AddIcTeD Escreveu:eu li o tópico original, mas a discussão é que já está fora do tópico, bastante, e mais uma vez, se leste em qualquer lado que eu disse que a igreja é a fonte de todo o mal, leste mal, porque eu n disse isso, e a sério que já estou farto de te ver fazer-me passar por parvo ao aumentar tudo o que digo, o Vaticano é riquíssimo, se há paroquias que estão mal, não é por falta de dinheiro por parte deles, o Google é teu amigo, procura e vais ver que dinheiro é coisa que n lhes falta, o que defino por dá-lhes jeito, em sociedades em que há o acesso há informação, em muitos casos mesmo os filhos de católicos ferrenhos envergam por não o serem, naquelas sociedades em particular, eles fazem o possível para que tudo gire á volta da igreja, li sobre casos de padres em África que diziam a toda a gente para n ir ás consultas de planeamento familiar, porque se usassem qualquer método contraceptivo, iriam para ao inferno, e é sobre este medo e controlo que ainda há muita gente a viver, realmente é um trabalho louvavél, e como já referi antes, tb há aqueles que realmente só querem o bem das pessoas, mas esses nunca os viste chegar alto e nunca hão de chegar.
Não estou a tentar fazer-te passar por parvo.
Tal como tu também não deves estar a tentar fazer de mim parvo.
"se leste em qualquer lado que eu disse que a igreja é a fonte de todo o mal"
Huh ? O que eu escrevi foi "e não era minha intenção dar a ideia que tinhas dito que a Igreja Católica é a fonte de todo o mal, simplesmente que "mas o excesso de natalidade há, e a igreja tem mão nisso" é uma posição extremista".
Se foi a ideia com que ficaste no primeiro lugar apenas escrevi isto para que não tivesses dúvidas.
o Vaticano é riquíssimo, se há paroquias que estão mal, não é por falta de dinheiro por parte deles
É aí que eu queria chegar, a Igreja Católica é uma instituição muito complexa e em certa maneira compartimentada. Nem eu nem tu sabemos como são geridos fundos nem as dificuldades em aplicá-los.
É que se fosse assim tanto como dizes estou certo que não deixariam paróquias ficar na bancarrota nem Igrejas cairem.
E dizer que o Vaticano é riquíssimo é verdade, mas estamos a falar de coisas que provavelmente não se podem passar de mão, por assim dizer...
Por exemplo, a Basílica de S. Pedro é por si só um monomunto à Igreja, mas e daí ? E tens também uma colecção incrivel de arte. São coisas que fazem parte da herança da Igreja Católica.
Mais coisas também, eu sei.
o que defino por dá-lhes jeito, em sociedades em que há o acesso há informação, em muitos casos mesmo os filhos de católicos ferrenhos envergam por não o serem, naquelas sociedades em particular, eles fazem o possível para que tudo gire á volta da igreja, li sobre casos de padres em África que diziam a toda a gente para n ir ás consultas de planeamento familiar, porque se usassem qualquer método contraceptivo, iriam para ao inferno, e é sobre este medo e controlo que ainda há muita gente a viver
Vejamos se percebi bem o que escreveste...
Não querendo ser picuínhas mas continua a não ser "dar-lhes jeito", a posição da Igreja Católica sobre o uso de métodos contraceptivos é clara, e têm a sua base dentro da religião, não é como se tivesse vindo do nada.
Como é óbvio não concordo muito com isso, como já disse atrás, mas não é por lhes dar jeito.
Ou estavas apenas a dizer que usam o temor a Deus apenas quando lhes dá mais jeito?
PS: Isso de fazer tudo à volta da Igreja também é relativo, estamos a falar de África, quer se goste quer não muitas vezes é das poucas instituições que simplesmente está lá e que presta serviços necessários à população. É apenas natural ficarem mais ligados a ela.
PPS: Ya, aqui na Europa gostamos mt de saltar de extremo para extremo...
aqueles que realmente só querem o bem das pessoas, mas esses nunca os viste chegar alto e nunca hão de chegar.
cough* cough* João Paulo II cough* cough*....