intensidade do sinal das portas IrDA dos portáteis é fraca, ou os drivers não são os mais adequados, isto porque a unica porta com que consigo comunicar com todos os telemóveis é uma porta externa que liga na COM (tekram 210) e que tem um driver especifico fornecido pela própria tekram. e como no site da asus não há nenhum driver especifico para o meu portátil...
como digo, certezas não tenho nenhumas, por isso é que gostava de saber a opinião de quem já se tenha deparado com o mesmo problema.

cumprimentos
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Possivel resolução...

Mensagempor goncalojcsantos » Quarta Jun 30, 2004 23:21

Eu tive o mesmo problema e a resolução foi simples. Reduz a velocidade de ligação por Infravermelhos do teu pc e em principio tudo passará a correr bem. É nas propriedades, na parte Advanced, reduz o Speed Limit para 19.2 kbps (no meu é o valor que funciona).

Espero ter ajudado
goncalojcsantos
Novato
Novato

Registado: Sábado Mar 13, 2004 0:36

Mensagempor ruimartins » Quarta Jun 30, 2004 23:35

boas!

já fiz a alteração que sugeriste, penso que também fiquei com o problema resolvido, pelo menos consegui que os telefones fossem automáticamente reconhecidos, um a seguir ao outro, sem ter sequer que fazer start e stop ao serviço de IrDA.

thanks.

cumprimentos
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor samtech » Quinta Jul 01, 2004 0:02

Hoje tive com um colega meu que tambem tem um nokia 5100 , e a rasolução completa para o problema dele foi sacar da net o NOKIA DataSuite para o telemovel dele , o qual pode ser descareegado GRATUITAMENTE do site da nokia, funciona que é uma maravilha , ele tambem tinha o mesmo prob que voçes.

Samtech
LapTop System:
Acer Aspire 2012WLMi

Central System:
Chieftec Dragon Modded
Samtech LCD Bay
AMD XP 2400+
512 Mb OCZ PC3200
Asus A7N8X-eluxe
400 Gb
samtech
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 07, 2004 2:24

Mensagempor movelshop » Quinta Jul 01, 2004 8:34

Eu mesmo ontem estava a fazer uma ligação atravez de Mitsubishi 320 / Portatil e foi na boa detectou na boa assim como 3650, o problema penso eu que seja do teu infravermelhos, esprimenta a adicionar novo hardware/Escolher da lista/e instalar o que o windows xp tem por defeito :)

1 abraço
movelshop
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jul 01, 2004 8:09

Mensagempor Ixion » Quinta Jul 01, 2004 10:08

Bom eu tenho o acer 2003, e uso para ligar ao nokia 6610...
Só me deu um problema ao inicio, por desconhecer por completo isso que era diminuir a velocidade de ligação. Mas assim que coloquei a 56kb, ficou a funcionar sem problemas nenhuns.
Ixion
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 09, 2003 12:11

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante